Por Guilherme Wiltgen
Durante a inauguração da 1ª Companhia Anticarro Mecanizada (1ª Cia AC Mec) do Exército Brasileiro, o Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva anunciou a aquisição do míssil norte-americano FGM-148 Javelin, além de anunciar que o contrato para a compra de 98 unidades do Centauro II será assinado ainda em dezembro.
Em 2022, o Governo Brasileiro solicitou a compra de até duzentos e vinte e dois mísseis FGM-148 Javelin e trinta e três CLU (Command Launch Unit) via FMS (Foreign Military Sale) por um custo estimado em US$ 74 milhões.
A aquisição foi aprovada pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA) e submetida ao congresso dos EUA, justificando que a venda melhorará a capacidade do Exército Brasileiro em enfrentar ameaças futuras, aumentando sua capacidade Anticarro e que o Brasil não teria dificuldades em absorver essas armas em suas forças armadas. Segundo a DSCA, a proposta de venda do Javelin não alteraria o equilíbrio militar na região.
Centauro II
No mesmo evento, o Comandante do Exército anunciou que o contrato de aquisição do Centauro II será finalmente assinado até o final desse mês, passado praticamente metade do terceiro mandato do presidente Lula.
O programa Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8×8 (VBC Cav MSR 8×8) do Exército Brasileiro, teve como vencedor as empresas italianas de Defesa, Leonardo, Iveco e Oto-Melara, através do Consórcio Iveco-Oto Melara (CIO), que ofertou o Centauro II com canhão de 120mm, porém, antes da assinatura contrato para aquisição de 98 viaturas, no final do mandato do presidente Bolsonaro, a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, do qual o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para exercer seu terceiro mandato, considerou o contrato “lamentável” e, em tom de ameaça, disse que “Estudaremos o que pode ser feito a partir de janeiro”.
Esperamos que o atual governo respeite a decisão do Exército Brasileiro na escolha do VBC Cav-MSR 8×8, tendo em vista se tratar de uma aquisição de um programa de Estado e não de governo, que visa a modernização das forças blindadas do País.
Nem todo corrupto que conheço é petista, mas todo petista que conheço é corrupto. Simples assim, nem perco meu tempo em discutir com esse tipo de gente.
Qual parte os “entusiasmados militaristas” não entenderam que quase houve um golpe de Estado Militar em Janeiro de 2022 (com ameaça de ASSASSINATO do Presidente eleito e outros) e que Israel está perpetrando um genocídio continuado de Palestinos há quase dois anos e o Governo da Israel declarou o Presidente do Brasil de persona non grata???
E vamos comprar deles só porque o EB quer tecnicamente?
Os três finalistas cumprem os requisitos e a ESCOLHA é do comprador, e quem PAGA não é o EB!!!
Os militares BRASILEIROS tem dificuldade de entender o conceito de escolha política (desde o FX-2) e lamentavelmente o Presidente Lula contionua a não se impor como comandante em chefe…
Mesmo nos EUA, nem sempre o vencedor apontado pelos militares leva o contrato no Pentágono…
E AQUI ACHAM que tudo isso acima não deve ou pode ter consequências e o governo atual deve RESPEITAR (???!!) as decisões técnicas militares!!!
E o governo civil deve manter investimentos em armamento militar (sem pausa ou reestudo) como se nada tivesse acontecido ou continue acontecendo…
Este povo vive numa realidade alternativa “rosinha militar” e o governo civil tem de fazer de conta que uma boa parte do contingente militar (não determinável) segue não sendo confiável e continuando a ser uma ameaça potencial ao estado de direito democrático…
Voce é um dos exemplos de gente q é a causa do atraso deste pais. As narrativas de DCE da federal guarde pros bunkers ideologicos de narrativas que voces frequentam. Repito: nao meçam a inteligência alheia pela de voces.
Tuas palavras são equivocadas e ofendem boa parte dos militares e leitores deste site. Isso que você apresenta é uma postura infantil i parcial. Onede estão aqueles e considero você como um deles que falam já condenando. “ houve um golpe de Estado Militar em Janeiro de 2022” – até agora ninguém foi condenado por qualquer ato mencionado por você. E lembro que estado democrático garante presunção de inocência até ser condenado na última instância. Então por favor breca tuas palavras. Devo lembrar que atual presidente também foi condenado antes de qualquer julgamento pela mesma mídia que pertence grupo Globo, que hoje está ………….. dele. Então tenha prudência.
Sabe existe uma história. Dois juízes está sentados no bar. Entra um louco entra gritando se dirige um deles. Teu cachorro mordeu minha gata. Levei ao veterinário você tem que me pagar todos os custos. Juíz tira carteira pergunta quanto deu e paga. Depois de louco sair do bar outro juíz colega dele pergunta. Porque você pegou ele. Você não tem cachorro nem gosto de animais. O juíz acusado por louco responde. Não se sabe o que pode acontecer se ele entra na justiça. Vai que juíz me condena e vai ainda custar mais.
