Por Luiz Padilha
Durante a última edição da LAAD Defence & Security 2025, a SHIELD IA apresentou seu novo modelo de UAS (Unmanned Aircraft Systems), o V-BAT VB400. A aeronave é uma evolução do atual V-BAT que se encontra em serviço com as Forças Armadas dos EUA, inclusive estando atualmente em combate ao lado dos ucranianos contra as forças russas. O VB400 chega com grandes aperfeiçoamentos, como por exemplo, a utilização do combustível JP5 e o uso do sistema VIDAR para detecção passiva de grande área com aferição de distâncias. O uso do radar NSP-3 multimodal de baixo consumo e tamanho, se ajusta dentro de um compartimento compatível com o subsistema de antena em um pod externo, o que requer apenas energia, ethernet e GPS. Essas evoluções sem dúvidas acrescentam ainda mais opções para os operadores da aeronave, principalmente para operações a bordo de navios de guerra que operam aviões ou helicópteros.
Características do V_BAT VB400
- Comprovado em campos de batalha sem GNSS e com comunicações contestadas;
- Lançamento e pouso sem assistência;
- Sem pistas: decolagem e pouso vertical;
- Motor de Combustível Pesado (JP5) para operações terrestres e marítimas;
- Pronto para piloto Hivemind & autonomia;
- Início remoto do motor no solo e no ar;
- Comando Móvel: transporte e operação a partir de uma caminhonete;
- Configuração e implantação por uma equipe com dois operadores e
- Capaz de múltiplas missões e compartimento de carga modular.
Especificações da Aeronave
- Propulsão: Motor de Combustível Pesado (JP5)
- Altura: 2,9 m
- Envergadura: 3,8 m
- Peso máximo de decolagem: 73 Kg
Desempenho Operacional
- Autonomia com EO/IR & LD: 13+ hrs (c/carga útil EO/IR)
- Máximo de Carga Operacional: 18,1 kg
- Alcance de Comunicação (MPU5): 130 Km
- Alcance de Comunicação (Rádio C-Band): 180 Km
- Alcance de Comunicação (SATCOM): Dependente de Combustível
- Teto de Voo: 5.486 m
- Velocidade de cruzeiro normal: 45-55 kts
- Zona de Pouso: 4,6 m x 4,6 m
- Temperaturas Operacionais Min/Máx: -20ºC / 49C
- Ventos Máximos: 25 kts
- Precipitação Máxima: 6,35 mm/hr
Cargas úteis Operacionais
- Piloto Hivemind
- Radar de Abertura Sintética
- Hoodtech 11 + 9 Series
- Trillium HD-80 Series
- Carga Mod SOCOM
- AIS
- SATCOM
- Transponder de Aeronave
- GNSS Anti-Jam
- M-CODE GNSS
- Indicador de Objetivo em Movimento
- Munições Cinéticas (em breve)
NOTA: As especificações estão sujeitas a fatores ambientais, configurações da aeronave e perfil de missão de voo. “As condições meteorológicas podem criar variabilidade nas especificações de desempenho. Por exemplo, ventos fortes de cauda podem resultar em um alcance da aeronave que excede as especificações do produto atualmente divulgadas. Da mesma forma ventos contrários e outros fatores ambientais podem reduzir o alcance da aeronave abaio do que está atualmente anunciado.
A guerra na Ucrânia é uma grande oportunidade para testar e aperfeiçoar diversas novas tecnologias. Se o agente Krasnov, que afirma que foi a Ucrânia que iniciou a guerra, não estivesse comprometido com os objetivos do Hitler do Kremlin, poderia liberar várias outras empresas dos EUA para atuarem na Ucrânia com suas novas armas e equipamentos, obtendo preciosos avanços.
Os invasores russos também estão aperfeiçoando suas armas e táticas então é melhor não comer mosca. E a Ucrânia que é hoje a nação mais experiente para uma guerra moderna contra os russos tem muito a ensinar.