Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Indústria de Defesa

Embaixadores e adidos de defesa conhecem fabricação do Guarani

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
09/11/2018 - 10:55
em Indústria de Defesa
4
0
compartilhamentos
167
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Sete Lagoas (MG) 08/11/2018 – Para apresentar os produtos de defesa brasileiros a outros países, nove embaixadores e 17 adidos estrangeiros no Brasil conheceram na terça-feira (6), a linha de montagem da Viatura Blindada para Transporte de Pessoal Guarani (VBTP-MR, 6X6, Guarani), que integra o portfólio estratégico de programas do Exército. A visita foi possibilitada com o apoio da Aeronáutica e do Exército, por intermédio do Comando da 4ª Região Militar.



A fábrica da Iveco, localizada na cidade de Sete Lagoas, a 100 quilômetros da capital mineira, é responsável pela produção desse veículo de defesa no Brasil, que foi desenvolvido em parceria com a Força Terrestre. desde dos leves aos blindados, em parceria com a força terrestre. A visita atendeu a orientação do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e foi coordenada pela Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE).

O grupo foi recebido pelo gerente de Relações Governamentais da empresa, Alexandre Bernardes. Na ocasião, os visitantes conheceram a estrutura da empresa por meio da palestra proferida pelo diretor da Iveco Defesa para a América Latina, Humberto Spinetti.

Após a apresentação, a equipe foi dividida em dois grupos para acompanhar a linha de montagem do Guarani. Uma das curiosidades sobre a construção do blindado é que são necessárias cerca de 1 mil horas somente para a produção da carcaça, que equivale a cerca de dois meses trabalho. Um caminhão comum, leva 150 horas para ficar pronto.

O adido da República Dominicana, coronel Henry Holguín esteve na cabine de treinamento que testa a parte do cockpit da viatura. “Agradeço a oportunidade de poder conhecer a indústria militar em Minas Gerais. É uma boa tecnologia e uma chance para falar sobre o Guarani em meu país”, assegurou.

Após a vista no galpão de produção, a comitiva embarcou nos blindados e seguiu até a pista de testes. No local, o veículo, que também é anfíbio, entrou em um tanque de água para mostrar o desenvolvimento. Ainda em teste, o veículo subiu e desceu em uma rampa de 60 graus, comprovando a capacidade do Guarini vencer superfícies íngremes.

A embaixadora da República de El Salvador no Brasil, Diana Vanegas, considerou a visita como uma porta para futuras contribuições. “ Muito interessante poder ver toda essa tecnologia. A partir deste conhecimento que tivemos, acho que podemos definir a longo e médio prazo várias colaborações futuras com a empresa, em particular com o Brasil na área de defesa”, destacou.



Guarani

O programa Guarani é focado na obtenção de uma nova família de blindados de rodas para equipar as tropas de cavalaria e infantaria mecanizadas. A viatura acomoda 11 ocupantes, sendo um piloto, um comandante, um atirador e o restante da tropa.

Estão previstas no programa a obtenção de diversas versões de viaturas com finalidades diversas como de reconhecimento, de transporte de pessoal, socorro, posto de comando, de artilharia antiaérea, central de tiro, oficina, ambulância, e posto de comando entre outras.

O programa retoma a capacidade da Base Industrial de Defesa com a fabricação em território nacional. A iniciativa tem garantido a transferência de tecnologia e de qualificação técnica de mão de obra. Os blindados são empregados pela tropa de Infantaria Mecanizada do Exército. Dos 1.580 veículos contratados, mais de 350 já foram entregues. Desses, 39 apoiam a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro.

FONTE E FOTOS: MD



Tags: Ministério da Defesa (MD)VBTP GuaraniViatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP-MR) Guarani
Notícia Anterior

Investimento em defesa reduz dependência externa e fortalece economia

Próxima Notícia

Manobra Escolar 2018 - 4.300 militares ocupam posições para início da atividade de combate simulado

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Drone militar Albatroz Vórtex da Stella é destaque na demonstração aérea do 1º INOVAERO

13/06/2026 - 18:44
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa brasileiro visita a Finlândia

08/06/2026 - 11:51
Entrevistas

Entrevista com Ministro da Defesa no rollout do Gripen F

02/06/2026 - 19:40
Carregar mais
Próxima Notícia

Manobra Escolar 2018 - 4.300 militares ocupam posições para início da atividade de combate simulado

Comentários 4

  1. mauricio matos says:
    8 anos atrás

    O EB poderia iniciar a produção da versão 8×8 seria um complemento do 6×6.

    Responder
  2. FERNANDO says:
    8 anos atrás

    Eita, que BOM.
    Imagina uns 400 por ano para o exterior.

    Responder
    • Rs says:
      8 anos atrás

      A produção anual plena da fábrica é de cento e poucas unidades.

      Responder
  3. Tomcat4.0 says:
    8 anos atrás

    Que venham as encomendas!!!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval