Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Vejam como foi a chegada dos KC-390 ao Esquadrão 1º/1º GT na BAGL

Luiz Padilha por Luiz Padilha
25/03/2022 - 16:19
em Aviação
12
0
compartilhamentos
1.5k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Luiz Padilha

Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foi realizada hoje a entrega de duas aeronaves KC-390 ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão “Gordo”, na Base Aérea do Galeão (BAGL).

C-130M (2476) sobrevoando a BAGL

A cerimônia é relevante pelo fato do 1º/1º GT, que voa com as aeronaves C-130 Hércules já há muitos anos, estar recebendo duas aeronaves que representam o avanço da Industria Aeronáutica do Brasil.

Antes do batismo das aeronaves, ocorreu um sobrevoo da aeronave C-130 FAB 2476, seguido por uma aeronave KC-390 escoltada por quatro A-29 Super Tucano, da Esquadrilha da Fumaça. Esse sobrevoo foi uma preparação para o que estava por vir. A chegada dos dois KC-390 e o tradicional banho com os carros de combate a incêndio do Rio Galeão.

Tocador de vídeo
https://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2022/03/KC390-e-EDA.mp4

Media error: Format(s) not supported or source(s) not found

Fazer download do arquivo: https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2022/03/KC390-e-EDA.mp4?_=1
00:00
00:00
00:00
Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

Sem dúvida, um momento para ficar guardado na história do 1º/1º GT. Após o batismo, as aeronaves KC-390 FAB 2857 e FAB 2853, estacionaram no pátio. Após o corte de seus motores, o Comandante da Aeronáutica fez um discurso voltado para a tripulação do Esquadrão, que ao final foram saudados com o grito de guerra “Gordo, Gordo”!

O Comandante da Aeronáutica junto com o comandante da BAGL e do comandante do 1º/1º GT, batizaram com champagne na aeronave KC-390 FAB 2857, a mais nova da Força Aérea Brasileira.

Fotos dos KC-390 FAB 2857 e FAB 2853

 

Tags: KC-390 FAB 2853KC-390 FAB 2857KC-390 MillenniumPrimeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) - Esquadrão Gordo
Notícia Anterior

Grécia lança seu programa para três fragatas FDI HN com o Naval Group

Próxima Notícia

Vídeo do Batismo do KC-390 no 1°/1° GT na BAGL

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

C-390 MILLENNIUM
Aviação

Embraer destaca as capacidades multimissão do KC-390 Millennium durante a SOF Week nos EUA

05/05/2025 - 18:05
Aviação

Embraer retorna ao Avalon Australian International Airshow 2025

19/03/2025 - 22:47
Aviação

C-390: Embraer mira Polônia como futuro usuário do seu cargueiro militar multimissão

11/03/2025 - 09:46
Carregar mais
Próxima Notícia

Vídeo do Batismo do KC-390 no 1°/1° GT na BAGL

Comentários 12

  1. Gilberto Rezende says:
    3 anos atrás

    Engraçado que só hoje (6/4) descobri pela Sputinik que TALVEZ a maior importância (e porque foi a primeira unidade fora de Brasília) de receber estes dois KC-390 no Esquadrão Gordo SE DEVE a necessidade de se iniciar o processo de substituição na MISSÃO REVO das duas únicas unidades de Hércules configurados no reabastecimento aéreo na FAB vinculadas a este Esquadrão…
    Essa me passou…

    Responder
  2. Larri Gonçalves says:
    3 anos atrás

    Boa Tarde, boa pergunta do Dretor,sobre hangares, pois quando tiver a dotação completa nem todas as aeronaves dos esquadrões voarão ao mesmo tempo, é lógico que aquelas que não voarem precisarão de hangar, o que a FAB diz a respeito dos hangares, e é claro que as aeronaves que tiverem problemas ou ciclo de manutenção estarão hangaradas, e as outras que não voarem ficarão ao tempo?

    Responder
  3. dretor says:
    3 anos atrás

    vai ter hangar ou vao ficar no relento que nem em Anapolis?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      3 anos atrás

      Aeronaves de empresas aéreas voam o tempo todo e não ficam hangaradas. Por que os KC-390 teriam que ficar hangarados sem necessidade de manutenção?

      Responder
      • Augusto says:
        3 anos atrás

        Companhias aéreas têm seguro. A FAB, não. Aliás, foi exatamente esse KC-390 que foi tirado de circulação por causa do granizo, correto? Só imagine o custo da brincadeira.

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          3 anos atrás

          Não há previsão para isso. Para esses 2 tem, para mais tem que ter grana.

          Responder
          • Sérgio Cintra says:
            3 anos atrás

            Muita, mas muita mais… fora esses (KC’s) teremos os A330.
            A TAP manutenção (antiga VEM) acabou e há um “belo” hangar do outro lado,que acomodaria alguma coisa.
            Tudo é uma questão de $$$, mas que com essa parafernália eletrônica embutida nessas crianças, que existe a possibilidade de ficarem mais tempo “na CHON” do que os das cias. aéreas num calor do RIO, lhe garanto que não é só o desbotar mais rápido que serão as consequências.
            Um carro parado em uma garagem de Niterói é bem diferente do que estar em um estacionamento praiano de Camboinhas ou Piratininga. kkkkk

            Responder
        • Flanker says:
          3 anos atrás

          Um KC-390 da FAB foi danificado e indisponibilizado após ser atingido por granizo? Quando, onde e qual exemplar?

          Responder
          • Luiz Padilha says:
            3 anos atrás

            Foi o 53

            Responder
            • Flanker says:
              3 anos atrás

              Ah….não sabia. Mas, ta consertado e novo de novo. Toca o barco. Hangarar todas essas aeronaves, desse porte, não é nada fácil e barato. Sairia mais barato do que consertar uma ou mais aeronaves em caso de danos por agentes ambientais, como granizo e tempestades? Provavelmente, sim. Mas, não é como construir hangaretes para os A-29, A-1M e F-5M. E acho que nenhuma Força Aérea tem hangares para todas suas aeronaves de transporte.

              Responder
              • Luiz Padilha says:
                3 anos atrás

                Busque os C-17 e me diga se estão hangarados.

                Responder
            • Flanker says:
              3 anos atrás

              Fui procurar informações sobre esse ocorrido com o 2853. Ele foi danificado por granizo em 21 de junho de 2021, durante um voo entre Brasilia e Anápolis, ou seja, nem no solo ele estava (se o questionamento é sobre hangares, nesse caso não se aplicaria a reclamação). Os danos foram no pára-brisas, radome e fuselagem dianteira. Foi reparado por pessoal do Zeus e da Embraer.

              Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval