Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Indústria de Defesa

Parceria Embraer-ThyssenKrupp quer usar Brasil como base de exportação

Luiz Padilha por Luiz Padilha
04/04/2019 - 08:17
em Indústria de Defesa
5
Jackson Schneider - presidente da Embraer Defesa e Segurança

Jackson Schneider - presidente da Embraer Defesa e Segurança

345
compartilhamentos
1.3k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Rodrigo Carro e Gabriel Vasconcelos

O presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, disse ontem que a empresa, em parceria com a alemã ThyssenKrupp Marine Systems e o estaleiro catarinense Oceana, planeja exportar produtos de defesa naval a partir do Brasil. ThyssenKrupp e Embraer, mais a Atech, fazem parte do consórcio Águas Azuis, que foi escolhido pela Marinha do Brasil para construir quatro corvetas a partir de 2020.



Ontem foi oficializado, na LAAD Defense & Security 2019, evento da área de defesa, no Rio, o resultado do processo de seleção que culminou, no fim de março, com a vitória do consórcio Águas Azuis na concorrência internacional aberta pela Marinha para a construção das corvetas classe Tamandaré. O estaleiro Oceana (SC) foi subcontratado pelo consórcio para construir as embarcações.

“Toda conversa e todo o compromisso com a ThyssenKrupp é [no sentido] de criar uma base de indústria de defesa no Brasil para vender soluções para outros países com necessidades semelhantes a estas que estamos desenvolvendo para a Marinha do Brasil. Queremos e vamos exportar a partir do Brasil”, disse Schneider.

A vitória do Águas Azuis fortalece a posição da Embraer no mercado brasileiro de defesa, avalia o executivo. A estratégia de expansão da Embraer passa também, segundo ele, pela exploração do mercado de defesa terrestre. “Consolida a nossa posição no mercado de defesa brasileiro, para além do mercado no qual nós somos tradicionalmente conhecidos, que é o de aeronáutica, também com soluções na área de defesa naval. E algumas soluções de defesa terrestre em outros projetos em que estamos envolvidos”, afirmou.

Rolf Wirtz, presidente executivo da ThyssenKrupp Marine Systems, afirmou que a parceria com a Embraer representa oportunidade de alcançar o mercado de defesa dos BRICs, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ThyssenKrupp, fornecedora de tecnologia naval para submarinos não-nucleares e navios, pretende usar parcerias com empresas brasileiras para alavancar sua participação no mercado sul-americano e, também, em outros países da área de influência do Brasil.

“Trabalhar com a Embraer é uma grande oportunidade para nós, porque enxergamos muita demanda, não apenas na América do Sul, mas também em países com os quais o Brasil tem uma boa relação”, disse Wirtz. “[Os BRICs] são apenas parte da área de influência, dos laços do Brasil, e onde a Alemanha tipicamente não tem [ligações]. Nós queremos alavancar isso muito mais.”

Wirtz afirmou que o acordo com a Embraer é parte de estratégia de formação de uma rede global de parceiros na qual a ThyssenKrupp pode usar acordos para desenvolver produtos. “Vamos ter mais conversas a respeito [de exportar a partir do Brasil], mas podemos explorar esta vertente. Tendo um bom estaleiro no país, estabelecido da forma como nós construímos navios, um pouco diferente de outros, nós vemos uma boa oportunidade de colher [frutos] disso.” “Temos outras demandas específicas que podem ser atendidas a partir do Brasil”, afirmou.

Embora o consórcio responsável pelas quatro corvetas tenha sido escolhido, a contratação das armas e sistemas embarcados ainda está em aberto, segundo o diretor de gestão de programas da Marinha do Brasil, vice-almirante Augusto Petrônio. “Esses equipamentos [sugeridos no projeto vencedor] serviram para que esse consórcio competisse. Mas, como estamos entrando na fase contratual, vamos passar por um processo de negociação e algumas coisas podem ou devem ser alteradas.”

Ele citou, por exemplo, o equipamento de medidas de apoio à guerra eletrônica, conhecido como MAGE. “[Este sistema] a Marinha está tentando desenvolver e pode ser facilmente substituído”, indicou. No projeto entregue pelo consórcio liderado pela Thyssen, é listado um MAGE produzido pela espanhola Indra. “Temos interesses comerciais e, enquanto agentes públicos, temos que defender o melhor dispêndio de recursos”, disse Petrônio.

Fonte: Valor Econômico



Tags: Consórcio Águas AzuisJackson Schneider presidente da Embraer Defesa e SegurançaLAAD 2019
Notícia Anterior

LAAD 2019 - Akaer utiliza realidade virtual para desenvolver projetos de ferramental aeronáutico

Próxima Notícia

LAAD 2019 - Tecnologias expostas na maior feira de defesa da América Latina, receberam apoio da Finep

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Defesa Aérea & Naval

Navio Classe Tamandaré – TCU arquiva denúncia e libera construção de navios da MB que vai gerar 2 mil vagas em SC

09/12/2019 - 15:53
Aviação

Como se faz o KC-390, avião da Embraer que leva 3 tanques ou 1 helicóptero

06/06/2019 - 20:46
Indústria de Defesa

Apesar de contingenciamento, projeto Corvetas Classe Tamandaré não volta atrás, diz vice-almirante

17/05/2019 - 10:27
Carregar mais
Próxima Notícia
Míssil antinavio MANSUP desenvolvido pela SIATT em conjunto com a Avibras para a Marinha do Brasil

LAAD 2019 - Tecnologias expostas na maior feira de defesa da América Latina, receberam apoio da Finep


Não há absolutamente nenhuma chance de encontrar melhores ofertas para peças de carros do que aqui!

Na Auto-doc



Você não encontrará melhores peças de reposição para o seu carro do que aqui!

Nesta loja de autopeças

Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Submarino ‘Riachuelo’ (S 40) realiza com sucesso os primeiros testes de imersão estática

Operação Aderex Aeronaval Escudo Antiaéreo 2019

Com a presença do Presidente Bolsonaro, a Marinha do Brasil, Naval Group e ICN realizam a integração do segundo submarino Scorpène brasileiro

F-39 Gripen FAB4100: Conheça em detalhe o moderno caça brasileiro

Gripen E: Saab entrega o primeiro caça inteligente à FAB

BAE Systems Bofors AB: canhão naval Bofors 57 MK3

BAE Systems Bofors AB: canhão naval Bofors 40 Mk4

  • Home
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval