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Home Aviação

UH-15 do Esquadrão HU-2 recebe nova MGB – Main Gear Box

Carlos Lima por Carlos Lima
13/01/2015 - 09:12
em Aviação
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UH-15-MGB2

EspecialPor ocasião da visita que o DAN fez à Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), tivemos a oportunidade de observar o trabaho realizado para a instalação das novas MGB (Main Gear Box), no UH-15 Super Cougar N-7101 da Marinha do Brasil. O Pégasus 01 foi o primeiro EC725 recebido pela Aviação Naval em 18 de Abril de 2011.

UH-15-MGB

A MGB é o eixo de engrenagens cônicas verticais das aeronaves das aeronaves EC225/725, que devido a problemas no projeto original, foi reprojetada pela Airbus Helicopters e já recebeu a certificação da European Aviation Safety Agency (EASA), permitindo a sua produção e instalação em todos os helicópteros deste modelo em operação no mundo, bem como naqueles que estão atualmente em produção.

Aqui no Brasil, a Helibras já entregou à FAB o primeiro EC725 saído de fábrica com a nova MGB, foi o H-36 Caracal FAB 8514 (BRA014).

MGB_EC225

Para que a troca da MGB seja realizada, os motores precisam ser removidos. Neste ponto, ressaltamos quanto a alta qualificação técnica dos mecânicos do Esquadrão HU-2, que estão realizando esta substituição em São Pedro da Aldeia, evitando ter que deslocar a aeronave até a fábrica da Helibras, em Itajubá-MG.

UH-15-Makila
2 turbinas Makila 2A1

Durante o período que acompanhamos os trabalhos, percebemos que uma forma rápida de se distinguir visualmente uma da outa é pela sua cor pois, a MGB antiga é azul e a nova é cinza.

EC725---7106
O N-7106 foi o primeiro EC725 a passar por todas as etapas de produção no Brasil.

NOTA do EDITOR: Gostaríamos de agradecer ao CMG Marco Aurelio Bruno Cresto (Chefe do Estado-Maior da Força Aeronaval), pela oportunidade e a atenção dispensada, assim como por todos os envolvidos durante nossa visita à BAeNSPA.

Tags: UH-15
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Comentários 8

  1. Carlos B. Crispim says:
    10 anos atrás

    A grande notícia é a compra de Chinooks pelo EB, melhor notícia para se começar o ano de 2015, aí sim!!!!!!!!!!! Enquanto o EB está usando o cérebro e fazendo compras certas e estudadas, a FAB e a MB desperdiçam os parcos recursos. Voltando ao EB, os Chinooks virão, aí só vão faltar uns 5 C-17 (sonho) e algumas dezenas de M-777, ficaria a sensação de dever cumprido. De resto, parabéns aos mecânicos e engenheiros de manutenção dos Caracal, fazer, o quê, já que compraram essa kombi pagando o preço de Ferrari, melhor mantê-las da melhor forma possível.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Sinto lhe desapontar Crispin mas o EB não vai comprar o Chinook.

      Essa info é tão real quanto uma nota de 3 reais.

      O EB recebeu oferta sim, mas optou pelo BH.

      Responder
      • Jr says:
        10 anos atrás

        Qual a lógica de comprar BH se o EB já esta recebendo 16 EC-725 (este sim da mesma categoria do BH e concorrente do mesmo), Vide o concurso polonês. Não seria melhor e mais lógico comprar mais EC725 para padronizar já que os recursos são tão escassos? Vamos mesmo comprar 3 BH por estratosféricos 145 milhões de doláres via fms ?

        Responder
    • Wellington Góes says:
      10 anos atrás

      Quanto besteirol!!! Não pelas opções (Chinook e/ou C-17), mas sim achar que isto “são compras certas e estudadas”. São, tão somente, opções interessantes que precisam ser bem analisadas. Assim como os citados, o Mi-26 e o IL-76/Y-20 também seriam opções interessantes, visto a não existência destes tipos de vetores a disposição das FFAA.

      Concordo e torço pela compra, de resto o comentário é de baixo conteúdo em argumento, parece até uma torcida por sucursal (ou complexo de vira-lata). Só a título de informação, o congresso estadunidense foi notificado pelo interesse de venda por três Black Hawks, cada um custando a bagatela de US$ 45 milhões de dólares, detalhe, sem nada de torna, sem Off Set, ToT, sem PN. Outro detalhe, com especificações técnicas abaixo dos que estão 0saindo para a força aérea mexicana e pagando o mesmo valor unitário. Um outro, para o México eles irão receber com motores mais potentes e toda uma suíte atualizada, glass cockpit, RWR, Chaffe/Flare, etc…. Aqui, os nossos, virem com um monte de aviônicos ultrapassados, com motores menos potentes, equipados somente com o básico (sem datalink, aviônicos analógicos e apenas com radar meteorológicos – qualquer nevoeiro, eles têm que pousar a aeronave porque não possuem orientação espacial). Isto sim é pagar preço de Ferrari por uma pick-up S-10 mixuruca. Aposto até que torcer por Apaches, Kiowa, M1A1 Abrams, M2 Bradley, M109 Paladino, se duvidar prefere o C-130J em detrimento ao KC-390.

      Até mais!!!

      Responder
  2. Gustavo says:
    10 anos atrás

    Alguém sabe o que será feito dos antigos UH-14 do Pégaso?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Os UH-14 continuam voando no esquadrão HU-2 Pegasus. Estima-se que com a chegada de mais UH-15 ao HU-2, os UH-14 sofram uma modernização e então os mesmos seriam encaminhados para os esquadrões distritais, como o HU-4, por exemplo. Mas nada foi decidido ainda.

      Responder
  3. willhorv says:
    10 anos atrás

    Mt bom! Das qualificações exigidas não tenho nenhuma dúvida dos nossos mecânicos das FAAS. Agora, a dúvida!! Quem esta pagando a conta por este erro de engenharia?? Quantos ja foram feitos??

    Responder
    • Fred says:
      10 anos atrás

      Isto é como um “recall” mundial de um fabricante automotivo para um determinado modelo, quem paga é o fabricante, que no caso é a Airbus Helicopters…

      Responder

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