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Home Exército

Trabalho de revitalização do EE-9 Cascavel completa 1 ano

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
09/07/2023 - 18:19
em Exército
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Está em curso uma transformação do blindado EE-9 Cascavel em uma viatura moderna e de última geração. Há um ano, teve início os trabalhos de revitalização após a assinatura do contrato com o Exército Brasileiro, em 7 de julho de 2022.

A equipe de engenharia da empresa vencedora da concorrência aberta em 2022, está empenhada em superar as expectativas do Ministério da Defesa e as exigências do Exército Brasileiro.

O pacote de melhorias na viatura blindada inclui nova motorização, revitalização da suspensão, torre de comando automatizada para otimização da posição do tiro e melhora da consciência situacional, ar-condicionado, substituição das miras óticas por optrônicos de última geração para busca e pontaria dos alvos e identificação de eventuais ameaças, um lançador de mísseis antitanque em sua torre principal, um computador de tiro para execução de todos os cálculos balísticos e por fim um outro computador de comando e controle o qual irá analisar, em tempo real, todos os sensores espalhados pela viatura para a leitura dos parâmetros ambientais que possam interferir na execução das missões.

Tags: Comando Logístico (COLOG)Diretoria de Fabricação (DF)EE-9 CascavelExército Brasileiro (EB)Grupo AkaerProjeto de Modernização da VBR-MSR EE-9 CASCAVEL
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Comentários 23

  1. Leonardo says:
    1 ano atrás

    Olá, eu estou pesquisando sobre a “MODERNIZAÇÃO DO EE-9 CASCAVEL” e não encontrei em lugar nenhum algo que fale a respeito de um “computador de comando e controle o qual irá analisar, em tempo real, todos os sensores espalhados pela viatura para a leitura dos parâmetros ambientais que possam interferir na execução das missões”.
    O senhor poderia me passar uma fonte para eu ler mais sobre isso?

    Responder
  2. Fabio souto says:
    2 anos atrás

    Boa tarde amigo Guilherme vc sabe se serão 201 cascavel revitalizados?

    obrigado.
    abraço.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      2 anos atrás

      Fabio,

      O programa prevê a revitalização de 201 unidades do EE-9 Cascavel, mas se os 201 serão efetivamente revitalizados, eu não posso te afirmar…

      Abs,

      Responder
  3. Rommelqe says:
    2 anos atrás

    Uma consideração: me parece que o ponto fraco desta versão modernizada consiste em não ter sido melhorada a blindagem original (concebida la nos meados dos 70….). Uma possível e recomendada melhoria neste sentido, sem causar um acrescimo ponderável em custos e perda operacional significativa (redução de mobilidade e aumento de peso) seria adotar elementos de blindagem ativa fixados nas superfíces externas.
    Essa questão da blindagem, de qualquer forma, é muito relativa. Qualquer MBT operando hoje no TO Ucraniano não é totalmente eficaz contra misseis modernos e munição especial. Entendo que carros de reconhecimento leves, com blindagem compatíveis com proteção apta a calibre 12,7 mm, exercem uma função muito importante e indispensável. Ou aqui alguem acha que um Leopard deva ser mobilizado para qualquer missão ? Um infante deve ter uma blindagem individual resistente a 120mm? Talvez recrutar somente clones do super homem?
    NA 2ºGM as tropas do meu xara utilizavam uma enorme variedade de viaturas, cada uma das quais com suas limitações e eficiência especifica. Eles também tinham limitações em logistica, recursos monetários e físicos, etc. E tinham que se virar…como bem o fizeram.

    Responder
  4. Diego Tarses Cardoso says:
    2 anos atrás

    Em dois anos teremos dois protótipos prontos, um no primeiro de um veículo mais convencional e o outro com mísseis no segundo ano. Acho bem demorado.
    Nesse ritmo levaremos 100 anos para ter uns 100 veículos prontos kkkk

    Responder
  5. Victor says:
    2 anos atrás

    Um ano sem ter nada pra mostrar pros pagadores de impostos. Vão colocar maquiagem numa lata velha que não consegue nem resistir à uma rajada de metralhadora 7.62x51mm com munição AP.

    Responder
  6. Fabio says:
    2 anos atrás

    O projeto do Centauro II está em plena execução, já recebemos 02 unidades. O prazo é longo por falta de verba, mas está assinado e em execução.
    Leiam as matérias aqui com atenção.

    A revitalização do Cascavel pode ser positiva para as empresas brasileiras para ganhar experiência nesse tipo de melhorias e partir para um próximo passo no futuro.

    Mas acredito que falta uma melhorria na blindagem e uma proteção ativa ou no mínimo passiva para munições anticarro nessa “revitalização/modernização” dos Cascavel.

    Responder
  7. Alexandre Werner says:
    2 anos atrás

    eu tenho uma visão um pouco diferente dos amigos, vamos lá… temos 98 blindados “por ai”… é viável comprar 98 blindados novos, na vanguarda da tecnologia? Não… é viável deixar os Cascavéis do jeito que estão? Também não…
    “há, mas a gente podia economizar dinheiro e comprar novo…”, gente, estamos falando de Brasil… historicamente é um parto conseguir qualquer coisa… se é o que dá pra fazer, então que assim seja… e novamente, não dá pra citar guerra da Ucrânia, blindados americanos, europeus, nada disso… é um blindado para o nosso contexto com o nosso dinheiro… e ai??? Quem resolve essa conta????

    Responder
  8. Roberto says:
    2 anos atrás

    Existe um ditado popular “não se remenda tecido gasto/antigo…”
    O custo p se modernizar o Cascavel, é um preço alto por ser um veículo antigo de tempos passados e q não aguentaria as armas ou guerra moderna…
    Penso q poderia ter economizado mais um pouco e ajuntando mais dinheiro, compraria algo melhor, novo e atualizado.
    Acredito q o exército deveria focar mais na aviacao de helicopteros blindados de múltiplas funções e helicopteros de ataque de 2 lugares.
    As queixas ou reclamações são sempre q não tem dinheiro, mas o alto custo pago pela “máquina publica”, ou funcionários públicos (civis, militares e politicos) são muitos altos como pagamentos de salários, aposentadorias, pensões…, há a necessidade de rever conceitos e mentalidades p o bem geral. A mídia está divulgando q a oposição política está atrapalhando o governo e por causa disto o governo da altas quantias em dinheiros p os partidos e políticos, ou barganhas ou “toma lá da ca”, muito triste pois nessa, todos perdem principalmente a imagem do país no exterior.
    Em particular o q me surpreende é q os militares abriram várias frentes de aquisições ao mesmo tempo, como compra de caças, submarinos, fragatas, artilharia…, se comprasse por partes e dando prioridades as necessidades urgentes não seria melhor, será!?…
    Poderiam ter doados os Cascaveis p o Uruguai e Paraguai aos invés dos outros equipamentos, minha opinião, mas quem sabe melhor são os comandantes q trabalham com isto e tem o poder da decisão, da escolha.
    Abraço.

    Responder
  9. Marcos says:
    2 anos atrás

    Dinheiro jogado fora; essa carcaça está ultrapassada e sem nenhuma resistência para combates atuais, lamentável .

    Responder
  10. Bruno says:
    2 anos atrás

    O EB gostaria de ter os Centauro II escolhidos, mas o congresso e a gestão atual não autorizaram a compra.

    Sem alternativas, será mesmo uma reforma dos meios atuais lenta e sem cronograma claro.

    Responder
    • MMerlin says:
      2 anos atrás

      Não existe “não autorizaram”. O que não ocorreu ainda foi a liberação para conclusão o processo de licitação.
      De modo bastante incompetente e levado por motivações políticas, a JFRJ abortou a licitação. Ação essa que logo foi derrubada pelo STJ.
      Lembrando que, em pleno 7 de Setembro, o Chefe de Estado atual, movido pela maldita em pleno palanque, tentou atropelar o processo de escolha de caças da FAB e definiu, utilizando critérios próprios (e obscuros), o Rafale como vencedor. No fim das contas o caça escolhido foi o da SAAB e o Sarkozy, “quem diria” foi condenado por corrupção.

      Responder
  11. Gilberto Rezende says:
    2 anos atrás

    Mais que atender o Exército Brasileiro o vencedor da licitação tem a visão CLARA que ainda existe no mundo uma EXPRESSIVA FROTA de Cascavéis espalhada pelo mundo!!!
    Quanto melhor for esta revitalização, maior será a possibilidade de vendas externas para revitalização de cascavéis espalhados pelo mundo!!!

    Responder
    • MMerlin says:
      2 anos atrás

      Você realmente acredita que o EB é o MD estão tocando esse projeto cogitando está possibilidade?

      Responder
      • Gilberto Rezende says:
        2 anos atrás

        Não eu acredito que a EMPRESA vencedora pode estar visando este mercado externo como um plus a ser alcançado com este projeto para o EB…

        Responder
        • MMerlin says:
          2 anos atrás

          Com um custo de R$ 50 milhões pelas 7 unidades iniciais, acho difícil (não impossível) essas atualizações se tornarem viáveis comercialmente.
          O valor é alto para um veículo dessa idade e porte.

          Responder
  12. Bardini says:
    2 anos atrás

    “Está em curso uma transformação do blindado EE-9 Cascavel em uma viatura moderna e de última geração…”
    .
    “…moderna e de última geração….”
    .
    Pelo amor do Deus!!!
    .
    O pacote de melhorias na viatura blindada inclui:
    1) Motorização
    2) Revitalização da suspensão,
    3) Revitalização torre de comando automatizada para otimização da posição do tiro e melhora da consciência situacional
    4) Ar-condicionado
    5) Substituição das miras óticas por optrônicos de última geração para busca e pontaria dos alvos e identificação de eventuais ameaças
    6) Um lançador de mísseis antitanque em sua torre principal
    7) Um computador de tiro para execução de todos os cálculos balísticos
    8) Um computador de comando e controle o qual irá analisar, em tempo real, todos os sensores espalhados pela viatura para a leitura dos parâmetros ambientais que possam interferir na execução das missões.
    .
    Ou seja: são milhões e mais milhões de reais jogados literalmente no lixo, produzindo um blindado NOVO, em projeto recheado de riscos e incertezas, sob um prazo temporal ridículo, onde tudo será literalmente montado encima de uma carcaça completamente ultrapassada!
    .
    É IMPOSSÍVEL NÃO DAR OS PARABÉNS AOS COMPETENTES TOMADORES DE DECISSÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO!

    Responder
    • Douglas says:
      2 anos atrás

      Tudo isso numa blindagem de papelão. Um ótimo gasto pro trouxa pagador de impostos. Parece piada.

      Responder
    • Gilberto Rezende says:
      2 anos atrás

      O que o EB está fazendo é o que qualquer um faz com um carro clássico e resolve gastar uma grana levando-o para um CHOPPER…
      A pergunta final é quanto vai custar a renovação e quanto custa um BLINDADO NOVO desta categoria.
      Desde seu início o Cascavel foi um blindado leve de reconhecimento e isso não mudou e não mudará.
      O canhão continuará o mesmo, revisado e automatizado.
      O que se pode melhora muito é introduzir eletrônicos modernos, computadores de tiro e optrônicos atualizados (me poupe o tal última geração)…
      Ar-condicionado para a tripulação é um óbvio ululante e seria ridículo não incluir…
      O grande diferencial será o grau de atualização, alcance e de potência da nova motorização que num carro de RECONHECIMENTO faz toda a diferença OPERACIONAL.
      Sinto Bardine, mas numa atualização DECENTE há muito mérito em MODERNIZAR uma frota existente do que perseguir passarinhos sonhando com uma frota NOVA que não pode ser adquirida…
      E nós sabemos como isso é COMPLICADO no Brasil com nosso orçamento militar atual.
      A superioridade geral das forças blindadas brasileiras na América do Sul PERMITE este tipo de pensamento na gestão das nossas forças e estes Cascavéis modernizados SE o programa Cascavel for rápido será um GAP HOLDER até o pleno recebimento DEMORADO dos Centauros II.
      Um complemento em números e a viatura elegível para operações GLO.
      Se até hoje se mantém em todo OCIDENTE hordas de M113 com múltiplas modernizações e variantes porque não seria possível fazer o mesmo com o NOSSO venerando Cascavel???
      B-52 e A-10 americanos que o digam…

      Responder
      • Juarez says:
        2 anos atrás

        Gilberto, Blem, Blem, Blem, acorda Maria Bonita. Isto ao é um xinga com um canhão de 90mm sem a menor chance de sobrevivência em um TO médio. M 113 na Ucrânia está servindo d ambulância e de caminhão, pois na frente de batalha foram moídos

        Responder
      • Tomcat4,5 says:
        2 anos atrás

        Excelente Gilberto, concordo contigo !!!
        Pessoal esquece que está no Brasil e sonha com tudo novinho no estado da arte pra ontem.

        Responder
        • Bardini says:
          2 anos atrás

          O Cascavel poderia ser mantido como está por décadas, servindo de reserva blindada, por ser simples, barato e de fácil instrução. Só o que já jogaram lixo com este programa, teria comprado dezenas de 4×4 blindados, que além de ter maior serventia em aplicações em nosso TO, poderiam ser equipados com REMAX e transportar um ATGM. Com esta simples medida, o EB iria ter mais poder de combate, do que com uma reconstrução do Cascavel. Seria meio novinho e entregue no curto prazo!

          Responder
    • Juarez says:
      2 anos atrás

      Sem tirar, nem por Bardini. Gostei perfeito. Vão botar dinheiro bom no M 8 tunado.

      Responder

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