Durante a 54a edição do Paris Air Show 2023, a Thales e a PT LEN comemoram um novo marco em relação às capacidades de proteção do espaço aéreo da Indonésia com a entrega futura de 13 radares de vigilância aérea de longo alcance Ground Master 400 Alpha e o sistema de comando e controle associado (SkyView ).
O ressurgimento de confrontos geoestratégicos aumentou significativamente a demanda por proteção do espaço aéreo. Além de aeronaves e mísseis, os UAVs agora também constituem uma ameaça à soberania do espaço aéreo. As soluções de vigilância aérea da Thales selecionadas pela PT Len fortalecerão a soberania e proteção do espaço aéreo da Indonésia.
Reconhecido pelo desempenho na detecção de ameaças a longa distância e baixa altitude, o GM400 Alpha fornece consciência situacional superior para detecção precoce, ajudando as forças armadas a aprimorar a soberania do espaço aéreo. A arquitetura digital do radar garante que ele permaneça resiliente a novas ameaças, ataques cibernéticos e táticas de guerra eletrônica.
O SkyView, um sistema completo de comando e controle (C2), cobre grandes áreas geográficas e garante a integração total dos Centros de Operações Aéreas da Indonésia nos níveis local, regional e nacional. O Skyview fornece uma imagem de vigilância aérea precisa e integrada de 360° por meio dos radares táticos Ground Master (GM) 400 Alpha, fáceis de implantar e comprovados em combate. Assim que a ameaça aérea é detectada e identificada, os efetores relevantes podem ser selecionados e ativados.
Este contrato abrangerá os próximos anos com a Thales construindo os radares e a solução de Comando e Controle e a PT Len construindo as estações de radar, fornecendo a instalação e integração dos sistemas, incluindo o gerenciamento de obras civis para o programa, apoiado pela Thales. A PT Len fabricará alguns componentes dos radares localmente, construindo capacidades indígenas locais, contribuindo para o fortalecimento da indústria de defesa local da Indonésia.
Este marco consolida ainda mais a colaboração estratégica entre a PT Len e a Thales, que anunciaram em novembro de 2022 a criação de uma joint-venture que começará com atividades locais de Manutenção, Reparo e Revisão para radares em serviço com a Aeronáutica da Indonésia. Força, projetada para iniciar as operações no início de 2024. Tópicos adicionais de cooperação serão explorados, incluindo radares, sistemas de comando e controle, satélites militares e sistemas de gerenciamento de combate.
“A Thales tem orgulho de contribuir para proteger e aprimorar a soberania do espaço aéreo indonésio. Nosso compromisso com a Indonésia vai além de apenas fornecer equipamentos. Estamos entusiasmados em aprofundar nossa parceria estratégica com a PT Len para definir um roteiro para a modernização da defesa da Indonésia, incluindo o desenvolvimento de um centro aéreo nacional C2, bem como atividades locais de radar MRO”, disse Christophe Salomon, vice-presidente executivo de sistemas terrestres e aéreos da Thales.
“Nossa relação de trabalho com a Thales, que remonta a várias décadas, nos dá a confiança de que a Thales é o parceiro certo para nos ajudar a impulsionar o Defend ID. Este contrato de radar é mais uma prova de nossa forte parceria e visão alinhada para construir expertise localmente. Através deste projeto, a PT Len estará construindo a próxima geração de engenheiros de defesa na Indonésia”, disse Bobby RASYIDIN, Diretor Presidente, PT Len Industri.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN