Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Sem pilotos no ar e na terra

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
09/02/2015 - 08:23
em Aviação
0
0
compartilhamentos
126
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Militares preferem se arriscar em missões a bordo de caças F-16 e Estados Unidos ficam sem profissionais para pilotar drones. Ataque: hoje a maior parte das missões aéreas da Aeronáutica americana no Oriente Médio é realizada por drones.

Predator

Por Cesar Soto

Há pouco mais de uma década, quando começaram a se tornar uma eficiente arma de guerra, os aviões não tripulados, popularmente conhecidos como drones, pareciam fadados a substituir as caras, frequentes e muitas vezes perigosas missões com caça. Mais baratos que aviões convencionais e confiáveis, os RPAs, como são chamadas essas aeronaves na sigla em inglês, ainda contam com a vantagem de não oferecer risco aos pilotos, que comandam os aviões a centenas de quilômetros de distância. O que parecia um cenário perfeito, no entanto, não está agradando exatamente a quem mais poderia se beneficiar com o avanço tecnológico dos drones: os pilotos.

Mesmo sendo obrigados a ter uma formação técnica similar à de seus colegas que ficam nos ares, os comandantes de aviões não tripulados ganham menos, trabalham mais e avançam mais lentamente na carreira. Hoje, por exemplo, um piloto de um F-16 voa em média 200 a 300 horas por ano, enquanto o comandante de um drone controla os aviões cerca de 1.000 horas anualmente. O resultado disso tem sido uma redução drástica no número de militares que têm se dedicado ao controle remoto dos aviões não tripulados na Força Aérea Americana.

F16_USAF

O problema foi admitido recentemente pelo chefe de equipe da Força Aérea, o general Mark Watters, que declarou ter mão de obra suficiente para atender apenas 85% das missões recebidas – um piloto chega a comandar uma aeronave por até 14 horas por dia, seis dias por semana. Em novembro de 2014, outro general, Herbert Carlisle, declarou a um grupo de repórteres ter “mais missões que o dinheiro, mão de obra ou tempo.

Hoje, quase a totalidade das missões de reconhecimento e uma boa parcela das missões de ataque que a Força Aérea dos Estados Unidos estão realizando na Síria e no Iraque para combater o grupo radical islâmico estão sendo feitas por drones. É exatamente nessa região a escassez maior de pilotos. Em 2012, por exemplo, os treinamentos de caças tripulados preencheram 100% das suas 1.129 vagas, mas apenas 82% das 150 vagas para drones foram requisitadas. E, desde então, situação tem se agravado.

??????????????????

O governo americano está estudando alternativas para fazer com que a carreira seja mais atrativa aos pilotos. Bônus financeiros estão sendo oferecidos aos militares que desejarem ampliar seu tempo de serviço na frente de batalha comandando os aviões não tripulados. Além disso, a Força Aérea Americana estuda “importar” pilotos do Exército ou da Marinha, algo muito pouco usual nos Estados Unidos, para conseguir preencher as vagas disponíveis. Mesmo com todo o avanço tecnológico na indústria de guerra, o homem continua sendo indispensável.

FONTE: IstoÉ

Tags: DRONEUSAFVANT
Notícia Anterior

Aviões militares dos EAU chegam à Jordânia para apoiar luta contra o EI

Próxima Notícia

Líderes tentam evitar escalada drámatica de violência na Ucrânia

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Curiosidades sobre o SARP Nauru 1000C da XMobots

29/06/2022 - 09:18
Aviação

Startup aeroespacial brasileira Vextron Dynamics apresenta ao MCTI projeto de drone inovador

23/05/2022 - 11:20
Indústria de Defesa

XMOBOTS e MBDA assinam MoU para o desenvolvimento da versão armada do RPAS Nauru 1000C com mísseis Enforcer

16/05/2022 - 16:17
Carregar mais
Próxima Notícia

Líderes tentam evitar escalada drámatica de violência na Ucrânia

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Antônia Suely Dias Vieira em Portugal rumo à Marinha do Futuro?
  • Lilian Wang em Análise: A tragédia anunciada de Taiwan
  • Afonso em Análise: A tragédia anunciada de Taiwan
  • Gilberto Rezende em Análise: A tragédia anunciada de Taiwan
  • Marcos Rodrigues da Silva em Submarino Riachuelo será comissionado em 1° de Setembro
  • Colombelli em Análise: A tragédia anunciada de Taiwan
  • Bepo em DCT/CTEx e AEL Sistemas avançam no Programa RDS DEFESA




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

O NAe ‘São Paulo’ na Marinha do Brasil

Marinha do Brasil ativa seu primeiro Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval