Um sistema de observação ancorado, desenvolvido pela empresa Israelense Sky Sapience, o Hovermast é um sistema único de vigilância e observação concebido para aplicações militares e de segurança, apoiando forças táticas de manobra, unidades especiais da polícia, controle de fronteiras, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) para missões em ambientes terrestres e marítimos.
O sistema foi entregue e entrou em uso operacional pelas Forças de Defesa de Israel logo depois de concluído o seu desenvolvimento em 2013. Uma versão naval também foi desenvolvida, proporcionando um sensor de alta capacidade para pequenos barcos. Em 2015, a Israel Aerospace Industries (IAI) juntou-se à desenvolvedora do Hovermast, a SkySapience, para integrar o sistema dentro das soluções ISR abrangentes que a IAI oferece para segurança militar e civil.
Concebido como um sistema híbrido, combinando um sistema aéreo não tripulado (UAS) e plataforma ancorada, o Hovermast integra a sofisticada autonomia e controle de um UAS com a resistência, robustez e segurança de sistemas de aeróstatos ancorados.
Ligado ao solo (ou a um veículo) por um cabo de amarração que ascende energia, comando e controle e transmite os fluxos de vídeo do sensor e metadados, o HoverMast tem energia infinita para manter a resistência da missão ilimitada, pairando em posição em alturas de até 150m acima do solo.
Ao contrário do aeróstato mais leve do que o ar, que requer um extenso suporte logístico, o Hovermast usa a propulsão multi-rotor para gerar sustentação, manter a posição e mover-se ao longo da “âncora” de amarração. Mantém dinamicamente a posição e a altitude, quando o veículo se move ou estaciona em um declive lateral, ou sob rajadas de vento de 25 nós.
A plataforma é projetada para transportar até 18 kg de carga útil. O sensor primário usa uma carga útil EO de múltiplos sensores, avançada e leve, capaz de detectar uma pessoa a quilômetros de distância, mesmo em noites escuras. Outros sensores suportam diferentes aspectos da coleta e suporte de inteligência, incluindo telêmetro laser, radar de vigilância terrestre, relé de comunicações, estação base de celular, sensores eletrônicos ou acústicos e mais.
O Hovermast opera como um sistema totalmente automático, usando uma combinação de dois rotores contra-giratórios e quatro rotores estabilizadores controlando a sustentação, a altitude e a orientação. A plataforma pode ser levantada em segundos a uma altitude de 150 metros acima do solo, para fornecer uma visão “além da colina” de 360°. Operado por uma única pessoa, o sistema é independente, contido em um recipiente compacto e pesando cerca de 300 kg, que pode ser instalado em uma caminhonete ou veículo tático, em veículos blindados, ou em uma plataforma não tripulada. Usar um sistema autônomo e operação automática significa que a carga logística é reduzida dramaticamente – em comparação com UAVs ou sistemas baseados em aeróstatos.
O Hovermast pode ser totalmente integrado a qualquer veículo de combate ou de missão especial – tanque, comando ou posto de comando avançado, proporcionando uma visão elevada do terreno e alvos dentro de sua linha de visada. O sensor elevado se conecta diretamente ao veículo operacional, mas pode também estabelecer conexão sem fio com usuários remotos, incluindo centros de comando, redes de ISR e outros operadores.
A operação do sistema é simples e intuitiva. Levantamento e retração são realizados girando um interruptor. O veículo está constantemente monitorando a sua posição, altitude e estado de funcionamento e emite avisos de alerta para o operador sobre velocidade excessiva do vento, perda de potência, mau funcionamento ou qualquer outra questão que poderia exigir retração. O sistema se retrairá automáticamente se necessário. Ao contrário das cargas montadas em mastro que devem ser niveladas à posição vertical, o sensor ancorado pode ser desdobrado de uma inclinação de até 20 graus.
Uma das principais vantagens do sistema ancorado é a sua capacidade de operar no espaço aéreo civil, tal como em cidades e outras áreas sensíveis onde as operações de sistemas aéreos não tripulados (UAS) são restritas ou proibidas. Visto que o Hovermast não é classificado como um veículo aéreo, sua operação não é limitada por regulamentos do espaço aéreo, embora o operador seja obrigado a manter a segurança operacional, mantendo o contato visual com a plataforma.
DIVULGAÇÃO: Rossi Comunicação
Sempre defendi algo assim espalhado pelo Brasil.
Estilo balões.
Mais efetivo do que um radar em terra e mais barato do que manter um AWACS voando 24 horas.
Podia haver isso inclusive em alto mar, caso não seja proibido.
Me parece que a vantagem de um tipo de produto assim é não consumir combustível. E ser melhor que um radar em terra.
O produto brasileiro é o ORBIS da Skylab.
Procura no Google que tu acha.
Se não me engano tem um projeto brasileiro similar que foi usado na Copa do Mundo mas ao invés de um UAS se usava um balão com o mesmo tipo de equipamento de vigilância…
Um equipamento ideal híbrido poderia ter além do recurso dos motores do UAS como também um balão de hélio adicionado acima para diminuir o esforço enquanto em uso estacionário…