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Home Indústria de Defesa

FAP estaria interessada em 6 C-130J Super Hércules

Luiz Padilha por Luiz Padilha
12/08/2014 - 15:43
em Indústria de Defesa
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CC-130J

Segundo nota oficial divulgada pela Força Aérea Peruana (FAP), e repercutida na imprensa local, aquela instituição estaria estudando a aquisição de novas aeronaves de transporte, até um total de seis exemplares.

Em 2011, a FAP tentou a compra de dois turboélices C-130E usados por US$ 74 milhões, através da Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA – Defense Security Cooperation Agency) do governo dos Estados Unidos, mas a transação não se efetivou devido a firme recusa de parlamentares peruanos em autorizarem a aquisição desses aviões, considerados por eles um tanto desgastados. Na atualidade, a preferência peruana continua focada no Hércules, mas especificamente na versão avançada C-130J Super Hércules.

CC-130J

Enquanto outras Forças Aéreas no continente anunciam encomendas do novo Embraer D&S KC-390, jato de transporte militar e reabastecedor previsto para entrar em serviço com a Força Aérea Brasileira em 2017-18 e considerado o substituto do Hércules, o Peru sinaliza uma clara preferência pelo quadrimotor fabricado pela estadunidense Lockheed Martin.

A FAP já utiliza há quase 40 anos alguns exemplares da antiga versão L-100, 20 deles com muito sucesso. Outra opção considerada pelos peruanos, e discutida na nota, poderia envolver a encomenda do Airbus Defense and Space A-400M Atlas, uma aeronave de uma classe superior mesmo ao C-130J.

Tags: C-130J Super HérculesForça Aérea Peruana
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Comentários 4

  1. stadeu says:
    11 anos atrás

    “””Empresas lusas da área tecnológica pretendiam participar da construção do novo avião militar da Embraer, mas a sua proposta não foi considerada elegível pela companhia brasileira, segundo noticia esta quinta-feira o “Diário Económico”.”””

    “””””Lisboa – O consórcio de empresas portuguesas da área de tecnologia que havia sido formado para concorrer ao projeto KC-390, da Embraer, foi excluído pela companhia brasileira. A candidatura do consórcio Compass não foi considerada elegível, segundo um esclarecimento do Ministério da Economia prestado a deputados do Partido Socialista (PS) e revelado pelo “Diário Económico” esta quinta-feira.

    “A candidatura do consórcio que reúne a oferta portuguesa na área de sistemas e “software” foi considerada não elegível, tendo a decisão de não elegibilidade sido comunicada ao promotor, encontrando-se presentemente a ser analisadas as respectivas alegações”, explicou o ministro da Economia na mesma nota.

    As informações dadas pelo Ministério da Economia surgiram no âmbito de questões colocadas pelos deputados socialistas Rui Paulo Figueiredo e Paulo Campos, quanto ao envolvimento das empresas portuguesas no projecto do grupo brasileiro, que já tem capacidade industrial instalada no mercado luso.

    O consórcio Compass é liderado pela Empresa de Engenharia Aeronáutica (EEA) e inclui empresas como a Novabase e a Critical Software, tecnológicas portuguesas que já têm vários anos de experiência internacional, com clientes espalhados por diversos mercados.

    O KC-390 é um avião de carga militar que a Embraer está a construir e que deverá ficar pronto para ser comercializado em breve. Várias partes deste cargueiro estão a ser construídas em Portugal, na fábrica que a Embraer tem em Évora e na sua participada portuguesa, a OGMA (a Embraer detém 65% da companhia).

    Esta quarta-feira a própria OGMA anunciou a entrega de mais uma fuselagem central destinada à nova aeronave de transporte militar da Embraer. Com a dimensão de 10,5 metros, este é um dos vários elementos do KC-390 que estão a ser fabricados em Portugal.

    Além da fuselagem central, a OGMA é também responsável pela fabricação e montagem de componentes do compartimento do trem de aterragem. Estas peças são fabricadas em material compósito e ligas metálicas.

    Nas instalações da OGMA, situadas a Norte de Lisboa, são ainda fabricados e montados os lemes de profundidade para esta aeronave de transporte militar, cujo primeiro voo deve ser feito já no final deste ano, segundo a empresa portuguesa.

    “O envolvimento da OGMA neste projeto reflete a confiança na indústria aeronáutica portuguesa. Além das equipas de produção, estão diretamente envolvidos nas atividades de industrialização deste projeto, cerca de 50 técnicos altamente qualificados, com competências que envolvem a engenharia, planeamento, qualidade, compras e logística”, refere a OGMA em comunicado.””””

    Via PortugalDigital

    Portugal comprará KC 390 ?.

    Responder
    • stadeu says:
      11 anos atrás

      Meia falha, só meia.

      Responder
    • Lucas Senna says:
      11 anos atrás

      stadeu, as empresas que foram eliminadas em questão iriam fornecer outros sistemas, além dos que já haviam sido negociados. A participação portuguesa continua de pé, e várias peças da fuselagem além de algum eletrônicos serão feitos lá, além de possível montagem para a Europa.

      Responder
  2. Gallito says:
    11 anos atrás

    Parece que a ” chamada integração Unasul “, passa bem longe do Peru !

    Responder

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