Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Exército

Futuro governo Lula vai rever a compra do Centauro?

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
29/11/2022 - 15:03
em Exército
69
0
compartilhamentos
608
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha

Anunciado no último dia 25/11 o resultado do programa Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8×8 (VBC Cav MSR 8×8) pelo Exército Brasileiro, que teve como vencedor as empresas italianas de Defesa, Leonardo, Iveco e Oto-Melara, através  do Consórcio Iveco-Oto Melara (CIO), que ofertou o Centauro II com canhão de 120mm, o contrato está programado para ser assinado no próximo dia 05/12, no Quartel-General do Exército Brasileiro em Brasília.

Porém, nessa segunda-feira (28), um novo capítulo pode mudar os rumos da escolha da nova Viatura Blindada do EB.

Em sua conta oficial no Twitter, a Presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, do qual o candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para exercer seu terceiro mandato, considerou o contrato “lamentável” e, em tom de ameaça disse que “Estudaremos o que pode ser feito a partir de janeiro”.

Sem fazer juízo sobre às críticas políticas do tweet, esse tipo de postura não é esperado dos futuros governantes do Brasil, principalmente no que tange o reequipamento das Forças Armadas e, por conseguinte, a Defesa da Soberania Nacional, na qual durante a sua campanha eleitoral, o então candidato Luiz Inácio relembrou que vários contratos de reequipamento haviam sido realizados durante a sua gestão.

A publicação pode ser apenas uma retórica ou uma tentativa de demonstração de força junto às FFAA, tendo em vista que o governo eleito vem sofrendo forte resistência de parte da sociedade brasileira, que não aceita os resultados das eleições, e pede por uma intervenção das Forças Armadas, além das críticas que o partido fez quanto a presença de militares da reserva no atual governo Bolsonaro.

Como o candidato eleito e a sua equipe de transição ainda não definiram o nome de quem será o próximo Ministro da Defesa, e nem os novos Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, esperamos que o novo Chefe da pasta, seja ele um civil ou militar da reserva, assuma e respeite a decisão do Exército Brasileiro na escolha do VBC Cav-MSR 8×8, tendo em vista se tratar de uma aquisição de um programa de Estado e não de governo.

Tags: Consórcio Iveco-Oto Melara (CIO)Exército Brasileiro (EB)Gleisi HoffmannLuiz Inácio Lula da SilvaPartido dos Trabalhadores (PT)Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8×8 (VBC Cav MSR 8×8)
Notícia Anterior

Saab leva soluções e sistemas de alta tecnologia para a 7ª Mostra BID

Próxima Notícia

Marinha vai apoiar o Destacamento de Aviação do Exército em Belém

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Exército

Exército aprova relatório de Teste e Avaliação do Radar SENTIR M20

20/05/2025 - 06:11
Exército

Militares do Exército Brasileiro concluíram o Curso de Operação do Centauro II na Itália

08/05/2025 - 15:14
Exército

Militares do Exército se capacitam para uso de equipamentos optrônicos

08/05/2025 - 10:32
Carregar mais
Próxima Notícia

Marinha vai apoiar o Destacamento de Aviação do Exército em Belém

Comentários 69

  1. ULISSES says:
    2 anos atrás

    Como podem criticar o PT, se foi o governo que mais investiu no reequipamento militar Brasileiro? Os programas Grippen, os EMBRAER KC 390, os 50 helicópteros Caracol da Helibrás, os Blackhawk, os Hinds, as Fragatas, Porta Helicóptero e submarinos da marinha, o sistema antiaéreo russo e muito mais? Entopem de críticas ao PT por ideologia não pela verdade. Comprar um equipamento sem mobilidade como caça tanques em um país continental, quando a guerra da Ucrânia e outras demonstram que a mobilidade e mísseis são o que pendem a balança da guerra? Gastar o mesmo valor que a compra de caças Grippen por blindados obsoletos?

    Responder
  2. Grifon says:
    2 anos atrás

    Com esse rombo todo aí que o PT vai causar? Duvido!!! Se conseguir adquirir os 98 blindados, com certeza não será dentro do tempo previsto e estimado, pode colocar muito tempo nisso aí ou então um possível ”ficou só no papel”.

    Responder
  3. FRITZ PILSEN says:
    2 anos atrás

    5 bilhões por 98 blindados; se a minha calculadora estiver certa dá 51 milhões de reais para cada unidade. Um absurdo total. Vergonhoso.

    Esse ano; a obra de duplicação da BR-470 em Santa Catarina recebeu menos de 60 milhões de reais do governo federal. Um governo tem que entender o que é prioridade e o que não é.

    Para o contexto de defesa nacional, blindados que custam 51 milhões cada, definitivamente não são prioridade.

    Responder
    • Mirão says:
      2 anos atrás

      Aproveita que você tem muito tempo para discutir na internet e faça uma comparação de preços convertidos de euro para real entre o centauro 1.

      Pra te ajudar, o preço unitário de um centauro 1 é 1.6 milhões de euros.

      Responder
    • André says:
      2 anos atrás

      Mas defesa e soberania nunca foram prioridade mesmo para brasileiro, seu comentário não poderia deixar essa constatação ser mais explícita! Não se trata de apenas comprar blindados Fritz mas também de substituir os obsoletos Urutus que não serão modernizados. E não tem nada a ver infraestrutura com material bélico.

      Responder
  4. Johan says:
    2 anos atrás

    Definitivamente a única coisa que quero agora é levantar mais e mais grana para investir fora e/ou capital especulativo, ir viver de renda passiva em uma cidadezinha pobre e assitir da minha poltrona o circo pegar fogo. Ainda bem que pensei que isso poderia acontecer e guardei um bom $. Esse país já era!

    Responder
  5. Juarez Martins says:
    2 anos atrás

    Corretíssimo. Enquanto o atual governo deixará um rombo de 400 bilhões no orçamento do exercício seguinte, além de orçamentos esvaziados para Educação, Pesquisa e até para as forças de Segurança Federarais, sem mencionar dos mais de 30 milhões de brasileiros passando fome, não há espaço para mais gastos. Se quisessem economizar, não comprariam leite condensado e Viagra.

    Responder
    • Rafael Pinheiro Machado says:
      2 anos atrás

      Você leu sobre tal rombo no orçamento em algum boletim do PT, ou recebeu a informação diretamente em algum botequim?

      Responder
    • Antonio Cançado says:
      2 anos atrás

      Duas correções: primeira, o rombo que o governo Bolsonaro deixará será de R$ 220 bi, não de R$ 400 bi.
      aí, sim, se chegará aos R$ 400 bi.
      Somando-se o que o futuro governo pretende, ao estourar o já perfurado teto de gastos.
      E segundo, lembro que isso é resultado da crise iniciada no governo Dilma, numa mistura explosiva de arrogância, incompetência e irresponsabilidade, e herdada pelo atual governo que se encerra dentro de um mês.
      A julgar pela origem e pela perspectiva, agora sim iremos para o fundo do poço, ladeira abaixo, e em desabalada carreira.

      Responder
    • Adriano says:
      2 anos atrás

      Aqui não é lugar de militância , quer fazer apologia ao crime comenta no UOL,GLOBO ou em qualquer outra porcaria.

      Responder
  6. Guilherme Moreira says:
    2 anos atrás

    Lamentável a promiscúa relação entre o Exército Brasileiro e a Iveco. Comprar veículos 4×4 sendo que a Avibras poderia fornecer esses vetores é uma VERGONHA!

    Nem de longe sou a favor do governo Petista, mas assinar um contrato de R$5 bilhões a menos de uma mês do fim governo mostra como os militares se acham acima de tudo e de todos.

    Responder
    • MMerlin says:
      2 anos atrás

      É sério que você está comparando a IVECO com A Avibras?
      A empresa campeã de atrasos de cronogramas e detentora de vários contratos de projetos a fundo perdido?
      Estamos falando de um veículo para ser usado pelo EB, blindado. Seu objetivo é proteger seus tripulantes.
      O EB deveria dar mais um contrato para esta empresa aprender e desenvolver o veículo?

      Responder
    • Mateus Barbosa says:
      2 anos atrás

      Primeiramente A Avibrás não tem veiculo similar em seu portfólio, e além do mais as instalações da Iveco com quem o EB possui estreitas relações seja pelo Guarani, seja pelo LMV estão Localizadas em Sete Lagoas-MG garantindo empregos Brasileiros, sobre o contrato vir a tona agora, é só para quem desconhece os cronogramas e prazos do projeto cujo RFI vem de antes mesmo da campanha eleitoral, inclusive com prazo de entrega das viaturas já pré definidos desde o ano passado…

      Responder
    • Rafael Pinheiro Machado says:
      2 anos atrás

      O cachaceiro desprisidiário assinou um decreto no último dia do seu mandato livrando a cara de um assassino italiano condenado e fugitivo.
      Não notei a sua indignação na ocasião.
      Pau que bate em chico, bate em lula também.

      Responder
  7. FERNANDO says:
    2 anos atrás

    Na realidade não podem rever nada.
    Pois foi uma compra do governo atual.
    Acredito que existe muito blablabla, melhor esperar para ver o que vai ocorrer.

    Responder
  8. CCC says:
    2 anos atrás

    Aqueles que fizeram o L, mas mesmo assim estão indignados com a fala da Crazy, apelem à equipe de transição e seus mais de 400 notáveis.
    Sugiro alguns nomes da equipe:
    Felipe Neto
    Janones
    Tico Sta Cruz
    Alexandre Frota

    Responder
  9. Colombelli says:
    2 anos atrás

    Querem.refazer porque nao rolou pixuleco pra eles. Primeiro tem que assumir…..

    Responder
  10. Andrey says:
    2 anos atrás

    A turma da carreta furacão nem assumiu e já estão demonstrando que será um “excelente governo”.
    Engraçado essa galera da turma do L,bilhões e bilhões foram roubados na gestão do desgoverno do PT e eles não falaram nada.Estadios que foram orçados em milhões e que custaram bilhões.
    Aos isentões não vale reclamar aguentem ,pois iremos virar uma Argentina e depois uma Venezuela e façam o L que passa.
    Pobre Brasil.

    Responder
  11. Mirão says:
    2 anos atrás

    Graça a deus a aquisição já foi concluida, assim não resta muita janela para que a nova velha cleptocracia meta a mão no dinheiro de aquisição para nunca mais ser visto.

    Responder
  12. Gilberto Rezende says:
    2 anos atrás

    Muita política e pouca racionalidade.
    5 bilhões por 98 blindados dá mais de 51 milhões por unidade.
    Independente da tua posição política é isso que está em jogo.
    Se há alguma corrupção no processo é para o ATUAL governo.
    A licitação foi vencida pela empresa italiana QUE DOMINOU o Exército Brasileiro com o Guarani, LMV IVECO e agora o Centauro II…
    QUALQUER observador internacional externo ao Brasil tem direito de suspeitar de tanto favoritismo italiano…
    Só falta agora comprar o treinador M-346 da Leonardo…
    Se algum dedinho quiser apontar suspeita de corrupção, esta deve ser endereçada aos Generais da Ativa do EB.
    E finalmente é necessário LEMBRAR que nesta história dos italianos da Iveco, eles de início tiveram sua entrada franqueada ao Exército Brasileiro no governo do PT com o Projeto do Guarani…
    Portanto MUITA CALMA nessa hora…
    Para os dois lados…

    Responder
    • Hellen says:
      2 anos atrás

      51 milhões por unidade kkk sao muito descarado !!!
      Nessa licitação o que menos importou foi o preço !!!!
      Esta ai o resultado,pariu um monstro de 5 bilhões de reais !!!

      Responder
    • Colombelli says:
      2 anos atrás

      De corrupção quem entende bem.é quem organizou o maior esquema da historia da humanidade.

      Responder
      • Gilberto Rezende says:
        2 anos atrás

        Não querido, se tu não estava de férias na LUA o bolsogoverno atual entende MUITO de corrupção seja o orçamento secreto, rachadinha na compra de vacinas da COVID, ouro para liberar verbas da educação e despesas de cartão corporativo mitológicas SEM LIMITE!!!
        Deixa de ser TOLINHO!!!

        Responder
    • André says:
      2 anos atrás

      Uma hora você critica a Iveco por dominar o Exército mas logo em seguida você coloca na conta do PETÊ a vantagem do Guarani. São projetos de estado e não de governo. O KC30 (A330) não é uma aquisição do governo Bolsonaro e sim uma necessidade logística e estratégica. O Nelson Amorin deu parabéns á FAB por comprar os caças e eram caros também! Quer dizer que enquanto a esquerda estiver no poder esse tipo de aquisição pode ser realizada sem culpar o povo, mas quando é oposição vem com esse papinho de “situação caótica, contas, povo”. Quando digo culpar o povo é no sentido de que tudo sempre sobra para o povo para justificar as atitudes da esquerda. O Prosub foi assinado no governo petista e nem por isso culparam o povo pela enorme soma que o projeto exige.

      Responder
    • Renan says:
      2 anos atrás

      Vejamos a italia vence a licitação e o clã bolsonaro pede cidadania
      É sem duvida tecnicamente a melhor escolha, mas sera montado fora do Brasil gerando empregos la fora não aqui.
      São 51 milhões por um carro que pelo falado nos comentarios as torres sera do leo do exercito que dara baixa.
      51 milhões daria para comprar quantos drones turcos que fazem a festa nos atuais dias de guerra?
      Gostaria muito que o exercito comprace uns 1000 destes iria ser uma força expressiva. 98 acredito que seja apenas para doutrina e treinamentos.
      Se for só 98
      10 fica para instrução e treinamento
      20 sempre em manutenção
      O restante em operação isso para um pais gigante não é nada.
      Levando em consideração o cambio 10 milhões de dolares por compra de prateleira
      Vamos ver o que ocorre em 10 anos.
      Mas o Brasil esta nas mãos da otan. Todos nossos equipamentos de defesa fornecido pela otan. O quanto é seguro?

      Responder
    • Velho Alfredo says:
      2 anos atrás

      Para responder todo o seu questionamento:

      “Na guerra, tudo é logística, exceto o combate.” (Jomini).

      Se a compra envolvesse a aeronave M-346, muito bem para o q está falando.
      Mas não envolve.
      Envolve uma família de blindados, a Guarani.

      Compra SUSPEITA é a que envolveu helicópteros, submarinos e, quase, caças….
      Essa sim, muuuuuuito suspeita.

      E 51 milhões é o problema do Euro. Mas envolve todo arcabouço recursos que vem junto da compra.

      Responder
      • Gilberto Rezende says:
        2 anos atrás

        Eu não disse que é suspeita, disse que a sequência de decisões PODE ser vista assim para um observador externo.
        O caso do Centauro II é relativamente simples pois o veículo é claramente o mais moderno e capaz…
        A questão é meramente o preço e o timing de fim de governo…
        Que dá ao governo que segue de imediato TODA A RAZÃO de revisar o negócio sob seus critérios assim que assumir…
        Não consigo lembrar dos mesmos comentadores minions defenderem a inalterabilidade dos contratos quando o governo atual resolveu alterar unilateralmente o contrato do KC-390 inclusive com atos diretamente prejudiciais a EMBRAER…
        Só um monte de desculpa esfarrapada…
        Repito…
        Pau que dá em Chico também dá em Francisco…

        Responder
        • Rafael Pinheiro Machado says:
          2 anos atrás

          Quem seriam os observadores externos a quem devemos dar satisfação? Tenha dó, não perca a confiabilidade postando argumentos furados.
          Que outros países nos deram satisfação sobre suas compras militares?

          Responder
        • Santamariense says:
          2 anos atrás

          Vocês insistem na questão do preço. Procura por contratos do tipo, de vários fornecedores e modelos semelhantes. Vê os preços praticados. É tudo nessa base. Além disso, não sabemos o que está incluído aí nesse valor. Tem treinamento, ferramental , manutenção, etc, incluídos? É só o veículo? Tu mesmo falou que é o melhor veículo do tipo, logo deve ser o mais caro, não é assim no mundo todo?

          Responder
  13. Paulo Brics says:
    2 anos atrás

    Isto aí me parece mais uma ameaça por necessidade de afirmação de poder.
    Como temos visto há um número considerável de militares do EB que aberta ou veladamente tem apoiado as manifestações golpistas.
    O recado é simples: aceitem o jogo democrático e teremos uma excelente convivência. Insistam em afrontar o resultado democrático das urnas e vocês não terão nada de nós.E convenhamos, se eu fosse um presidente eleito porque iria armar um exercito que não me desse demonstrações confiáveis de apoio?
    Creio que entendido o recado as coisas vão se acalmar e a aquisição do Centauro ll irá prosseguir.

    Ressalto que considero a escolha do Centauro ll como a melhor, porém concordo com os colegas que acham que dentre as necessidades do EB há outras mais urgentes que caça tanks num cenário regional onde não há ameaças, principalmente terrestres. Sistemas AA deveriam ser prioridade, porém sabemos que sobre este tipo de equipamento há um estudo conjunto sendo levado a cabo entre as F. Armadas, sabe-se lá até quando.

    Responder
    • Marcos Silva. says:
      2 anos atrás

      “dentre as necessidades do EB há outras mais urgentes que caça tanks num cenário regional onde não há ameaças, principalmente terrestres. Sistemas AA deveriam ser prioridade…” Argumento fraco. Se não tem necessidade de blindados,porquê não existe ameaças,qual a urgência de Sistemas AAA,já que não temos “ameaças”?
      A necessidade,lemre-se,surge quando menos se espera!

      Responder
    • André says:
      2 anos atrás

      Se não existe ameaça Paulo é justamente porque o Brasil impõe respeito, e a compra desses blindados é um bom motivo para se ter esse respeito. As forças armadas não baseiam suas aquisições pelo que a sociedade acha e essa ameaça que a Gleise se refere chama-se contingenciamento de recursos a vista para frear o arsenal brasileiro. É claro que ela usa esse discurso como oportunidade para criticar o governo e (por tabela) o Exército mas por se tratar de uma licitação significa que é um processo que começou faz tempo.

      Responder
  14. Leo Costa says:
    2 anos atrás

    Em se tratando de esquerda, e depois de td que eles já disseram que vão fazer, espero td. Essa gente é psicopata!! E ainda tem quem espera moderação deles.. hahahahha.. faça-me o favor neh!

    Responder
    • Marcelo says:
      2 anos atrás

      O governo do bolsonaro (militares) passou 4 anos aprovando kit robótica para escola que não tinha telhado e nem merenda para os alunos em troca de barra de ouro e vc vem com esse papo,acorda qualquer politico de direita ou esquerda quando estiver no poder vai roubar !!?
      Isso so vai mudar quando tiver pena de morte para corrupto !!!

      Responder
      • Renan says:
        2 anos atrás

        Somos um pais de 216 milhões de pessoas com 11,5 milhões de funcionarios publicos de castas superiores que domina os 200 milhões restantes.
        Se existir pena de morte para colarinho branco, corrupção, peculato, prevaricação e concussão.
        Após um ano de execuções seriamos um pais sério.
        Se um for penalizado o superior imediato é penalizado também.

        Responder
  15. MARCELO ANDRADE says:
    2 anos atrás

    Como assim, cadê os 10%? Vamos rever esse contrato, tem que ser R$ 5,5 Bilhões!!!!!

    Responder
  16. Antropólogo says:
    2 anos atrás

    Isso vai dar o que falar!
    ” Como o candidato eleito e a sua equipe de transição ainda não definiram o nome de quem será o próximo Ministro da Defesa, e nem os novos Comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, esperamos que o novo Chefe da pasta, seja ele um civil ou militar da reserva, assuma e respeite a decisão do Exército Brasileiro na escolha do VBC Cav-MSR 8×8, tendo em vista se tratar de uma aquisição de um programa de Estado e não de governo.” Guilherme Wiltegen
    Concordo com o senhor Guilherme Wiltgen, nosso país ainda não tem a maturidade de entender o que é um projeto de Estado, em contraponto a um projeto de governo\partido ou grupo político.

    Responder
    • Pedro Ermiro says:
      2 anos atrás

      Como o contrato já foi assinado não resta muita janela para a cleptocracia do nove dedos que assumirá ano que vem cobrar um dinheirinho por fora para nunca mais ser visto.

      Responder
      • Renan says:
        2 anos atrás

        Olh reveja seus conceitos, todos os contratos o Brasil de forma unilateral pade cortar uma % da compra igual o kc390 ou aumentar igual o f39

        Responder
  17. Amandio says:
    2 anos atrás

    Já em e ainda vai ter muito bla bla bla dos políticos(as) e muito bla bla bla dos comentários daqui. Certo mesmo é que não é justo e ético uma administração assinar correndo um contrato de compra desse montante no apagar das luzes e deixar todo o ônus para com a próxima. Sem entrar no mérito da necessidade ou não, esta decisão dificulta (não impede) que o próximo Comandante e sua equipe tenham um posicionamento contrário (vai sofrer muito bla bla bla) face a uma nova realidade financeira, técnica ou estratégica (Ex Comprar “drones” de vigilância e Kamikazes). Exemplo disso é a compra dos KC390 onde a quantidade a ser comprada está sendo revista.

    Responder
  18. Sequim says:
    2 anos atrás

    Apenas um comentário. Assinado o contrato, este será respeitado, como estão sendo respeitados os contratos do Prosub e dos Gripens. Segue o jogo.

    Responder
    • Gilberto Rezende says:
      2 anos atrás

      Caro Sequin não é bem assim…
      O contrato do KC-390 também foi assinado e o governo mitológico não o respeitou de forma alguma…

      Pau que dá em Chico também dá em Francisco…

      A assinatura apressada do Centauro II NADA GARANTE…

      Tanto a redução do KC-390 pode e DEVE ser revista…

      Como as prioridades no Gripen e no Centauro II PODEM ser revistas e seus cronogramas e quantitativos PODEM ser reavaliados…
      Como fez o governo atual com o KC-390…

      Responder
      • Sequim says:
        2 anos atrás

        Quem reviu o comtrato dos KCs foi a própria FAB para liberar orçamento para mais Gripens e os 2 dois Airbus.

        Responder
        • Gilberto Rezende says:
          2 anos atrás

          Sério? Tu acredita nesta carochinha???
          A FAB que quis???
          Não foi o Comandante da Aeronáutica da “segunda leva” domesticada do Bolsonaro!!!
          As coisas não podem ser distorcidas ao teu bel prazer político…
          A FAB (ou qualquer força) não é um partido único, existem grupos dentro de qualquer força e isso ficou exacerbado neste último mandato onde a política entrou dentro das corporações privilegiando os camaradas minions…
          Barrar os caminhos e promoções dos minions ativos no próximo governo será a tarefa mais espinhosa do próximo governo…
          Retirar as cobras mais perigosas de dentro do covil…

          Responder
          • Santamariense says:
            2 anos atrás

            Retirar as cobras mais perigosas de dentro do covil…hehehehe…então tem que começar tirando o inominável que foi eleito…depois essa celerada que não tem a menor noção do que está falando…e seguir por diante, mandando todos os que foram condenados em diversos processos de volta pelo caminho de onde vieram. Essas são as cobras.
            Cara, na boa, quem vota e defende essa escumalha e bate palmas para o retorno deles, é, no mínimo, desprovido de inteligência.

            Responder
  19. André Mendonça says:
    2 anos atrás

    Interessante a matéria mas “forte resistência de parte da sociedade brasileira” achei um comentário exagerado. Ganhar e perder faz parte da democracia. Em 2018 o Bolsonaro ganhou e agora perdeu, faz parte. Não é para polemizar mas espero que o próximo governo mantenha a compra devido à necessidade do Exército trocar seus Cascavéis e pela superioridade do Centauro 2 em relação aos outros dois concorrentes.
    Abraço

    Responder
  20. Silvio Jacob says:
    2 anos atrás

    Guilherme

    Boa tarde
    Não sei se foi só uma provocação dela, mas, seguramente, se o PT “desfizer” a aquisição, será uma grande desmoralização para o EB.
    Esperamos que isso não aconteça.

    Responder
    • Ruberval says:
      2 anos atrás

      Nao vai desmoralizar nada,entre 1994 a 2022 o fhc cortou o orçamento do exercito que nao tinha rancho no quartel do exercito e os militares trabalhavam só meio período para poder almoçar em casa e o exercito não reclamou nada com O fhc !!!

      Responder
  21. Ricardo Ribeiro says:
    2 anos atrás

    Qual será que foi o valor da comissão desta venda…. ?

    Responder
  22. Fabiano says:
    2 anos atrás

    Mas não é que ela tem razão, pra que tantos bilhões e bilhões e mais bilhões gastos com submarinos, aviões, tanques e com forças armadas, pra quê? Não seria pra defender a nação, a constituição do país? Já que ela não é defendida, é roubada, aviltada, estuprada, por uma gang suprema, e por bandos de ladrões e criminosos, então pra que tanta segurança? A data para o cofre ser arrombado novamente, já está marcado,

    Responder
  23. Carlos says:
    2 anos atrás

    E militares vão ter que prestar continências pro nove dedos , sem choro e nem velas .

    Responder
    • Koprowski says:
      2 anos atrás

      Será humilhante para os militares e o país…

      Responder
      • Renan says:
        2 anos atrás

        Não é necessario, basta pedir a baixa e larga o osso.
        Ai continua de cabeça erguida sem humilhação

        Responder
  24. CCC says:
    2 anos atrás

    Faz o L

    Responder
  25. Dudu says:
    2 anos atrás

    Em uma guerra DE VERDADE, blindados como o Centauro 2 so servem como ALVOS para a aviacao convencional e de drones inimigas, alem dos manpads de suas quinta-colunas. Concordo que essa compra tem que ser estudada e mesmo revista. Esses R$ 5 bilhoes ai seria muito mais bem vindo na compra de sistemas de defesa antiaerea de media e longa altura ou entao em PD&I para as empresas envolvidas com o VLM, para a medio e longo prazo termos um veiculo lancador de microssatelites 100% nacional e independente de importacoes – fonte de todas as sabotagens – da Alemanha ou de qualquer outro Pais.

    Responder
  26. André Luís says:
    2 anos atrás

    Não haverá governo Rothschildiano/Lula.

    Responder
  27. Dudu says:
    2 anos atrás

    Rapaz, eu to com a Gleisi. Nao vejo necessidade nenhuma do EB ter um blindado
    8×8 do porte do Centauro 2. E o melhor caca-tanques do mundo sem duvidas. Qual cavalaria nos ameaca na America do Sul? O EB deveria pegar esses R$ 5 bilhoes de reais e investir na compra de sistemas de defesa antiaera ou repassar para a FAB para esta repartir entre o IAE e a AVIBRAS para estas duas investirem em PD&I nos subsistemas do VLM que serao importados da Alemanha. Enfim, defendo que esses R$ 5 bilhoes fossem investidos na industria aeroespacial NACIONAL e nao que mais recursos fossem pro bolso da IVECO, que apesar de excelentes produtos, todos sabemos que em uma guerra DE VERDADE so serviriam de bons alvos de manpads e de drones de ataques.

    Responder
    • Mateus Barbosa says:
      2 anos atrás

      Tu não sabe nem a definição de “Manpad” e quer justificar uma fala amadora de quem não conhece o projeto…

      Responder
      • Dudu says:
        2 anos atrás

        Manpads ( man portable air defense system ) de algumas dezenas de milhares de reais que podem ser comprados facilmente no Paraguai, transformam em ferro retorcido, disparados por um bandido adolescente qualquer, o carissimo Centauro 2 de R$ 50 milhoes. Ou entao, o carissimo blindado poderia ser alvo de uma bomba lancado por um drone movido por um motor AP de Gol, ligado por processadores de pc, feito por material composto e pilotado por alguem que esta a milhares de quilometros do TO do Centauro 2 brasileiro, sentado em uma poltrona fofa, matar toda a tripulacao tupiniquim e ainda assistim o fim de tal via satelite. Essa e a diferenca de quem produz e tem seu poder aeroespacial, para quem so importa poder convencional, meu amigo.

        Responder
        • Mateus Barbosa says:
          2 anos atrás

          Então tu sabe que Manpad é um sistema de defesa antiaérea portátil contra aeronaves e não veículos blindados terrestres…

          Responder
          • Dudu says:
            2 anos atrás

            Eu uso o termo manpad de forma geral, abrangendo as armas anticarros tambem. Um tiro de Alac acaba com o Centauro 2 piscando.

            Responder
            • Santamariense says:
              2 anos atrás

              Ah, tu usa o termo de forma geral? Então, tu uso de forma completamente errada. E teus exemplos são simplistas demais. Drone, míssil, carro de combate,, viatura de cabalaria, tudo tem seu lugar e uso. Calma que não e como você colocou.

              Responder
    • André says:
      2 anos atrás

      O Exército não baseia suas aquisições por opiniões populares, não se trata de ponto de vista. Não é assim que funciona em defesa. Se não tem cavalaria que nos ameace na América do Sul também não teria ameaça aérea na dita região, ainda mais com a entrada em operação dos Gripen. A Gleise está criticando o governo, Dudu, usando a compra desse blindado como desculpa.
      Se o Exército pensasse como você, e outros que criticam essa aquisição, ainda teríamos em operação a primeira unidade de cavalaria mecanizada/blindada do Exército, ou seja, substituir material para quê? Não tem ameaça! É por pensar desse jeito que a marinha mantém uma frota de navio escolta da guerra fria em operação.

      Responder
  28. H.Saito says:
    2 anos atrás

    Hipócrita como sempre, se o exército tivesse comprado os blindados da ditadura chinesa ela estaria elogiando.

    Responder
  29. Tomcat4,4 says:
    2 anos atrás

    Falou em imor@lid@de essa dona tá dentro hein, falando …. sobre tema que desconhece e com certeza nem acompanhou, no mínimo é por causa de não terem dado um jeitinho de ficar feliz com algumas “migalhas” desse montante. ;-/

    Responder
    • Renan says:
      2 anos atrás

      No TO nacional que faz mais diferença 5 bi em blindado ou em drone turcos?
      Na boa se fosse para escolher onde gastar 5 bi seria nessa ordem
      14x
      Missel mtc 300km
      bayraktar
      Javelin
      Iris-T SLM

      O carro é otimo porem no numero que esta comprando não faz diferença no terreno. No primeiro dia de guerra se perde todos.

      Responder
      • RDX says:
        2 anos atrás

        Nenhum dos dois. Eu investiria em artilharia, principalmente em baterias ASTROS com foguetes guiados e mísseis de cruzeiro apoiados por drones categoria 3 e radares contrabateria. Se sobrasse algum dinheiro eu gastaria tudo em ATGM Spike e manpads. Pelo visto os decisores do EB não estão acompanhando a guerra da Ucrânia.

        Responder
        • Neural says:
          2 anos atrás

          Muito caro esse blindado pra nossa realidade. Não duvido que seja um ótimo equipamento, mas por 50 milhões de reais cada não compensa pra nossa realidade. Nem fabricamos a munição 120mm e nem precisamos dela, só a Venezuela e o Chile tem tanques que resistem ao 105mm perfurante, isso só em algumas seções do tanque. Melhor pegar 10% dessa verba e comprar mais Spikes, e investir a verba restante em mais compras de Ia-2 (ainda falta) e renovar nossa artilharia com algumas peças do M-777 ou do Caesar auto-propulsados.

          Responder
  30. Fernando says:
    2 anos atrás

    Faz o L

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval