O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, o art. 20, incisos I e XIV, do Anexo I do Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, e considerando o que consta nos autos 64535.014462/2025-15, resolve:
Art. 1º Fica autorizada a padronização, para o Exército Brasileiro (EB), do Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC) Reparo de Metralhadora Automatizado 4 (REMAX 4), da empresa Ares – Aeroespacial e Defesa S.A., para emprego geral na Força Terrestre.
Art. 2º A padronização do SARC REMAX 4, da Ares, permanecerá em vigor enquanto o referido material permanecer na estrutura de apoio logístico do EB.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
As guerras da Ucrânia e de Gaza encerram as carreiras de armas como: porta-aviões; MBT tanques de guerra pesados; destacam mísseis, avião estratégico, drones e submarinos.
Tudo é passageiro. Enquanto tivermos eleições livres eles vão embora um dia e outra mentalidade virá. Mas se a doutrina militar estiver firme nada muda nos próximos cinquenta anos nas FFAA.
Sim, eu sei da versão turca. Mas, com a modernização recente de motor, transmissão, suspensão, elétrica, rádios, etc, que os M113 do EB recém passaram, pode esquecer outra modernização dessa viatura. O programa das novas Viaturas de Fuzileiros (as verdadeiras VCI) essa em andamento no EB. Os M113 foram modernizados para ficar como estão e com a adição de torres REMAX em uma parte da frota. O futuro será a nova VCI. Claro que poderiam realizar a modernização para o padrão turco, mas não tem grana para tudo.
Caro Santamarinense.
Modernização focada na motorização e outros sistemas.
Os Turcos tem uma modernização focada na carroceria, que praticamente transforma o M113 em um VCI.
Para que gastar nosso dinheiro e investir em força militar, eles vão defender bandidos e traficantes. Por mim poderiamos gastar na nossa saúde e educação dos nossos filhos, eles não servem para nada mesmo.
Modernizar? De novo? Os M113 acabaram de passar por modernização.
Espero ver o EB aprovar os requisitos dos projetos TORC30 mm, Morteiro automático nacional, versão AAe, lança granadas etc do M113.
Uma modernização da plataforma pelos Turcos, seria mais que providencial.