Por Guilherme Wiltgen
A Saab apresentou no seu stand na LAAD Defence and Security 2025, a VBTP-MSR 6×6 Guarani equipado com o radar Giraffe 1X.
Para divulgar o produto à mídia especializada, Johan Reis, Diretor senior de Mkt e Vendas de Business Area Surveillance, realizou uma apresentação do radar e suas aplicações.
O Giraffe 1X é um radar AESA 3D que opera na banda X oferecendo um excelente desempenho e disponibiliza recursos abrangentes de guerra eletrônica (Electronic Counter-Countermeasure).
Giraffe 1X é um componente de vigilância aérea ideal no domínio Ground Based Air Defence (GBAD) que fornece aos comandantes de defesa aérea terrestre dados de alvos de qualidade para engajamento, detecção de drones e detecção e alerta de contra-artilharia, foguetes e morteiros (C-RAM), em uma única solução. Ele é o sensor principal para um sistema Very Short Range Radar (VSHORAD) e pode ser usado para complementar sistemas GBAD maiores ou como uma solução Counter-UAS (C-UAS), explicou Johan Reis.
Um produto com várias aplicações, dimensões reduzidas e capacidades superiores, é facilmente integrado a qualquer tipo de plataforma móvel ou estrutura fixa, capaz de ser instalado em uma ampla gama de veículos, desde caminhonetes a blindados, como o Guarani do Exército Brasileiro, que se encontrava exposto no stand da Saab com o radar Giraffe 1X instalado.
A capacidade do Drone Tracker oferece desempenho de detecção de UAV (Unmanned Aerial Vehicle) de última geração. Ele detecta e rastreia pequenos/mini-UAVs, conseguindo distingui-los dos pássaros com uma taxa de alarme falso reduzida.
Para o emprego naval, o radar pode ser instalado em pequenas embarcações, como a lancha CB90, da própria Saab, ou Navios maiores, como Patrulhas, OPVs e Corvetas, como as da classe Pohjanmaa, da Marinha Finlandesa, que adotou a Solução Multisensor Sea Giraffe, que inclui o Sea Giraffe 1X.
Atualmente a Saab está com um radar Sea Giraffe 1X instalado em uma embarcação autônoma CB90, com resultados muito positivos.
O peso total do sistema é de 150 kg e o peso da parte superior é de 100 kg. O baixo peso do sistema, aliado ao baixo consumo de energia, faz do Giraffe 1X uma excelente opção para Forças Terrestres e Navais.
Ainda segundo Johan, a manutenção desses radares poderá ser executada no Brasil, através da Unidade de Sensores e Serviços da Saab Brasil, localizada em São Bernardo do Campo/SP.
Tinha um florista que propunha ao EB, desenvolver uma versão transportavel do Saber-20.
Acredito que seria extremamente viável.
Talvez com uma pequena modificação no desenho da antena do radar.
Duvido,a Saab consegui abaixar o preço de aquisição e manutenção do seu produto já estabelecido no mercado para vencer a licitação e automaticamente enfraquecer um futuro concorrente.
Sempre lembrar que no EB
o custo de aquisição, manutenção e operação é levado a sério.
Só seria viável a aquisição desse radar Saber se o preço de aquisição,operação e manutenção fossem muito mais barato que o radar girafe.
O EB ainda teria que investir uma grana preta para desenvolver esse radar e com o corte orçamentário tenho certeza que as prioridade são outras.
Não sei ao certo más acho que o SABER M-20 tem características que o permitem agir contra alvos aéreos.
O ideal seria uma versão do SABER M-60 adaptada para veículos, como os Guaranis.