O comandante Naval da China, almirante Wu Shengli, avisou o chefe das Operações Navais dos EUA, almirante John Richardson, que qualquer “ato perigoso e provocativo” da Marinha dos EUA poderia desencadear a guerra no Mar do Sul da China.
“Se os Estados Unidos continuarem com esse tipo de ações perigosas e provocativas, certamente poderia aparecer uma situação séria e muito tensa entre as forças da linha de frente de ambos os lados no mar e no ar. Mesmo um pequeno incidente poderia desencadear a guerra”.
O comandante chinês fez esta declaração durante uma teleconferência entre os almirantes dos EUA e China na quinta-feira.
“Espero que o lado norte-americano aprecie as boas relações entre as marinhas da China e dos Estados Unidos, que não são fáceis de manter, e evite que esses tipos de incidentes aconteçam”, disse Wu.
Os dois oficiais da Marinha mantiveram as conversações depois de um navio de guerra estadunidense navegou dentro de 12 milhas náuticas de uma das ilhas artificiais de Pequim no arquipélago Spratly, apesar das repetidas alertas da China de que tal ação ostensiva seria considerada como uma provocação nas relações já tensas entre os dois países.
A China considera as Ilhas Spratly como seu território e por isso considera que os EUA prejudicam a soberania e segurança do seu país. Os Estados Unidos dizem que vão continuar patrulhando as águas, se considerarem que isso está em conformidade com o direito internacional.
Segundo afirmou Wu Shengli, as marinhas chinesa e norte-americana têm muito espaço para cooperação conjunta e devem “desempenhar um papel positivo na manutenção da paz e da estabilidade no mar do Sul da China”.
FONTE: Sputniknews
Do jeito que anda esta briga eu humildemente sugeriria ao Almirante Wu Shengli e a seus superiores no governo Chinês uma ultima ação ANTES de passar para o confronto militar.
Dê um ultimato ao governo dos EUA para que cada navio de guerra americano que invadir as águas consideradas como territoriais pela China resultará no imediato fechamento por duas semanas de todas as expedições comercias oriundas do território chines para os EUA direta ou indiretamente.
Talvez este tipo de sanção, que atinja o mercado americano, os líderes americanos entendam e levem mais a sério…
P.S. Almirate Wu convém, junto com o ULTIMATO, enviar um mapa explicitando quais áreas a China considera como SEU território porque os yankees adoram se fazer de desentendidos nestes casos… E mande publicar na Internet por vias de dúvida.
Do jeito que anda esta briga eu humildemente sugeriria ao Almirante Wu Shengli e a seus superiores no governo Chinês uma ultima ação ANTES de passar para o confronto militar.
Dê um ultimato ao governo dos EUA para que cada navio de guerra americano que invadir as águas consideradas como territoriais pela China resultará no imediato fechamento por duas semanas de todas as expedições comercias oriundas do território chines para os EUA direta ou indiretamente.
Talvez este tipo de sanção, que atinja o mercado americano, os líderes americanos entendam e levem mais a sério…
P.S. Almirate Wu convém, junto com o ULTIMATO, enviar um mapa explicitando quais áreas a China considera como SEU território porque os yankees adoram se fazer de desentendidos nestes casos… E mande publicar na Internet por vias de dúvida.
A alta da capacidade da Força de Autodefesa Marítima “não é engraçado” Militar Chinês General da Força Aérea
2015/10/28
Liu Yazhou General da Força Aérea em papel agência Partido Comunista Susumu em Mundo Contemporâneo edição de outubro, anunciou a sentença para avaliar a capacidade da Força de Autodefesa Marítima do Japão.
Vê-se que existe a necessidade de aumentar o moral do país. Além disso, as autoridades militares chinesas, os soldados são analisados como derrotados antes de chegar ao campo de batalha pela corrupção no coração.
Oficiais militares populares na China, mesmo em Mr. Liu atividades de escrita. Disser proprietário de um pensamento anti-japones completo. Para o dia relações China como visto da questão ilhas Senkaku, Desde 1981, os Estados Unidos e o Japão está promovendo um plano marinho militar ultra-secreto chamado (canga e cadeia) para a Marinha da China, também estão treinando várias vezes eu estava analisando isso disse.
Também o Sr. Liu, os navios japoneses, está equipado com um sistema satélite de captura de posição dos navios de guerra chineses, ele ressaltou que a execução de mais de 50 anos. E ele disse: taxa operacional das aeronaves das Forças de Autodefesa mantém são 90%, é superior a 80% da taxa operacional dos Estados Unidos.
Capacidade da Força de Autodefesa Marítima no Mar do Japão tenha sido transmitido ao Sr. Liu é falar que pode destruir a Marinha chinesa dentro de algumas horas eu estava fortemente advertiu que não é mais uma história engraçada sobre isto.
Pode ser uma causa da derrota, a escassez de tecnologia e moral
De acordo com os críticos Alegadamente, políticos, moralidade no serviço militar chinês é corrupto, é inferior ao técnico qualquer exército no mundo. A Força Aérea da China e o nível de tecnologia naval não mudam com o tempo de 50, 60, e não pode ser comparado com os militares dos EUA e Forças de Autodefesa do Japão.
De acordo com as autoridades militares originais familiarizadas com militares chineses interno, o maior problema é que ele é a falta de experiência de combate, diz o Partido Comunista, mas o problema é que é grande devido ao baixo nível de moral, a coesão do soldados e da mente . Diz de ser derrotado antes de chegar ao campo de batalha por isso.
General PLA Liu Yazhou, comissário político no Exército de Libertação Universidade Nacional de Defesa do Povo
(Tradução Yamamoto Aki)
[url]http://www.epochtimes.jp/2015/10/24679.html[/url]
A alta da capacidade da Força de Autodefesa Marítima “não é engraçado” Militar Chinês General da Força Aérea
2015/10/28
Liu Yazhou General da Força Aérea em papel agência Partido Comunista Susumu em Mundo Contemporâneo edição de outubro, anunciou a sentença para avaliar a capacidade da Força de Autodefesa Marítima do Japão.
Vê-se que existe a necessidade de aumentar o moral do país. Além disso, as autoridades militares chinesas, os soldados são analisados como derrotados antes de chegar ao campo de batalha pela corrupção no coração.
Oficiais militares populares na China, mesmo em Mr. Liu atividades de escrita. Disser proprietário de um pensamento anti-japones completo. Para o dia relações China como visto da questão ilhas Senkaku, Desde 1981, os Estados Unidos e o Japão está promovendo um plano marinho militar ultra-secreto chamado (canga e cadeia) para a Marinha da China, também estão treinando várias vezes eu estava analisando isso disse.
Também o Sr. Liu, os navios japoneses, está equipado com um sistema satélite de captura de posição dos navios de guerra chineses, ele ressaltou que a execução de mais de 50 anos. E ele disse: taxa operacional das aeronaves das Forças de Autodefesa mantém são 90%, é superior a 80% da taxa operacional dos Estados Unidos.
Capacidade da Força de Autodefesa Marítima no Mar do Japão tenha sido transmitido ao Sr. Liu é falar que pode destruir a Marinha chinesa dentro de algumas horas eu estava fortemente advertiu que não é mais uma história engraçada sobre isto.
Pode ser uma causa da derrota, a escassez de tecnologia e moral
De acordo com os críticos Alegadamente, políticos, moralidade no serviço militar chinês é corrupto, é inferior ao técnico qualquer exército no mundo. A Força Aérea da China e o nível de tecnologia naval não mudam com o tempo de 50, 60, e não pode ser comparado com os militares dos EUA e Forças de Autodefesa do Japão.
De acordo com as autoridades militares originais familiarizadas com militares chineses interno, o maior problema é que ele é a falta de experiência de combate, diz o Partido Comunista, mas o problema é que é grande devido ao baixo nível de moral, a coesão do soldados e da mente . Diz de ser derrotado antes de chegar ao campo de batalha por isso.
General PLA Liu Yazhou, comissário político no Exército de Libertação Universidade Nacional de Defesa do Povo
(Tradução Yamamoto Aki)
[url]http://www.epochtimes.jp/2015/10/24679.html[/url]
Na boa, vai ter confronto aí viu, daqui a pouco vamos ver outra noticia dos EUA navegando por lá, um proprio oficial da USN falou, que é uma missao de teste do protesto da china, e que seria só a primeira vez.
vai rolar
Tão cedo não irão a luta. pelo menos usando a racionalidade. Mas o nobre amigo Topol pode ter toda razão, a pressão em cima de quem esta na linha de frente com os nervos a flor da pele pode antecipar este conflito.
Na boa, vai ter confronto aí viu, daqui a pouco vamos ver outra noticia dos EUA navegando por lá, um proprio oficial da USN falou, que é uma missao de teste do protesto da china, e que seria só a primeira vez.
vai rolar
Bravata! A China cresceu mas sua marinha ainda é patética perto da americana. Quem sabe possam desafiar em algumas décadas.
Vc já pesquisou sobre a marina chinesa para fazer essa afirmação?
A marinha americana ainda é muito superior a chinesa mas chamar a marinha chinesa de patética é coisa de quem não tem qualquer noção dela.
A vantagem americana se reflete em alto mar, e aí ela é incontestável mas perto da costa chinesa ou no mar da China essa vantagem se anula totalmente.
Há uma gama imensa de armas que a China pode lançar mão para defender seu território, por exemplo: Se os Estados Unidos num esforço logístico sobre humano (leia se impossível) disponibiliza-se todos os seus porta-aviões num ataque a China eles reuniriam pouco mais de 600 Caças, número bem inferior ao que os chineses usariam na sua defesa, alem disso os chineses teriam sua frota submarina que é uma das maiores do planeta, para cortar rotas de abastecimento, também sua força de bombardeiros dotados de misseis de cruzeiro que poderiam atacar e afundar navios a uma grande distância da costa, satélites no espaço e uma rede de radares OTH que forneceriam alerta antecipado e Também sua força de superfície que apesar de não superar a US Navy em qualidade já a supera em quantidade.
Tão cedo não irão a luta. pelo menos usando a racionalidade. Mas o nobre amigo Topol pode ter toda razão, a pressão em cima de quem esta na linha de frente com os nervos a flor da pele pode antecipar este conflito.
Guerra?
Só se for de nervos. Ainda mais envolvendo China e EUA cujas economias dependem vitalmente uma da outra.
Bravata! A China cresceu mas sua marinha ainda é patética perto da americana. Quem sabe possam desafiar em algumas décadas.
Vc já pesquisou sobre a marina chinesa para fazer essa afirmação?
A marinha americana ainda é muito superior a chinesa mas chamar a marinha chinesa de patética é coisa de quem não tem qualquer noção dela.
A vantagem americana se reflete em alto mar, e aí ela é incontestável mas perto da costa chinesa ou no mar da China essa vantagem se anula totalmente.
Há uma gama imensa de armas que a China pode lançar mão para defender seu território, por exemplo: Se os Estados Unidos num esforço logístico sobre humano (leia se impossível) disponibiliza-se todos os seus porta-aviões num ataque a China eles reuniriam pouco mais de 600 Caças, número bem inferior ao que os chineses usariam na sua defesa, alem disso os chineses teriam sua frota submarina que é uma das maiores do planeta, para cortar rotas de abastecimento, também sua força de bombardeiros dotados de misseis de cruzeiro que poderiam atacar e afundar navios a uma grande distância da costa, satélites no espaço e uma rede de radares OTH que forneceriam alerta antecipado e Também sua força de superfície que apesar de não superar a US Navy em qualidade já a supera em quantidade.
Espero que não aconteça o tiro inicial. Mas sendo um estrategista norte americano, acenderia, hoje, o pavio.no sudeste asiático. Os Chineses, hoje, ainda não estão no mesmo nível dos americanos. Mas tudo indica que daqui algumas poucas décadas o Dragão possa chegar lá e ai vai ficar difícil de segurar. Tratando-se de geopolítica, os americanos estão com a faca e com o queijo. Nunca na história ouve a possibilidade de tantos países asiáticos estarem do mesmo lado em uma mesma frente. Deixar toda a história de conflitos entre eles contra um inimigo em comum. Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Índia. Além de um apoio europeu e a Austrália na retarguada. Pensando em nível de guerra mundial, acredito que um eventual bloco formado por China, Coréia do Norte e Paquistão não seria capaz de fazer frente a zona de influência americana. E isso não só na questão militar. Tratando-se das finanças, seria possível bloquear praticamente todas as linhas de comércio para a China, com exceção das voltadas para o lado russo. Não sei se é inteligente deixar os chineses cresceram mais do que já cresceram. São mais de um billhão de bocas para alimentar e acabam de revogar a proibição do segundo filho. A influência na África e nas americas é cada vez maior. Um dia a hora vai chegar, seja hoje ou daqui 50 anos, os chineses vão entrar em rota de colisão com o ocidente.
Bom,
o “Ocidente” é quem foi lá primeiro, entrar em “rota de colisão” com o “Oriente”, há séculos…
E continua indo, más já não é tão fácil como foi durante o que os chineses chamam de “Século de Humilhação” , período entre 1839 e 1949, em que o Império Chinês sofreu sob o colonialismo, tanto ocidental como japonês.
Tudo bem. Os chineses tem os seus motivos. Eu vivo no Brasil, em uma cultura totalmente moldada pelos povos do ocidente, logo, fico sim receoso com a escalada de influência chinesa. De qualquer modo, não se trata do que eu acho, mas no lugar de um tomador de decisões norte americano, não daria essa oportunidade aos chineses.
Acho difícil… Vai precisar de muito mais que uma dor de cabeça no mar pra levar os dois países as vias de fato…
Afinal de contas, está em questão o futuro econômico da China, algo que inexiste sem os EUA…
Enfim, podemos esperar uma escaramuça aqui e outra aculá; talvez até um incidente mais sério ( como tantos que ocorreram durante a Guerra Fria ). Mas acredito que antes de alguém apertar o botão, todo mundo vai se sentar e conversar… Todos aí tem muuuito a perder…
Até 2017 vão ficar nesse jogo de chove e não molha.
Somente em janeiro de 2017 poderá mudar alguma coisa sobre a política americana em cima da China. Donald Trump vive dizendo que os chineses, japoneses, etc estão roubando os empregos americanos.
Ele vai juntar com este motivo ecônomico de que China está roubando empregos americanos junto com estas atitudes imperialistas de criar ilhas artificiais pra tudo lado, vão tacar um embargo ecônomico sobre a China. Aí já era a China, vai vira uma Cuba 2.0
Sds
Não sonha! Embargos econômicos só são viáveis contra países pé de chinelo, contra a China o maior e mais pujante mercado consumidor da atualidade é suicídio puro.
O maior credor da América é a China, ou seja se os chineses cobrarem o que os americanos lhes devem a bolsa americana vai a falência.
Para um embargo funcionar é necessário a adesão da Europa que essa semana foi contemplada pela China com uma encomenda de mais de uma centena de Airbus, a própria Boeing teve uma encomenda de 300 de suas aeronaves.
Qual empresa ou país seria louca o suficiente de jogar um cliente desses no colo da concorrência que certamente correria para tomar o lugar daquela que acompanhasse o tal embargo?
Centenas de países hoje são dependentes dos produtos chineses que estão presentes até mesmo no seu computador, e principalmente das compras de matéria prima, hoje o maior cliente do Brasil é disparado a China se deixássemos de vender para eles a nossa economia entraria em colapso, portanto companheiro menos viajem na maionese por favor.
Daniel…….quem vai quebrar quem economicamente falando…….ai vc esta equivocado….bilsa americana nao vai quebrar em funcao disso…maas vai levar um tombo…nada q nao possa ser reparado apos alguns meses. O q vc nao percebeu eh q basta um bloqueio ou sancoes economicas contra os china para estes voltem a dezenas de anos atras em sua economia….vao faze o q c mais de 300 milhoes de sua emergente…..coloca-los na lavoura de arroz outra vez……nao tem mais Mao pra fazer isso…rsrsrrs com quem vc acha q os europeus vao ficar………e os demais paises da Asia q tem na china seu maior adversario hoje em dia…enfim….sao muitas as variaveis…todas aplkicaveis e c certeza ja pensadas anteriormente…qual delas sera posta em pratica ainda nao esta claro…aguardemos. Me diga ai quais o s paises representativos q sao dependentes da china…..nao valem os africanos hemmmmm…o Brasil c certeza vai perder um bocado por conta de sua politica porca e suicida na ecnomia e no comercio exterior…….enfim……..
Os EUA pedem impor sanções contra China.
E a China pode simlemente cobrar a divida de 1,4 trilhões de dolares que os EUA tem para com ela, todavia os americanos não tem ouro nem dolares suficientes para pagar tal divida e seria obrigado a dar calote na China.
Uma vez que issso seja feito a credibilidade dos EUA iria para a m……. e ficaria muito mais caro para o pais finaciar seus gastos uma vez que seus credores podem se negar a fazer novos emprestimos enquanto o governo não pagar suas dividadas, ou no minimo, os credores exigiriam taxas de juros bem mais altas para continuar finaciando os EUA.
Seja como for o não pagamento da divida acarretaria em um agravamento na situação economica, finaceira e social americana, pois uma parcela muito maior do orçamento publico americano seria usado para pagar as dividas acumuladas, que já são maiores que seu PIB.
Então meu caro Celso os americanos podem impor quantos embargos eles quiserem e afundar a economia chinesa, mas o fato é que os EUA assim como o resto do mundo vão abraçados com os chineses para o fundo do poço economico.
Fernando, vou citar aqui mais uma vez caso vc nao saiba ou nao tenha lido…..voce sabe qual eh o lastro dos USA e o seu valor aproximado…..NAO….sabe qual eh este lastro….NAO….sabe onde estao estas reservas…..NAO……….pesquise um pouco e sem paixoes e achismos… (Fort Knox. e Bco Federal de Nova York so pra comecar)… esta divida dos USA representa um pouco menos q seu PIB e eh resgatavel……esta divida representa investimentos palpaveis na economia e melhorias na infraestrutura em todos os campos, eh palpavel e tem valor. Ja a nossa vc sabe pra onde foi e esta super desvalorizada, nao da nem pra vender sem perder mais bilhoes, ou seja…o Brasil nao tem boas garantias pra mais nada…..nao estamos valendo nada, nosso passivo eh muito maior e esta a descoberto por falta de bons ativos de valor…….nao tem comparacao nao eh mesmo…….nao me venha c papo de reservas…isso eh conto do vigario, estas reservas nao estao la pra pagar nada….sao garantias e estao comprometidas 100 %, nao podem ser usadas arbitrariamente.(BCo da Basileia-Suica) vc acha q estas agencias de risco ja nao perceberam isso……….enfim…os unicos trouxas q estao abracados com a China adivinha quem….e quem nos colocou nesta situacao sem permissao…….o resultado ja esta ai …..perdemos mercados e ainda estamos devendo bilhoes de dolares aos chinas……..este assunto eh extenso e demanda muito debate no bom sentido……..mas pare e analise , toda questao sempre tem 2 lados. Sds
Eu até poderia rezumir todo o seu comentario em uma unica palavra:
Enrolação.
Vc fala do Fort Knox, que a divida é regatavel…, que representa investimentos em economia… , que a nossa divida está desvalorizada… , que não temos boas garantias,tá mas e dai?
Se os chineses cobrarem os americanos vão ter que pagar, com Fort Knox o Bco federal de NY e que não vai da, tais resevas não passam de 434 bilhões de dolares.
Então como os EUA pagariam a divida?
Não pagariam, não tem dinheiro para tal, seriam obrigados a dar o “default” que caracterizaria calote, um default na divida dos EUA aumentaria significamente o custo de fazer negocios, que iria aumentar o custo de fazer emprestimos para as empresas, que teriam de pagar taxas de juros sobre emprestimos e titulos para competir com as maiores taxas de juros de titulos do Tesouro americano.
Todas as taxas de juros nos EUA iriam subir, aumentando os preços e contribuindo para a inflação.
O mercado de ações tambem sofreria, pois como qualquer investimento nos EUA seriam vistos como mais arriscados, o preço das ações cairia fazendo os investidores correrem para paises “mais suguros”, e é por estas razões que a incapacidade dos EUA pagarem sua divida, caso ela seja cobrada, causaria uma recessão na economia americana.
É no minimo ironico vc me acusar de “achismo” e “paixao” quando tais atos foram perpetrados unicamente por vc!
Nos ultimos 10 anos os chineses deram motivos de sobra para os americanos imporem sanções, e o fato de não o terem feito só prova a incapacidade dos EUA imporem sanções contra os chineses sem quebrar a propria economia.
Oh sim claro!
Vão tacar um embargo economico na China, e os EUA vai ficar de boa né?
Fala sério! Um embargo economico feito pelos americanos a China é o mesmo que o suicidio da economia americana, tanto é que se os EUA não fosse tão dependente da economia dos chineses eles já teriam começado o tal embargo antes mesmo de os chineses começarem a construir as ilhas.
Fernando…menos, menos,…….nao acredite em tudo o q eh publicado, cheio de ranso e ideologia burra…………..os chinas sabem disso…so estao cutucando pra sentir o adversario, mas c certeza vao recuar se a coisa engrossar…isso eh um jogo de xadrez……..isso pode se tornar um pesadelo para eles mesmos…acho q arriscaram muito ate este momento ……..so estao latindo………vamos ver como se desenrola este conflito de palavras e ameacas vas…………..Sds
Celso
Lendo o seu comentario, em resposta ao Daniel, e o comentario do Leonardo, percebe-se que são vcs que se deixam levar por ideologias burras e cheias de ranso, pois a interdependencia economica sino-americana é uma fato irrefutavel, tal teoria de que os EUA podem impor sanções a China sem acabar com a propria economia não tem base solida argumentativa nenhuma além de ser completamente desconexa da realidade.
Ademais as atuações dos chineses e americanos, no Mar da China Meridional é apenas um “morde e assopra”, no qual qualquer um sabe que não acarretara em conflito nenhum.
É cada doente mental que aparece…
Faça um favor a humanidade, volta para a escola!
Colegas que me criticaram.
Olhe Cuba, está mais de 50 anos sofrendo o embargo e ainda continua.
Antes do pessoal me criticar que eu sou doente mental. Vai pesquisar as falas do lider nas pesquisas para presidência americana, Donald Trump.
Ele está dizendo, não é eu. Ele disse que não vai tacar um embargo direto, ele simplesmente vai aumentar três vezes os impostos sobre os produtos chineses, japoneses, etc. Ele vai fazer uma medida protencionista.
Ele quer acabar com Made in China. Foi ele que disse, pesquise na net.
Cara está liderando as pesquisas e ainda é o candidato mais rico da parada.
Sobre a dívida com a China. Pessoal não sabe o tanto de ouro que os americanos tem. E outra os bancos mais ricos do mundo são americanos ou israelitas como Wells Fargos, que é o banco mais rico do mundo. Eles podem muito bem emprestar muita grana para os americanos quitarem a dívida com a China.
Sds
O Heber tem razão em lhe criticar.
Olhe esse seu comentario, a China não é Cuba, Carson lidera as pesquisas nos EUA, medidas de protecionismo tendem a causar a perde de espaço no mercado externo, provocar atraso tecnologico e a acomodação das empresas nacionais alem de aumentar os preços internos. E apesar de os EUA terem as maiores reservas de ouro do mundo, o valor dessas reservas não chega a um terço do que os EUA devem a China, e duvido muito que a Wells Fargo, cujo valor de mercado não de 270 bilhões de dolares, ou qualquer outro banco tenham condições ou que sejam idiotas ao ponto de se ariscar em pagar a divida americana.
Carson está ganhando em alguns estados somente, como Michigan, Maryland, Iowa e Texas. O resto do país ele está perdendo, apesar de eu estar torcendo para ele.
Por que vocês não mandam uma carta ou um e-mail para Donald Trump?? criticando ele?? Eu estou somente repetindo as palavras dele somente. Vocês precisam melhor suas inteligência cognitivas.
Você sabe que lá tem as maiores reservas e minas de ouro do mundo, fora que daqui alguns anos eles já tem projeção de exportar petróleo e vão ficar mais ricos ainda.
Wells Fargos e outras dezenas de instituições multibilionárias como JP Morgan, etc podem sim comprar grande parte das dívidas que estão com os chineses.
Donald Trump disse que vai fazer igual já tem na área rural americana, até o Brasil já desistiu de vender alguns produtos agrículas para eles. Ele disse que vai fazer medidas protencionistas, para trazer as empresas para dentro dos Estados Unidos novamente. Outra alternativa, é o TPP que poderá tirar empresas da China e ir para Vietnam por exemplo, pelas ajudas fiscais.
Sds
Que tem que melhorar a inteligencia e vc Leo.
Porque as atuais pesquisas não estão ai para determinar o futuro presidente dos EUA , e sim para determinar os representantes dos republicanos e democratas nas eleições de 2016, Carson não lidera as pesquisas em estados mas sim entre os republicanos para se tornar candidato do Partido Republicano.
Eu sei que os EUA tem as maiores reservas de ouro, e tambem sei que nem de longe são capazes de pagar a divida americana, e a unica coisa que as projeções apontam é uma endividamento ainda maior das industria do petroleo americano.
Eu já lhe falei do risco de se tomar medidas protecionistas, vou ter que repetir?
Estas instituições, que vc menciona, não ficaram ricas bancando idiotas investindo em negócios arriscados, e comprar a divida de uma nação, que deve até as calças, é uma baita negócio arriscado.
kkkk
já sei quem é que esta falando demais.
“Quero ver…quem vai dar o primeiro tiro.
É assim que se faz!
É isso ai!!!
Guerra?
Só se for de nervos. Ainda mais envolvendo China e EUA cujas economias dependem vitalmente uma da outra.
“poderá ocorre um conflito com os EUA” huahuahua,
divida china : 28 trilhões
divida americana : 20 trilhões
serio que preferem fazer guerra ao invés de se preocuparem em reparar suas economias ?
De qual divida vc fala externa ou publica?
Se qual for reconsidere o valores que vc apresentou, pois a divida externa dos EUA é de 106% do seu PIB enquanto que a divida publica chega 102%. Enquanto que os chineses tem uma divida externa de 9% de seu PIB e uma divida publica de 41% de seu PIB.
Onde cê tirou esses números?
Concordo Yuri.
Vivo falando destas dívidas, pessoal me critica.
Dívida americana é 18 trilhões de doláres.
Além deles afundarem mais as dívidas ainda. Poderá levar uma guerra mundial.
Yuri,
Endividamentos (bruto e líquido) podem ser decorrentes de investimentos, financiamentos e empréstimos, entre outros. Sou profundo defensor da opinião que sempre é bom analisar os aspectos econômicos e estratégicos que todo conflito (antes, durante e depois) transporta. São contas a receber e a pagar, e não são baixas.
Não tem uma só guerra no mundo que não tenha ocorrido em função de disputas econômicas e de proteger as reservas estratégicas, seja de mercado/comercial, energéticas, materiais primas e alimentos.
As questões da tensão na região citada acima estão relacionadas às projeção de poder e interesses estratégicos, além de fonte de energia, o que a China vai precisar cada vez mais.
Tanto EEUU quanto China procuram ter acesso à veia aorta de cada nação. Seria o ponto ideal de asfixiar o outro. E no caso, esta veia está bem perto e oxigena a China, que o Mar do Sul da China. Por ali, passa mais de 30% do PIB mundial. Os chineses sabem que precisam manter uma cadeia ininterrupta de matérias primas e alimentos, além de acesso aos mercados mundiais para sobreviverem, e os EEUU querem manter em mãos o botão que mantem os equipamentos ligados.
Hoje, não há possibilidade de ocorrer um conflito em plena carga, até porque ainda existe espaços para negociação, e o Dragão ainda não tem condições de enfrentar a Águia.
Mas no futuro, serão mais de 1,5 bilhão de chineses famintos, sem terra, com empresários ansiosos para garantir um bom pedaço do bolo mundial.
Quando representarem um PIB maior que os EEUU, vão querer o justo pedaço do mundo, não tenham dúvidas. Simplesmente, vão ter uma população gigantesca querendo cada vez mais, e não aceitando menos. Acho que foi mais ou menos assim que a Alemanha criou a 1ª e 2ª GM.
Paulo, o debate comeca bem por ai…so fco mais um reparo……a segunda guerra tbm eclodiu ali em face as mesmas razoes de agora….vide o Japao….e foi exatamente em funcao de um bloqueio por parte dos USA……mas eh claro q agora os tempos e as armas sao outras pra comecar…..mas vai valer mesmo eh o poderio economico…vamos ver quem recua primeiro……..apesar das ameacas, os respectivos comandantes das marinhas ja estao negociando…rsrsrrsr
Celso,
Concordo.
Olha meus amigos, sei que o fator financeiro conta muito antes de determinada nação declarar guerra a outra mas isso não é tudo não…
Na hora que o comandante do navio se sentir ameaçado e sob pressão e resolver apertar o botão para se auto defender , que se lasque quem tem dívida maior que quem… lembrem-se que são dois lobos vorazes rosnando um de frente para o outro, ao menor sinal de hostilidade vão por água abaixo todos os tratados, a civilidade e a economia pouco importará, importará apenas quem tem mais e melhores mísseis e melhores CIWS para tentar sobreviver…
Topol,
Tem várias coisas diferentes no que você escreveu.
Um comandante tem os protocolos pré definidos de procedimentos de DEFESA, caso seja atacado. Mas daí você considerar que partiriam para uma retaliação assimétrica ou em larga escala, é outra história. Ficar com o dedo na gatilho é uma coisa; apertar, é outra. E não é porque uma belonave é afundada que uma guerra plena entre dois países se inicia, vide o caso do navio sul-coreano supostamente afundado pela Coréia do Norte. Mas, iniciar uma guerra, impossível não é.
Qualquer tipo de ação ou reação o comandante vai aguardar ordens ou autorização muito superiores. São militares muito bem preparados, e não vão se desesperar tomando decisões afoitas ou emocionais/desequilibradas. Todas as possibilidades de retaliação e ação são previamente estudadas, definidas e treinadas, aguardando autorização.
Em 17 de maio de 1987, a fragata USS Stark, foi atacada no Golfo Pérsico por um Mirrage F1 iraquiano, após ter disparado um exocet AM39.
A fragata só não afundou devido à operação extraordinária da equipe interna de reparos, apesar da morte de 37 tripulantes.
Muito se polemizou sobre os comandantes estarem de mãos atadas e não terem autonomia para agir num caso deste. Porém, julgou-se que o navio detinha todas as capacidades de se defender, e que nada justificava a falta de não ter sido feito.
Em função dos protocolos de engajamento para nações aliadas (Nesta época de guerra, o Iraque era aliado dos EEUU e combatia o Irã), o comandante teria hesitado (tisc) em iluminar o caça com o radar e de não ter adotado ações defensivas e contra ofensivas.
Sendo assim, o comandante Glenn Brindel e três oficias foram afastados do comando.
Este, é um exemplo do condicionamento e disciplina dos comandantes. Apesar das críticas, eles não saem agindo ou retaliando a esmo. Defender, é uma obrigação. Atacar ou retaliar, são opções autorizadas.
Não, analisar o tamanho do PIB do adversário não faz parte das análises de defesa dos comandantes de navios, e talvez não haja tempo para isso. Isto deveria fazer parte das funções e preocupações dos estrategistas e dos comandantes supremos.
E também ninguém disse que o único motivo para iniciar uma guerra plena seriam os aspectos econômicos/comerciais. Mas, sempre estão envolvidos de alguma forme, evitando (devido às perdas e consequências), ou provocando. Isto é plenamente possível. A Argentina, devido principalmente à crise financeira, fez da guerra um motivo para esconder a crise financeira.
Também estão envolvidos como causas: reservas estratégicas, projeção de poder e região de influência político/comercial, fontes enérgicas, rotas e acessos à áreas de escoação comercial, além de controle sobre todo o sistema de fornecimento de matérias primas e alimentos.
Por fim, todo comandante tem plena consciência que sua vida e de toda sua tripulação podem se perder, mas não tem margem para erros. Se acertar, não fez mais do que obrigação. Infelizmente, é do ofício.
Olá Paulo, valeu pela resposta… o amigo cita o caso da fragata Stark em que seu comandante não agiu porque não teve ordens para tal e o resultado foi a destruição do navio e a morte de 37 tripulantes e a sua exoneração do cargo mais tarde como medida punitiva por inação…
Mas o amigo deve lembrar-se que o USS Vincenes disparou contra um jumbo de origem Iraniana matando todos a bordo pois seu comandante julgou que se tratava de um F-14 da IRIAF, foi uma decisão dele e que não teve ordens superiores, ele agiu sob pressão no calor do momento e depois ainda foi condecorado por isso…
Como podes ver a situação é muito tensa e pode sim ocorrer desvios de conduta da tripulação e dos oficiais por inúmeros motivos que levem um imbróglio como esses, praticamente uma impasse mexicano, as vias de fato.
Saudações.
Pode ser a coisa não se desenvolva em escalas maiores e que a diplomacia entre rapidamente em ação para evitar a catástrofe mas certamente quem estiver na hora e no local do encontro, no caso as tripulações dos navios, estão em guerra iminente o tempo todo… duvido que alguém a bordo fique falando : “Nossa não vamos atacar não eles tem um PIB maior que o nosso !!! “
Nossa, faça um favor a humanidade cara, VOLTA PARA A ESCOLA!
Espero que não aconteça o tiro inicial. Mas sendo um estrategista norte americano, acenderia, hoje, o pavio.no sudeste asiático. Os Chineses, hoje, ainda não estão no mesmo nível dos americanos. Mas tudo indica que daqui algumas poucas décadas o Dragão possa chegar lá e ai vai ficar difícil de segurar. Tratando-se de geopolítica, os americanos estão com a faca e com o queijo. Nunca na história ouve a possibilidade de tantos países asiáticos estarem do mesmo lado em uma mesma frente. Deixar toda a história de conflitos entre eles contra um inimigo em comum. Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Índia. Além de um apoio europeu e a Austrália na retarguada. Pensando em nível de guerra mundial, acredito que um eventual bloco formado por China, Coréia do Norte e Paquistão não seria capaz de fazer frente a zona de influência americana. E isso não só na questão militar. Tratando-se das finanças, seria possível bloquear praticamente todas as linhas de comércio para a China, com exceção das voltadas para o lado russo. Não sei se é inteligente deixar os chineses cresceram mais do que já cresceram. São mais de um billhão de bocas para alimentar e acabam de revogar a proibição do segundo filho. A influência na África e nas americas é cada vez maior. Um dia a hora vai chegar, seja hoje ou daqui 50 anos, os chineses vão entrar em rota de colisão com o ocidente.
Bom,
o “Ocidente” é quem foi lá primeiro, entrar em “rota de colisão” com o “Oriente”, há séculos…
E continua indo, más já não é tão fácil como foi durante o que os chineses chamam de “Século de Humilhação” , período entre 1839 e 1949, em que o Império Chinês sofreu sob o colonialismo, tanto ocidental como japonês.
Tudo bem. Os chineses tem os seus motivos. Eu vivo no Brasil, em uma cultura totalmente moldada pelos povos do ocidente, logo, fico sim receoso com a escalada de influência chinesa. De qualquer modo, não se trata do que eu acho, mas no lugar de um tomador de decisões norte americano, não daria essa oportunidade aos chineses.
Acho difícil… Vai precisar de muito mais que uma dor de cabeça no mar pra levar os dois países as vias de fato…
Afinal de contas, está em questão o futuro econômico da China, algo que inexiste sem os EUA…
Enfim, podemos esperar uma escaramuça aqui e outra aculá; talvez até um incidente mais sério ( como tantos que ocorreram durante a Guerra Fria ). Mas acredito que antes de alguém apertar o botão, todo mundo vai se sentar e conversar… Todos aí tem muuuito a perder…
Até 2017 vão ficar nesse jogo de chove e não molha.
Somente em janeiro de 2017 poderá mudar alguma coisa sobre a política americana em cima da China. Donald Trump vive dizendo que os chineses, japoneses, etc estão roubando os empregos americanos.
Ele vai juntar com este motivo ecônomico de que China está roubando empregos americanos junto com estas atitudes imperialistas de criar ilhas artificiais pra tudo lado, vão tacar um embargo ecônomico sobre a China. Aí já era a China, vai vira uma Cuba 2.0
Sds
Não sonha! Embargos econômicos só são viáveis contra países pé de chinelo, contra a China o maior e mais pujante mercado consumidor da atualidade é suicídio puro.
O maior credor da América é a China, ou seja se os chineses cobrarem o que os americanos lhes devem a bolsa americana vai a falência.
Para um embargo funcionar é necessário a adesão da Europa que essa semana foi contemplada pela China com uma encomenda de mais de uma centena de Airbus, a própria Boeing teve uma encomenda de 300 de suas aeronaves.
Qual empresa ou país seria louca o suficiente de jogar um cliente desses no colo da concorrência que certamente correria para tomar o lugar daquela que acompanhasse o tal embargo?
Centenas de países hoje são dependentes dos produtos chineses que estão presentes até mesmo no seu computador, e principalmente das compras de matéria prima, hoje o maior cliente do Brasil é disparado a China se deixássemos de vender para eles a nossa economia entraria em colapso, portanto companheiro menos viajem na maionese por favor.
Daniel…….quem vai quebrar quem economicamente falando…….ai vc esta equivocado….bilsa americana nao vai quebrar em funcao disso…maas vai levar um tombo…nada q nao possa ser reparado apos alguns meses. O q vc nao percebeu eh q basta um bloqueio ou sancoes economicas contra os china para estes voltem a dezenas de anos atras em sua economia….vao faze o q c mais de 300 milhoes de sua emergente…..coloca-los na lavoura de arroz outra vez……nao tem mais Mao pra fazer isso…rsrsrrs com quem vc acha q os europeus vao ficar………e os demais paises da Asia q tem na china seu maior adversario hoje em dia…enfim….sao muitas as variaveis…todas aplkicaveis e c certeza ja pensadas anteriormente…qual delas sera posta em pratica ainda nao esta claro…aguardemos. Me diga ai quais o s paises representativos q sao dependentes da china…..nao valem os africanos hemmmmm…o Brasil c certeza vai perder um bocado por conta de sua politica porca e suicida na ecnomia e no comercio exterior…….enfim……..
Os EUA pedem impor sanções contra China.
E a China pode simlemente cobrar a divida de 1,4 trilhões de dolares que os EUA tem para com ela, todavia os americanos não tem ouro nem dolares suficientes para pagar tal divida e seria obrigado a dar calote na China.
Uma vez que issso seja feito a credibilidade dos EUA iria para a m……. e ficaria muito mais caro para o pais finaciar seus gastos uma vez que seus credores podem se negar a fazer novos emprestimos enquanto o governo não pagar suas dividadas, ou no minimo, os credores exigiriam taxas de juros bem mais altas para continuar finaciando os EUA.
Seja como for o não pagamento da divida acarretaria em um agravamento na situação economica, finaceira e social americana, pois uma parcela muito maior do orçamento publico americano seria usado para pagar as dividas acumuladas, que já são maiores que seu PIB.
Então meu caro Celso os americanos podem impor quantos embargos eles quiserem e afundar a economia chinesa, mas o fato é que os EUA assim como o resto do mundo vão abraçados com os chineses para o fundo do poço economico.
Fernando, vou citar aqui mais uma vez caso vc nao saiba ou nao tenha lido…..voce sabe qual eh o lastro dos USA e o seu valor aproximado…..NAO….sabe qual eh este lastro….NAO….sabe onde estao estas reservas…..NAO……….pesquise um pouco e sem paixoes e achismos… (Fort Knox. e Bco Federal de Nova York so pra comecar)… esta divida dos USA representa um pouco menos q seu PIB e eh resgatavel……esta divida representa investimentos palpaveis na economia e melhorias na infraestrutura em todos os campos, eh palpavel e tem valor. Ja a nossa vc sabe pra onde foi e esta super desvalorizada, nao da nem pra vender sem perder mais bilhoes, ou seja…o Brasil nao tem boas garantias pra mais nada…..nao estamos valendo nada, nosso passivo eh muito maior e esta a descoberto por falta de bons ativos de valor…….nao tem comparacao nao eh mesmo…….nao me venha c papo de reservas…isso eh conto do vigario, estas reservas nao estao la pra pagar nada….sao garantias e estao comprometidas 100 %, nao podem ser usadas arbitrariamente.(BCo da Basileia-Suica) vc acha q estas agencias de risco ja nao perceberam isso……….enfim…os unicos trouxas q estao abracados com a China adivinha quem….e quem nos colocou nesta situacao sem permissao…….o resultado ja esta ai …..perdemos mercados e ainda estamos devendo bilhoes de dolares aos chinas……..este assunto eh extenso e demanda muito debate no bom sentido……..mas pare e analise , toda questao sempre tem 2 lados. Sds
Eu até poderia rezumir todo o seu comentario em uma unica palavra:
Enrolação.
Vc fala do Fort Knox, que a divida é regatavel…, que representa investimentos em economia… , que a nossa divida está desvalorizada… , que não temos boas garantias,tá mas e dai?
Se os chineses cobrarem os americanos vão ter que pagar, com Fort Knox o Bco federal de NY e que não vai da, tais resevas não passam de 434 bilhões de dolares.
Então como os EUA pagariam a divida?
Não pagariam, não tem dinheiro para tal, seriam obrigados a dar o “default” que caracterizaria calote, um default na divida dos EUA aumentaria significamente o custo de fazer negocios, que iria aumentar o custo de fazer emprestimos para as empresas, que teriam de pagar taxas de juros sobre emprestimos e titulos para competir com as maiores taxas de juros de titulos do Tesouro americano.
Todas as taxas de juros nos EUA iriam subir, aumentando os preços e contribuindo para a inflação.
O mercado de ações tambem sofreria, pois como qualquer investimento nos EUA seriam vistos como mais arriscados, o preço das ações cairia fazendo os investidores correrem para paises “mais suguros”, e é por estas razões que a incapacidade dos EUA pagarem sua divida, caso ela seja cobrada, causaria uma recessão na economia americana.
É no minimo ironico vc me acusar de “achismo” e “paixao” quando tais atos foram perpetrados unicamente por vc!
Nos ultimos 10 anos os chineses deram motivos de sobra para os americanos imporem sanções, e o fato de não o terem feito só prova a incapacidade dos EUA imporem sanções contra os chineses sem quebrar a propria economia.
Oh sim claro!
Vão tacar um embargo economico na China, e os EUA vai ficar de boa né?
Fala sério! Um embargo economico feito pelos americanos a China é o mesmo que o suicidio da economia americana, tanto é que se os EUA não fosse tão dependente da economia dos chineses eles já teriam começado o tal embargo antes mesmo de os chineses começarem a construir as ilhas.
Fernando…menos, menos,…….nao acredite em tudo o q eh publicado, cheio de ranso e ideologia burra…………..os chinas sabem disso…so estao cutucando pra sentir o adversario, mas c certeza vao recuar se a coisa engrossar…isso eh um jogo de xadrez……..isso pode se tornar um pesadelo para eles mesmos…acho q arriscaram muito ate este momento ……..so estao latindo………vamos ver como se desenrola este conflito de palavras e ameacas vas…………..Sds
Celso
Lendo o seu comentario, em resposta ao Daniel, e o comentario do Leonardo, percebe-se que são vcs que se deixam levar por ideologias burras e cheias de ranso, pois a interdependencia economica sino-americana é uma fato irrefutavel, tal teoria de que os EUA podem impor sanções a China sem acabar com a propria economia não tem base solida argumentativa nenhuma além de ser completamente desconexa da realidade.
Ademais as atuações dos chineses e americanos, no Mar da China Meridional é apenas um “morde e assopra”, no qual qualquer um sabe que não acarretara em conflito nenhum.
É cada doente mental que aparece…
Faça um favor a humanidade, volta para a escola!
Colegas que me criticaram.
Olhe Cuba, está mais de 50 anos sofrendo o embargo e ainda continua.
Antes do pessoal me criticar que eu sou doente mental. Vai pesquisar as falas do lider nas pesquisas para presidência americana, Donald Trump.
Ele está dizendo, não é eu. Ele disse que não vai tacar um embargo direto, ele simplesmente vai aumentar três vezes os impostos sobre os produtos chineses, japoneses, etc. Ele vai fazer uma medida protencionista.
Ele quer acabar com Made in China. Foi ele que disse, pesquise na net.
Cara está liderando as pesquisas e ainda é o candidato mais rico da parada.
Sobre a dívida com a China. Pessoal não sabe o tanto de ouro que os americanos tem. E outra os bancos mais ricos do mundo são americanos ou israelitas como Wells Fargos, que é o banco mais rico do mundo. Eles podem muito bem emprestar muita grana para os americanos quitarem a dívida com a China.
Sds
O Heber tem razão em lhe criticar.
Olhe esse seu comentario, a China não é Cuba, Carson lidera as pesquisas nos EUA, medidas de protecionismo tendem a causar a perde de espaço no mercado externo, provocar atraso tecnologico e a acomodação das empresas nacionais alem de aumentar os preços internos. E apesar de os EUA terem as maiores reservas de ouro do mundo, o valor dessas reservas não chega a um terço do que os EUA devem a China, e duvido muito que a Wells Fargo, cujo valor de mercado não de 270 bilhões de dolares, ou qualquer outro banco tenham condições ou que sejam idiotas ao ponto de se ariscar em pagar a divida americana.
Carson está ganhando em alguns estados somente, como Michigan, Maryland, Iowa e Texas. O resto do país ele está perdendo, apesar de eu estar torcendo para ele.
Por que vocês não mandam uma carta ou um e-mail para Donald Trump?? criticando ele?? Eu estou somente repetindo as palavras dele somente. Vocês precisam melhor suas inteligência cognitivas.
Você sabe que lá tem as maiores reservas e minas de ouro do mundo, fora que daqui alguns anos eles já tem projeção de exportar petróleo e vão ficar mais ricos ainda.
Wells Fargos e outras dezenas de instituições multibilionárias como JP Morgan, etc podem sim comprar grande parte das dívidas que estão com os chineses.
Donald Trump disse que vai fazer igual já tem na área rural americana, até o Brasil já desistiu de vender alguns produtos agrículas para eles. Ele disse que vai fazer medidas protencionistas, para trazer as empresas para dentro dos Estados Unidos novamente. Outra alternativa, é o TPP que poderá tirar empresas da China e ir para Vietnam por exemplo, pelas ajudas fiscais.
Sds
Que tem que melhorar a inteligencia e vc Leo.
Porque as atuais pesquisas não estão ai para determinar o futuro presidente dos EUA , e sim para determinar os representantes dos republicanos e democratas nas eleições de 2016, Carson não lidera as pesquisas em estados mas sim entre os republicanos para se tornar candidato do Partido Republicano.
Eu sei que os EUA tem as maiores reservas de ouro, e tambem sei que nem de longe são capazes de pagar a divida americana, e a unica coisa que as projeções apontam é uma endividamento ainda maior das industria do petroleo americano.
Eu já lhe falei do risco de se tomar medidas protecionistas, vou ter que repetir?
Estas instituições, que vc menciona, não ficaram ricas bancando idiotas investindo em negócios arriscados, e comprar a divida de uma nação, que deve até as calças, é uma baita negócio arriscado.
kkkk
já sei quem é que esta falando demais.
“Quero ver…quem vai dar o primeiro tiro.
É assim que se faz!
É isso ai!!!
“poderá ocorre um conflito com os EUA” huahuahua,
divida china : 28 trilhões
divida americana : 20 trilhões
serio que preferem fazer guerra ao invés de se preocuparem em reparar suas economias ?
De qual divida vc fala externa ou publica?
Se qual for reconsidere o valores que vc apresentou, pois a divida externa dos EUA é de 106% do seu PIB enquanto que a divida publica chega 102%. Enquanto que os chineses tem uma divida externa de 9% de seu PIB e uma divida publica de 41% de seu PIB.
Onde cê tirou esses números?
Concordo Yuri.
Vivo falando destas dívidas, pessoal me critica.
Dívida americana é 18 trilhões de doláres.
Além deles afundarem mais as dívidas ainda. Poderá levar uma guerra mundial.
Yuri,
Endividamentos (bruto e líquido) podem ser decorrentes de investimentos, financiamentos e empréstimos, entre outros. Sou profundo defensor da opinião que sempre é bom analisar os aspectos econômicos e estratégicos que todo conflito (antes, durante e depois) transporta. São contas a receber e a pagar, e não são baixas.
Não tem uma só guerra no mundo que não tenha ocorrido em função de disputas econômicas e de proteger as reservas estratégicas, seja de mercado/comercial, energéticas, materiais primas e alimentos.
As questões da tensão na região citada acima estão relacionadas às projeção de poder e interesses estratégicos, além de fonte de energia, o que a China vai precisar cada vez mais.
Tanto EEUU quanto China procuram ter acesso à veia aorta de cada nação. Seria o ponto ideal de asfixiar o outro. E no caso, esta veia está bem perto e oxigena a China, que o Mar do Sul da China. Por ali, passa mais de 30% do PIB mundial. Os chineses sabem que precisam manter uma cadeia ininterrupta de matérias primas e alimentos, além de acesso aos mercados mundiais para sobreviverem, e os EEUU querem manter em mãos o botão que mantem os equipamentos ligados.
Hoje, não há possibilidade de ocorrer um conflito em plena carga, até porque ainda existe espaços para negociação, e o Dragão ainda não tem condições de enfrentar a Águia.
Mas no futuro, serão mais de 1,5 bilhão de chineses famintos, sem terra, com empresários ansiosos para garantir um bom pedaço do bolo mundial.
Quando representarem um PIB maior que os EEUU, vão querer o justo pedaço do mundo, não tenham dúvidas. Simplesmente, vão ter uma população gigantesca querendo cada vez mais, e não aceitando menos. Acho que foi mais ou menos assim que a Alemanha criou a 1ª e 2ª GM.
Paulo, o debate comeca bem por ai…so fco mais um reparo……a segunda guerra tbm eclodiu ali em face as mesmas razoes de agora….vide o Japao….e foi exatamente em funcao de um bloqueio por parte dos USA……mas eh claro q agora os tempos e as armas sao outras pra comecar…..mas vai valer mesmo eh o poderio economico…vamos ver quem recua primeiro……..apesar das ameacas, os respectivos comandantes das marinhas ja estao negociando…rsrsrrsr
Celso,
Concordo.
Olha meus amigos, sei que o fator financeiro conta muito antes de determinada nação declarar guerra a outra mas isso não é tudo não…
Na hora que o comandante do navio se sentir ameaçado e sob pressão e resolver apertar o botão para se auto defender , que se lasque quem tem dívida maior que quem… lembrem-se que são dois lobos vorazes rosnando um de frente para o outro, ao menor sinal de hostilidade vão por água abaixo todos os tratados, a civilidade e a economia pouco importará, importará apenas quem tem mais e melhores mísseis e melhores CIWS para tentar sobreviver…
Topol,
Tem várias coisas diferentes no que você escreveu.
Um comandante tem os protocolos pré definidos de procedimentos de DEFESA, caso seja atacado. Mas daí você considerar que partiriam para uma retaliação assimétrica ou em larga escala, é outra história. Ficar com o dedo na gatilho é uma coisa; apertar, é outra. E não é porque uma belonave é afundada que uma guerra plena entre dois países se inicia, vide o caso do navio sul-coreano supostamente afundado pela Coréia do Norte. Mas, iniciar uma guerra, impossível não é.
Qualquer tipo de ação ou reação o comandante vai aguardar ordens ou autorização muito superiores. São militares muito bem preparados, e não vão se desesperar tomando decisões afoitas ou emocionais/desequilibradas. Todas as possibilidades de retaliação e ação são previamente estudadas, definidas e treinadas, aguardando autorização.
Em 17 de maio de 1987, a fragata USS Stark, foi atacada no Golfo Pérsico por um Mirrage F1 iraquiano, após ter disparado um exocet AM39.
A fragata só não afundou devido à operação extraordinária da equipe interna de reparos, apesar da morte de 37 tripulantes.
Muito se polemizou sobre os comandantes estarem de mãos atadas e não terem autonomia para agir num caso deste. Porém, julgou-se que o navio detinha todas as capacidades de se defender, e que nada justificava a falta de não ter sido feito.
Em função dos protocolos de engajamento para nações aliadas (Nesta época de guerra, o Iraque era aliado dos EEUU e combatia o Irã), o comandante teria hesitado (tisc) em iluminar o caça com o radar e de não ter adotado ações defensivas e contra ofensivas.
Sendo assim, o comandante Glenn Brindel e três oficias foram afastados do comando.
Este, é um exemplo do condicionamento e disciplina dos comandantes. Apesar das críticas, eles não saem agindo ou retaliando a esmo. Defender, é uma obrigação. Atacar ou retaliar, são opções autorizadas.
Não, analisar o tamanho do PIB do adversário não faz parte das análises de defesa dos comandantes de navios, e talvez não haja tempo para isso. Isto deveria fazer parte das funções e preocupações dos estrategistas e dos comandantes supremos.
E também ninguém disse que o único motivo para iniciar uma guerra plena seriam os aspectos econômicos/comerciais. Mas, sempre estão envolvidos de alguma forme, evitando (devido às perdas e consequências), ou provocando. Isto é plenamente possível. A Argentina, devido principalmente à crise financeira, fez da guerra um motivo para esconder a crise financeira.
Também estão envolvidos como causas: reservas estratégicas, projeção de poder e região de influência político/comercial, fontes enérgicas, rotas e acessos à áreas de escoação comercial, além de controle sobre todo o sistema de fornecimento de matérias primas e alimentos.
Por fim, todo comandante tem plena consciência que sua vida e de toda sua tripulação podem se perder, mas não tem margem para erros. Se acertar, não fez mais do que obrigação. Infelizmente, é do ofício.
Olá Paulo, valeu pela resposta… o amigo cita o caso da fragata Stark em que seu comandante não agiu porque não teve ordens para tal e o resultado foi a destruição do navio e a morte de 37 tripulantes e a sua exoneração do cargo mais tarde como medida punitiva por inação…
Mas o amigo deve lembrar-se que o USS Vincenes disparou contra um jumbo de origem Iraniana matando todos a bordo pois seu comandante julgou que se tratava de um F-14 da IRIAF, foi uma decisão dele e que não teve ordens superiores, ele agiu sob pressão no calor do momento e depois ainda foi condecorado por isso…
Como podes ver a situação é muito tensa e pode sim ocorrer desvios de conduta da tripulação e dos oficiais por inúmeros motivos que levem um imbróglio como esses, praticamente uma impasse mexicano, as vias de fato.
Saudações.
Pode ser a coisa não se desenvolva em escalas maiores e que a diplomacia entre rapidamente em ação para evitar a catástrofe mas certamente quem estiver na hora e no local do encontro, no caso as tripulações dos navios, estão em guerra iminente o tempo todo… duvido que alguém a bordo fique falando : “Nossa não vamos atacar não eles tem um PIB maior que o nosso !!! “
Nossa, faça um favor a humanidade cara, VOLTA PARA A ESCOLA!