A unidade de defesa da Iveco, em Sete Lagoas, entrega hoje ao Exército a centésima viatura blindada de transporte de pessoal, média de rodas (VBTP-MR) Guarani.
O próximo passo da parceria é a elaboração de uma viatura blindada de reconhecimento (VBR). A previsão de entrega do protótipo é de cinco anos. Apesar de aproveitar a mesma plataforma, o veículo será mais veloz, terá blindagem reforçada e artilharia mais pesada, podendo ser usado em missões de reconhecimento. A meta é que substitua o Cascavel, fabricado pela Engesa a partir dos anos 70 e usado na Guerra do Golfo.
Contratos de até R$ 6 bi
Chefe da equipe de Absorção de Conhecimento e Transferência de Tecnologia do projeto Guarani, o capitão Euter Martins Mozer afirma que a viatura blindada de reconhecimento tem poder de fogo igual ou superior aos de modelos anteriores. Além disso, terá uma blindagem antimina mais potente e velocidade maior. O contrato entre a Iveco e o Exército brasileiro pode chegar a R$ 6 bilhões.
No último ano foi anunciada a fabricação de ~ 82 unidades e esta notícia chegando a centésima, nos trás boas perspectivas. Qual a cadência de fabricação e os recursos poderão ser contingenciados? Visto que 100/ano, dariam o número inicial de 2.000 veículos em 20anos ( conforme divulgado ).
Serão mais 15 anos ao todo para no total 2044 unidades mais as 16 do lote inicial. A produção irá aumentando gradativamente até o último lote.
Ninguém lembrou que a sinergia entre o Exército e a FAB fez com que o KC390 fosse projetado para transportar dois Guarani de uma vez só! Então, em termos de exportação, um pode alavancar o outro…
mas ele só transporta um segundo as especificações da Embraer, foi usado como modelo o Patria 8×8 mas no pequeno espaço acho que não cabe 2 Guaranis 6×6, podem caber 3 linces ou Humvees mas 2 Guaranis não.
O EB está de mãos dadas com os italianos da INVECO podia aproveitar esse namoro e desenvolver um projeto para substituir nossas sucatas M113.
Que legal!!! Esse Guarani é um projeto de sucesso!
Eu estava pesquisando sobre o guarani esses dias e me deparei com um blog americano sobre forças de defesa, achei interessante já pelo título que era “O Brasil soube fazer o dever de casa” e eles elogiaram muito esse projeto, se encontrar o link posto aqui. Até que está rápida a Iveco porém temos que analisar que o EB substituirá todos os Urutus e Cascavel logo, vai demorar um bocado.
Sds.
a expectativa é de 100 à 120 veículos por ano, já entregaram o centésimo e a linha de produção continua a todo vapor, creio que em 2 anos no máximo todos os Urutus já terão sido superados em números pelo Guarani… Agora é aguardar o VBR pra substituir o Cascavel.
Não sei bem o porquê, mas gosto muito desse blindado, muita gente acha que o KC390 será um sucesso de vendas, cantam vitória antes do tempo, eu acho que este blindado Iveco é que vai fazer o Brasil ganhar novamente os louros de grande fabricante de armas, pelo menos no que se refere a blindados leves sobre rodas, para mim vai vender que nem pão quente.
E o Exército parece estar satisfeito com os resultados das unidades já entregues, não se ouve falar em defeitos mesmo que pontuais com essas viaturas, o que dá a entender que elas estão satisfazendo os requisitos.
Falta agora a versão de 90mm , outra adaptada um lançador com quatro Igla-S antiaérea e outra com os MSS 1.2, será que seria pedir demais?
Topol, não acho que o EB irá investir em um canhão de 90mm como o Cascavel, pelo que ouvi e deu a entender das intenções do comando será um canhão de 105mm à 120mm, para dar mais poder de fogo e cumprindo duas funções: Reconhecimento e Caça-Tanques