Confira por dentro o helicóptero russo que tem a altura de um prédio de três andares.
Por Ksênia Issáeva
O MI-26 é um recordista. Tem capacidade para carregar até 20 toneladas e é o maior helicóptero do mundo.
A Rússia é um dos maiores produtores mundiais de petróleo e gás. A maioria de suas reservas está situada em regiões remotas do nordeste da Sibéria, onde não há povoados ou estradas por milhares de quilômetros. O único meio de transportar o carregamento pesado extraído ali é com o uso de helicópteros.
Uma das principais operadoras trabalhando no nordeste da Sibéria é o Skol. Sua frota consiste de 37 aeronaves, entre elas o MI-26.
O MI-26 é apenas um entre muitas aeronaves capazes de erguer e um carregamento de peso equiparável ao seu a uma distância de 800 quilômetros.
Graças a sua singular capacidade, esse tipo de helicóptero goza de fama na Rússia e no exterior.
A principal regra para levar carregamentos por meio de helicópteros é evitar sobrevoar povoados, mesmo que isso acrescente alguns quilômetros à viagem.
O helicóptero tem dois motores, cada um com 11.400 hp. Eles consomes três toneladas de combustível por hora.
Se colocarmos um MI-26 e um Boeing-737 lado a lado, veremos que o helicóptero é mais comprido.
Antes de cada voo, seis engenheiros checam as condições técnicas do helicóptero e aquecem o veículo. O aquecimento leva, geralmente, uma hora, mas pode chegar a duas ou mais se a temperatura estiver abaixo dos 30 graus negativos.
FOTOS: SLAVA STEPANOV / GELIO
FONTE: Gazeta Russa
tem certeza que isso não é um avião com rotores ?
Topol mas sendo para offshore ele precisa é de confiabilidade e robustez. Nas FAs um glass cockpit talvez seja comum.
E antes que me malhem, estão contando esses 40 metros (que tenho minhas dúvidas, tem arrendondamento pra mais aí) com a ponta do rotor principal esticada pra frente da aeronave e com a do rotor de cauda no mesmo esquema para trás!
mais comprido que um boing 737!? ah, ajuda ai vai…
Cockpit do bicho é feião, pelo menos desse modelo da foto, bem rústico, ultrapassado até eu diria se comparado com os glass cockpit atuais, em compensação é bastante confiável e robusto…. Bacana é aquela foto do MI-26 levantando um Chinook !
” Confiável e robusto ” será mesmo !
Será que não estaria aí, o calcanhar de Aquiles dessa Aeronave, a elevada necessidade de pessoal e meios para botar para funcionar o equipamento, isso sem falar do combustível e sobretudo o mais importante na minha opinião a manutenção do mesmo.
Não seria, por esse motivo que o Exército nem se interessar por esse Helicóptero em favor do Chinook, consideravelmente menor em tamanho e em capacidade porém, com uma elevada disponibilidade de vôo !
Robusto ele é, isso é indiscutível … seu cockpit é mais “rústico” e simples também pelo fato de ser um modelo antigo e como o Leonardo bem frisou é um offshore dispensa uma série de apetrechos para sua operação.
Eu acho que o EB não se interessa por ele porque está muito acima dos requisitos, realmente na minha opinião no final das contas seria melhor o Chinook para o Brasil.
Uma verdadeira joia da engenharia !