Por ARIE Egozi – TEL AVIV
Depois de um longo período de “avaliação preliminar”, a Argentina está negociando a compra de um lote de caças Kfir Block 60 junto à Israel Aerospace Industries.
O Kfir Block 60 é a versão mais recente do caça que foi usado pela força aérea israelense entre 1975 e 1994. Algumas aeronaves estão sendo oferecidas com motores General Electric J79 com zero horas após uma revisão completa, enquanto outros precisariam ter este trabalho realizado após atingirem 1.600 horas de vôo.
O caça atualizado possui um radar ativo de varredura eletrônica Elta EL/M-2032, que pode operar nos modos ar-ar e ar-superfície simultaneamente e é capaz de rastrear até 64 alvos. Seu projeto de arquitetura aberta também permite que o cliente possa integrar outros sistemas, dizem fontes da indústria.
Representantes da força aérea argentina visitaram Israel no ano passado e foram informados sobre o acordo proposto. Desde então, A FAA apresentou uma lista de modificações técnicas que gostaria de ver incorporadas para o seu uso potencial.
IAI declina comentar sobre as negociações
A Flightglobal relatou em janeiro 2014, que a Argentina poderia buscar um acordo para adquirir 18 dos aviões de combate de Israel.
Atualmente cerca de 36 Kfirs estão em uso operacional com as forças aéreas da Colômbia, Equador e Sri Lanka, como registrado por banco de dados do Analyzer Flightglobal.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flightglobal.com
Perguntem a quem já colocou a vida em risco em nome da Pátria, que teve que enfrentar as defesas mais modernas da época da Malvinas, para ver qual será a melhor escolha! Perguntem aos Comodoros Carballo, Rinke, Barrioneuevo, Tuco, Dellapiane, Sanches e muitos outros… Não tenho duvidas que eles irão querer ver o pacote completo caça mais armamentos nunca aceitariam somente uma carcaça velha com um painel moderno! Seria algo capaz de sustentar altas velocidades carregado com misseis anti-navio, realizar um ataque a grandes distâncias e fugir rapidamente, o resto é pura balela! Em 82 esses mesmos homens fizeram só no dia 21 de Maio cerca de 80 aeronaves convergirem, desde varias bases de terra, para um mesmo ponto, com uma esquadrilha chegando a cada 5 minutos de todos os azimutes, na Baía de San Carlos. Eu não quero uma aeronave melhor que o Typhoon ou que o F-35, eu quero uma aeronave que ataque bases e navios antes que esses primores sequer possam decolar! Que proíbam a entrada no atlântico de qualquer belonave! Para mim os vetores deveriam levar misseis supersônicos (Russos ou Chineses), Misseis Exocets e por fim um míssil mais simples de fácil adaptação até no Pampa III como o Martin Pescador. Quantos aos vetores é bem simples saber quais seriam capazes disso começando com o chinês JF-17, o resto é balela! Não sei como não deixam esses Her[ois vivos da FAA e ARA opinarem!
Kfir é piada de mal gosto !!! O fazedor de viúvas da Colômbia !!!!
Para a estabilidade da região e para manter um certo grau de adestramento, SE fosse um pensador ou tomador de decisão argentino abandonaria essa história de Kfir ou F-1 (chinês) e tentaria algo junto ao hermano do norte (mais ao norte)… do Rio Bravo e tentaria F-16, F-18 Hornet ou F-15 C.
Para que a Inglaterra não ficasse temerosa, limitaria os aviônicos e a quantidade de armamento desses vetores, destinando-os apenas para defesa aérea.
Para a FAA seria um salto tremendo, e não representaria ameaça às Falkland-Malvinas.
Para de enrrolar compra logo, aprendeu com brasil a burocracia política de compra ,ficamos 15 anos até escolher os gripen NG.
……..os hermanos piraram de vez…..vão comprar cascabulho…..a Colombia que o diga….
Já que nossos hermanos do Sul estão da pindaíba e também estão de trelêlê com os chineses, então porque não pedem uns 12 Chengdu J-10S e alguns PL-5 e PL-12 usados da PLAAF e financiados a perder de vista ou em troca de trigo e carne bovina ???
Este avião é muito bom, a versão “S” multirole faz concorrência com o F-16, inclusive seu projeto avionico e aerodinâmico é israelense e o motor é um Lyulka russo.
Topol os Argentinos mal tem dinheiro para comprar Kfirs, JF-17 ou F-5 usados, muito menos para comprar J-10 usados.
Aquele ditado”Quem não tem cachorro, caça com gato”
Sds
Não li todos os comentários, mas a matéria parece que menciona a troca de motores, que é uma das reclamações dos Colombianos.
Exatamente isso Vinicius, muita especulacao e nada corrobora estas informacoes. Outrossim como vc cita, o problema maior eh o da motorizacao q pelo q sei eh uma adaptacao israelense ao original GE e portanto e c certeza carece de uma manutencao mais a la israel e disso os colombianos nao seguiram adequadamente o manual e deram esta manutencao a alguma oficina nao especializada. Deveriam fiar esta manutencao aos israeli. Acho q so agora descobriram isso…..rsrsrsr Sds
Com cordo com você Padilha pura falta de assunto.
Pode até ser, mas depois do que está acontecendo com os Kfirs colombianos…….. é melhor a IAI ofertar uma pacote muito, mas muito interessante e irrecusável para os argentinos não fecharem com os chineses (JF-17).
Com israelense, acredito eu, só a modernização dos A-4AR e o projeto Pampa III.
Até mais!!!
A FAB ganhou um avião no estado da arte e ainda será produzido aqui, não sei porque algumas pessoas insistem tanto em torcer contra o Brasil…
Melhor caminho pra argentina seria os F-5”ARG” .. (algo parecido com a versão ”M”… do Brasil ) um caça barato … com boa disponibilidade de peças … e unidades….. se o Gov brasuca . quiser realmente ”ajudar” …. melhor caminha e uma oferta do tipo .. via Embraer (ainda e um empresa brasuca … ne ) … embora melhor caminha seja os JF-17 ….. se a Argentina for de ”Kfir”… duvido q seja mais q 12 unidades … duvido mt se viriam equipados com os Elta /2032..talve uma versão mais ”econômica” do q ja n e …la essas coisas .
Aham, é isso ai.
Doamos os F5 para eles e voamos de Super Tucano.
Afinal o Brasil é o país da paz e amor não é mesmo?
E quem falou q seriam os ”nossos” f-5 ?..Existem dezenas ( se n …centenas ) de caças f-5 no mercado de usados …. se apresenta uma proposta (custos) e pronto .. se for do interesse da FAA … so comprar alguns F-5E/F por ai e fazer conversão pro padrão ”M” (ou algo similar ) … via Embraer .. e uma opção
Israel não tem desavença com ninguém. Os Kfir não ofereçe nenhum perigo aos Typoons ponta de linha situado nas Malvinas. Por isso que Israel vai vender-los.
Aquele ditado melhor andar de fusquinha do que a pé. Até daqui uns 50 anos quem sabe a economia Argentina volte aos eixos, e vai treinando os pilotos até comprar caças mais modernos.
Sds
Estão criticando tanto e até parece que a FAB voa Eurofighter, Rafael ou F-35. Não conseguimos chegar sequer em F-15 ou F-18. Uma pena e vergonha para a FAB e os brasileiros.
Concordo com você EMS. Fica falando que Kfir é lixo. Mas tem F-5 no hangar.
Pergunta, quem é melhor?
Kfir, F-5 ou JF-17??
Sds
Em termos de combate armados com o melhor que podem, não de confiabilidade, JF-17, Kfir block60 com Elta e turbinas GE, F-5. O mais confiavel para mim é o F-5BR que se equipara pelo menos ao Kfir porém este tem exelente velocidade e o F-5BR um pouco melhor em manobras aereas.
Para mim o F-5M é muito mais confiável que o Kfir ….pergunte aos colombianos
sobre o Kfir….
Prezado, se dependesse só da FAB, estaríamos com o F22 voando nos céus brasileiros.
Infelizmente, onde existe o dedo podre dos abutres nada vai para frente.
Pobre FAB, sempre tentando tirar leite de pedra.
E sinceramente, se a conta fosse apenas matemática, prefiro 108 gripens voando do que 36 rafales estacionados no Hangar.
Felipe,
Só se dependesse mesmo apenas da FAB, pois o F22 não é vendido para nenhum país, nem para a Inglaterra. Acho que você quis dizer F35.
O Lookhead ofereceu o F16, e não o F35.
A Boeing ofereceu o F18-C/D-SH.
A Short-list foi escolha da Aeronáutica.
Sinceramente não acho nada demais, aliás, não acreditava que eles iriam adquirir produtos xing-lig, o Kfir é provado em combate, tem um pós-venda bom, fácil manutenção, se puser um radar AESA ficam melhor do que nós, pois parece que o contrato com o Gripen desandou…
O contrato do Gripen não desandou. Quem desandou foi o cara que na falta de assunto e não sei com que interesse, resolveu publicar na Veja pêlo em casca de ovo.
Outras mídias deram visibilidade a essa besteira que publicaram. O que a falta de assunto não faz.
É melhor ler o DAN.
Será Padilha?
Será que os competentes suecos são tão pacientes assim?
É um baita contrato para SAAB, que além do retorno financeiro, dará visibilidade ao Gripen no mercado nacional.
Mas os juros em questão são públicos e, ao que parece, o GF só está esperando a negativa do governo sueco para ter “motivo” para cancelar o contrato.
Sinceramente, de todas as besteiras feitas pelo desgoverno atual, para mim, essa seria uma das mais decepcionantes.
Não só pelo know how perdido, mas por todos os compromissos já feitos pelos atores envolvidos.
Espero que dê tudo certo, mas só afirmaria com a certeza que você afirmou, quando for divulgada a efetiva assinatura do contrato.
Sds
Corrigindo: “mercado internacional”.
No dia que os seguidores da Veja descobrirem que o governo da Suécia é socialista, vão descer o pau no FX2.
Do ponto de vista geopolitico, essa suposta aquisição dos argentinos pode ser a oportunidade que Israel queria para se vingar da OTAN por causa do acordo nuclear do Irã. Será? Não conheço a capacidade bélica desses aviões, mas não deixa de ser uma provocação ao Reino Unido por parte de Israel. Minha opinião!
kkkkkkkkk
Kfir vs Eurofigther com piloto padrão OTAN….coitado dos portenhos!
Este caça tem sido objeto de muita controvérsia com relação a sua confiabilidade. Pouco usado pela força aérea israelense e, a Colombia afirma que os que cairam tiveram falhas técnicas, todavia no Equador não cairam. Do jeito que esta a FAE, qualquer `coisa que voe` seria um avanço pois os desejados Gripen da Embraer vão demorar, se pensam em um tampão até os Gripen estarem disponíveis ainda vale, isso se não existirem impecilios de venda para os Argentinos e se os mesmos realmente se dispuserem a compra-los.
Os Gripen não serão vendidos aos argentinos mesmo que eles tenham dinheiro.
Componentes importantes do Gripen são fabricados na Inglaterra….
realmente, e com todos os problemas dos colombianos com esse avião os argentinos só vão ter dor de cabeça
ainda essa historia ?
É uma novela!hahahahaa
Com tantos problemas orçamentários a FAA necessita e muito de um “novo” vetor, a mesma parou no tempo e mesmo com os OA-4AR estão aquém de sua capacidade operacional. Mas as opções no mercado não são lá muito grandes já que a Inglaterra pressiona outros países com qualquer intenção de venda com a Argentina.
O Kfir ainda é um bom vetor,mas que vem enfrentando problemas com sua motorização vide o caso da Colômbia que teve perdas recentes e esta procurando um substituto no mercado internacional de usados, porém o lado positivo caso a compra seja efetivada é que o “gap” da aviação de caça dos hermanos será reduzido introduzindo os aviadores com novas táticas e enfim podendo contar mesmo que de forma limitada com aeronaves mais modernas e capazes.
Para uma nação que se orgulhava em ter uma forte tradição na aviação sul americana e tinha uma industria local forte hoje é a força aérea mais obsoleta da América Latina isso de forma proporcional, se formos ver a ordem de batalha da FAA mais de 80% de seus meios estão desatualizados e a grande maioria no solo por falta de condições operacionais.
