Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

Ataque aéreo mata soldados turcos na Síria

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
28/02/2020 - 06:36
em Geopolítica
0
135
compartilhamentos
1.1k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Autoridades turcas falam em ao menos 30 militares mortos e o mesmo número de feridos. Em retaliação, Ancara bombardeia posições de tropas de segurança sírias em Idlib. Conflito marca escalada de tensão na região.

Um ataque aéreo, atribuído a Damasco, matou nesta quinta-feira (27/02) mais de 30 soldados turcos e deixou o mesmo número de militares feridos na província de Idlib, no norte da Síria, o último reduto da oposição no país devastado pela guerra.

“Vários militares gravemente feridos foram hospitalizados em Hatay”, afirmou Rahmi Dogan, governador da província turca que faz fronteira com a Síria. Ele responsabilizou o regime do presidente Bashar al-Assad pelo ataque.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, convocou uma reunião de emergência da cúpula de segurança do país após o bombardeiro. O encontro durou duas horas, mas não foram divulgadas mais informações.

Ancara cobrou da comunidade internacional que “assuma suas responsabilidades” em Idlib e anunciou que, em retaliação ao ataque, atacou “todas as posições conhecidas” das tropas leais ao regime de Assad.

“A comunidade internacional deve tomar medidas para proteger civis e estabelecer uma zona de exclusão aérea” na região de Idlib, afirmou as presidência turca.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, condenou os bombardeios “indiscriminados” realizados pelas forças de Assad e pediu que Damasco e Moscou interrompam a ofensiva em Idlib e apoiem a ONU na busca para uma solução pacifica para o conflito. “Stoltenberg instou todos os envolvidos a reduzir a atenuar a situação perigosa e evitar o agravamento da horrível situação humanitária na região”, afirmou seu porta-voz.

O Conselho do Atlântico Norte, o mais alto órgão de tomada de decisão da Otan, vai reunir-se de emergência nesta sexta-feira, a pedido da Turquia, devido à situação na Síria, anunciou Stoltenberg. 

Os Estados Unidos disseram estar muito preocupados com a escalada no conflito. “Estamos ao lado da nossa aliada na Otan, a Turquia, e continuamos pedindo um fim imediato a essa desprezível ofensiva conduzida pelo regime de Assad, Rússia e forças apoiadas pelo Irã”, afirmou o Departamento de Estado.

Desde o início de dezembro, Idlib é alvo de uma campanha militar feroz e bombardeio implacável por tropas do governo sírio, apoiadas por bombas aéreas da Rússia. A Idlib é a última fortaleza rebelde e jihadista na Síria.

Nas últimas semanas, a província foi palco de confrontos entre a Turquia, que apoia os grupos rebeldes, e as forças do regime sírio, apoiadas por Moscou. As recentes mortes marcam uma grave escalada no conflito direto entre os dois países.

Ancara possui 12 postos de observação militar no norte da Síria, que são resultado de um acordo assinado com Moscou em 2018 para reduzir a tensão na região de Idlib. Os dois países vêm, porém, trocando acusações de não estarem respeitando o pacto.

No início de fevereiro, Erdogan alertou o regime de Damasco para se retirar da região dos postos turcos e ameaçou lançar uma ofensiva no país vizinho. Depois da ameaça, houve uma escalada de tensão no conflito. No total, desde o início de fevereiro, 54 soldados turcos foram mortos na província de Idlib.

Nesta quinta-feira, jihadistas e rebeldes apoiados por Ancara retornaram a Saraqeb, uma importante cidade que haviam perdido no início do mês. Apesar da perda, o regime sírio fez grandes avanços no sul da província, recuperando mais de 20 vilarejos.

A recente ofensiva em Idlib resultou numa catástrofe humanitária. Quase 950 mil civis estão desabrigados após deixarem suas casas. Muitos vivem em tendas, prédios abandonados, abrigos improvisados e em campos abertos perto da fronteira com a Turquia.

FONTE E FOTO: DW

Tags: Bashar al-AssadConflito na SíriaIdlibNATONATO/OTANOTANRecep Tayyip ErdoganRússiaSecretário-Geral da NATO Jens StoltenbergSíriaTurquia
Notícia Anterior

Nota da Marinha sobre acidente com navio no Maranhão e envio de meios navais e aeronavais

Próxima Notícia

Fundação Ezute participa da formação acadêmica de oficiais da Marinha do Brasil

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Indústria de Defesa

ASELSAN – Primeiro teste de aceitação do sistema ALP 100-G concluído com sucesso

05/05/2025 - 09:55
A-29N Super Tucano da Embraer
Aviação

Força Aérea Portuguesa se prepara para incorporar o Embraer A-29N Super Tucano

02/05/2025 - 13:31
Naval

ASELSAN concluiu a modernização da fragata da classe MEKO mais abrangente do mundo

09/04/2025 - 09:46
Carregar mais
Próxima Notícia

Fundação Ezute participa da formação acadêmica de oficiais da Marinha do Brasil

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

ADSB: O estaleiro do EDGE Group

Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval