Piriou, DCNS e KERSHIP ganharam um contrato para fornecer à Marine Nationale (Marinha Francesa), quatro navios Offshore Support and Assistance Vessels (BSAH), juntamente com sua manutenção associada.
A Marinha francesa pretende utilizar os BSAHs para a implantação de forças para operações no mar. O contrato foi adjudicado por The French Defence Procurement Agency (DGA) para a KERSHIP, uma empresa conjunta criada por Piriou e DCNS para assegurar a gestão do programa. O contrato inclui um pedido firme de dois navios e uma opção para mais dois navios.
Piriou vai garantir a concepção e construção de navios, os quais são caracterizados por um elevado grau de versatilidade e autonomia de 30 dias. DCNS, na sua qualidade de co-contratante para estudos de concepção militares, fornecerá os sistemas de bordo de comunicações e será responsável pelo Through-Life Support (TLS) ao longo de um período de até cinco anos.
Pascal Piriou, CEO do Grupo Piriou, disse: “Este contrato representa uma significativa parte de nossa carga de trabalho na França para os próximos três anos. É a combinação de um lance que ganharemos tanto em termos de conteúdo técnico e preços e no que diz respeito à solução industrial, com base em 100% em produção
França.
KERSHIP tornou-se claramente o fulcro da nossa colaboração com a DCNS em que estamos nos concentrando os conhecimentos específicos necessários para ganhar encomendas de exportação futuros, graças à visibilidade criada pelos contratos e B2M BSAH “.
Pierre Legros, diretor de programas a DCNS, disse: “DCNS consolidou sua posição como um importante parceiro da Marinha Francesa, oferecendo seu cliente, em parceria com Piriou, os navios que atendam às necessidades exatas das unidades operacionais.
Por meio de sua empresa de joint KERSHIP, DCNS é capaz de oferecer um catálogo completo dos navios compactos e de médio alcance, apoiados por especialistas franceses, a partir de navios de patrulha offshore para embarcações especializadas de apoio (B2M e BSAH navios multi-missão). KERSHIP também é capaz de capitalizar a experiência original do OPV L’Adroit, desenvolvido pela DCNS com o seu próprio financiamento e colocados à disposição da Marinha Francesa durante os últimos quatro anos. “
Este contrato abrange a concepção e construção de navios de 70 metros com um deslocamento totalmente carregado de cerca de 2.600 toneladas. As duas primeiras unidades deverão ser entregues em 2018, com as outras duas unidades, devido em 2019.
A diversidade de missões exigidas pela Marinha francesa levou à proposta de um tipo de navio de abastecimento com uma capacidade de reboque de 80 toneladas, a uma velocidade de 14 nós e autonomia significativa de cerca de 30 dias de operação sem reabastecimento. Os navios serão equipados com um barco de 8 metros e barcos semi-rígidos, bem como um guindaste permitindo o embarque e desembarque de contêineres, e também poderá acomodar mergulhadores, armas de transporte e munições, dar apoio a um submarino durante um stop-over, e implantar uma barreira anti-poluição.
Sobre Piriou
Envolvidos na construção, reparação, serviços de engenharia e naval desde 1965, Piriou é especializado na produção de embarcações de médio porte até 120m de comprimento com elevado valor acrescentado através de uma combinação de engenharia de alta performance e uma rede global de zonas industriais na Europa, África e Ásia.
Com mais de 400 navios construídos e entregues em todo o mundo, Piriou fornece, em uma escala global, soluções sob medida, bem como uma gama completa de vasos padronizadas ou customizadas que satisfazem os requisitos de armadores internacionais, sejam eles privados ou públicos, civis ou militar. www.piriou.com
Sobre KERSHIP
KERSHIP é uma empresa conjunta fundada em 2013 por Piriou (55%) e DCNS (45%). Uma aliança baseada na complementaridade das respectivas experiências e know-how, onde Piriou com 50 anos de experiência na área de engenharia e construção de navios civis e DCNS, líder mundial em defesa naval, para ser capaz de responder à crescente demanda internacional por navios armados de luz para a ação do Estado no mar. KERSHIP oferece uma ampla gama de navios de até 95m, destinados para as marinhas, guardas costeiras, costumes e instituições científicas. www.kership.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
A proa parece um iate de luxo, a popa um rebocador grande.
O interessante é que já se constrói uma embarcação bem parecida aqui em Santa Catarina. Seria muito fácil adapta-la para uso militar.
Uma dúvida: qual seria a utilidade de um navio desses para a MB?
A MB tem um projeto próprio “semelhante” a este francês. Onde pretende adquirir 6 Rebocadores de Alto Mar de pequeno Porte (RbAMP) na faixa de 2900t. Estes navios são, na minha visão o melhor complemento para os nossos futuros NaPOcs e os atuais Amazonas, que um de nossos distritos navais poderia ter. É uma plataforma multifuncional, apesar de ser um pouco lento, pode encarar mar agitado, fazer patrulha, busca e salvamento, rebocar, fazer transporte de cargas, atuar em zonas de vazamento de óleo, transportar cargas, boias e entre outras coisas em seu convéns… É uma plataforma que agregaria mais funcionalidades a MB e tudo em um único casco.
Sds ao colega.
E o melhor de tudo, já tem estaleiros qualificados para fazer esse tipo de navio aqui no Brasil.
Um casco como esse, sem bem projetado e eficiente em suas funções poderia agregar facilmente algumas vendas ao Brasil, seja aos nossos vizinhos de atlântico, na costa Africana, ou na América Latina, haja visto que alguns destes países incorporaram ou tem buscado navios semelhantes para as suas marinhas nos últimos anos… O problema será quanto vai custar cada navio para verificar se este pode competir em pé de igualdade com propostas estrangeiras… Devido ao custo Brasil, provavelmente será um preço salgado, o que é uma pena… O que deixa DCNS, Damen, Rolls-Royce e outros estaleiros com o domínio do mercado.
Sds ao colega.