Um programa de revitalização e retomada de capacidade é para ontem porém eles não tem recursos para tal empreitada.
Para quem não tem quase nada no momento…para manter o mínimo de adestramento militar dos seus pobres e outrora arrogantes pilotos…vai de Kfir! Y qué los porteños en especial se “kferren” kkkkkkkkkk
Eu adoro isso!
CM
Amigos,
Sinceramente, não é vergonha nenhuma deixar de ter algumas capacidades para se manter outras ou adquirir algumas que realmente se precisa…
A rigor, os argentinos já possuem um parque aeronáutico que pode, ao menos em teoria, lhe prover o mínimo essencial para manter o adestramento de suas forças do ar…
Aeronaves como o Pampa poderiam proporcionar aos argentinos ao menos um meio capaz de coibir voos ilícitos em seu território, e substituindo dignamente os A4-AR, com capacidades absolutamente similares. Um pequeno radar como Scipio do A-1 poderia dota-lo, junto a outros sistemas que o aproximariam do estado da arte eletrônico, mantendo os caçadores argentinos minimamente atualizados com uma aeronave de custos aceitáveis…
O projeto IA-73 deveria prosseguir. A partir dele, poder-se-ia ter uma aeronave COIN muito similar ao AT-6 Texan II, o que permitiria, de uma vez por todas, dar baixa nos Pucará, nos Turbo Mentor e mesmo substituir os Tucano, padronizando melhor a frota…
Quanto a caça supersônica, logo haverão opções mais interessantes e igualmente baratas, a medida em que as forças armadas ocidentais forem dando baixa em aparelhos mais antigos de suas frotas. Não demora e caças M2000-5 estarão disponíveis a preços compensadores… Até lá, não seria pecado nenhum manter-se sem aeronaves supersônicas; coisa que invariavelmente vai acontecer, de uma forma ou de outra ( a menos que se faça um esforço para se prorrogar o uso dos Mirage e Dagger ).
Concordo.
Mais vale a pena investir os parcos recursos numa melhoria no Pampa e no desenvolvimento do IA-73, o retorno. Em 3 anos, haverá uma disponibilidade maior de M2000 ou quem sabe uma melhoria nos preços do JF-17. O melhor a fazer no momento é ser paciente e aguarda.
Sds.
O problema da Argentina é que ela não tem muito crédito para financiar esse tipo de compra no exterior. Opções melhores não faltam…e o Brasil que não se cuide…
Eu acredito que a melhor escolha sejam os JF-17. Pelo que pude apurar, é a melhor escolha tanto para a FAA como para a aviação de ataque da Marinha, uma vez que o Thunder está ato a disparar misseis anti-navio.
Se os argies não quiserem mudar completamente de doutrina do dia para a noite, recomendo que gastem um dinheirinho a mais e tentem negociar para que os JF-17 possam ser “recheados” por aviônicos e sistemas israelenses, inclusive integrando armas que eles já usam, como os Exocet.
Não é a pior compra é a única opção para se ter algum vetor que não seja um Pampa II ou um Super Tucano para dizer que tem defesa aérea.
Uma opção seria os Hermanos comprarem da Colômbia…eles devem estar loucos para fornecerem os deles…
kkkkk o s colombianos estão loucos para se livrar dos Kfir!
Nada mal pra um país que se supõe estar em situação econômica ruim, de repente sair comprando jatos de guerra da China e agora de Israel…
A Argentina não sabe o que quer já negociaram com russos , chineses , israelenses essa novela parece com uma que passou em um certo pais nem sabemos se vai ter um final .
Ou è o Resto da IAF ou made in China … Não sei qual opção é pior .. Se escolherem a Israelense ao menos terão um melhor suporte, e de um ator experiente como é Israel coisa que os chineses não tem nem suporte nem experiencia em combate.
Será a pior compra da história das Forças Armadas Argentinas , a única coisa que poderia justificar poderia ser transferência de tecnologia ou propina.
Ou arrocho fiscal e discussões diplomáticas com a Inglaterra.
Kfir vs Eurofighter …..kkkkkk
Já caíram alguns KFIR na Colômbia e o voo deles foi suspenso por lá .
Pobre Argentina tão longe do progresso e tão afundada na megalonaniquice!