Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Exército

Brigada de Infantaria de selva capacita sua Força de Prontidão no Pará

Luiz Padilha por Luiz Padilha
03/07/2023 - 15:40
em Exército
1
0
compartilhamentos
2.2k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Belém (PA) – Durante todo o mês de junho, o Comando Militar do Norte (CMN) e o Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) realizam o Exercício Força de Prontidão Operacional (FORPRON) para certificar a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) como uma organização militar pronta para cumprir com a missão de defender e proteger o território nacional.

Na prática, para alcançar o nível desejado de eficiência operacional, os militares passaram por diversos exercícios teóricos e práticos em três fases de adestramento: construtiva, virtual e viva. “Agora estamos na fase mais importante que é vir ao terreno e verificar se todo o planejamento e simulação na carta, tiveram efetividade. Por fim, este exercício vai certificar, mais uma vez, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva como Força de Prontidão do Exército Brasileiro para estar apta para cumprir com a missão de defesa da Pátria em qualquer parte do território brasileiro”, destacou o comandante de área, General de Brigada Veiga.

Alguns exercícios foram realizados bem próximos à população, como no bairro Cidade Nova, em Itupiranga, e ainda no terreno da Siderúrgica Sinobras, além de áreas de mata fechada na região, para simular o combate em ambiente de selva.

Para Alcione de Oliveira, coordenadora de habitação do bairro Cidade Nova, em Itupiranga, presenciar um treinamento do Exército de perto é satisfatório para todas as idades. “Está sendo muito legal para as crianças, elas estão eufóricas. E ainda é benéfico para as famílias porque nos passa um pouco mais de segurança”, destacou.

Para a criançada o adestramento é um show à parte e uma inspiração. “Quando eu crescer, quero ser igual a eles. Usar esta farda, esses equipamentos e defender as pessoas”, disse o Guilherme da Silva, de 10 anos, que seguia os militares em patrulha pelos quarteirões do bairro.

Estavam empregados mais de 1.600 militares, aproximadamente 120 viaturas terrestres, 29 embarcações e quatro helicópteros, sendo dois Jaguar e dois Pantera. A Certificação Força de Prontidão envolveu exercícios das tropas em ambiente de selva, com infiltrações pelos rios da Amazônia, pelo ar com as aeronaves, envolvendo resgate aeromóvel de feridos em confronto. De forma simulada, os militares agem de forma ofensiva e defensiva contra forças irregulares, colocando em prática todas as capacidades militares do Comando Militar do Norte. É importante destacar o Exército Brasileiro realiza os adestramentos dentro das normas de segurança, com a utilização de munição não letal.

Nesse contexto, ainda houve a participação da 26ª Brigada de Infantaria Paraquedista, sediada na cidade do Rio de Janeiro, que realizou a Operação Bumerangue de Selva Oriental, em Marabá (PA), empregando a Força Tarefa Santos Dumont e uma aeronave C-95 Bandeirantes da FAB. Cerca de 200 paraquedistas realizaram salto no céu de Marabá.

As atividades da FORPRON fazem parte do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), criado para implantar uma metodologia única de preparação de grandes efetivos. O Sistema é encarregado de planejar, coordenar e controlar a manutenção do nível de adestramento denominado “preparação completa”, disponibilizando tropas preparadas adequadamente nas mais variadas capacidades operativas da Força Terrestre.

Fonte: Comando Militar do Norte (CMN) e o Centro de Adestramento Leste (CA-Leste)
Tags: 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl)Comando Militar do Norte - CMNForça de Prontidão (FORPRON)
Notícia Anterior

Operação Ágata Conjunta Sul é a maior ação de combate aos crimes transfronteiriços, em 2023

Próxima Notícia

FAB participa de abertura oficial do Space Studies Program 2023

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Exército

Comando Militar do Norte realiza Estágio de Caçador

24/04/2025 - 11:36
Exército

Força de Prontidão – Comandante de Operações Terrestres visita Brigada de Cavalaria Blindada

13/09/2024 - 12:06
Exército

Tropas do Rio de Janeiro participam da Operação Encore

10/08/2024 - 11:16
Carregar mais
Próxima Notícia

FAB participa de abertura oficial do Space Studies Program 2023

Comentários 1

  1. BENTO RIBEIRO MAIA says:
    2 anos atrás

    É com muito orgulho e patriotismo que vemos essa demonstração de força de Nossas Forças de Selva, parabéns guerreiros. A Amazônia é nossa. Parabéns ao Repórter Luiz Padilha pela divulgação.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval