Rio de Janeiro, março de 2017 – A DGS Defense, Empresa Estratégica de Defesa, acaba de lançar seu mais recente projeto: a DGS 888 SURVEY, que será entregue à Marinha do Brasil no próximo mês.
A DGS 888 SURVEY é uma embarcação especialmente projetada e fabricada para o levantamento e análise de dados hidroceanográficos, e foi construída com as mesmas características das Embarcações Tubulares Rígidas Híbridas (ETRHs) casco Extreme Hull, patente exclusiva da DGS, único fabricante nacional.
A DGS 888 SURVEY é inovadora desde a sua fase de concepção. O seu projeto foi desenvolvido a partir do sensor multifeixe escolhido para ser o equipamento de coleta de dados hidroceanográficos (coração da embarcação), contando com grande sinergia entre a Marinha do Brasil, DGS Defense e o fabricante do sensor.
Dessa forma, a DGS 888 SURVEY é considerada uma embarcação única no mundo, não somente pelas características do material, cuja tecnologia naval já é reconhecida no mercado, mas também pelas características físicas exclusivas, como o formato de seu casco, especialmente desenvolvido para maximizar o desempenho do equipamento de pesquisa.
Dados técnicos da embarcação
Comprimento total: 8,88 m
Boca máxima: 3,10 m
Pontal máximo: 1,60 m
Calado máximo: 0,60 m
Deslocamento leve: 4000 Kg
Capacidade de carga: 1500 Kg
Deslocamento máximo: 5500 Kg
Lotação: 01 tripulante + 06 passageiros
Ar Condicionado 65.000 Btu´s
Sistema de propulsão: 01 Motor Diesel Centro Rabeta 2 hélices contra rotantes
Potência: 220 HP
Velocidade Máxima: 15 nós
Tanque combustível: 2 x 150 litros
Autonomia na velocidade de survey: 38 horas
FONTE e FOTO: DGS
Uma pena que só sirva para águas abrigadas. Muito instável, como relata a comunidade especializada.
Mas como todo protótipo há de melhorar..
Mas para a função em rios parece ser adequada.
Escutei recentemente de diversos operadores de que é uma embarcação restrita a águas abrigadas.
Cara, legal, espero que alcancem os objetivos operacionais esperados com este projeto. Conforme colocado pelo Gilberto, o pessoal dos distritos navais, especialmente fluviais, vão adorar esta embarcação/ferramenta.
Até mais!!!
Mais um otimo projeto .. parabens a DGS !
Muito legal!
Obrigado Guilherme, com dois hélices contra-rotativos no mesmo eixo o desvio causado pela força da rotação e arrasto dos hélices se cancelam ainda mais perfeitamente o que torna a solução ainda melhor para o seu objetivo hidrográfico…
VA-LEU !!!
Esta é uma solução realmente muito inteligente e inovadora colocando um sensor altamente moderno e rápido (sensor multifeixe que não foi muito definido) mas que suponho tem a finalidade de fazer os levantamentos hidro oceanográficos com uma alta resolução e a uma fração do tempo dos métodos tradicionais de levantamento hidrográficos numa enorme amplitude nas bacias hidrográficas graças ao seu calado máximo de apenas 60 cm !!!
Contando com uma cabine refrigerada permitirá a equipe de bordo manter o levantamento por longo tempo e com menor sacrifício da equipe.
Com uma unidade de ar condicionado de 65.000 BTUs e um bom isolamento térmico de construção numa cabine BRANCA mesmo levantamentos na região amazônica poderão ser feitos com elevado nível de conforto para a tripulação.
O detalhe construtivo de dois hélices contra rotantes é também muito desejável para a estabilidade de trajetória de um embarcação de levantamento hidrográfico e me fica a dúvida a expressão “Centro Rabeta” que me induz a pensar que os hélices contra-rotativos estariam instalados no mesmo eixo (que para mim seria ainda melhor o sistema) ou os hélices estão montados lado a lado ???
Poderias perguntar ao fabricante e dirimir esta dúvida ???
O pessoal da hidrografia vai amar este bebê e para um pais como o Brasil que tem uma das maiores redes hidrográficas do planeta (senão a maior) uma boa frota destas embarcações poderá dar, com certeza, um grande impulso (e segurança) à navegação dos Rios Brasileiro…
Gilberto,
Segundo a área técnica da DGS, estão em um mesmo eixo.
Abs
Nossa essa eu não sabia, muito legal. voçe poderia fazer uma materia com os projetos em andamento que não são conhecidos aqui no brasil.