Por Andrew Tate
O quinto LPD classe Yuzhao (Tipo 071) chinês foi lançado em 15 de junho no estaleiro Hudong-Zhonghua em Xangai. A construção e testes de mar do navio anterior levou 12 meses, uma indicação de que o mais novo navio da classe é susceptível a entrar em serviço por volta de junho 2018.
Os LPDs Tipo 071 possuem 210 metros de comprimento e deslocam mais de 20.000 toneladas. Equipado com um hangar que pode acomodar até quatro helicópteros, tais como o Harbin Z-8, também pode operar com quatro barcaças de desembarque classe Yuyi (Tipo 726). Para operações anfíbias os LPDs Tipo 071 podem embarcar entre 600 e 800 soldados.
O navio principal da classe foi encomendado em 2007 e os três primeiros navios todos foram alocados para a frota da PLA Navy no Mar do Sul da China. Depois de um hiato de quatro anos em produção, o quarto navio da classe surgiu e entrou em serviço com a Frota do Mar Oriental da PLA Navy em fevereiro de 2016. O último navio a ser lançado também deverá ser alocado a esta frota.
Todos os navios da classe foram construídos no estaleiro Hudong-Zhonghua e recente imagens de satélite mostraram mais módulos de LPDs no cais, indicando que a montagem do casco de um sexto navio é provável para breve.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: IHS Jane’s
COLABOROU: Angelo Almeida
A expansão naval militar chinesa é sem dúvida a maior ameaça a paz mundial de nossos tempos !!!
António…
Os chineses constroem estes navios para defender o seu país. A maior possibilidade, da opinião pessoal, é Taiwan, se haver conflito. Não queremos ser inimigo dos países vizinhos. Porém, se for ofendido, estes serão utilizados.
Antonio…
.
o “Mistral” é uma outra classe de navio conhecida pela sigla em inglês de “LHD” e navios anfíbios, todos os tipos, não são utilizados apenas em desembarques em tempo de guerra e os chineses estão muito longe de estar produzindo equipamentos
militares no “ritmo da segunda guerra mundial”, certamente eles constroem rápido, mas, até o momento não produziram nada
tão grande e complexo como um NAe da classe “Gerald Ford” por exemplo e quando o fizerem e não tenho dúvida que eles
farão não será tão rápido e tão barato também.
.
Tom…
.
no momento não há dinheiro sobrando para à marinha brasileira nem para uma versão chinesa bem mais barata que o “San Antonio”, mas, não se trata de preconceito e sim que há por parte das chamadas marinhas ocidentais uma maior confiança e/ou adaptabilidade à meios “ocidentais” , essa confiança é conquistada gradualmente e é o que os chineses estão tentando fazer.
.
abs
O NPqHo Vital de Oliveira foi feito na China…
Dalton, só que pra nossa super fodastica marinha ,se vem da China não serve.
Muito bonito e modernoso…
Mas acho o Mistral mais bonito.
A China produzindo equipamentos militares a toque de caixa, no ritmo da segunda guerra mundial.
Com dinheiro dos brasileiros e americanos que compram produtos chineses.
Enquanto outros países demoram 20 anos para decidir se vão comprar determinado navio ou não.
Esse lpd não passa de um alvo fácil.
Querem desembarcar onde?
Taiwan? Índia? Japão?
California?
Notável a semelhança com os LPDs da classe San Antonio da US Navy !