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Home Exército

Exército Brasileiro assina contrato com a IDV para obtenção de 420 VBMT-LSR Guaicurus

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
05/07/2024 - 10:48
em Exército
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A Diretoria de Fabricação (DF), na figura do seu Diretor, Gen Div Tales Villela, e o Presidente da IDV LATAM, Humberto Spinetti, assinaram o contrato de obtenção por nacionalização de 420 (quatrocentas e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa – Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) 4×4 Guaicurus, no escopo do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F Bld), a serem entregues à Força Terrestre nos próximos 10 (dez) anos.

O referido contrato engloba, além das plataformas veiculares, os serviços de integração dos sistemas de armas automatizado e de comando e controle, bem como a obtenção de ferramentais especiais para a manutenção da aludida plataforma veicular.

A presente contratação visa atingir níveis de nacionalização de, no mínimo, 50% do veículo ao final da obtenção, por meio de 3 (três) pilares principais:

  • Construção de infraestrutura local no Brasil para montagem das viaturas,
  • Fabricação de componentes em território nacional,
    fomentando a Base Industrial de Defesa (BID) e
  • Capacitação de mão-de-obra qualificada, gerando notável quantidade de novos empregos, diretos e indiretos.

Ademais, o contrato em questão permitirá que o Exército Brasileiro, por meio de sua comissão de engenheiros militares, que trabalha nas instalações da referida empresa em Sete Lagoas/MG, possa acompanhar os processos de fabricação e de nacionalização, proporcionando a absorção de conhecimentos quanto às tecnologias empregadas no processo de produção industrial da referida viatura.

FONTE: DF/EB

Tags: Diretoria de Fabricação (DF)Exército Brasileiro (EB)Iveco Defence Vehicles (IDV)Iveco Latin America (ILA)IVECO Lince 4x4VBMT-LSR GuaicurusViatura Blindada Iveco Lince K2Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) 4x4
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Comentários 23

  1. MHC says:
    10 meses atrás

    Esse nome Guaicuru não ficou legal.

    Responder
  2. B Lopes says:
    11 meses atrás

    Perdão…. há empresas brasileiras capazes de produzir um motor… mecânica…. eixos….rodas…. blindagem… sistemas…e tudo o mais necessário para um veículo desses??? Se há, tem um grande problema aí….se não, infelizmente, o caminho é buscar fora…

    Responder
    • Renan says:
      11 meses atrás

      Projeto 100% nacional jamais
      Sobre licença sim inúmeras
      Mas o fabricante não deixarás as filiais fo mundo parada pq o Brasil quer fazer localmente

      Responder
  3. Renan says:
    11 meses atrás

    Excelente notícia
    Geração de empregos aqui no Brasil e manter a fábrica ativa por 10 anos
    Espero que o Exército trabalhe para expansão d família guarani
    Focando na aquisição do centauro 2
    E nas versões faltantes do guarani 6×6, ambulância, comando e controle, guerra eletrônica, anti aéreo, etc
    E que compre mais mísseis ati carros nacionais mss1.2

    Responder
  4. Roberto says:
    11 meses atrás

    Tem um vídeo clássico no YouTube, na qual um caminhão do exército russ0 cai numa emboscada na estrada, e vira peneira…..

    Hoje tem muitos exércitos no mundo q utilizam caminhões blindados e penso q o Brasil deveria fazer o mesmo. Se não conseguir fazer a blindagem, contrate ou compre de outros ou de nações amigas, mas q na mecânica, nós temos de sobra, pois os melhores caminhões do mundo rodam em ruas, avenidas e estradas brasileiras. Caminhão blindado de blindagem leve, média e pesada e de tamanhos e números de eixos variáveis.

    Sou a favor das ffaa utilizarem utilitários blindados, visto os históricos das últimas guerras, mas se a indústria nacional participasse de projeto, processo seria bom p gerar empregos, renda, desenvolvimento e acalmar a opinião pública nacional, pois temos excelentes montadoras e indústrias de auto peças aqui no país. No texto, a fabricação de componente no Brasil é positivo.

    As ffaas armadas se equipando, é bom, é investimento, inteligência, comando, vontade e fé, vai ficar bonito na foto….., mas a pergunta clássica, vai tirar dinheiro p pagar isso como??!!!….
    Namastê
    Abraço

    Responder
  5. Jefferson B says:
    11 meses atrás

    Excelente compra!

    Responder
  6. Marujo says:
    11 meses atrás

    Com está compra, quantos Guaranis receberemos a menos?

    Responder
    • Colombelli says:
      11 meses atrás

      Bote 3×1

      Responder
      • Rafael Oliveira says:
        11 meses atrás

        Notícias anteriores diziam que o EB abriria mão de 150 Guaranis e que estava negociando quantos Gaicurus viriam em troca.
        Se realmente for verdade essa notícia, foi um pouquinho pior que 3×1. Deu 2,8×1

        Responder
  7. Breno says:
    11 meses atrás

    Um belo exemplo de veiculo que possui similar produzido pela AVIBRAS (Guará 4WS 4X4) que precisa de investimento das forças e do gov mas seguimos preferindo comprar de terceiros do que investir na produção local. Uma pena

    Responder
    • Chevalier says:
      11 meses atrás

      Pois é

      Responder
    • Rafael Oliveira says:
      11 meses atrás

      A Avibrás não produziu o Guará 4SW.
      Ela fez um protótipo.
      Para um protótipo virar um produto há uma grande distancia, a qual a Avibrás não conseguiu vencer.
      A própria Avibrás desistiu dele e Apresentou o Tupi (Renault Sherpa ) na licitação que a Iveco ganhou com o Lince/Guaicurus.
      Não sei porque tem gente que ainda pensa que o Guará seria viável.

      Responder
    • Jefferson B says:
      11 meses atrás

      O blindado da matéria é muito superior ao veículo proposto pela Avibras
      Arrisco dizer que o veículo Guaicurus é o melhor do mundo na sua categoria.

      Responder
      • eliton says:
        11 meses atrás

        Com base no que ele é o melhor do mundo? O que ele tem de tão especial assim?

        Responder
        • Virgílio says:
          11 meses atrás

          E o que não tem para não se-lo?

          Responder
          • Francisco says:
            11 meses atrás

            Caro Virgilio, Iveco/Fiat não é referência em robustez/durabilidade em nada, aliás os italianos podem ser referência em design, mas no resto deixam a desejar, basta ver, em carros Fiat, caminhões Iveco, motos Ducati, maquinas Fiatallis/New Holland, e quem já teve pelo menos um desses sabem bem o que falo, a propósito tive todos e posso afirmar que quanto a durabilidade deixam muito mas muito a desejar.

            Responder
            • Jefferson B says:
              11 meses atrás

              Jesus, tem gente comparando o veículo da matéria com os carros da Fiat kkkkk
              Que loucura tremenda.

              Responder
              • Francisco says:
                10 meses atrás

                Não é comparação com o carro da Fiat amigo, mas sim com a qualidade dos produtos italianos, o exemplo do carro só foi para uma melhor compreensão/ilustração que infelizmente não foi o seu caso, mas se você nunca teve um caminhão Iveco, uma maquina da FiatAllis entre outros veículos italianos fica difícil entender mesmo, agora faz o seguinte, pergunte para profissionais da área o que eles acham da mecânica da Iveco e depois me conte.

                Responder
                • Jefferson B says:
                  10 meses atrás

                  Pergunta para os engenheiros militares do EB. Eles escolheram o beiculo da matéria por ser o melhor em diferentes aspectos.produti italiano é excelente, produto brasileiro é excelente, produto ch8nes é excelente.
                  Não existe essa constatação absurda de que produto italiano é ruim, isso é uma paranoia sem realidade.
                  Há anos atrás o exército russo testou o veículo italiano de todas as formas, comparando com produtos russos. Até hoje tem um teste famoso com explosivos onde o veículo russo ficou destruído enquanto o italiano ficou íntegro.
                  Naquele momento a Rússia ordenou a compra do italiano e não o feito internamente na Rússia.
                  O veículo da matéria é excelente, preço justo, com parque de manutenção e empresa no Brasil.
                  O veículo já existe, é usado por vários países ricos, tem procedência inquestionável.
                  Eu não consigo imaginar motivo para não comprar o veículo, eu jamais compraria algo nacional em detrimento só melhor por mera bira de nacionalismo sem fundamento técnico.

                  Responder
                  • Francisco says:
                    10 meses atrás

                    Sério que você acredita que a decisão pelos Guaranis/Guaicurus/Iveco se deu por questões técnicas, não conhece nada da administração pública brasileira mesmo pelo visto, quanto a sua afirmação de não existirem produtos melhores em determinadas áreas de determinados países me obriga a encerrar o assunto depois de tal afirmação.

                    Responder
          • Juarez says:
            11 meses atrás

            Tudo que o Oshkosh MLTV tem.

            Responder
        • Renan says:
          11 meses atrás

          Montagem no Brasil gera empresas aqui

          Responder
          • Renan says:
            11 meses atrás

            Empregos

            Responder

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