O Ministério Público do Trabalho (MPT) começou em abril de 2018 um atuação preventiva aos postos de trabalho atuais da Embraer, considerando a veiculação de diversas matérias na mídia informando a venda de sua área de aviação comercia e os possíveis impactos nos postos de trabalho em razão da possível transferência da cadeia produtiva para solo americano, já que a Boeing está sediada e concentra suas plantas industriais de montagem final de aeronaves nos Estados Unidos.
Representantes dos sindicatos metalúrgicos de São José dos Campos e de Botucatu afirmaram, em uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, que uma possível união das empresas pode gerar riscos para os empregos de 18 mil funcionários. A Embraer, convidada à audiência no Senado, não enviou qualquer representante.
Nenhuma das notícias divulgadas pelos meios de comunicação do país nos últimos meses faz menção ao tema “preservação do patamar de empregos no Brasil”. Os fatos apurados pelo MPT e os elementos de convicção dos procuradores apontam para a possibilidade de uma possível redução dos postos de trabalho da empresa Embraer, ou até mesmo o encerramento de suas unidades produtivas no Brasil, com a transferência de tecnologia e profissionais altamente qualificados para fora do país.
O MPT encaminhou nesta segunda-feira (21) notificação recomendatória ao Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, pedindo que a União condicione o possível acordo comercial de venda da Embraer para a Boeing mediante à garantia de postos de trabalho no Brasil. O intuito é impedir que eventual decisão pela controladora sobre transferência de atividade econômica ao exterior resulte em demissões em massa.
Durante reunião realizada no Ministério da Defesa, o procurador do MPT, Rafael de Araújo Gomes ressaltou que o objetivo do MPT é de atuar na preservação de empregos no país.
Só em São José dos Campos (SP), considerando empregos diretos e indiretos, 30% da população economicamente ativa pode ser atingida.
Segundo o procurador, a União tem o poder de uso da ação de classe especial (‘golden share’) na Embraer, o que permite vetar pontos referentes à transferência de seu controle acionário. O objetivo desse mecanismo é resguardar interesses nacionais, particularmente em casos de risco de interrupção das atividades industriais após negociações.
De acordo com o procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, o intuito da instituição é encontrar a melhor solução para a preservação de empregos sem gerar impactos negativos à negociação. “Nosso interesse é ajudar a solucionar o problema. Nós não temos o menor interesse em desvalorizar a Embraer”, disse.
O Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, demonstrou preocupação com os reflexos da negociação em relação à extinção de postos de trabalho e disse que um grupo de trabalho interministerial está acompanhando a negociação. Luna afirmou ainda que o ministério atua na defesa de interesses nacionais.
A União tem o prazo de 15 dias para que informe sobre o cumprimento da recomendação, bem como para que apresente as informações adicionais pertinentes. A não observância das recomendações expedidas pelo MPT podem implicar na adoção de “todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis em face dos responsáveis”.
Assinam a notificação recomendatória o procurador-geral, Ronaldo Fleury, e os procuradores Ana Farias Hirano e Rafael de Araújo Gomes.
Com informações da assessoria de comunicação do Ministério Público do Trabalho.
FONTE: Carta Capital
Existe um site , em que um cidadão usa de três a quatro pseudônimos , quando comentas ele usa suas personagens , para te cercar , e tentar denegrir até pessoalmente ,e parecer ser maioria age assim com todos , mas nunca é censurado , ou advertido , etc , já os demais são censurados e advertidos Penso que o próprio site usa estes personagens para de uma forma indireta, defender seus pensamentos e interesses !!
O que não ocorre aqui no DAN. Quando censuramos, normalmente é porque o leitor usa palavrões, termos chulos (Chulo significa grosseiro, rude, ordinário. É um adjetivo masculino também usado para qualificar aquilo que tem pouco valor, que vale uma ninharia) e desvia totalmente do foco do assunto em questão. Portanto, basta seguir nossas regras de conduta, que os comentários sempre serão aprovados.
correção , estas personagens .
Vergonha do Brasil.
Bem de censura em censura , meus comentários passaram a serem censurados aqui, será porque devo apoiar estes acordos completamente nocivos ao Brasil , e ou a comentar o que nos acontece a décadas de submissão aos interesses estrangeiros, por nossas Castas Corporativistas ,que não se importam com a Nação ?
Jose, enquanto vc insistir em usar termos pejorativos em seus comentários, os mesmos não serão aprovados. Se vc quiser expor sua opinião, faça, mas sem o uso de expressões ou palavras que aqui no DAN não serão aceitas.
Enquanto não acontecer o que tiver que acontecer (takeover, fusão, 3a.empresa ou sei lá o que) não dá pra malhar.
A Bombardier mesmo recebendo subsídios bilionários do governo canadense vendeu a CSERIES para a Airbus. A pressão sobre o governo e sobre a Embraer deve estar grande.
Vendeu participação num único projeto e não toda sua aviação comercial. São questões diferentes, mas que na maioria dos meios de comunicações não especializados, este fato sequer é mencionado. Por motivos óbvios, não perder dinheiro com uma empresa do porte da Boeing. Todos os analistas que a imprensa não especializada fala em favor do negócio, são analistas financeiros, ou seja, de bolsa de valores e não analistas do mercado de aviação.
Perfeito teu pensamento ! Desta forma passa a ideia de que a Imprensa de forma geral esta a favor , deste tal acordo de **Parceria** , como muitos aqui insistem em colocar,* Parceria é meio a meio em uma terceira empresa e não 20% X 80% , que parceria é esta ?
* PARCERIA – este tipo de parceria , é quando um Patrão coloca um Empregado como Interessado no Negócio e para não ter que Indenizá-lo , ficará sempre na saudade , até que um dia o PaTrão lhe oferecerá uma Mixaria por sua parte .
Não deveria nem se cogitar na possibilidade deste “negociata”. Vamos abrir vagas de empregos nos EUA e fechar aqui. Que país é este, que trata a sua população assim? Aliás, este governo que aí está, não tem moral e legitimidade para fazer qualquer coisa!
Fonte é a CartaCapital. Mas ok, vamos lá.
Eu não sei porque a mídia fica ainda apertando essa tecla de que a Embraer sera “vendida” como um todo, quando será apenas uma fusão entre as asas comerciais da Embraer e da Boeing. Isso é muita desonestidade da parte da mídia.
Concordo!
Não entendi essa de ” a Fonte é a Carta Capital, Mas ok, vamos lá ” ?
Você esta dizendo que os fatos aqui expostos na reportagem não são verdadeiros ?
Matheus , a nossa Media não aperta nada , pelo contrário, mas de um Belo CIAO a EMBRAER !!
Fusão, é isto?! Tá de sacanagem?!?
Estou decepcionado com a censura do DAN
MODERAÇÃO: Rafa, não se trata de censura. Você no seu comentário cita outro site, concorrente do DAN, e coloca algumas opiniões pessoais sobre como eles estão tratando e se posicionando. Se o DAN libera o seu comentário, nós estaremos “endossando” o seu posicionamento.
Sabemos que se fosse lá, o seu comentário seria publicado, poderia até ser deletado posteriormente, mas seria publicado.
É justamente nesse ponto que nos diferenciamos deste site. Agradecemos a compreensão!
Ué? E onde tá a novidade nisso? Basta pegar a história das aquisições ou compras ou fusões de uma empresa por outra para se dar conta de que após a troca de direção, mais dias ou menos dias, os novos donos vão promover um ‘rearranjo do layout do organograma da empresa’, como reza o bom eufemismo para dizer que dois (trabalhadores) não vão ocupar o espaço de trabalho onde basta um, de modo que alguém vai levar um pé na bunda 🙂
sou leigo mas esse acordo se confirmando pôde da adeus embraer só livros história. uma parceria é uma coisa mais simplesmente vender uma das mais importante empresa do país é outra coisa
Cesar parceria ! O Rato com 20% e o Gato com 80% , bela parceria !!