Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Indústria de Defesa

Egito pode escolher o Typhoon ao invés do Rafale

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
03/06/2020 - 11:28
em Indústria de Defesa
2
ITAF ground operations  of Eurofighter Typhoon at Grosseto, Italy. all 3 Italian Air Force Squadrons took part in the fly past. no 9, 12 and 20 Squadrons from Grosseto and Gioia del Colle.

ITAF ground operations of Eurofighter Typhoon at Grosseto, Italy. all 3 Italian Air Force Squadrons took part in the fly past. no 9, 12 and 20 Squadrons from Grosseto and Gioia del Colle.

0
compartilhamentos
1.5k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Arnaud

Alguns estão enxergando essa mudança de escolha, por parte do Egito, como uma clara perda de influência da França neste país.

Nesta sexta-feira (29), a imprensa italiana revelou que a Leonardo estava negociando a venda de 24 caças EF-2000 Typhoon, no lugar de uma opção de compra de 12 caças Rafale da Dassault Aviation. Além do Typhoon, o fabricante italiano deve conseguir negociar a mesma quantidade do seu treinador avançado M-346. Caso esse negócio venha se concretizar, o Egito se tornaria o segundo país, depois do Catar, a alinhar dois modelos de caças europeus.

Depois de descartar a Airbus Helicopters, agora é a vez da Dassault pagar o preço pela união entre o governo egípcio e a gigante italiana Leonardo.

Essa situação de fato é devida a diplomacia entre os dois chefes de Estado, Emmanuel Macron e Abdel Fattah Al-Sissi. O egípcio tem pouco gosto pelas reflexões do francês sobre crimes cometidos contra jornalistas e blogueiros. O ex-general também foi abordado em questões relacionadas à igualdade de gênero, violência contra homossexuais e minorias religiosas. Definitivamente, os direitos humanos e a venda de armas não se misturam.

 

Menos atenta a essas questões, o Egito se volta para a Itália, que desejando ter novas aeronaves de combate multimissão, anunciou que pretende encomendar um lote de 24 caças Eurofighter EF-2000 Typhoon Tranche 3 à Leonardo durante o ano. O Egito também possui um número idêntico de caças Sukhoi Su-35, de superioridade aérea, fabricados na Rússia. Os Typhoons poderiam então substituir os antigos Dassault Mirages V que não foram modernizados em 2003, durante o programa Horus, e que permanecem no serviço ativo.

Esta futura aquisição do Typhoon dos italianos poderá enterrar, definitivamente, as esperanças da Dassault em vender mais 12 unidades do Rafale.

Como se isso não bastasse, a Força Aérea egípcia também pretende encomendar um lote de 24 treinadores Alenia Aermacchi M-346FT à Leonardo. Novamente, os egípcios substituiriam o Alpha Jet, de origem francesa adquirido na década de 1980, que em sua grande parte é dedicada ao treinamento avançado e o restante ao apoio tático,
por aeronaves italianas.

 

Além dos 48 aviões, o Egito também espera encomendar navios de guerra da Itália, particularmente as fragatas FREMM, que são construídas em conjunto com a… França. Há também questões sobre navios patrulha e de apoio, mas em um futuro mais distante.

Do outro lado dos Alpes, a imprensa já está falando de um contrato do século para Leonardo, que encabeça todo o programa de vendas, tanto das aeronaves quanto dos navios.

Um negócio envolvendo o M-346, o Typhoon e a FREMM, devem atingir a ordem de €10 bilhões, um resultado muito bom para a indústria italiana.

FONTE: AL

Tags: Abdel Fattah Al-SissiAlenia Aermacchi M-346EgitoEmmanuel MacronEurofighter Typhoon Tranche 3Fincantieri S.P.A.FrançaFrégate Européenne Multi-Missions - FREMMItáliaLeonardo
Notícia Anterior

Ministro das Minas e Energia fala em recuperação econômica em plenária da ABIMDE

Próxima Notícia

Com a Boeing fora, qual será a nova parceira da Embraer?

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Exército

Militares do Exército Brasileiro concluíram o Curso de Operação do Centauro II na Itália

08/05/2025 - 15:14
Aviação

Índia se torna primeiro usuário internacional do Rafale Marine

28/04/2025 - 11:08
Pierre Éric Pommellet (Foto: Naval Group)
Naval

Pierre Éric Pommellet tem seu mandato renovado como Presidente e CEO do Naval Group

08/04/2025 - 08:34
Carregar mais
Próxima Notícia

Com a Boeing fora, qual será a nova parceira da Embraer?

Comentários 2

  1. Wellington Góes says:
    5 anos atrás

    Se for, será por uma decisão política e não técnica… Não que isto não seja corriqueiro e trivial, mas o melhor é a combinação disso, do contrário estarão cometendo erros como da Índia ou Brasil…

    Responder
  2. Eduardo Lima says:
    5 anos atrás

    Tendo como padrinho a Arabia Saudita, então pode tudo! Só acho que deveriam ficar com o Rafale, para não ficar feito a India com vários vetores diferentes. Uma despesa enorme em termos de logistica.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval