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Home Indústria de Defesa

Portugal desiste da compra do navio francês polivalente ‘Siroco’

Luiz Padilha por Luiz Padilha
31/07/2015 - 13:17
em Indústria de Defesa
21
PHOTEX MISSION BALISTE POUR LE LIBAN A BORD DU SIROCO

PHOTEX MISSION BALISTE POUR LE LIBAN A BORD DU SIROCO

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PHOTEX MISSION BALISTE POUR LE LIBAN A BORD DU SIROCO

clippingO ministro da Defesa Nacional assinou hoje despachos segundo os quais o Estado português desiste da compra do navio polivalente logístico francês Siroco, embora mantendo-se no mercado para adquirir equipamento semelhante.

Segundo fonte ministerial, os responsáveis máximos pelos ramos das Forças Armadas lusas identificaram incompatibilidades de operação entre o navio de fabrico francês e outros equipamentos, por exemplo os helicópteros EH-101, relativamente aos pesos sustentados pelo hangar do Siroco.

Contudo, apesar de não ir oficializar uma proposta junto do Estado francês para comprar o referido navio, avaliado em cerca de 80 milhões de euros, o Ministério da Defesa instruiu os chefes militares para procurarem um navio polivalente logístico compatível, uma vez que a sua aquisição consta da Lei de Programação Militar, com uma verba estipulada de 50 milhões de euros.

No início de junho, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, confirmou estarem em curso negociações com as autoridades francesas para tentar reduzir os cerca de 80 milhões de euros pedidos.

O Estado francês indicara o mês de setembro como o prazo-limite para entregar o Siroco a um eventual comprador.

FONTE: Diário Digital com Lusa

Tags: TCD Siroco (L 9012)
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Comentários 21

  1. dilson queiroz says:
    10 anos atrás

    ……..no Paraguai tem muito mais generais que soldados dadas as devidas proporções,que no Brasil..é até motivo de anedota lá mesmo…..

    Responder
  2. André Luis says:
    10 anos atrás

    Senhores o problema nunca foi as FA`S muito menos o comando das mesmas, vocês sabem qual é o problema……..’não tapem o sol com a peneira”.

    Responder
  3. Celso says:
    10 anos atrás

    Wolfpack…..resumindo…eh tudo isso q vc escreve complemento……muito cacique pra pouco indio….e segue a banda. Sds

    Responder
  4. Wolfpack says:
    10 anos atrás

    Pessoal, estamos caminhando para uma Marinha de cabotagem, costeira e olhe lá. Estamos totalmente sem ferramentas para cumprir a missão de proteger águas além no nosso mar territorial e e estamos deixando a zona exclusiva de exploaração econômica entregue aos aventureiros de plantão. Precisamos urgentemente repensar nossas Forças Armadas. O que queremos e o que podemos ter como forças de defesa, este pensamente deveria nortear as ações das três forças. O que ocorreu com plano nacional de defesa? E alguém pensa em tocar na atual configuração das Forças Armadas? Pareçe que temos muitos Generais, Brigadeiros e Almirantes em comparação com paises com o mesmo tamanho de forças combatentes. Alguém pensa em mudar as regras de pensão? E tornar tudo mais profissional nas três forças?

    Responder
  5. dilson queiroz says:
    10 anos atrás

    ………..a MB compraria o San Giusto italiano?………

    Responder
    • Dalton says:
      10 anos atrás

      O San Giusto deverá ser retirado de serviço em 2022 com quase
      30 anos de serviço e os outros 2 deverão ser retirados entre 2019
      e 2020 com cerca de 32 anos de serviço desde que seja cumprido
      o calendário de descomissionamentos da marinha italiana.

      Responder
  6. Gabriel says:
    10 anos atrás

    Bom para MB seria a Classe Makassar ,cumpre a missão e cabe no orçamento!
    A MB precisa de um choque de realismo , o dia que acontecer teremos um plano de modernização da frota que realmente poderá ser tirado do papel.

    Responder
    • Delta says:
      10 anos atrás

      Você lia o “editor de opinião” do outro site e acreditava?? Que pena…

      Abraço.

      Responder
  7. Carlos Crispim says:
    10 anos atrás

    Mais um a desistir dessa bomba, espero que o Brasil não entre nessa, mas é a cara do Brasil, né? Pagar barato por uma porcaria e depois viver no estaleiro gastando milhões em manutenção, vide o SP, esse negócio está prontinho para ser jogado na nossa goela, devem estar com as carteiras coçando, meu Deus, esse navio é uma verdadeira bomba relógio! Vamos rezar para essa porcaria não aportar por aqui…

    Responder
  8. Luiz Gabriel Garcia says:
    10 anos atrás

    Padilha, quais as chances reais de a MB ficar com esse brinquedo ?

    Responder
  9. BrunoFN says:
    10 anos atrás

    Um comparativo … O SP … nos custou ate hj 320mi … o Siroco .. q e navio usado … com o cambio atual … custa algo proximo de 500 mi ….. ficou inviável … a MB precisa de forma urgente um meio do tipo .. mas por esse valor …. n da .. da pra entender o lado da MB …

    Responder
  10. EXbrazil says:
    10 anos atrás

    Padilha, acho que no meio deste imbróglio politico-econômico, não rolará nenhuma situação de compra, nem Makassar, nem Sirocco, nem reforma do Ceará, que está boiando em Belém.

    Responder
  11. Celso says:
    10 anos atrás

    Nesta de valor mais proximo da realidade do Makassar, com toda a certeza a q fica bem perto eh a informada pelo Padilha……150 mio de euros.
    Mas nem concebo q este valor seja c o navio totalmente equipado…ai devem entrar ainda equipamentos especificos q sao requeridos por cada forca em seus respectivos paises…entao parece q estamos bem perto da conta de padaria….rsrsrsrrs Sds

    Responder
  12. joaodocaminhao says:
    10 anos atrás

    Da pra dizer por alto, quanto seria o valor aproximado da realidade um Makassar Padilha?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Mais de 150 milhões de euros.

      Responder
  13. Alex says:
    10 anos atrás

    Padilha, li que o valor dos Makassar do Perú ficaram em torno de 50 milhões, um já foi entregue e os outros( parece que serão mais 2) estão sendo construidos no Perú.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Isso não é verdadeiro.

      Responder
  14. oseias says:
    10 anos atrás

    Parece que esse navio é relativamente moderno. Será dá para comprar esse navio junto com as plantas de construção?
    O Mistral é meio dispendioso, mas esse navio parece ser o tamanho certo para o Pronanf.

    Responder
  15. Diego says:
    10 anos atrás

    Para comprar e manter um Siroco daria para comprar e manter 2 Makassar e ainda sobra!
    Emfim… Portugal fez o correto e espero que o Brasil nem cogite sua aquisição!!
    Um abraço a todos.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Diego, as informações nas quais vc se baseou, são furadas. Os valores que foram publicados em outro site, estão completamente fora da realidade. Chequei os valores com uma empresa que participou da construção desses navios e os valores são muito, mas muito superiores aos que informaram. Dito isso, não se preocupe porque Makassar na MB não rolará.

      Responder
      • Diego says:
        10 anos atrás

        Caro Padilha o problema dos custos do Siroco é a moeda, o Euro no caso, o que difere no caso do Makassar! Se o Makassar “rolasse” aqui em nossa marinha seria uma boa aposta, enfim é minha opinião e respeito opiniões contrarias.
        Forte abraço!

        Responder

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