Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Indústria de Defesa

Eisa quita salários e sinaliza recuperação

Luiz Padilha por Luiz Padilha
05/09/2014 - 13:14
em Indústria de Defesa
5
0
compartilhamentos
513
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

NPa Maracanã-2

Por Sergio Barreto Motta

clippingO Estaleiro Ilha S/A (Eisa) conseguiu empréstimo no exterior de US$ 40 milhões e quitou três meses de salários atrasados (junho, julho e agosto) dos seus 3.200 trabalhadores. No dia 27 de agosto, o estaleiro efetuou o pagamento dos meses de junho e julho. E, no dia 20 do mesmo mês, pagou o mês de agosto. Com isso, a unidade fabril está apta a voltar a operar. A informação foi dada ao jornalista Marcelo Bernardes, do MONITOR MERCANTIL, pelo presidente do Fórum dos Trabalhadores da Indústria da Construção Naval e Petróleo, Joacir Pedro.

O Eisa, segundo ele, no dia 26, chamou a equipe de manutenção de máquinas para que o estaleiro voltasse a operar. E, no dia 27, todos os metalúrgicos retornaram ao trabalho. “Ainda há um clima de insegurança em razão do que pode acontecer com o futuro do estaleiro. Nós, dirigentes sindicais, junto com lideranças e alguns parlamentares, tentamos junto aos armadores para que não aplicassem as multas contratuais porque o Eisa está com todas as encomendas atrasadas”, disse, informando que dentro do contrato de construção naval há uma cláusula de multa por atraso.

NPa Mangaratiba

“Nós pedimos aos armadores que não aplicassem as multas. A Log-in, inclusive, fez ameaças de tirar seus navios do Eisa. Então, nós conseguimos convencer esses armadores a não aplicaram as multas para que o estaleiro possa desenvolver sua construção novamente”, explicou. Joacir Pedro, que também é diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse ainda que o estaleiro pegou alguns adiantamentos junto a armadores e está tentando agora tocar efetivamente as obras. “O Eisa precisa, no mínimo, de mais R$ 100 milhões para poder ficar tranquilo e entregar alguns navios e começar a receber recursos das novas encomendas. Estes recursos o estaleiro está tentando junto a instituições financeiras no país”.

Se tudo correr bem, estará confirmado que casos como do Eisa (RJ) e Iesa (RS) são específicos e não configuram crise. Ao contrário, documento do Sindicato Nacional da Construção Naval (Sinaval) aponta que o setor conta com 381 obras e tem um enorme mercado a explorar, de navios, barcos de apoio, plataformas e navios-sonda, além de aspectos especiais, como a construção de cinco submarinos, em estaleiro da Marinha do Brasil – sendo um deles de propulsão nuclear.

FONTE: Monitor Mercantil

Tags: Estaleiro EISANPa Maracanã
Notícia Anterior

OAS suspende planos e espera definição

Próxima Notícia

Dassault-Breguet Super Etendard - 40 anos de bons serviços

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Naval

Vídeo – Comandante da Marinha acompanha primeiro teste de motor do NPa ‘Maracanã’

27/02/2021 - 12:34
Defesa Aérea & Naval

Comandante da Marinha visita o AMRJ, submarinos em manutenção e os NPa ‘Maracanã’ e ‘Mangaratiba’

16/12/2020 - 10:23
Naval

GHENOVA assina com a Marinha para concluir os Navios Patrulha parados no AMRJ

13/02/2020 - 17:39
Carregar mais
Próxima Notícia

Dassault-Breguet Super Etendard - 40 anos de bons serviços

Comentários 5

  1. Rafael Oliveira says:
    11 anos atrás

    O Governo não tem que ajudar nada!!!!

    Já ajudou demais fazendo encomendas. O estaleiro se comprometeu a entregar os navios pelo preço X. O Governo não tem que pagar X + Y. Configuraria até fraude a licitação e prejuízo aos concorrentes. O mesmo raciocínio vale para as empresas privadas que fizeram a besteira de encomendar navios com ele.

    O certo seria deixar esse péssimo estaleiro quebrar. Existem outros que podem assumir a construção dos navios e os empregados podem procurar emprego em outro lugar.

    Mas, no Brasil, a cultura de socorrer os ineficientes está arraigada na população que ela não percebe que para ajudar, o Governo precisa tirar mais dinheiro da gente e que a ajuda aos ineficientes é uma penalidade aos eficientes, que não se sobressaem pelas suas qualidades. Dá-lhe Bolsa-Estaleiro! Dá-lhe “cotas para estaleiros ruins”.

    Por isso que o país não vai pra frente!

    Responder
  2. mauricio matos says:
    11 anos atrás

    Uma das causas pode ser mesmo má gestão e outra a petrolífera da Venezuela vez algumas encomendas a esse estaleiro e até agora não quitou suas dividas.

    Responder
  3. Atirador 33 says:
    11 anos atrás

    Boa Noticia

    Mas esse estaleiro deve passar por um choque de gestão, pois alguma coisa está errada ai, e é má gestão.

    Com tantas encomendas como a empresa chega numa situação dessa?

    Responder
  4. Ricardo says:
    11 anos atrás

    A que tudo indica a EISA vai construir os navios da Angola mesmo, tomara que o investimento seja pesado e que a administração da mesma venha e se comprometer mais com o seu trabalho (mude, na melhor das hipóteses)!

    Sds.

    Responder
  5. Gabriel says:
    11 anos atrás

    Fiquei feliz
    Que se recuperem logo para entregar encomendas e sair do vermelho

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval