Por Wilder Alejandro Sanchez
Washington – O governo do presidente Javier Milei ainda está trabalhando em suas opções sobre quais aviões de combate irão equipar a força aérea argentina, mas um candidato está fazendo um esforço aberto para o novo governo: a Índia e seu caça multifuncional Tejas.
Em 6 de fevereiro, o embaixador da Índia na Argentina e no Uruguai, Dinesh Bhatia, reuniu-se com o Brigadeiro Fernando Luis Mengo, chefe do Estado-Maior da Força Aérea Argentina (FAA) para discutir a proposta “para a aquisição pela Argentina de aeronaves de combate Tejas e helicópteros fabricado pela Hindustan Aeronautics Limited, segundo comunicado da embaixada da Índia em Buenos Aires. O Tejas, produzido internamente na Índia pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL), ainda não conseguiu um cliente de exportação.
A Índia é um azarão geopolítico na competição argentina, uma vez que enfrenta tanto os EUA como a China. Washington espera que Buenos Aires selecione F-16 usados, que seriam fornecidos pela Real Força Aérea Dinamarquesa, já Pequim está oferecendo o Chengdu/PAC JF-17 Thunder, co-fabricado pela China e pelo Paquistão. A mídia argentina especula que Buenos Aires poderia comprar até 18 Tejas se ele for selecionado.
Embora não esteja claro qual é a posição do Tejas na lista de potenciais fornecedores da Força Aérea, várias reuniões ocorreram nos últimos anos. Em julho passado, o então Ministro da Defesa da Argentina, Jorge Taiana, visitou Nova Delhi para assinar um acordo de cooperação com a HAL para modernizar a frota de helicópteros militares argentinos. Especificamente, Buenos Aires está interessada na produção conjunta do HAL Light Utility Helicopter (LUH) e do Advanced Light Helicopter (ALH). Durante a visita, Taiana teria visitado as instalações da HAL, onde o Tejas também é fabricado. Da mesma forma, o então comandante da Força Aérea, Brig. Gen. Xavier Julián Isaac, visitou as instalações da HAL durante uma viagem à Índia em março de 2022.
Em junho passado mais uma delegação da HAL viajou para Buenos Aires, para “avaliar a oferta de aviões de combate Tejas” com o alto comando da Força, incluindo Isaac.
Javier Milei tomou posse em dezembro passado, e disse: “não há dinheiro” para grandes aquisições militares. No entanto, o recente encontro entre Bhatia e um oficial de alta patente da FAA demonstra que Nova Deli não abandonou a esperança de cortejar Buenos Aires.
Pelo menos um esforço de modernização da FAA continua avançando: em 5 de fevereiro, a Força recebeu a primeira de duas aeronaves de transporte Embraer ERJ 140 LR. A plataforma, denominada “Vuelo del Pampero” (T-95), e seu futuro irmão “Paloma Gaucha” (T-96) serão atribuídos ao Esquadrão II do Grupo de Transporte Aéreo 1.
Até agora, a presença da Índia no mercado de defesa da América Latina é praticamente inexistente. O Equador comprou sete helicópteros utilitários HAL Dhruv em 2008, quatro dos quais caíram (em um incidente, houve mortes).
Os três helicópteros restantes foram aterrados em 2015. Enquanto isso, após uma visita à Índia em janeiro de 2023, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, anunciou sua intenção de comprar uma ou duas aeronaves de uso geral HAL Dornier 228. No entanto, um ano depois, nenhum contrato foi anunciado.
A única venda bem-sucedida que a Índia teve na América Latina aconteceu com o Chile. Especificamente, a Marinha do Chile recebeu em 2021 o navio Anchor Handling, Towing, Supply, and Standby Vessel (AHTSSV) Janequeo (ATF-65). O AHTSSV, construído pelo estaleiro indiano Larsen & Toubro Shipbuilding, participa da campanha antártica do Chile.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense
Produtos indianos, em resumo: “a presença da Índia no mercado de defesa da América Latina é praticamente inexistente. O Equador comprou sete helicópteros utilitários HAL Dhruv em 2008, quatro dos quais caíram”.
… e, já que o assunto deste tópico é caça, nem sinal do nosso F-39E 4108 que estava previsto para recebermos agora em Fevereiro. Além destes atrasos, agora surge esta de aquisições de F-16 para complementar nossa frotinha de Gripens…muito amadorismo deste país à caminho do abismo.
Os Gripen estão vindo a conta-gotas e não há nenhuma notícia do único que estava previsto para fevereiro. Para piorar, o ex-detento começa a proferir suas muitas asneiras contra Israel, em tempo de sermos sancionados porque os Gripen têm muitos equipamentos israelenses.
Queridão os Gripens estão chegando a conta gotas porquê o futuro detento MESSIAS alterou unilateralmente o CRONOGRAMA DE ENTREGAS e empurrou 21 aeronaves para 2026/27!!! Quase um terço do LOTE INICIAL.
Estão vindo a conta-gotas porque o TEU Brasil QUIS e se as entregas ainda assim estão atrasando é porque a SAAB quer RENEGOCIAR ESTE CRONOGRAMA PATÉTICO e o governo atual se faz de mudo ao assunto.
Só não sei se é porque o governo atual não está pagando aos Suecos OU o governo Brasileiro quer deixar os BRIGADEIROS suarem um pouco mais com a sua própria “ADUBADA” que eles mesmos arranjaram para si e para FAB….
Veremos o que vai acontecer nas cenas dos próximos capítulos desta comédia da aviação militar humorística Brasileira.
Quanto as SANÇÕES da ISRAEL de NETANYAHU, não te preocupe, , ele não vai ser o líder de Israel por muito mais tempo…
Gilberto, pouco importa se Netanyahu seguirá ou não. Israel tem política de Estado e não se permitirá ser afrontado por um notório corrupto e megalomaníaco, diferentemente do Bananil, que muda o direcionamento de sua política externa de acordo com o governo da ocasião.
Quanto ao Gripen que deveria vir em fevereiro, essa informação nada tem a ver com Bolsonaro e foi dada quando o 9 Dedos já estava na presidência há quase 1 ano.
Portanto, tente outra vez.
Camarada a situação interna em ISRAEL já era crítica para NETHANYAHU antes do atual conflito em GAZA.
Minion empacado, ainda com este discurso penitenciário quando o seu MESSIAS foi milhares de vezes mais criminoso, receptador/vendador de jóias e CORRUPTO. E o LULA INOCENTADO pelo STF!!!
E o NETHANYAHU não fica atrás do BOZO…
Vai te internar ou vai para MIAMI sem passagem de volta… FAZ um favor ao BRASIL e EMIGRE para os EUA!!!
Cara..sai desta de esquerdinha…tfala um monte de abobrinha e conjecturas que não pode ao menos confirmar…faz um favor EMIGRE para Cuba…
O problema é que a Argentina está quebrada. Ilusão por parte da Índia. Se adquirirem algum caça, será o F-16 quase de graça. Já estou cansado desta novela argentina. Nem conseguiram pagar a primeira parcela dos P-3C noruegueses ainda.
última chance dos argentinos comprarem aeronaves realmente novas ao invés de resto de rico…
Talvez seja uma opção melhor do que F-16 usados até o osso, sem contar uma certa independência em relação aos ditames da Inglaterra e EUA, a Índia tem uma variada gama de armamentos que podem ser integrados nesses caças.
O Tejas tem o mesmo problema de NASCENÇA do Gripen, seu motor AMERICANO.
Só que o TEJAS Indiano é equipado com um motor GE F-404 (o mesmo do Gripen C/D) e o Gripen E/F é equipado com o motor GE F-414 mais moderno e potente.
Quem CONHECE a história do Gripen C/D SABE que em vários aspectos a aeronave sueca era SUPERIOR em várias características aos F-16 de sua época!
E também CONHECEM as muitas vendas de Gripen C/D que foram PERDIDAS pelo bloqueio (ou a simples INSINUAÇÃO de) que se o comprador não optasse pelo modelo AMERICANO, o fornecimento dos motores para os Gripens “não era garantido”…
Portanto as CHANCES REAIS dos Indianos venderem Tejas para a ARGENTINA com motores americanos é como se diz nas aulas de matemática LIMITE DE ZERO… Para ser bonzinho…
Não vou nem comentar sobre os assentos ejetores BRITANICOS que os EUA deram um laço no seu capacho mas que CERTAMENTE os Britânicos bloquearão para os seus ex-colonizados Indianos…
E tu tem mesmo problema de todo esquerdista, que deve ser genético.
Ausência total de cérebro. Muda o disco e tenta virar gente.
Não pede o impossível para esse ser.Issso é um militante alienado da pior espécie.
Além do seu ATAQUE POLÍTICO GRATUITO USUAL, qual o seu ARGUMENTO CEREBRAL para rebater o que o meu CÉREBRO PRESENTE elaborou no meu comentário VIVENTE ???
Qual a substância do teu Cérebro?
MARRONZINHO??? É GENÉTICO TAMBÉM??? Só uma HIPÓTESE… KKK!!!
Exatamente está é a diferença, o meu tem substância, o teu não não tem nada.
E tem mais, sou judeu, mais uma demonstração anti semita tua aqui, vou te meter um processo crime e fazer tu tirar está tua b… gorda da cadeira e ter que ir a frente de juiz umas vinte vezes e meter a mão no bolso para pagar as custas.
O Tejas usa o motor F-414 e não o F-404. No mais o que você queria, que ele usasse o RD93 russo, ruim e fumacento?
Caro HMS, o Tejas Mk1 usa o F404 e o Mk2 usa o F414.