A Embraer adiou o primeiro voo do seu supercargueiro KC-390, sua maior aposta comercial no mercado militar para os próximos anos. A decisão foi tomada para ‘priorizar a segurança de voo’, segundo fontes da empresa.
O protótipo do avião cargueiro desenvolvido em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), com investimentos estimados em R$ 4,6 bilhões, vem passando por testes dinâmicos em solo na fábrica de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
Os testes dinâmicos são feitos com o acionamento dos equipamentos e movimentação do avião na pista de testes da fábrica. A empresa ainda não confirmou oficialmente o adiamento do primeiro voo, que deve ficar para o início de 2015.
A Embraer tem 28 encomendas da FAB. O valor total do contrato é de R$ 7,2 bilhões e inclui também o fornecimento de um pacote de suporte logístico com peças sobressalentes e manutenção. A empresa tem mais 32 pedidos firmes para oito clientes.
O KC-390 é um jato bimotor, com capacidade de 23 toneladas e velocidade de até 870 quilômetros por hora, que pode ser usado como reabastecedor aéreo, no transporte militar, em operações de busca e salvamento, resgate e evacuação, e em operações humanitárias.
A estimativa da Embraer é de que nos próximos 15 anos serão vendidos cerca de 700 cargueiros desse porte no mundo.
FONTE: Estadão
Ricardo, pra categoria a qual o Kc-390 pertence ( entre 20 e 25 tons.) ele é sim um super cargueiro e agregará tecnologias que cargueiros possantes( já na ativa ) ainda não utilizam.
Fica fazendo política e aí dá nisso . . . . . .
E cada coisa que a gente lê. O que uma coisa tem a ver com a outra? Quer dizer que do seu ponto de vista se a Embraer recebesse o Rogozin o KC-390 voaria nesse ano?Amigo fica tranquilo o KC-390 vai voar com ou sem o Rogozin no começo do ano que vem.No mais parabéns para ela que não recebeu aquele p*lhaço do Rogozin que não tinha e não tem nada para oferecer para ela, pelo contrario os Russos são concorrentes da mesma com o superjet.
Não creio que termos tais quais “palhaço” caibam como argumentação alguma, sei lá fica mais como ponto de vista, não vejo nisto mérito, mas talvez seja diferente para quem se acostumou com forças armadas tuteladas por Estados Unidos e os ditos aliados. Não falo por questão ideologica nao, embora tenha posições bem claras a este respeito, o que não aceito é o País ceder a sua soberania assim tão fácil, quase que por telefone. Então agora fica assim, se uma empresa de defesa do Brasil pretender receber alguem tem que antes ligar para o Tio Sam e perguntar se pode . . . Ora, que defesa é essa? E quanto ao palhaço é apenas mais uma roupa colorida, como é colorida a bandeira americana, que por vezes se confundem, ao meu ver.
Chamar o KC-390 de supercargueiro é um pouco de exagero, não? Esse é um anão perto do C-17 Globemaster.
Poxa que pena! Não vejo a hora de ver esse possante no ar!
Então aguardamos até 2015!
Tava muito bom para ser verdade esse voo inaugural ainda em 2014.
A segurança em primeiro lugar, se não for possível voar este anos, que seja em 2015.
“A empresa tem mais 32 pedidos firmes para oito clientes” São pedidos firmes mesmo ou só intenção de compra?