“ Israel está perpetrando um genocídio continuado de Palestinos” – deve lembrar quem começou este conflito. Não falo somente do atual mas em 1948 quando Egito, Jordânia e Syria junto com palestinos atacaram Estado do Israel com uma única opção. Acabar com Estado Dos Judeus e aniquilar este povo. Agora chegando atualidade. Quem foi que começou atual conflito? Quando hamas estava atacando ninguém falou sobre genocídio cometido contr Judeos. Quando Israel respondeu na altura que foi atacado virou genocida. Dois países, duas medidas. Até acusação de genocidio não partiu dos palestinos. Quem fez isso foi África do Sul, que um país tremendamente corruptora. Mais atual Premier do Israel por mais que está sobre “se procura” não foi preso por nenhum país onde passou até agora. Em janeiro de 2024 vai passar na Polônia em Auschwitz por causa de 80 anos de libertação deste campo. E Polônia falou que nem pretende se dar com qualquer mandato de prisão que está infundado.
“ E vamos comprar deles só porque o EB quer tecnicamente?” – sim exatamente por isso Estado Democrático de Direito está obrigado de comprar deles. Para isso foram criados leis para obedecer. Aquele que não cumpre lei está correndo risco de ser investigado, acusado, condenado e preso. Sei que „especialistas” do grupo que você representa desejariam fazer do próprio jeito e talvez nisso levar vantagens. Mas como menciona maior aliado do atual Presidente tv globo estamos vivendo no Estado Democrático de Direito e leis devem ser cumpridas. Por isso „ governo atual deve RESPEITAR … as decisões técnicas militares!!!„ porque se não respeitar vai infringir leis que são para todos no Estado Democrático de Direito.
„ o governo civil tem de fazer de conta que uma boa parte do contingente militar (não determinável) segue não sendo confiável e continuando a ser uma ameaça potencial ao estado de direito democrático…” – se tem alguma prova deve denunciar, porque saber e omitir é um crime e acarenta co-participação no crime, se não tem prova está simplesmente caluniando é isso pode ser denunciado por interessados é cobrado na Justiça Civil, porque nós estamos vivendo no Estado Democrático de Direito.
Narrativa Barata , Ao entrar em Israel e começar uma Guerra com execuções indiscutíveis e
com Barbaridades , aí se esqueceu …?
Estou falando isso. Você não intendeu?o Israel foi atacado, desde começo desde 1948. Israel não é agressor e vítima nestas histórias. Você não concorda com isso? Não entendo você. Não me vem com „narrativa barata”. Historia fala por se mesmo. Os Árabes e Palestinos são AGRESSORES, Israel está se defendendo. Você não entende só, ou não sabe ler?
Realmente. Depois desta frase „ Quando Israel respondeu na altura que foi atacado virou genocida.” deveria ter ? Assim ninguém poderia intender contrário. Desculpe.
Escrevo num tablet e não sei porquê o texto está em cinza muito claro. Não dá para corrigir depois de escrito. Por isso tem erros.
Vamos analisar seus critérios sobre aquisições bélicas, Gilberto, para entendermos seu conceito de compras de material bélico – aliado ao fato de que somos um país muito atrasado nesse tema.
1 A ideologia política é um fator determinante para compras militares;
2 Condições técnicas são dispensáveis, até porque não precisamos de um Exército profissional;
3 As condições que os EUA compram armas são critério para nós (já que temos um Exército amador, sem diretrizes próprias);
4 O governo deve manter “investimento” (contingenciamento);
5 O fato do Exército não custear o material faz dele dispensável;
6 Crise internacional é o que norteia se teremos ou não um arsenal;
7 Os fatos ocorridos na data citada nada tem a ver com certame militar mas o importante é que isso sirva de argumento.
Quando mencionei que somos um país atrasado em compras militares foi para indicar, Gilberto, que é possível atrasar ainda mais! O Prosuper foi cancelado: decisão estatal; o Projeto espacial ninguém nem fala, modernizar a frota de navios logístico não é necessário sabe-se lá porque e o governo não justifica, com o Helicóptero Sabre a FAB teve que engolir a seco uma decisão política onde eles não tem participação – embora operem o meio.
Sobre esses 7 fatores listados concluo que é sem pé nem cabeça, você envolve fatos nacionais e internacionais para justificar como deve ser composto nosso arsenal, algo como o que acontece ou deixa de acontecer interna e externamente é o que determina o que teremos em nosso poderio bélico. Sobre contigenciamento, é a forma como o Estado entende como deve ser gerenciados investimentos as Forças Armadas: o mínimo possível!
Enquanto os ESQUERDOPATAS estiverem no poder o PAÍS só vai regredir em todas as áreas !!
…mas estão esperando a picanha ainda…kkk
Alguns néscios ainda tem coragem de negar a interferência ideologica confessada pelo ministro da defesa e querer creditar os desmandos e atrasos deste governo, q está destruindo o país em todos os sentidos, gastao e irresponsavel, nas vostas do anterior. Tomem vergonha na cara. Nao julguem a inteligência e o caráter dos outros por si proprios. Tomem nota…algum dos partidos sabujos do governo vai judicializar a aquisiçao dos misseis ou o governo a sabotará. Este suplicio so termina em 27. Ps nem o atual ministro da defesa q ainda tem caráter aguentou se manter. Isso diz muito.
Excelentes compras contudo a nossa prioridade continua a serem mísseis anti-aéreos de média altura. Pois não temos nada nesse campo.
Calma. Estuda doutrina de defesa AA e as ameaçasxe veras q não é bom assim.
Boa noite serão 100mísseis Javelin e quantos lançadores?
Armamentos Tem que ter Prioridade Máxima . ..
Logística e Desenvolvimento de Tecnológicas
Será que a Crazy Horse tem alguma birra contra a Giorgia Meloni?
Nem mesmo veto ideológico se aplica contra a Itália.
Essa arrogância, essa petulância de “lamentável”..”estudaremos o que pode ser feito”. Que demonstra uma birra, uma imaturidade, uma neurose incurável dessa gente contra as Forças Armadas.
Não querem que os militares se metam na política, não deveriam se meter em questões relacionadas a aquisições totalmente baseadas em critérios técnicos, e da mais alta relevância e urgência para o país.
Vamos aguardar o desenrolar desta situação.
Na época havia um déficit de quase 200 bilhões em precatórios não pagos pelo governo passado. A declaração foi no sentido de analisar as prioridades do governo que recebia o Brasil com inflação de quase 10% desemprego altíssimo e sem recursos para nada. Contudo assim que houve a aprovação de um complemento do orçamento, a mudança no ministério e a chegada do novo comandante do exército o primeiro contrato para aquisição dos dois protótipos para os testes finais das viaturas foram assinados e os veículos vieram. Graças a isso agora o Exército pode solicitar a aquisição do contrato principal. Não há questões ideológicas em relação a compra de armas pelo Brasil. Até porque o Brasil é um país democrático e uma economia de mercado que possui excelentes relações com todas as principais potências. O que pode existir são reservas de caráter diplomático como as que atualmente travam a assinatura do contrato dos obuseiro a com Israel. Lembrando que o impedimento é por parte de Israel que possui um primeiro ministro com pedido de prisão pelo TPI e está sofrendo um forte processo por genocídio por parte ada África do Sul, e o qual conta com apoio do Brasil. Desta forma a escolha do Atmos pelo EB constitui um erro rotundo haja vista desconsiderar o fator diplomático na sua escolha. Aindaais num processo em que tínhamos pelo menos quatro países com acordos de parceria estratégica com o Brasil (China, Índia, África do Sul e França). Só para efeitos de ajudar a pensar. Valeria perguntar aos generais responsáveis por essa decisão bizarra o que Israel compra do Brasil que compensaria um décimo do comércio corrente do Brasil em relação a esses três gigantes (no caso França, China e Índia)…
E qual é o problema diplomático do Brasil com Israel além do esquerdismo galopante ? Se fosse pela maioria do povo brasileiro, o negócio já teria sido feito.
Precayorios q o stf ptovidenciou né
Tu com tua miopia ideologica esqueceu a confissão do minidtro da defesa sobre o atmos. Quem esta sabotando as FA e quebrando o pais é o atual governo. Todos indicativos piores. Há sim interferência idrologica. So sobra pra viagens inuteis e pro janjapalooza.
Suas justificativas contra A compra do Atmos são absurdas e hipócritas.
O Bloqueio contra o Atmos ocorreu antes deste pedido de prisão estapafúrdio contra Netanyahu. E aqui vemos a grande hipocrisia deste governo porque Vladimir Putin também tem um pedido de prisão por parte deste tribunal, porém o que o atual governo fez foi passar a patrocinar a invasão criminosa de Putin, elevando absurdamente as compras de produtos russos em troca de nada. O que a Rússia compra de Brasil é uma ninharia. Só de óleo diesel russo, as compras pularam de 9,6 milhões de dólares em 2022 para inacreditáveis 4,5 bilhões de dólares em 2023.
Como eu disse acima, seus argumentos são completamente hipócritas e fajutos e todas as acusações que você faz contra Israel valem para a Rússia.
E mais uma vez, o Atmos foi escolhido por ser o melhor.
É escancaradamente um governo movido.por ideologia que gosta de se aliar e apoiar com nosso dinheiro a regimes despóticos e terroristas
“Na época havia um déficit de quase 200 bilhões em precatórios não pagos pelo governo passado.” Deixados pelos governos Lula e Dilma na maioria do volume do numerário.
“ A declaração foi no sentido de analisar as prioridades do governo que recebia o Brasil com inflação de quase 10% desemprego altíssimo e sem recursos para nada.”- recebeu desemprego em queda somente de 10% diminuindo mês a mês. Governo Lula/Dilma deixou Brasil com 18% de desempregados depois dos programas de propina que foram lançados por eles PAC, Pac2 , olimpíada, copa do mundo ect. ….
“ uma economia de mercado que possui excelentes relações com todas as principais potências. O que pode existir são reservas de caráter diplomático …” – com economia frágil, cada vez mais dependente dos políticos ou mais correto dos pronunciamentos desgovernados do Presidente da República que derruba Real em cada expressão fatal durante pronunciamento. Disparadas de dólar que não são contidas por mais que bilhões de dólares estão sendo vendidos, com inflação real (não aquela que está oficialmente apresentada pelo governo e rede globo) de dois dígitos (se acha que estou confabulando vai para mercado mais perto de você). Pias isolado. Onde maiores países da EU não querem assinar tratado com Mercosul, onde Presidente EUA de novo fala sobre sobretaxar produtos Brasileiros de 30%. Não são problemas diplomáticos, são cursos do governo atual que por sua aproximação com governos dos países como Rússia, iran, Cuba, Venezuela …. Estão nos levando para fundo da diplomacia mundial. Sempre me pergunto porque mania da esquerda brasileiro ser primeiro entre os últimos em vez de ser quinto entre os melhores?
Economia Chinesa somente cresce porque ainda mundo permite. Quando Mundo começa transferir fábricas para sul asiático e Índia vai ser outra Rússia. Índia um país mais populoso do mundo, não é uma potência econômica atual, onde PIB per capitã é de 2239,25 USD em 2023 o que é apenas 18% da média do PIB per capitã Mundial. França um amicíssimo que está dirigindo um movimento na UÉ contra tratado com Mercosul.
E voltando para principal. Compra dos dois equipamentos foi possível por causa da liminar e não por causa do governo esquerdista. Lembrando toda trajetória dos dois artefatos após da compra que monstra “excelentes relações diplomáticas” do atual governo.
Cara quando você quer monstrar eficiência de atual governo palavras não são suficientes, porque os fatos falam por si mesmo. Devemos agradecer ainda força da vontade dos militares para lutar em prol de modernização. E antes de você escrever algo defendendo atual governo. Cortês de orçamento, programa Gripen, programa dos submarinos principalmente da vercao nuclear, obuseiros, …. Compras dos equipamentos militares na quantidade insuficiente, esperando que nos acorda uma ameaça militar por parte da Venezuela. Assim todos vão acordar igual países Europeus após do ataque russo em 2022. Assim vamos correr para quem? Quem poderá nos ajudar?
Espero que Ocidente não vai ser omisso com Brasil, como Brasil foi com conflito ucraniano. Velho provérbio fala quer ter Paz prepara se para guerra mas também os velhos falam: aqui se faz aqui se paga.
O pior que ja tem a nova farda desenvolvida por um otimo estilista, o video ja está no youtube para todos assistir !!!
Excelentes escolhas, finalmente, parabéns!
TEMOS que complementar o Pedido dos JAVELINS , pois foi solicitado pelo Brasil e autorizado pelo congresso dos EUA , a quantidade de 222 UNIDADES.
Mas temos um General fraco no comando E..B..
Engraçado o Alto Comando do Exército quer comprar míssil, o soldado ainda continua recebendo uma farda velha e uma farda nova para durar o ano todo do recrutamento! Os praças ainda continuam comendo uma comida de rancho de péssima qualidade, tanto nas OM com nas Regiões Militares e Comandos Militares da Área. E o Alto Comando quer comprar míssil!
Sem comentários!
Sério mesmo seu comentário? Você quer que o exército deixe de comprar equipamentos militares?
Prioridades….
Vc tem toda razão, inclusive devemos ter uniformes com design criados por algum estilista renomado! Esse negócio de comprar míssil e tanque é besteira: os soldados tem que estar elegantes qdo o Maduro resolver invadir!
Olha a nova Farda do exercito ai !!!!
https://m.youtube.com/shorts/jFv5Wf0cC2M
Naa empresas multinacional também é desse jeito, no turno de 07 as 19 horas você é obrigado a ir trabalhar com o uniforme de melhor qualidade,no turno de 19 as 07 você tem que ir com uniforme de pior qualidade.