Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Indústria de Defesa

Embraer é uma das candidatas a oferecer avião de combate aos EUA

Luiz Padilha por Luiz Padilha
13/08/2016 - 13:59
em Indústria de Defesa
5
0
compartilhamentos
300
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

A-10 - McChord Air Expo 2012-06

Por Justin Bachman

(Bloomberg) -Ninguém tem mais amigos em Washington do que o A-10 Thunderbolt, um antigo avião de combate que ficou famoso por seu canhão Gatling de 30 milímetros e por sua durabilidade em batalhas no Oriente Médio e em conflitos entre o Congresso e a Força Aérea dos EUA.

O avião, apelidado de “warthog” (“javali”) por seu aspecto deselegante, data do início dos anos 1970 e foi construído para dizimar tanques soviéticos que nunca surgiram por trás da Cortina de Ferro. Essa besta com asas sobreviveu a numerosos combates contra a aposentadoria porque seus aliados políticos repeliram os vários esforços do Pentágono para derrubá-lo.

Segundo o orçamento atual do Departamento de Defesa, o A-10 voará até 2022. Embora os parlamentares americanos possam liberar recursos para manter o jato depois de 2022, a Força Aérea dos EUA começou a avaliar alternativas para a missão de oferecer apoio aéreo aproximado a tropas terrestres.

O futuro do A-10 faz parte de um debate militar muito mais amplo relacionado ao apoio aéreo aproximado e a que tipo de conflito os EUA enfrentarão, disse Richard Aboulafia, analista da Teal Group. Os EUA devem se concentrar em ameaças reais, como uma agressão da Rússia ou da China, ou em combates de intensidade menor, que Aboulafia chama de “incêndios florestais”, em lugares como Afeganistão e Síria?

A-10 - McChord Air Expo 2012-05

O A-10 dos anos 1970 já não é viável contra um adversário importante como a Rússia, disse ele. Oponentes menores, como o Estado Islâmico e outros grupos terroristas, dão uma missão ao A-10, já que o inimigo não possui uma defesa aérea digna de crédito.

“Não há muita vontade política para novos Iraque, Síria e Afeganistão”, disse Aboulafia em entrevista por telefone. “Mas se esse for o futuro, então em todos os aspectos faz sentido continuar financiando algo como o A-10”. Se não for empregada a frota atual de mais de 280 A-10, então quem deve cumprir a missão? A seguir, algumas das opções que vêm sendo ventiladas nos círculos militares. (Sua famosa arma de 30 milímetros pode não sobreviver à transição).

AT-6B

Beechcraft AT-6 Wolverine

O AT-6 é uma aeronave leve de ataque capaz de transportar uma variedade de bombas e foguetes guiados por laser. Trata-se de uma variação armada do T-6 da Beechcraft, que é usado por vários países no treinamento de pilotos. Além disso, o avião é um turboélice, o que pode levantar alguns questionamentos no Pentágono e no Capitólio. “Com um avião baixo e lento, diante de um adversário com algo mais que uma AK-47, você terá um problema sério”, disse Aboulafia.

A-29 Afeg-4

Embraer A-29 Super Tucano

O Super Tucano é uma aeronave militar leve de apoio aéreo que o Congresso já adquiriu — para a Força Aérea do Afeganistão. A Embraer fabrica alguns de seus aviões na Flórida, com apoio da Sierra Nevada, e o modelo foi vendido a vários países, como Angola, Brasil, Colômbia, República Dominicana e Mali. Muitos desses países usaram o modelo em batalhas contra insurgentes. O Afeganistão planeja empregar seus 20 A-29 contra o Taliban. Uma razão pela qual o A-29 pode não se transformar no substituto do A-10 é o fato de não ter exercido papel de combate para nenhuma força aérea robusta, como as de Israel, Coreia do Sul, França e EUA.

Textron-AirLand-Scorpion

Textron Scorpion

A Textron divulga há mais de dois anos o seu Scorpion, um “jato tático multimissões” de baixo orçamento, para governos e exércitos de todo o mundo. O argumento de venda: um preço de apenas US$ 20 milhões por avião, aproximadamente. E embora o modelo não tenha sido desenhado para apoio aéreo aproximado de tropas terrestres, o Scorpion pode ser adaptado e “não é algo fora da realidade”, disse o general da Força Aérea Herbert “Hawk” Carlisle no início deste ano. “Fizemos alguma pesquisa”, disse ele sobre o Scorpion. “Estamos apenas mantendo nossas opções abertas”

FONTE: UOL

Tags: A-10A-29AT-6Scorpion Textron
Notícia Anterior

Empresa americana abre sua primeira unidade de manutenção de hélices no Brasil

Próxima Notícia

Carros de Combate Leopard 1A5 do Exército Brasileiro em ação!

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

Esquadrilha da Fumaça retoma apresentações públicas

20/03/2022 - 11:01
Aviação

US Special Ops querem que A-29 Super Tucanos ataquem terroristas na África

11/06/2019 - 20:13
Geopolítica

USAF: Competição para aeronaves de ataque leve tem final indefinido

20/01/2019 - 10:35
Carregar mais
Próxima Notícia

Carros de Combate Leopard 1A5 do Exército Brasileiro em ação!

Comentários 5

  1. Otavio says:
    6 anos atrás

    Tem muita política neste contexto e muito lobby, os contribuintes que se danem.

    Responder
  2. HMS_TIRELESS says:
    9 anos atrás

    Não vejo o A-10 dando baixa em 2022. A meu ver ele vai se juntar à “galeria matusalém” da USAF, hoje presidida com honras pelo BUFF (B-52) e onde estão a família C-135 e o T-38 Talon. Contudo ele será empregado em CAS, e até como forma de poupar as células, em conjunto com outras plataformas como drones e aeronaves turbo-hélices. E é nessa última categoria que se apresenta o Super Tucano como a melhor alternativa disparada.

    Responder
  3. Marco says:
    9 anos atrás

    O papel e do Super Tucano sem duvidas! Com munição leve guiada não tem como ser mais letal. A associação com a Boeing esta trazendo excelentes frutos. O ST trabalha no mesmo envelope e na mesma função quando em contra insurgência. Não podemos esquecer que a guerra econômica Tb tem que ser ganha, suprir e manter combate com muito menos recursos. Persistência! A alma deste pequeno guerreiro chamado Super Tucano. Os foguetes guiados provavelmente substituirão o poderoso 30mm, se tiver saudade da munição coloca o pod canhão e pronto! Qual seria o substituto da .50 numa nova versão do ST? Acho que não tem!

    Responder
  4. Augusto says:
    9 anos atrás

    Vai ser substituído por um drone e uma aeronave leve (at-6 ou ST)

    Responder
  5. Leonardo Rodrigues says:
    9 anos atrás

    O A-10 ainda voará por muito tempo na força aérea americana. Há um carinho misto a efetividade da aeronave em conflitos assimétricos como contra o Daesh e o talibã.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval