Por Virgínia Silveira
O processo de certificação do KC-390 sofreu alterações e foi adiado por falta de recursos. A certificação da versão militar do cargueiro está prevista agora para o segundo semestre de 2017. A mudança afetou os planos da Embraer de fazer as primeiras entregas já em 2016. O trabalho de certificação é feito pela Aeronáutica por meio do seu Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em São José dos Campos.
No fim de julho a Embraer anunciou o adiamento das primeiras entregas do KC-390 para o primeiro semestre de 2018. A previsão inicial era entregar pelo menos duas aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB) ainda em 2016. O motivo do adiamento, divulgado pela empresa durante anúncio dos resultados do segundo trimestre, foi a redução do orçamento do governo para o setor de defesa devido ao ajuste fiscal.
O Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato, disse que os recursos previstos para o início da produção este ano, no valor de R$ 400 milhões, estão sendo readequados. A FAB encomendou 28 aeronaves, em contrato foi assinado em maio do ano passado. “O desenvolvimento do KC-390 é prioridade para a FAB e estamos equacionando os problemas que surgiram com a redução do orçamento para o projeto”, disse ontem o comandante em visita à feira de Aviação Executiva Labace, realizada esta semana, em São Paulo.
A verba de R$ 771 milhões autorizada para este ano, porém, ainda não foi liberada. Os recursos seriam aplicados no processo de desenvolvimento final do KC-390, incluindo a certificação.
A redução e o atraso na liberação de verbas para a indústria de defesa não afetam somente a Embraer. A fabricante de helicópteros Helibras, que tem 75% do seu faturamento vinculado à área de defesa, revisou a sua previsão de receita de R$ 1 bilhão para R$ 500 milhões em 2015. No ano passado, segundo o presidente da companhia, Eduardo Marson, a Helibras faturou R$ 600 milhões.
Para se adaptar ao novo cenário, Marson diz que a empresa fez uma série de ajustes, que incluiu um plano de demissões voluntárias e um programa de redução de custos, que gerou uma economia de R$ 30 milhões. “Com programa de desenvolvimento e produção dos helicópteros H225M para as Forças Armadas planejamos ter mil funcionários em 2015, mas este ano devemos terminar com total de 700”. No ano passado a empresa chegou a ter 847 funcionários.
O contrato entre a Helibras e o governo brasileiro, assinado em 2008, está avaliado em € 1,9 bilhão. Segundo o Valor apurou, o governo previa uma verba de R$ 525 milhões para o desenvolvimento dos helicópteros este ano, mas reduziu para R$ 323 milhões. Mas, assim como a Embraer, a Helibras ainda não recebeu nenhuma parcela desses recursos.
FONTE: Valor Econômico
Esse Celso deve ser um piadista com um complexo de vira-latas horroroso. Ao falar da nossa habitual safadeza e desvios de conduta sistêmicos, NÃO inclua líderes políticos de outras nações como forma de comparação, por que não há o que comparar. Não temos líderes políticos, ou partidos políticos. Temos um grande grupo de depauperadores de verba pública que não admitem NÃO serem tratados de VOSSA EXCELÊNCIA, e que lá estão, em Sodomasília, por que nós, os TROUXAS, votamos neles, de ambos os partidos, de todos os partidos. Somos TODOS safados, sem exceção. Como diria o craque: Quando ganha, ganham todos, quando perde, perde todo mundo. E achar que KC-390 vai resolver problema de Balança Comercial, Superávit nas Exportações e influir no PIB da nação é ser muito, mas muito ingênuo…
Alguém aqui pode me responder, se o quase 900 milhões destinados este ano para fundo partidário daria para tocar o projeto KC-390??
E os 15 bilhões anuais dos cartão corporativo e 40 ministérios e 30 mil cargos comisiodos daria para investir no KC-390??
Sds
Foi o tal MERCADO que vocês tanto falam que passou todo o 2º semestre de 2014 dizendo que a política do Min. Mantega estava errada é que o Brasil teria um terrível deficit público e que o governo deveria fazer um ajuste fiscal e gastar menos e etc.
Pois é convenceram a Dilma ela devia demiti-lo e ela escalou no mercado o Capitão-Bradesco Levy e ele fez o ajuste fiscal que a banca pediam…
E agora vocês reclamam que ele não libera as verbas do KC-390…
Um banho de coerência…
Tem horas que eu tenho muita mas muita vergonha de ser brasileiro o povo não tem vergonha na cara falam em demograçia e vivemos na ilusão ate quando brasileiros vamos nos respeitar e ter um país honesto muito triste ver noticías assim
O atraso pode ser letal para toda a indústria de defesa brasileira. Conforme:
cbn.globoradio.com/programas/globo-news-painel.htm, exibido no Globo
News Painel em 02/08/2015. ” O Brasil gasta o necessário para proteger o
território”.
Depois vem os “pseudo-especialistas” falando que a culpa da crise é mercado Chinês, nosso principal aliado ecônomico está em crise, a culpa é dos baixos preços das commodities.
E tem um projeto desse KC-390, um baita de um projeto, lindo avião cargueiro, pode fazer sucesso de vendas no mundo inteiro e Brasil ganhar dinheiro.
Olha aí a chance para tirar o país do lodo, KC-390.
Lamentável.
Leonardo, mais uma vez,……seja realista e pare de copiar informacoes mentiras e tolices ditas e reptidas por politicos opu midia corronpida……nao acredite em papai noel..nao precisa ser PHD para saber q nosso pais esta no mau caminho a mais de 6,7 anos….torraram o q podiam, e nao podiam …..agora acham um bode expiatorio e de quebra te convencem q a culpa eh dos outros…isso eh coisa de crianca……..depois vc me questiona por usar a o termo TOLO, de tolices, mas de burrice ou pejorativo a outra forma. Ja escrevi inumeras vezes e repito…nao se pode levar a cabo ou a bom termo qualquer promessa ou compromisso deste governo ou de outrens passados , para ser justo..mas estes q la estao agora tiveram a oportunidade de realizar e acabar de construir um pais mais justo e honesto, alias foi isso q prometeram e se comprometeram……e agora….vc acredita ou acreditou…..foi ou nao algo tolo em se acreditar…pois eh..eu e milhoes nao caimos nesta armadilha…e este projeto bem como outras centenas iniciados ou nao a comecar em 2002, ainda nao foram terminados ou entregues….posso te citar dezenas deles… mas ai vai tomar mais espaco…..enfim, aguarde sentado, esta novela especifica ainda vai demandar mais uns 4 anos e outras dezenas de aditivos q serao cobrados de voce, de mim e tantos outros contribuintes…..ta facil ou nao esta……..Brasil, pais de tolos (eventualmente me incluo rsrs) Sds
Celso,
Eu respeito sua opinião, você deve respeitar minha opinão, se alguém é contra a sua opinião é considerado “tolo”? por favor cara, mais respeito quando for se dirigir a minha pessoa. Menos.
Não estou aqui defendendo governo A ou governo B.
Estou dizendo que Brasil nunca teve um governo sério. Essas não são minhas palavras.
Margaret Tacher:”Brasil nunca teve um governo sério”
General Francês da 2 Guerra Mundial, Charles De Gaule”O Brasil não é um país sério”
Olhe Estados Unidos teve Ronald Reagan, Jhon F Kennedy. Inglaterra Margaret Tacher, Tony Blair, David Cameron.
Esses são políticos fizeram trabalho para longo e médio prazo não trabalho a curto prazo, como maioria faz aqui no Brasil, o famoso, taba burraco, ou quebra galho.
Sds
Leonardo e outros,,,o termo tolo nao desrespeita ninguem…..vide o Aurelio e entendera o sentido exato do termo. No mais, vc ate deve estar correto em suas opinioes q alias leio tambem………respeito eh outra coisa. Todo pais tem o governo q merece e nos aqui temos estes merlas advindos da corja politica q apodrecem nossas instituicoes e enojam aos honrados e eticos. Vai dai o termo TOLO q usualmente me refiro ate de modo ironico e a todos sem excecao, eu mesmo em muitos momentos de minha vida me vi como tolo ou feito um tolo por acreditar em muitas coisas. Relaxa, leia atentamente e entenda o q eh escrito, separe bem as virgulas , nao compre ou use termos normalmente usados por outrens e q fazem confusa as vezes sua opiniao……ah…aproveita q seu conhecimento eh amplo em se tratando de nomes politicos de fora do Brasil e cite os 3 primeiros presidentes da Republica do Brasil….so para comecar /…rsrsrsrsr PS.. nao se zangue a toa, fique indignado c coisas mais importantes.
Celso,
Brasileiro tem que aprender argumentar, isso que querer xingar e fazer ataques pessoais, em vez de mostrar argumentos fundados, prova as listas interncionais que brasileiros são um dos povos mais burros do mundo, não é eu estou fazendo essa implicação não, são ONU, The Economist, educação do Brasil é uma das piores do mundo, aqui tem alto número de analfabetos, alto número de analfebetos funcionais.
Quem ganha com isso, os políticos demagogos, por isso que não investem em educação.
As vezes eu concordo com você, povo brasileiro mereçe o governo que tem. As vezes, não.
Olhe as últimas pesquisas Ibobe e Datalho Folha, somente 8% da população aprova o atual GF. Brasileiro é burro, mas não demais.
Você diz Dom Pedro I, Marechal Theodoro Fonseca, foram mais ou menos, essa turma comparada com George Washington(General carismático e tranquilo), Thomas Jeferson(Grande Advogado), Benjamim Franklin(Advogado, Cientista, Físico e Filosofo) proclaram independência americana e fizeram constituição americana logo em seguida em cima da biblia que é seguida até hoje, diferente do Brasil, constituição criaram muitas ao longo da história.
Abram Lincon, que fez acabar a guerra civil nos Estados Unidos, guerra entre americanos, matando mais de 600 mil pessoas. Voltando a unir o país novamente e não dividi-lo, como muitos políticos gostam de fazer.
FHC foi um admirador da Margaret Tacher, mas não foi nem 5% que ela foi. Reino Unido, que estava numa das suas piores crises de todos tempos, nos anos 70, entrou uma mulher e fez que muito homem marmancho não fez e não tem coragem de fazer. Fez o seu GF ficar anão, e sua economia voltar ficar gigante, esse ano irá passar a França, e ficará na 5 maior economia do mundo, um país menor que Mato Grosso. Liderada pelos seus discipulos Tony Blair e David Cameron.
General Francês Charlles de Gaulle, tem principal aerporto de seu país em sua homenagem em Paris. E classe de porta aviões em seu nome.
E aqui no Brasil, qual figura tem a maior homenagem aqui pelos seus méritos? Santos Dumont
JK construiu Brasilia levando tijolos de avião, fez aumentar a dívida pública.
Getúlio Vargas uma hora é a favor dos facistas Mussolini, outra hora foi para lado dos americanos Franklin Rossvelt, ele ia para onde o vento ia.
Você tira suas conclusões quem foi grandes pessoas e personalidades.
Sds
Total falta de competência do governo! Um projeto estratégico como o KC-390 passar por isso? Perde o Brasil a Embraer e principalmente a FAB.
Diante deste tema tão esquisito vem a termo a primeira pergunta. A quem interessa um atraso no cronograma de certificação desta aeronave?
A primeira beneficiária certamente será a Lockheed com seu C-130J; eles terão mais um fôlego de dois anos para inundar o mercado com seu produto!
E por que retardar o desembolso do único produto de tecnologia brasileira atual que poderia trazer retorno financeiro mediante exportações? Os demais projetos estratégicos em andamento tem um potencial de exportação infinitamente menor!
Aí vem a segunda pergunta mais intrigante ainda! Não parece ser uma coincidência insólita que esta retenção dos desembolsos tenha se iniciado apenas alguns meses antes da visita aos EUA da Presidente da República e ela tenha voltado de lá com importantes acordos militares e, pior ainda, poucos dias depois os EUA criam o program “SelectUSA” que visa cooptar industrias militares do Brasil para lá?
Receio que exista algo de podre neste Reino!
Infelizmente o programa do KC 390 está fadado ao fracasso!