No sábado ocorreu a recepção aos quatro navios tipo “aviso”, adquiridos pela Armada Argentina à Rússia.
Essas embarcações, receberam os nomes de: ARA “Puerto Argentino”, ARA “Estrecho de San Carlos”, ARA “Islas Malvinas” e ARA “Bahía Agradable”.
Graças a comunicação social da Armada, a tripulação do navio ARA “Ciudad de Rosário” ( que nos levou ao encontro do aviso no Rio da Prata), e a tripulação do ARA “Puerto Argentino”, foi possível cobrir a chegada dos navios.
Os navios estão em muito boas condições no geral, totalmente operacionais e segundo comentários da tripulação que os trouxe (com os quais naveguei desde a entrada do Rio da Prata até o porto), navegam de forma excelente. De fato, tive a oportunidade de ver alguns vídeos da navegação pelo mar do norte, onde as condições meteorológicas eram muito exigentes. É uma boa compra por parte da Armada.
FONTE: Aviacion Defensa
FOTOS: Lisandro Ivan Amorelli
Ver TOMO III Historia da Aviacao Naval Argentina no conflito do Atlantico Sul.
Ver TOMO III Historia da Aviacao Naval Argentina no conflito do Atlantico Sul.
………….o colega ta certo…. eu errei o nome da ilha… realmente é Ascensão……….. Santa Helena fica mais ao Sul bem no meio do Atlantico…Sds………
………….o colega ta certo…. eu errei o nome da ilha… realmente é Ascensão……….. Santa Helena fica mais ao Sul bem no meio do Atlantico…Sds………
………se os argentinos tivessem intenções reais de tomar as Malvinas (e não enganar o povo) teria invadido não só as Malvinas mas também sabotado a ilha de Santa Helena onde os inglêses aportaram……para isso teriam modernizado seus 3 submarinos além de ter comprado mais dois ao invés de tantos aviões de caça…uma tocaia com submarinos nesta ilha contra a esquadra ou uma sabotagem efetiva em todo o aparato de reabastecimento e comunicação em Santa Helena teria dado aos argentinos ao menos a vantagem de uns 20 dias de ocupação nas Malvinas…o suficiente para desembarque de muito mais equipamento ………aí a história teria sido outra…………….
Não sei quanto a Santa Helena sei que os americanos cederam a ilha de Ascencao, você está certo o alto comando argentino nunca contou com a opção de realmente defender as Malvinas em terra, tanto que mandaram 4 tipos como Menendez. Mas na FAA a cisa foi diferente. No dia primeiro de Maio os Ingleses fizeram uma “parada naval” em frente à Porto Argentino canhoneando a vontade em plena luz do dia, isso tudo acabou com a chegada de 3 Daggers da FAA, as três fragatas foram atacadas com Bombas, que não explodiram e vários impactos de 30mm, os Ingleses nunca mais retornaram à luz do dia e com céu limpo!
So para apimentar, vou postar o mesmo que já debati em outros locais….
A Inglaterra não deu um passeio…
A Argentina é que perdeu….
Parece a mesma coisa mas não é!
Ambos estavam despreparados para a guerra….
Perdeu quem errou mais….
Até os primeiros dois terços da guerra, cada um achava que o outro estava ganhando…
É depoimento do Comandante Britanico que se mais 3 ou 4 navios fossem atingidos, iriam recuar e as forças em terra teriam serias dificuldades de suporte e suprimentos, seriam uma carnificina e a batalha teria dilatado correndo o risco de arrastar-se indefinidamente….
Acho que os Britanicos venceriam no final, mas não tenho certeza por conta dos reflexos e efeito borboleta que causaria ao conflito, ameaçando arrastar as vizinhanças ou globalizar…
Mas o fato é que Britanicos não podem se vangloriar pois:
a) As defesas antiareas foram uma decepção para o combate litoraneo. Com as ilhas a costa das esquadrilhas, revelaram-se um fiasco em traquear os aviões que continuavam vindo leva após leva e acertando suas bombas ao verdadeiro estilo WWII;
b) As bombas continuavam sendo acertadas e o mérito foi apenas a preces divinas de não explodirem numa taxa de falha de 50%… sorte é algo que não deveria existir no meio militar..
c) Os harrier foram extraordinarios e realizaram uma folha de serviço acima de sua capacidade para o qual foram desenvolvidos. Mesmo assim, os ataques foram levados a cabo e as bombas acertadas. As Pacs não foram efetivas e as infiltrações vazaram e bombas chegaram.
d) O unico SSK operacional argentino realizou entre 3 a 4 ataques a queima roupa e tal como todos já sabem e conhecem, não acertou nenhum…sendo que os Britanicos não só foram pegos de surpresa em todas estas situações como tambem zerou todo seu estoque de torpedos anti submarinos ( a NAvy inclusive ressupriu a Royal)…
Ou seja, os resultados tanto dos ataques submarinos quanto aeronavais ocorreram fora do minimo esperado e senso comum da guerra.
Espera-se que voce bloqueie o ataque aeronaval…espera-se que voce consiga no minimo plotar a atingir o SSK revelado que lhe disparou contra si….mas não foi o que ocorreu…
Na verdade, o panico no meio militar mundial foi grande e todos começaram a revisar suas doutrinas e especificações, pois o que era tido como o mais moderno e tecnologico da época furou feio…contar contra o senso comum que a bomba não exploda ou torpedo parta o cabo otico não me parece uma lavada…
Claro que depois com 2 gols contra no final do primeiro tempo, a partida do 2o. tempo ficou mais facil em terra para os Britanicos…
Ai não tem jeito mesmo….queria ver se fossem os Israelenses que fizeram muito mais com velhos shermans nas mãos…
Perfeito! Nao esqueça do inútil e vendilhão Gen Menendes que nunca ordenou um movimento ofensivo de seus soldados mesmos dos mais treinados fuzileiros do BIM5, o desembarque Britânico foi contestado por 40 combatentes que nos primeiros minutos baixaram 2 Helis Ingleses, aí depois tiveram que recuar por absurda inferioridade numérica! Os Generais de Buenos Aires sempre acreditaram em uma saída diplomática e que os ingleses não viriam! Sobrou para profissionais como Owen Grippa, Carbalo, Rike, Velasco, Barrionevo, Pipi Sanches,Tucu, Donadile, Dimeglio, Arca, e tantos outros Tb vivos com relatos impressionantes disponíveis.
Mesmo o Grippa deu uma vacilada fenomenal…..!
Após o susto de ver-se em meio a task em pleno rasante, ter feito a mira, esqueceu de destravar o botão de segurança de disparo…imagina isto em termos de visada x tempo decorrido quantos foguetes podem não ter acertado por isto….treino é treino….mas nos nervos da realidade tudo acontece diferente…de qualquer forma, não sei se um apenas ou mais de um acertou a fragata, mas foi o suficiente para tira-la de combate. Não lembro o nome dela agora, mas sei que seu radar diretor de tiro foi atingido e desta forma, retirou-se….e quando em retirada, foi novamente atingida por bombas (que não detonaram)….estava indefesa e não afundou, mas ficou o resto da guerra de fora….
Foi uma Fragata antiga, Grippa sofreu por facinacao de alvo, se tivesse bombas faria um belo Strike, as da Marinha funcionavam! Existe mais uma história de Grippa que não se conta muito na qual perto do fim ele e sua equipe de apoio estavam cavando trincheiras perto do aeroporto e preparando suas últimas defesas então chega um oficial de alta patente ao já famoso piloto e pergunta para que isso é Grippa responde que aquele será seu último ponto de defesa e o cara lhe responde “está louco Gripa! Quando eu vi uma bandeira Britânica no primeiro monte visível, serei o primeiro a balançar a bandeira branca!” Grippa sacou sua arma do coldre encostou na cabeça do cara e disse “suma-se daqui covarde!”. Grippa foi mandado ao continente no dia seguinte, seu Staff chegou a achar que seri fuzilado por insubordinação! Com 4 desses oficiais Generais “defenderam” Porto Argentino, preciso falar mais?
Menéndez, a despeito de ser um incompetente como a maioria do oficialato argentino, sabia que uma vez desembarcadas as tropas britânicas a derrota era inexorável. Embora existisse uma poucas tropas bem preparadas o grosso do efetivo argentino era composto por conscrito, que ainda por cima careciam de itens básicos como roupas adequadas para o frio. Enquanto isso, do outro lado haviam efetivos extremamente profissionais na forma dos Royal Marines, os Paras e os sempre temíveis gurkhas. Isso sem falar na presença sorrateira dos SAS, que executaram brilhantes ações como o ataque à Ilha Pebble.
E falando em relatos, eu gosto mais dos relatos de guerreiros profissionais como Nigel “Sharkey” Ward, Paul Barton e Chris Wreford-Brown
Tinha o livro do Sharkey, muito interessante quando ele ultrapassa o Pucara do Maj Tomba que só tomou conta de sua existência nos primeiros impactos de 30mm, o Ten Macheloud viu e se evadiu com sucesso. Moral da história mesmo um Turbo Hélice avisado pode te surpreender com canhões. Sharkey aniquilou um Hércules que já estava atingido por um Sidewinder, descarregou de forma fria e calculista todos os 250 obuses no meio do Hércules, mesmo os Ingleses não gostaram da forma que foi. Foi a única aeronave de esclarecimento e transporte abatida no conflito.
Naturalmente Sharkey não fala que Tomba e Macheloud já estavam engajados esquivando outra dupla de Harriers. Aí fica a versão. Para registro ninguém morreu por fogo inimigo voando num Pucara a aeronave era dura e protegia bem o piloto, perderam a vida num Pucara o Ten Judick por bombardeio em cheio quando ainda em terra e outro Tenente que abateu um Heli Ingles e entrou numa montanha por fog.
………se os argentinos tivessem intenções reais de tomar as Malvinas (e não enganar o povo) teria invadido não só as Malvinas mas também sabotado a ilha de Santa Helena onde os inglêses aportaram……para isso teriam modernizado seus 3 submarinos além de ter comprado mais dois ao invés de tantos aviões de caça…uma tocaia com submarinos nesta ilha contra a esquadra ou uma sabotagem efetiva em todo o aparato de reabastecimento e comunicação em Santa Helena teria dado aos argentinos ao menos a vantagem de uns 20 dias de ocupação nas Malvinas…o suficiente para desembarque de muito mais equipamento ………aí a história teria sido outra…………….
Não sei quanto a Santa Helena sei que os americanos cederam a ilha de Ascencao, você está certo o alto comando argentino nunca contou com a opção de realmente defender as Malvinas em terra, tanto que mandaram 4 tipos como Menendez. Mas na FAA a cisa foi diferente. No dia primeiro de Maio os Ingleses fizeram uma “parada naval” em frente à Porto Argentino canhoneando a vontade em plena luz do dia, isso tudo acabou com a chegada de 3 Daggers da FAA, as três fragatas foram atacadas com Bombas, que não explodiram e vários impactos de 30mm, os Ingleses nunca mais retornaram à luz do dia e com céu limpo!
Suspeito muito da informacao do Ingles, os Mirage Daggers foram com certeza melhores que noticiado, primeiro que era extremamente difícil abate-los, eram rápidos demais, segundo que apesar das bombas não explodirem, seus canhões DEFA 30mm eram excelentes em baixar sistemas inteiros dos Navios, era comun 20 impactos por corrida de forma que existem relatos de no final existirem apenas 7 escoltas disponíveis inclusive com Type 22 com apenas um sistema Sea Wolf (tem um filme do Gun câmera do Dagger fazendo estrago em uma Type 22) funcionando, são retalhos de informação que juntadas podem dar respostas, como sabemos que os canhões 20mm travavam muito sabemos que a maioria dos furos eram dos Daggers, no fim, para diminuir a desvantagem tática com as ilhas quase todas tomadas, os Skyhawks voavam quase toda a missão a baixa altura o que evitava o congelamento da selagem do dispositivo a gás de acionamento do Canhão. Os Daggers foram mais perdidos por interceptação, suas rotas eram previsíveis pela falta de abastecimento e pela necessidade crítica de voar economicamente na ida e volta, naturalmente na corrida de ataque costumavam usar até o After Burner. Existem informações oficiosas de dois abates de Sea Harriers por Mirages inclusive com informações cedidas por Pierre Closterman, às francês da segunda guerra, onde diz que em 1 de Maio Cap Garcia Cuerva após perder seu ala, ja sem autonomia para retorno e dando a volta por fora de Porto Argentino vislumbrou um dos Harrier que acabara de combater minutos atrás, mas esse Harrier já estava se aproximando para pouso no Hermes. Garcia Cuerva entrou descarregando seus DEFA 30mm abatendo o Harrier que pendeu para o lado com seu piloto ejetando para dentro da água KIA, na sequência as granadas de 30mm atingem Tb o Hernes. Garcia Cuerva prossegue para Porto Argentino mas ao descarregar seus Matra, para alívio de peso ja na final, foi abatido e morto pela AA de Porto Argentino. História que nossos netos saberão se é verdade ou não quando os Ingleses liberarem as infos secretas aos 95 anos da guerra!
Sem essa meu caro! os dois Mirages foram abatidos pelos Sea Harriers sem perdas para os britânicos. Aliás esse episódio resume bem como foi o conflito visto que os dois aparelhos argentinos vieram em formação cerrada, aquilo que os EUA chamam de “asas soldadas” , o que permitiu ao pilotos britânicos encurralar e derrubar os dois Mirages.
Ao final do conflito, os Sea Harriers abateram 20 aparelhos argentinos sem perdas. O resto é invenção de argentino e simpatizantes do terceiro mundismo para justificar a derrota na campanha militar.
Foi sim, mas esse “asas soldadas” destruíram ou danificaram mais de 30 navios ingleses, isso tudo muito bem registrado, “by the way” o inimigo a nossos interesses no Atlântico estão acima do Equador e não só Sul, ainda sim ajudamos bastante aos Hermanos inclusive com sobressalentes e permitimos seus 707 reabastecerem por aqui trazendo “marerial” direto da Líbia e outros lugares, há! Nao se esqueça dos tão necessários Bandeirulhas que emprestamos a eles Tb afinal não se ataca nada no mar sem os exploradores! Fica tranquilo que sem o Sidewinder L os Harriers não teriam feito tanto. Vc Tb ainda acredita que afundaram o Belgrano com os novíssimos torpedos Tigershark? Foi a maior balela! Atacaram com torpedos lineares! Nós na época acreditamos e até compramos um lote deles! Estão fica tranquilo que a seu interesse o Inglês conta o que quer!!
Tigerfish não “tigershark” ! De fato apresentaram inúmeros
problemas corrigidos parcialmente ao longo do tempo depois
das “Falklands”, mesmo assim, com torpedos “velhos” os SSNs
da Royal Navy botaram a marinha argentina para correr
Verdade Tigershark! Quem manda gostar de peixe né! Depois descubra como a frota Norte com o 25 de Mayo escapou do Spartan e do Ônix… Aí vc vai descobrir para que servem Trackers e Sea Kings, que com sonobias, torpedos e carga de profundidade neutralizaram a armadilha inglesa tempo suficiente para a passagem da frota Norte. Os dois Subs chegaram a ser perseguidos e atacados por essas aeronaves.
Mestre Marco,
Fale mais sobre a operação destes Trackers e Seaking vs o Spartan…não conheço este pedaço da operação.
Nobre Dalton, à propósito, a despeito dos seus problemas o Tigerfish teve uma carreira exitosa na MB
As perdas de navios ingleses deveram-se ao fato da ausência de cobertura AEW da frota, inexistente desde a baixa dos Fairey Gannet em 1978, o que obrigou os britânicos a colocar fragatas e destroyers em posição de Piquete radar. Contudo esse problema foi corrigido depois do conflito com o Sea King AEW e agora com o sistema Crownest, a ser instalado em Helicópteros Merlin. Não vou entrar nessa piração de que nossos inimigos estão ao norte do equador pois como está sendo cabalmente demonstrado, nossos maiores inimigos são o subdesevolvimento atávico e o clássico vitimicismo, que termina fazendo as pessoas votarem em políticos populistas de esquerda.
Quanto ao Sea Harrier, ainda que não estivesse com os AIM-9L teriam sido superior ao argentinos em virtude do melhor treinamento dos pilotos britânicos. E uma curiosidade interessante sobre o afundamento do Belgrano é que, conforme relatou o comandante do HMS Conqueror, o navio e suas escoltas navegavam como se não estivessem em guerra, o que ressalta ainda mais o despreparo dos militares argentinos.
Perai que não sou anti americano não, só estava observando os interesses Ingleses cruzando com os nossos.
Só foi abatido o ala nessa ocasião que sobreviveu a ejeçã, o líder foi derrubado após danificado pelo outro Sidewinder por sua própria AAComo contei antes o resto seria História de uma pessoa de caráter irrefutável como Pierre Closterman, não vou questionar aqui o Cap Carballo que foi quem trouxe a informação, quem sobrevive 4 vezes atacando as melhores defesas de ponto do mundo e que sempre retornou atingido por projéteis ou estilhaços merece meu respeito!
“…as melhores defesas de ponto do mundo…”
O Sea Cat já era considerado obsoleto mesmo antes de 1982 e
apenas três navios estavam equipados com o mais recente
Seawolf, um dos quais chegou na fase final do conflito ,um total de
apenas 5 lançadores sextuplos e sabe-se de diversas falhas.
Dalton era considerada a melhor defesa de ponto do mundo não só pelo pacote de mísseis, eles acreditavam que até o Sea Dart daria conta do trabalho, mas lembre-se do Bofors 40/70 reçem incorporados além do novo 114mm Mk 8, as inúmeras metralhadoras leves e pesadas improvisadas , não esqueça das baterias de terra desembarcadas que ajudavam Tb, os Bofors cobraram seu preço , os pilotos costumavam retornar com buracos do tamanho de bolas de futebol em suas aeronaves, os relatos, filmes e fotos estão disponíveis na net, não foi fácil, os Daggers se expunham por menos tempo pela maior velocidade e o Skyhawk aguentava muito dano. O Seawolfs quanto utilizado no optronico era fatal pois não era prejudicado pelo falso retorno do radar pela superfície do mar logo abaixo do caça, existe na net um filme com um Dagger abatido com o Sea Wolf no optronico. A proporção final foi um navio avariado ou destruído por caça abatido. Se as bombas explodissem…
Realmente não estão em que poderia chamar de boas condições, mesmo assim serão navios de grande valia para a armada argentina que tinha perdido a capacidade de operar na águas geladas e revoltas do Atlântico Sul.
So para apimentar, vou postar o mesmo que já debati em outros locais….
A Inglaterra não deu um passeio…
A Argentina é que perdeu….
Parece a mesma coisa mas não é!
Ambos estavam despreparados para a guerra….
Perdeu quem errou mais….
Até os primeiros dois terços da guerra, cada um achava que o outro estava ganhando…
É depoimento do Comandante Britanico que se mais 3 ou 4 navios fossem atingidos, iriam recuar e as forças em terra teriam serias dificuldades de suporte e suprimentos, seriam uma carnificina e a batalha teria dilatado correndo o risco de arrastar-se indefinidamente….
Acho que os Britanicos venceriam no final, mas não tenho certeza por conta dos reflexos e efeito borboleta que causaria ao conflito, ameaçando arrastar as vizinhanças ou globalizar…
Mas o fato é que Britanicos não podem se vangloriar pois:
a) As defesas antiareas foram uma decepção para o combate litoraneo. Com as ilhas a costa das esquadrilhas, revelaram-se um fiasco em traquear os aviões que continuavam vindo leva após leva e acertando suas bombas ao verdadeiro estilo WWII;
b) As bombas continuavam sendo acertadas e o mérito foi apenas a preces divinas de não explodirem numa taxa de falha de 50%… sorte é algo que não deveria existir no meio militar..
c) Os harrier foram extraordinarios e realizaram uma folha de serviço acima de sua capacidade para o qual foram desenvolvidos. Mesmo assim, os ataques foram levados a cabo e as bombas acertadas. As Pacs não foram efetivas e as infiltrações vazaram e bombas chegaram.
d) O unico SSK operacional argentino realizou entre 3 a 4 ataques a queima roupa e tal como todos já sabem e conhecem, não acertou nenhum…sendo que os Britanicos não só foram pegos de surpresa em todas estas situações como tambem zerou todo seu estoque de torpedos anti submarinos ( a NAvy inclusive ressupriu a Royal)…
Ou seja, os resultados tanto dos ataques submarinos quanto aeronavais ocorreram fora do minimo esperado e senso comum da guerra.
Espera-se que voce bloqueie o ataque aeronaval…espera-se que voce consiga no minimo plotar a atingir o SSK revelado que lhe disparou contra si….mas não foi o que ocorreu…
Na verdade, o panico no meio militar mundial foi grande e todos começaram a revisar suas doutrinas e especificações, pois o que era tido como o mais moderno e tecnologico da época furou feio…contar contra o senso comum que a bomba não exploda ou torpedo parta o cabo otico não me parece uma lavada…
Claro que depois com 2 gols contra no final do primeiro tempo, a partida do 2o. tempo ficou mais facil em terra para os Britanicos…
Ai não tem jeito mesmo….queria ver se fossem os Israelenses que fizeram muito mais com velhos shermans nas mãos…
Perfeito! Nao esqueça do inútil e vendilhão Gen Menendes que nunca ordenou um movimento ofensivo de seus soldados mesmos dos mais treinados fuzileiros do BIM5, o desembarque Britânico foi contestado por 40 combatentes que nos primeiros minutos baixaram 2 Helis Ingleses, aí depois tiveram que recuar por absurda inferioridade numérica! Os Generais de Buenos Aires sempre acreditaram em uma saída diplomática e que os ingleses não viriam! Sobrou para profissionais como Owen Grippa, Carbalo, Rike, Velasco, Barrionevo, Pipi Sanches,Tucu, Donadile, Dimeglio, Arca, e tantos outros Tb vivos com relatos impressionantes disponíveis.
Mesmo o Grippa deu uma vacilada fenomenal…..!
Após o susto de ver-se em meio a task em pleno rasante, ter feito a mira, esqueceu de destravar o botão de segurança de disparo…imagina isto em termos de visada x tempo decorrido quantos foguetes podem não ter acertado por isto….treino é treino….mas nos nervos da realidade tudo acontece diferente…de qualquer forma, não sei se um apenas ou mais de um acertou a fragata, mas foi o suficiente para tira-la de combate. Não lembro o nome dela agora, mas sei que seu radar diretor de tiro foi atingido e desta forma, retirou-se….e quando em retirada, foi novamente atingida por bombas (que não detonaram)….estava indefesa e não afundou, mas ficou o resto da guerra de fora….
Foi uma Fragata antiga, Grippa sofreu por facinacao de alvo, se tivesse bombas faria um belo Strike, as da Marinha funcionavam! Existe mais uma história de Grippa que não se conta muito na qual perto do fim ele e sua equipe de apoio estavam cavando trincheiras perto do aeroporto e preparando suas últimas defesas então chega um oficial de alta patente ao já famoso piloto e pergunta para que isso é Grippa responde que aquele será seu último ponto de defesa e o cara lhe responde “está louco Gripa! Quando eu vi uma bandeira Britânica no primeiro monte visível, serei o primeiro a balançar a bandeira branca!” Grippa sacou sua arma do coldre encostou na cabeça do cara e disse “suma-se daqui covarde!”. Grippa foi mandado ao continente no dia seguinte, seu Staff chegou a achar que seri fuzilado por insubordinação! Com 4 desses oficiais Generais “defenderam” Porto Argentino, preciso falar mais?
Menéndez, a despeito de ser um incompetente como a maioria do oficialato argentino, sabia que uma vez desembarcadas as tropas britânicas a derrota era inexorável. Embora existisse uma poucas tropas bem preparadas o grosso do efetivo argentino era composto por conscrito, que ainda por cima careciam de itens básicos como roupas adequadas para o frio. Enquanto isso, do outro lado haviam efetivos extremamente profissionais na forma dos Royal Marines, os Paras e os sempre temíveis gurkhas. Isso sem falar na presença sorrateira dos SAS, que executaram brilhantes ações como o ataque à Ilha Pebble.
E falando em relatos, eu gosto mais dos relatos de guerreiros profissionais como Nigel “Sharkey” Ward, Paul Barton e Chris Wreford-Brown
Tinha o livro do Sharkey, muito interessante quando ele ultrapassa o Pucara do Maj Tomba que só tomou conta de sua existência nos primeiros impactos de 30mm, o Ten Macheloud viu e se evadiu com sucesso. Moral da história mesmo um Turbo Hélice avisado pode te surpreender com canhões. Sharkey aniquilou um Hércules que já estava atingido por um Sidewinder, descarregou de forma fria e calculista todos os 250 obuses no meio do Hércules, mesmo os Ingleses não gostaram da forma que foi. Foi a única aeronave de esclarecimento e transporte abatida no conflito.
Naturalmente Sharkey não fala que Tomba e Macheloud já estavam engajados esquivando outra dupla de Harriers. Aí fica a versão. Para registro ninguém morreu por fogo inimigo voando num Pucara a aeronave era dura e protegia bem o piloto, perderam a vida num Pucara o Ten Judick por bombardeio em cheio quando ainda em terra e outro Tenente que abateu um Heli Ingles e entrou numa montanha por fog.
Suspeito muito da informacao do Ingles, os Mirage Daggers foram com certeza melhores que noticiado, primeiro que era extremamente difícil abate-los, eram rápidos demais, segundo que apesar das bombas não explodirem, seus canhões DEFA 30mm eram excelentes em baixar sistemas inteiros dos Navios, era comun 20 impactos por corrida de forma que existem relatos de no final existirem apenas 7 escoltas disponíveis inclusive com Type 22 com apenas um sistema Sea Wolf (tem um filme do Gun câmera do Dagger fazendo estrago em uma Type 22) funcionando, são retalhos de informação que juntadas podem dar respostas, como sabemos que os canhões 20mm travavam muito sabemos que a maioria dos furos eram dos Daggers, no fim, para diminuir a desvantagem tática com as ilhas quase todas tomadas, os Skyhawks voavam quase toda a missão a baixa altura o que evitava o congelamento da selagem do dispositivo a gás de acionamento do Canhão. Os Daggers foram mais perdidos por interceptação, suas rotas eram previsíveis pela falta de abastecimento e pela necessidade crítica de voar economicamente na ida e volta, naturalmente na corrida de ataque costumavam usar até o After Burner. Existem informações oficiosas de dois abates de Sea Harriers por Mirages inclusive com informações cedidas por Pierre Closterman, às francês da segunda guerra, onde diz que em 1 de Maio Cap Garcia Cuerva após perder seu ala, ja sem autonomia para retorno e dando a volta por fora de Porto Argentino vislumbrou um dos Harrier que acabara de combater minutos atrás, mas esse Harrier já estava se aproximando para pouso no Hermes. Garcia Cuerva entrou descarregando seus DEFA 30mm abatendo o Harrier que pendeu para o lado com seu piloto ejetando para dentro da água KIA, na sequência as granadas de 30mm atingem Tb o Hernes. Garcia Cuerva prossegue para Porto Argentino mas ao descarregar seus Matra, para alívio de peso ja na final, foi abatido e morto pela AA de Porto Argentino. História que nossos netos saberão se é verdade ou não quando os Ingleses liberarem as infos secretas aos 95 anos da guerra!
Sem essa meu caro! os dois Mirages foram abatidos pelos Sea Harriers sem perdas para os britânicos. Aliás esse episódio resume bem como foi o conflito visto que os dois aparelhos argentinos vieram em formação cerrada, aquilo que os EUA chamam de “asas soldadas” , o que permitiu ao pilotos britânicos encurralar e derrubar os dois Mirages.
Ao final do conflito, os Sea Harriers abateram 20 aparelhos argentinos sem perdas. O resto é invenção de argentino e simpatizantes do terceiro mundismo para justificar a derrota na campanha militar.
Foi sim, mas esse “asas soldadas” destruíram ou danificaram mais de 30 navios ingleses, isso tudo muito bem registrado, “by the way” o inimigo a nossos interesses no Atlântico estão acima do Equador e não só Sul, ainda sim ajudamos bastante aos Hermanos inclusive com sobressalentes e permitimos seus 707 reabastecerem por aqui trazendo “marerial” direto da Líbia e outros lugares, há! Nao se esqueça dos tão necessários Bandeirulhas que emprestamos a eles Tb afinal não se ataca nada no mar sem os exploradores! Fica tranquilo que sem o Sidewinder L os Harriers não teriam feito tanto. Vc Tb ainda acredita que afundaram o Belgrano com os novíssimos torpedos Tigershark? Foi a maior balela! Atacaram com torpedos lineares! Nós na época acreditamos e até compramos um lote deles! Estão fica tranquilo que a seu interesse o Inglês conta o que quer!!
Tigerfish não “tigershark” ! De fato apresentaram inúmeros
problemas corrigidos parcialmente ao longo do tempo depois
das “Falklands”, mesmo assim, com torpedos “velhos” os SSNs
da Royal Navy botaram a marinha argentina para correr
Verdade Tigershark! Quem manda gostar de peixe né! Depois descubra como a frota Norte com o 25 de Mayo escapou do Spartan e do Ônix… Aí vc vai descobrir para que servem Trackers e Sea Kings, que com sonobias, torpedos e carga de profundidade neutralizaram a armadilha inglesa tempo suficiente para a passagem da frota Norte. Os dois Subs chegaram a ser perseguidos e atacados por essas aeronaves.
Mestre Marco,
Fale mais sobre a operação destes Trackers e Seaking vs o Spartan…não conheço este pedaço da operação.
Nobre Dalton, à propósito, a despeito dos seus problemas o Tigerfish teve uma carreira exitosa na MB
As perdas de navios ingleses deveram-se ao fato da ausência de cobertura AEW da frota, inexistente desde a baixa dos Fairey Gannet em 1978, o que obrigou os britânicos a colocar fragatas e destroyers em posição de Piquete radar. Contudo esse problema foi corrigido depois do conflito com o Sea King AEW e agora com o sistema Crownest, a ser instalado em Helicópteros Merlin. Não vou entrar nessa piração de que nossos inimigos estão ao norte do equador pois como está sendo cabalmente demonstrado, nossos maiores inimigos são o subdesevolvimento atávico e o clássico vitimicismo, que termina fazendo as pessoas votarem em políticos populistas de esquerda.
Quanto ao Sea Harrier, ainda que não estivesse com os AIM-9L teriam sido superior ao argentinos em virtude do melhor treinamento dos pilotos britânicos. E uma curiosidade interessante sobre o afundamento do Belgrano é que, conforme relatou o comandante do HMS Conqueror, o navio e suas escoltas navegavam como se não estivessem em guerra, o que ressalta ainda mais o despreparo dos militares argentinos.
Perai que não sou anti americano não, só estava observando os interesses Ingleses cruzando com os nossos.
Só foi abatido o ala nessa ocasião que sobreviveu a ejeçã, o líder foi derrubado após danificado pelo outro Sidewinder por sua própria AAComo contei antes o resto seria História de uma pessoa de caráter irrefutável como Pierre Closterman, não vou questionar aqui o Cap Carballo que foi quem trouxe a informação, quem sobrevive 4 vezes atacando as melhores defesas de ponto do mundo e que sempre retornou atingido por projéteis ou estilhaços merece meu respeito!
“…as melhores defesas de ponto do mundo…”
O Sea Cat já era considerado obsoleto mesmo antes de 1982 e
apenas três navios estavam equipados com o mais recente
Seawolf, um dos quais chegou na fase final do conflito ,um total de
apenas 5 lançadores sextuplos e sabe-se de diversas falhas.
Dalton era considerada a melhor defesa de ponto do mundo não só pelo pacote de mísseis, eles acreditavam que até o Sea Dart daria conta do trabalho, mas lembre-se do Bofors 40/70 reçem incorporados além do novo 114mm Mk 8, as inúmeras metralhadoras leves e pesadas improvisadas , não esqueça das baterias de terra desembarcadas que ajudavam Tb, os Bofors cobraram seu preço , os pilotos costumavam retornar com buracos do tamanho de bolas de futebol em suas aeronaves, os relatos, filmes e fotos estão disponíveis na net, não foi fácil, os Daggers se expunham por menos tempo pela maior velocidade e o Skyhawk aguentava muito dano. O Seawolfs quanto utilizado no optronico era fatal pois não era prejudicado pelo falso retorno do radar pela superfície do mar logo abaixo do caça, existe na net um filme com um Dagger abatido com o Sea Wolf no optronico. A proporção final foi um navio avariado ou destruído por caça abatido. Se as bombas explodissem…
Realmente não estão em que poderia chamar de boas condições, mesmo assim serão navios de grande valia para a armada argentina que tinha perdido a capacidade de operar na águas geladas e revoltas do Atlântico Sul.
Para aqueles bravios mares do Atlântico Sul e austrais, estes navios vão ser uma mão na roda para a marinha Argentina…
Obrigado Topol! Realmente já li muito sobre o assunto, acompanhei Tb ao “vivo” pelos tele jornais mas tivemos que esperar duas décadas para os testemunhos destes ex-combatentes se tornassem comuns na internet, acho que muitos aqui não sabem da real história dessa guerra. A ordem de silêncio da Inglaterra e a desmalvinizacao dos governos civis Argentinos nos deu a falsa ideia de uma goleada dos Ingleses, mas não foi bem assim… Era muito simples se uma esquadrilha de velhos Skyhawks aparecessem razante no horizonte era quase certeza que mesmo abatendo um ou dois deles com os excelentes Seawolfs (em modo optronico) os outros lhe baixariam um navio ainda,se esses Skyhawks fossem brancos a probabilidade seria maior ainda pois as Bombas de 500lb da Marinha não costumavam falhar! Qq dúvida sobre a possibilidade de se sobreviver a um ataque solo com um jato de treinamento a frota de desembarque Inglesa favor ver o relato do Herói de Malvinas Owen Grippa, Piloto Naval.
Amigo Março, pelo que me lembro os ataques argentinos com os mísseis Exocet, que tantos prejuízos deram aos britânicos, foram realizados pelos caças bombardeiros Dessault Super Entendard não foram?
Pois é, estou dando o exemplo da maioria das missões realizadas, que foram com bombas, só haviam 5 exocets e 5 SUE, suficientes para 3 misses e for o q aconteceu: Sheffield , Atlantic Conveyor e Invencible. O resto foi na Bomba memo!
Marco, nem na fantasiosa versão argentina o HMS Invincible foi atacado com Exocets mas sim pelos A-4 com bombas burras. Ocorre que na verdade o navio atacado foi o HMS Arrow (uma Fragata Type 21), que ainda logrou derrubar dois dos atacantes com seus mísseis Seacat. O terceiro navio britânico atacado com Exocets foi o HMS Glamorgan (Destroyer da Classe County) que disparou um Sea Slug contra o míssil. Ainda assim o míssil atingiu o hangar do navio, destruindo seu Westland Wessex e matando 12 marinheiros.
O ataque ocorreu num azimute totalmente inesperado com surpresa total, o míssil foi disparado. Na unica versão Argentina o Invencible foi atacado nas duas versões inglesas a Arrow foi atacada e o Exocet se perdeu noutra o Exocet foi derrubado pelo canhão 114mm MK, essa ultima “nem a pau Juvenal”, mas a nossa marinha acreditou e os colocou em nossas Corvetas como “Exocets busters field proven”. a guerra para os ingleses e Bussiness!! Só por isso dou crédito aos Argentinos!
Não meu caro! A Guerra para os ingleses foi para recuperar a justa posse por seu território ultramarino,usurpada por uma junta militar fascista e assassina.
E entre uma ditadura corrupta e genocida, que matou 10.000 cidadãos, comandada por uma junta militar encabeçada por um alcoólatra, e uma monarquia constitucional democrática cuja primeira ministra foi uma das maiores líderes do Séc. XX, eu obviamente fico com os britânicos.
O Glanmorgan foi alvejado por im Exocet disparado desde terra no que posso chamar de melhor invento feito no calor da batalha, veja no You Tube como fizeram isso os Ingleses ficaram estupefatos com o dispositivo em Porto Argentino ainda com um casulo carregado, dois lançamos é um congelou, todos os mísseis foram retirados de navios da frota Argentina (existe outra versão da origem destes mísseis mas não acho interessante colocar aqui sem dupla confirmação).
Maldito editor de texto! Foi mal ai.
É, IPhone é um saco mesmo!
Esta noticia nos lembra que a nossa MB também está precisando receber novas e maiores unidades para atendimento nos SALVAMAR, com a baixa da classe Imperial Marinheiro, sobram os cinco rebocadores classe Tritão e os Alte Guilhem. Por outro lado trata-se de uma boa compra de oportunidade da Argentina, são unidades próprias para o serviço em mares gelados, não sabemos sobre que situação que se encontram estas unidades, pois os russos usaram “bem” estes barcos e não possuem uma reputação de manutenção muito esmerada…
Esses avisos são essências tanto na paz como na guerra, são rebocadores de alto mar capazes de trazer de volta m navio atingido, resgatar náufragos, servirem de rádio farol e resgate a pilotas de ataque em pane ou sem combustível após o combate, o Aviso Sobral fez tudo isso nas Malvinas e como “bônus” entrou em combate contra dois Linkx, engajou com seu canhão de proa 40mmL60 tomou 4 Sea Skuas sendo atingido por dois deles e retornou com máquinas próprias a Porto Deseado com 7 mortos a bordo. Se não me engano dias mais tarde a esquadrilha do Cap Carballo meteu uma bomba em um desses Linkx incapacitando-o e o outro afundou com a Coventry no mesmo ataque. Adorei os nomesdas novas unidades! Todos referentes à Guerra das Malvinas!
Valeu Marcão por resgatar esse trecho da história.
É Marco! Só que no final do conflito foram as tropas de Sua Majestade que triunfaram, de modo que as ilhas continuam a se chamar Falklands. E com a incorporação dos NAes da Classe Queen Elizabeth, só resta ao argentinos chorar pelas ilhas que afinal nunca foram suas.
Uma frota destas com Type 26, Type 45 e PA’s não pode ser tocada? Para esse amador aqui ela deve ser tão “invulnerável” quanto à sua ancestral de 1982 os recursos barra bater tal frota aumentaram muito, podemos ver obre há disponível no mercado para bater tal ameaça… Um esquadrão de Su34 com mísseis de longo alcance supersônicos, um bom Runner para puxar as PACs para longe dos atacantes como os SU-30 ou 35 , Subs Convencionais os manteriam fora das águas costeiras… No futuro frotas assim serão atacadas no meio do Atlântico por saraivadas de Killer Drones com baixa assinatura e alta velocidade final, esses mesmos Drones caçarão qq assinatura de emissão eletromagnética de forma que o Hawkeye será a primeira vítima, se vc puder disparar um par desses de cima de um caminhão do meio da floresta para o meio do Atlântico vc já será temido por todos. Falo Drones mas na verdade serão como mísseis que podem retornar se não houver alvos.
E quantos recursos mesmo os argentinos possuem, hoje, para se contrapor à uma Força Tarefa britânica? Basta ver o atual estado das Forças armadas argentinas para saber que os habitantes das Falklands podem dormir tranquilos afinal, onde os argentinos vão conseguir Su-34? E os Su-30, virão de onde? da Venefavela? E esses tais “Killer Drones”?
Ah! E quantos submarinos convencionais os argentinos têm operando hoje em dia?
Mestre…tudo muda…e geopolitica é caso complicado de 1a. prioridade….
Veja que coisa louca…..Russos levaram a Ucrania e OTAN ralhava na figura da Inglaterra, Alemanha, França e EUA….
Como o ISIS saiu do controle, melou o plano ocidental na Siria e lá foi a Russia trucar e dar outro cheque lá…como o ISIS fez lambança, uniu França Inglaterra e Alemanha a causa…e arrastou os EUA as contas contra a vontade….
Tudo muda, tal como poderia mudar se continuarem arrochando Moscou e eles só para diluir esforços da OTAN, começam a entubar recursos e equipamentos aos argentinos….a China tem seus entreveros no mar da China e tambem fez este mesmo namoro com os argentinos…tudo peça de xadres…se voce joga aqui…o dito cujo joga acolá….não tenha dúvida que Malvinas virou peça para incomodar e dar equilibrio a um jogo maior de gente grande….tá lá guardada…ma se precisar mesmo, sacam as cartas e de repente….tudo muda….quem estiver preparado melhor…quem não estiver…é pego de calça curta de novo…é por isto que o Brasil deve ter uma ABIN bem focada e equipada…suprpresa só existe para quem é desatencioso para segurança nacional….o Brasil tem sempre de estar atento .
Aff! Mais um que acredita em papai noel, coelhinho da páscoa, duende, mundo multipolar e BRICS…..
Para aqueles bravios mares do Atlântico Sul e austrais, estes navios vão ser uma mão na roda para a marinha Argentina…
Obrigado Topol! Realmente já li muito sobre o assunto, acompanhei Tb ao “vivo” pelos tele jornais mas tivemos que esperar duas décadas para os testemunhos destes ex-combatentes se tornassem comuns na internet, acho que muitos aqui não sabem da real história dessa guerra. A ordem de silêncio da Inglaterra e a desmalvinizacao dos governos civis Argentinos nos deu a falsa ideia de uma goleada dos Ingleses, mas não foi bem assim… Era muito simples se uma esquadrilha de velhos Skyhawks aparecessem razante no horizonte era quase certeza que mesmo abatendo um ou dois deles com os excelentes Seawolfs (em modo optronico) os outros lhe baixariam um navio ainda,se esses Skyhawks fossem brancos a probabilidade seria maior ainda pois as Bombas de 500lb da Marinha não costumavam falhar! Qq dúvida sobre a possibilidade de se sobreviver a um ataque solo com um jato de treinamento a frota de desembarque Inglesa favor ver o relato do Herói de Malvinas Owen Grippa, Piloto Naval.
Amigo Março, pelo que me lembro os ataques argentinos com os mísseis Exocet, que tantos prejuízos deram aos britânicos, foram realizados pelos caças bombardeiros Dessault Super Entendard não foram?
Pois é, estou dando o exemplo da maioria das missões realizadas, que foram com bombas, só haviam 5 exocets e 5 SUE, suficientes para 3 misses e for o q aconteceu: Sheffield , Atlantic Conveyor e Invencible. O resto foi na Bomba memo!
Marco, nem na fantasiosa versão argentina o HMS Invincible foi atacado com Exocets mas sim pelos A-4 com bombas burras. Ocorre que na verdade o navio atacado foi o HMS Arrow (uma Fragata Type 21), que ainda logrou derrubar dois dos atacantes com seus mísseis Seacat. O terceiro navio britânico atacado com Exocets foi o HMS Glamorgan (Destroyer da Classe County) que disparou um Sea Slug contra o míssil. Ainda assim o míssil atingiu o hangar do navio, destruindo seu Westland Wessex e matando 12 marinheiros.
O ataque ocorreu num azimute totalmente inesperado com surpresa total, o míssil foi disparado. Na unica versão Argentina o Invencible foi atacado nas duas versões inglesas a Arrow foi atacada e o Exocet se perdeu noutra o Exocet foi derrubado pelo canhão 114mm MK, essa ultima “nem a pau Juvenal”, mas a nossa marinha acreditou e os colocou em nossas Corvetas como “Exocets busters field proven”. a guerra para os ingleses e Bussiness!! Só por isso dou crédito aos Argentinos!
Não meu caro! A Guerra para os ingleses foi para recuperar a justa posse por seu território ultramarino,usurpada por uma junta militar fascista e assassina.
E entre uma ditadura corrupta e genocida, que matou 10.000 cidadãos, comandada por uma junta militar encabeçada por um alcoólatra, e uma monarquia constitucional democrática cuja primeira ministra foi uma das maiores líderes do Séc. XX, eu obviamente fico com os britânicos.
O Glanmorgan foi alvejado por im Exocet disparado desde terra no que posso chamar de melhor invento feito no calor da batalha, veja no You Tube como fizeram isso os Ingleses ficaram estupefatos com o dispositivo em Porto Argentino ainda com um casulo carregado, dois lançamos é um congelou, todos os mísseis foram retirados de navios da frota Argentina (existe outra versão da origem destes mísseis mas não acho interessante colocar aqui sem dupla confirmação).
Maldito editor de texto! Foi mal ai.
É, IPhone é um saco mesmo!
Esta noticia nos lembra que a nossa MB também está precisando receber novas e maiores unidades para atendimento nos SALVAMAR, com a baixa da classe Imperial Marinheiro, sobram os cinco rebocadores classe Tritão e os Alte Guilhem. Por outro lado trata-se de uma boa compra de oportunidade da Argentina, são unidades próprias para o serviço em mares gelados, não sabemos sobre que situação que se encontram estas unidades, pois os russos usaram “bem” estes barcos e não possuem uma reputação de manutenção muito esmerada…
aqui na minha cidade tem um estaleiroque tem rebocadores maiores mais modernos (novos) e em maior número que essas velharias ai
itajai você fala
Esses avisos são essências tanto na paz como na guerra, são rebocadores de alto mar capazes de trazer de volta m navio atingido, resgatar náufragos, servirem de rádio farol e resgate a pilotas de ataque em pane ou sem combustível após o combate, o Aviso Sobral fez tudo isso nas Malvinas e como “bônus” entrou em combate contra dois Linkx, engajou com seu canhão de proa 40mmL60 tomou 4 Sea Skuas sendo atingido por dois deles e retornou com máquinas próprias a Porto Deseado com 7 mortos a bordo. Se não me engano dias mais tarde a esquadrilha do Cap Carballo meteu uma bomba em um desses Linkx incapacitando-o e o outro afundou com a Coventry no mesmo ataque. Adorei os nomesdas novas unidades! Todos referentes à Guerra das Malvinas!
Valeu Marcão por resgatar esse trecho da história.
É Marco! Só que no final do conflito foram as tropas de Sua Majestade que triunfaram, de modo que as ilhas continuam a se chamar Falklands. E com a incorporação dos NAes da Classe Queen Elizabeth, só resta ao argentinos chorar pelas ilhas que afinal nunca foram suas.
Uma frota destas com Type 26, Type 45 e PA’s não pode ser tocada? Para esse amador aqui ela deve ser tão “invulnerável” quanto à sua ancestral de 1982 os recursos barra bater tal frota aumentaram muito, podemos ver obre há disponível no mercado para bater tal ameaça… Um esquadrão de Su34 com mísseis de longo alcance supersônicos, um bom Runner para puxar as PACs para longe dos atacantes como os SU-30 ou 35 , Subs Convencionais os manteriam fora das águas costeiras… No futuro frotas assim serão atacadas no meio do Atlântico por saraivadas de Killer Drones com baixa assinatura e alta velocidade final, esses mesmos Drones caçarão qq assinatura de emissão eletromagnética de forma que o Hawkeye será a primeira vítima, se vc puder disparar um par desses de cima de um caminhão do meio da floresta para o meio do Atlântico vc já será temido por todos. Falo Drones mas na verdade serão como mísseis que podem retornar se não houver alvos.
E quantos recursos mesmo os argentinos possuem, hoje, para se contrapor à uma Força Tarefa britânica? Basta ver o atual estado das Forças armadas argentinas para saber que os habitantes das Falklands podem dormir tranquilos afinal, onde os argentinos vão conseguir Su-34? E os Su-30, virão de onde? da Venefavela? E esses tais “Killer Drones”?
Ah! E quantos submarinos convencionais os argentinos têm operando hoje em dia?
Mestre…tudo muda…e geopolitica é caso complicado de 1a. prioridade….
Veja que coisa louca…..Russos levaram a Ucrania e OTAN ralhava na figura da Inglaterra, Alemanha, França e EUA….
Como o ISIS saiu do controle, melou o plano ocidental na Siria e lá foi a Russia trucar e dar outro cheque lá…como o ISIS fez lambança, uniu França Inglaterra e Alemanha a causa…e arrastou os EUA as contas contra a vontade….
Tudo muda, tal como poderia mudar se continuarem arrochando Moscou e eles só para diluir esforços da OTAN, começam a entubar recursos e equipamentos aos argentinos….a China tem seus entreveros no mar da China e tambem fez este mesmo namoro com os argentinos…tudo peça de xadres…se voce joga aqui…o dito cujo joga acolá….não tenha dúvida que Malvinas virou peça para incomodar e dar equilibrio a um jogo maior de gente grande….tá lá guardada…ma se precisar mesmo, sacam as cartas e de repente….tudo muda….quem estiver preparado melhor…quem não estiver…é pego de calça curta de novo…é por isto que o Brasil deve ter uma ABIN bem focada e equipada…suprpresa só existe para quem é desatencioso para segurança nacional….o Brasil tem sempre de estar atento .
Aff! Mais um que acredita em papai noel, coelhinho da páscoa, duende, mundo multipolar e BRICS…..
aqui na minha cidade tem um estaleiroque tem rebocadores maiores mais modernos (novos) e em maior número que essas velharias ai
itajai você fala
Agora compra barco pesqueiro transforma patrulheiros como cuba faz
Cláudio Quadros, adoro resgatar “quadros” humorísticos, então aí vai mais um em sua homenagem: “A inguinoranca é que astravanca o pogresso” KKKKKK.
O Cláudio não disse nada de errado. Já você em sua patrulha esquerdista…
Ele não disse nada de errado?? “Navios pesqueiros??? Você e ele são 2 brincalhões.
Existe uma matéria em outro espaço onde se discorre sobre a conversão, pelos cubanos, de navios pesqueiros em navios patrulha portadores de mísseis, no caso os SS-N-2 Styx. Foi a isso que o colega fez remissão.
Agora compra barco pesqueiro transforma patrulheiros como cuba faz
Cláudio Quadros, adoro resgatar “quadros” humorísticos, então aí vai mais um em sua homenagem: “A inguinoranca é que astravanca o pogresso” KKKKKK.
O Cláudio não disse nada de errado. Já você em sua patrulha esquerdista…
Ele não disse nada de errado?? “Navios pesqueiros??? Você e ele são 2 brincalhões.
Existe uma matéria em outro espaço onde se discorre sobre a conversão, pelos cubanos, de navios pesqueiros em navios patrulha portadores de mísseis, no caso os SS-N-2 Styx. Foi a isso que o colega fez remissão.