Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Ciência e Tecnologia

AIAB discute programa para o desenvolvimento de GPS Brasileiro

Luiz Padilha por Luiz Padilha
12/10/2023 - 14:00
em Ciência e Tecnologia
4
Julio Shidara, presidente da AIAB

Julio Shidara, presidente da AIAB

0
compartilhamentos
1.4k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Julio Shidara, presidente da AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), e Jadir Gonçalves, vice-presidente e coordenador do Comitê de Espaço da Associação e sócio-diretor da associada Fibraforte, reuniram-se nesta segunda-feira (9) com Ana Paula Trento e Sara Sebben, respectivamente, Sub-chefe e Assessora Legislativa do Gabinete do Senador Styvenson Valentim, autor do Projeto de Lei (PL) 4569/2023, que cria o Programa de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento Global.

“Parabenizamos ao Senador Styvenson e à sua Assessoria por essa importante iniciativa para o futuro do Brasil. Nos EUA, por exemplo, uma eventual interrupção do sistema GPS (Global Positioning System) provocaria a suspensão ou severa degradação no funcionamento de 14 de um total de 16 sistemas de infraestruturas considerados críticos para o país e causaria uma perda diária de USD 1 bilhão para a economia norte-americana, que aumentaria para USD 1,5 bilhão caso tal interrupção ocorresse num período crítico para sua agricultura. No Brasil, a situação não deve ser diferente”, declarou Shidara.

Senador Styvenson Valentim

“Assim como nos EUA, um dos sistemas de infraestrutura crítica que podem ser afetados é o grid elétrico brasileiro, que pode sofrer um apagão nacional em caso de falta do sinal de GPS. Seria uma vulnerabilidade gravíssima que ameaçaria nossa soberania”, acrescentou o presidente da AIAB.

Já Jadir comentou que “embora o desenvolvimento de um sistema GPS brasileiro requeira investimentos para desenvolvimento de novas tecnologias e novos equipamentos, existem tecnologias e equipamentos já dominados pela indústria nacional que poderão ser empregados no projeto”.

A AIAB e o gabinete do Senador Styvenson somarão esforços no sentido de atuar pela viabilização desse importante projeto para as futuras gerações de brasileiros.

FONTE: Rossi Comunicação

Tags: Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB)Júlio Shidara - presidente da AIABPrograma de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento GlobalSenador Styvenson Valentim
Notícia Anterior

Guerra no fundo do mar: outra sabotagem no Báltico?

Próxima Notícia

Reino Unido envia o RFA 'Argus', 'Lyme Bay' e P-8 Poseidon para apoiar Israel

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Divulgação

AIAB e ABDI debatem iniciativas para impulsionar a inovação no Brasil e fortalecer a competitividade da indústria aeroespacial

21/05/2025 - 18:15
Espaço

O futuro da indústria aeroespacial brasileira: uma jornada rumo à autonomia e inovação

18/03/2025 - 13:59
Entrevistas

Presidente da AIAB destaca a relevância da pesquisa espacial para o Brasil

13/01/2025 - 14:39
Carregar mais
Próxima Notícia

Reino Unido envia o RFA 'Argus', 'Lyme Bay' e P-8 Poseidon para apoiar Israel

Comentários 4

  1. Gilberto Rezende says:
    2 anos atrás

    1) No máximo o que o Brasil pode aspirar é ter um Sistema de Posicionamento Local para atender as nossas demandas, não temos cacife para um sistema de alcance global;
    2) Satélites estacionários não servem para sistemas de posicionamento pois basicamente eles funcionam por sistema Doppler onde VOCÊ está relativamente parado (ou em baixa velocidade) em relação a três ou mais satélites em órbita a uma ALTA velocidade relativamente. Ao captar esses sinais desses satélites que estão ou se aproximando ou afastando da SUA POSIÇÃO em uma posição, velocidade e trajetória CONHACIDA e é isso que gera fisicamente uma alteração de fase de CADA sinal (efeito Doppler) recebido dos três transmissores em órbita e que será usado para calcular a sua posição através de cálculos físicos e matemáticos complexos.
    3) Ao meu ver no caso brasileiro o caminho será uma constelação de microssatélites baratos e de vida curta onde vários satélites compartilharão a mesma órbita em setores r sr comunicando ente si, mesmo neste, modelo os desafios tecnológicos e de MANUTENÇÃO OPERACIONAL do sistema é um desafio GIGANTESCO;

    MAS que valerá a pena TENTAR…
    E vai EXIGIR o máximo da conhecida capacidade criativa da Engenharia Aeroespacial Brasileira…
    E um apoio DECENTE E CONTÍNUO do Governo Brasileiro…

    Responder
  2. João Raja says:
    2 anos atrás

    Quantos satélites geoestacionários estrangeiros estão sobre o nosso território, para que o Brasil não possua nenhum?

    Responder
  3. ECosta says:
    2 anos atrás

    Três satélites geoestacionários resolveria o problema ?

    Responder
    • Jhonatan says:
      2 anos atrás

      Mínimo de 4 satélites, 1 de redundância.
      São necessários 3 satélites para obter a triangulação do sinal e com isso ter a posição exata.
      Dependendo da capacidade/potência do satélite, podem ser necessário vários para cobrir todo o Brasil.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval