Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Exército

Exército Brasileiro e dos EUA enfatizam parcerias no JRTC

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
09/02/2021 - 16:40
em Exército
1
Maj. Gen. Daniel R. Walrath e o Gen. Marcos de Sá Affonso da Costa

Maj. Gen. Daniel R. Walrath e o Gen. Marcos de Sá Affonso da Costa

0
compartilhamentos
1k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi o único país sul-americano a contribuir com tropas para a causa aliada e, 75 anos depois, o Exército Brasileiro voltou a se destacar com as forças norte-americanas como o primeiro exército sul-americano a treinar no Joint Readiness Training Center (JRTC).

Líderes militares dos EUA, incluindo o Adm. Craig S. Faller, U.S. Southern Command commander, Gen. Michael X. Garrett, U.S. Army Forces Command commander, Maj. Gen. Daniel R. Walrath, U.S. Army South commander e o Maj. Gen. Christopher Donahue, 82nd Airborne Division commander, reuniu-se com altos líderes militares brasileiros nos dias 1º e 2 de fevereiro no JRTC, para debaterem sobre a importância do exercício de treinamento bilateral.

“A presença e a participação dessa companhia aerotransportada brasileira em um dos centros de treinamento de combate do Exército representa a primeira vez que tivemos um exército parceiro da América do Sul participando”, disse Walrath. “Esta é uma continuação de 75 anos de história juntos, certamente um marco histórico, que vemos como apenas uma continuação de nossa parceria cada vez maior”.

A participação do Exército Brasileiro (EB) no JRTC, é o ponto alto de um planejamento de cinco anos desenvolvido entre o EB e o Exército Sul dos EUA, durante as Conversas de Estado-Maior entre os Exércitos. O Programa “Army-to-Army Staff Talks” promove esforços bilaterais para desenvolver parcerias profissionais e aumentar a interação entre os exércitos das nações parceiras.

“Estou orgulhoso do compromisso de longo prazo do Exército do Sul e do Exército Brasileiro de coordenação e preparação para este exercício nos últimos quatro anos”, disse Walrath. “Também estou orgulhoso de ver nossos parceiros do Exército Brasileiro alcançarem a primeira participação de um exército sul-americano em um centro de treinamento de combate dos EUA”.

Os líderes militares brasileiros receberam um briefing de missão e capacidades do JRTC, um voo pela área de treinamento, conhecida como “The Box”, onde os soldados são expostos a condições e situações para lutar contra uma força inimiga, e observaram uma operação aérea noturna da 82nd Airborne Division para a área de treinamento.

“Não dá para comparar o ambiente de treinamento no JRTC com o centro de treinamento de qualquer outro país, a única coisa mais difícil é o combate real”, disse Walrath. “A parceria com o Exército dos EUA oferece as melhores oportunidades para aumentar a prontidão e a interoperabilidade para enfrentar os desafios de segurança compartilhados”.

Ao solidificar a parceria entre o Exército Sul e o Exército Brasileiro, Walrath e o General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa, Chefe do Preparo da Força Terrestre do EB, assinaram um acordo técnico (não vinculativo) que prevê deveres e responsabilidades das unidades participantes ao longo da duração no JRTC.

“Primeiro, nossa participação resgata a história e as tradições dos paraquedistas no Brasil, pois foi aqui (Estados Unidos) que nossos pioneiros vieram na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, para aprender sobre técnicas aerotransportadas e introduzir a atividade aerotransportada no Brasil”, disse Affonso da Costa. “O retorno dos paraquedistas aos Estados Unidos, aqui no JRTC, é sem dúvida um marco para o Exército Brasileiro”.

O Gen Affonso da Costa mencionou que é importante notar que o Brasil é um grande aliado não pertencente à OTAN, e sua participação em exercícios combinados multinacionais, que simulam o combate, é muito importante para o Exército de sua nação. “O intercâmbio com o Exército dos EUA nos oferece uma grande oportunidade de aprender lições úteis para a evolução da doutrina e uma oportunidade de avaliar o grau de preparação operacional de nossas tropas, sua disciplina e motivação, além das capacidades do nosso Estado-Maior e da liderança dos nossos Comandantes. Também é hora de avaliarmos o material militar que usamos nas operações”.

Nos últimos cinco anos, o Army South executou uma série de intercâmbios de especialistas no assunto e reuniões de planejamento para ajudar a preparar o EB para as conversas de estado-maior entre os Estados Unidos e o Brasil.

“Embora a rotação seja o ponto alto do plano de cinco anos, não é o cume de nossa cooperação com eles”, disse Sam Prugh, adjunto da Divisão de Cooperação de Segurança do Army South. “Esta rotação representa a primeira de uma série de rotações de centros de treinamento de combate semestrais que o EB está planejando, com a próxima marcada para 2022 com a 101st Airborne Division e a 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel do Exército Brasileiro”.

Prugh mencionou que a rotação representa a primeira troca de unidades com o Exército dos EUA preparando-se para enviar uma empresa da 101ª Divisão Aerotransportada para treinar em novembro de 2021 como parte do exercício Southern Vanguard, que vai produzir cooperação de prontidão e segurança no Hemisfério Ocidental. “Nosso objetivo seria trocas de treinamento regulares ou de rotina; que a cada vez a gente se junta e treina, seja nos Estados Unidos ou no Brasil, que continuamos a elevar a complexidade e os desafios dos eventos de treinamento. Cada vez que o treinamento se torna mais difícil e desafiador, cada vez mais se fortalece o nosso relacionamento após cada evento. O objetivo é a interoperabilidade. Esperamos que os intercâmbios de treinamento com o Exército Brasileiro, tanto nos centros de treinamento nos Estados Unidos quanto no Brasil, ocorram de maneira rotineira”.

À medida que as oportunidades de treinamento entre os EUA e o Brasil se expandem no futuro, o Gen Affonso da Costa está otimista de que os eventos bilaterais irão forjar a amizade entre os dois exércitos. “Esperamos continuar a ver soldados brasileiros e norte-americanos juntos, em exercícios de alta intensidade, enfrentando em igualdade de condições as mais rigorosas condições do combate simulado, tanto nos EUA quanto no Brasil, programado para o ano de 2021 e além. Tenho certeza que esse intercâmbio aumentará visivelmente a qualidade na preparação das tropas do Exército Brasileiro. Acreditamos firmemente nos benefícios desse aumento nas trocas de treinamento das tropas e sabemos que nossos parceiros nas Forças Armadas dos EUA, por meio do Comando Sul e, em particular, do Exército Sul, têm a mesma opinião”.

Army-to-Army Staff Talks

No dia 23 de outubro de 2020, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) participou da videoconferência referente à XXXVI Conferência Bilateral de Estado-Maior (CBEM) entre o Brasil e os Estados Unidos da América. O evento contou com a participação do General de Brigada Daniel R. Walrath, Comandante do Exército Sul dos EUA (ARSOUTH); do General de Brigada Otávio Rodrigues de Miranda Filho, 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército; e de oficiais do Exército Brasileiro e do exército norte-americano.

Também participaram da atividade quatro profissionais de veículos da mídia brasileira especializada em defesa, entre eles o Defesa Aérea & Naval, em uma coletiva de imprensa. As autoridades entrevistadas encontravam-se na cidade de San Antonio, no Texas, e os jornalistas posicionados em seus respectivos escritórios no Brasil.

Guilherme Wiltgen, editor do DAN, durante a coletiva de imprensa. Foto: U.S. Army South via CCOMSEx

FONTE: US Army e EB

Tags: 101st Airborne Division12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromovel82nd Airborne DivisionExercício Culminating 2021Exército Brasileiro (EB)Fort PolkJoint Readiness Training Center (JRTC)U.S. Army SouthUS ArmyUS Southern Command
Notícia Anterior

Textron Aviation anuncia mais uma evolução na família Cessna: o Citation CJ4 Gen2

Próxima Notícia

Marinha dos EUA enfrenta problemas com os Super Hornet Block III

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Exército

Exército aprova relatório de Teste e Avaliação do Radar SENTIR M20

20/05/2025 - 06:11
Exército

Militares do Exército Brasileiro concluíram o Curso de Operação do Centauro II na Itália

08/05/2025 - 15:14
Exército

Militares do Exército se capacitam para uso de equipamentos optrônicos

08/05/2025 - 10:32
Carregar mais
Próxima Notícia

Marinha dos EUA enfrenta problemas com os Super Hornet Block III

Comentários 1

  1. Souto. says:
    4 anos atrás

    Boa tarde amigo Guilherme, alguma novidade sobre a compra dos obuses M-198 pelo EB aos EUA?

    obrigado.
    abraço.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval