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Home Indústria de Defesa

LAAD: Saab detalha progresso no programa Gripen NG

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
04/04/2017 - 22:24
em Indústria de Defesa
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A Saab, empresa de defesa e segurança, apresentou hoje (04 de abril) as atualizações no programa Gripen NG para o Brasil, na Laad International Defence and Security, no Rio de Janeiro. As novidades incluem um anúncio sobre a primeira aeronave da Força Aérea Brasileira e o desenvolvimento da versão biposto do caça, que já foi iniciado no Brasil. A Saab também confirmou mais parcerias com empresas brasileiras.

“Grandes avanços estão ocorrendo no programa Gripen para o Brasil. A primeira aeronave para a Força Aérea Brasileira está em produção na fábrica da Saab, em Linköping (Suécia)”, disse Mikael Franzén, chefe da unidade de negócios Gripen Brasil na Saab.

“Além disso, engenheiros brasileiros estão participando do desenvolvimento e da integração dos sistemas do caça. Vemos uma excelente interação entre brasileiros e suecos, e muito entusiasmo por parte dos brasileiros que fazem parte do programa Gripen”, complementou.

A versão biposto do caça Gripen NG está sendo desenvolvida no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN – Gripen Design and Development Network), inaugurado em novembro de 2016, na planta da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O local, projetado para ser o centro de desenvolvimento tecnológico do Gripen no Brasil para a Saab e a Embraer, junto às empresas e instituições brasileiras parceiras, já conta com 56 engenheiros trabalhando em suas instalações – 40 brasileiros e 16 suecos.

“A transferência de tecnologia continua avançando, a fim de garantir que as empresas brasileiras adquiram todo o conhecimento relacionado à produção e manutenção do caça”, explicou Franzén.

A Saab também confirmou que a fábrica de aeroestruturas do Gripen será instalada na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Nomeada Saab Aeronáutica Montagens (SAM), a fábrica irá gerenciar a cadeia de suprimentos e produzir partes estruturais da aeronave, como as asas e as fuselagens traseira e dianteira do caça.

Novas cooperações

A Saab anunciou dois novos acordos para o programa Gripen NG, com a empresa Atmos Sistemas e com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que irão trabalhar no programa Gripen para o Brasil, assim como Embraer, Akaer, AEL Sistemas, Atech e Inbra.

Atmos Sistemas

A Atmos Sistemas aumentará as capacidades de manutenção de componentes para os sistemas de sensores do Gripen, como equipamentos de radar e de guerra eletrônica. A empresa também será responsável pela manutenção de componentes para esses sistemas no país. Isso ajudará a garantir uma solução de manutenção eficiente em termos de custo para a plataforma Gripen, além de uma excelente disponibilidade para o sistema de armas completo.

DCTA

O DCTA estabelecerá a captura de requisitos para a fase inicial, a serem utilizados no desenvolvimento de futuros sistemas complexos de caças. São seis programas de cooperação de Pesquisa e Tecnologia junto aos institutos do DCTA, desde design de aeronaves até engenharia aeroespacial.

Programa de transferência de tecnologia

O envolvimento antecipado do Brasil no projeto e desenvolvimento do Gripen NG garante à Força Aérea Brasileira e à indústria do país acesso a todos os níveis de tecnologia, atuais e futuros. O programa de transferência de tecnologia para o Brasil teve início em outubro de 2015 e se desenvolverá ao longo de cerca de dez anos.

Atualmente, cerca de 150 engenheiros brasileiros estão participando de treinamentos teóricos e práticos na fábrica da Saab, na Suécia. Mais de 30 profissionais já retornaram ao Brasil e a maioria está trabalhando no GDDN. Mais de 350 brasileiros irão participar no programa de transferência de tecnologia. Serão mais de 60 projetos, com duração de até 24 meses.

Tags: Gripen EGripen E/FJAS39 Gripen ESAAB
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Comentários 3

  1. mateus says:
    8 anos atrás

    Wellington, o BTX é um treinador avançado, não uma aeronave de 4.5° geração, que é provavelmente o melhor em sua categoria, com muitas características de uma aeronave de 5° geração.

    Responder
  2. Wellington Góes says:
    8 anos atrás

    Nada mais do mesmo.

    Quanto aos que acham que estamos avançando satisfatoriamente, o BTX Boeing e SAAB já voou, mas o Gripen E/F……….

    Responder
  3. mf says:
    8 anos atrás

    Melhor comprar feita pelo Brasil nas últimas décadas, quem viver verá os frutos. Demos uma dentro finalmente.

    Responder

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