Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

China vende 20 caças JF-17 “Thunder” para a Argentina

Luiz Padilha por Luiz Padilha
16/02/2015 - 12:28
em Geopolítica
101
0
compartilhamentos
2.1k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

jf17_thunder_l7

clippingCompra de caças chineses sofisticados capazes de atacar as Ilhas Malvinas como parte de uma “parceria estratégica” com Pequim

Argentina vinha negociando aeronaves com os russos, mas na verdade, os caças que estavam analisando são muito desatualizados, se você estiver objetivando as Falklands e eles têm um registro muito ruim para o serviço pós-venda aos clientes.

O movimento, que elevou ainda mais as tensões no Atlântico Sul na noite passada, segue uma visita de três dias feita pela presidente Kristina Kirchner a Pequim na semana passada, em que a Argentina garantiu acordos econômicos e investimento financeiro significativo para fortalecer sua fraca economia.

A notícia surge depois da decisão da Argentina de abandonar as conversações com Vladimir Putin para garantir 12 bombardeiros Sukhoi Su-24 ‘Fencer “, capazes de chegar a Port Stanley.

Fontes informara na noite passada ao Sunday Express, que o acordo com a Rússia, revelado pelo jornal em setembro, tinha parado após uma série de atrasos e preocupações sobre o pós-venda e manutenção.

No entanto, agora a Argentina irá receber 20 dos aviões de combate mais avançados do mundo, o JF-17(SIC).

unnamed

A presidente Kirchner tem causado contante preocupação para o Ministério das Relações Exteriores da Inglaterra, com sua campanha para gerar apoio político internacional para as ilhas a serem devolvidas para a Argentina.

No mês passado, o Ministério da Defesa revelou que o sistema de defesa aérea Rapier, atualmente baseado em Mount Pleasant para combater qualquer ameaça aérea potencial, precisa ser atualizado, com as fontes acrescentando que o uso operacional de rotina também precisam ser aumentados.

A China prometeu mais de £ 162 bilhões em investimentos para a América Latina ao longo dos próximos cinco anos, e indicou que vai amortizar milhões emprestados há vários anos, permitindo que nações como a Argentina, possam reconstruir suas economias.

Fundamentalmente, o pacote financeiro inclui equipamento militar para voltar a dar vida a força aérea aleijada da Argentina que, ao longo dos últimos 18 meses, tentou comprar aviões de Israel, Espanha e, mais recentemente, Moscou.

JF-17 thunder

Em um “grupo de trabalho” formado pelos dois países, Pequim concordou em fornecer cerca de 20 caças FC-1/JF-17 “Thunder”, produzidos pela Chengdu Aircraft Corporation.

O caça monoplace, monomotor, tem uma velocidade máxima de Mach 1.8 a uma altitude de 55.000 pés e alcance de combate de 840 milhas, que lhe permite voar confortavelmente a Port Stanley e volta a partir da base aérea Tierra del Fuego, no sul da Argentina.

Ele também tem a capacidade de carregar uma série de armas, incluindo mísseis ar-ar e bombas guiadas a laser.

A colaboração ajudará a aumentar a influência da China na região, já que Pequim financia projetos como as barragens Néstor Kirchner y Jorge Cepernic, a ferrovia Belgrano Cargas e a usina nuclear Atucha, o que irá gerar mais de 20 mil postos de trabalho.

Uma fonte sênior da RAF disse: “A aquisição de aviões chinês é preocupante; eles são modernos, rápidos e muito capazes. No entanto, temos uma capacidade robusta nas Malvinas e imagino que a presidente Kirchner está tentando reforçar suas forças armadas, para fortalecer sua política externa na mesa de negociação. “

O caça chinês JF-17, se baseia nos velhos Mig 21 da União Soviética, a espinha dorsal no passado da força aérea soviética, por isso tem excelente pedigree. E é mais barato do que o que a Rússia tem a oferecer, e tem uma reputação de ser confiável e ter uma gama de armamento extremamente ampla.

“É equivalente ao Gripen sueco, que originalmente a Argentina tentou adquirir do Brasil antes que o negócio fosse interrompido pela Grã-Bretanha, pois contém 30 por cento de peças britânicas.

“Certamente permitirá a força aérea da Argentina voar sobre Port Stanley, embora ele não seja páreo para os Typhoons da RAF, e seus pilotos não têm a formação assimétrica que os pilotos ingleses tem.

Royal Navy Type 45 Destroyer HMS Diamond

Além disso, temos o destroyer de defesa aérea mais formidável do mundo, o Type 45.

“Este acordo dará a China o primeiro mercado de exportação para este novo avião de combate, que foi desenvolvido com o Paquistão, e parece que a China está disposta a oferecer Argentina muito boas condições de financiamento.”

Ele acrescentou: “Há definitivamente um aspecto de tentar restaurar o orgulho marcial argentino, tendo em conta que é um enorme problema a questão ‘Malvinas’ por lá. É  vital para ela ser capaz de dizer “nós podemos retomar as ilhas “.

“Se bem que ela deverá ser substituída por um candidato moderado quando deixar o poder em Outubro, e seria um erro pensar que esta questão desapareceria.”

FONTE: Sunday Express

Tags: FalklandsForça Aérea ArgentinaJF-17Malvinas
Notícia Anterior

Vídeo com o caça indiano Tejas para a Aero Índia 2015

Próxima Notícia

Rússia desenvolve um porta-aviões para operar com 100 aviões

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Ajuda Humanitária

Argentina e Uruguai enviaram ajuda para o RS

10/05/2024 - 22:52
Aviação

Estados Unidos querem vender caças para a Argentina

18/08/2021 - 11:47
Aviação

Delegação da China negocia venda de doze caças JF-17 para Força Aérea da Argentina

10/05/2021 - 13:50
Carregar mais
Próxima Notícia

Rússia desenvolve um porta-aviões para operar com 100 aviões

Comentários 101

  1. brazuca says:
    10 anos atrás

    Tudo cabeçimhas de porcelana,vcs insinuam que somente caças de combate ganharia uma eventual guerra na malvina
    Nossa vcs não entendem nada de conquistar território.

    Responder
  2. Popaey says:
    10 anos atrás

    Os EUA não colonizaram a Colômbia?? Por que o futuro pais mais rico do mundo não poderia entrar na America do Sul?? Para nós a presenca da China que também é BRICS por aqui é boa sim. Temos é que aproveitar a presença deles por perto e também fazer parcerias, principalmente parcerias estratégicas para o Ministério da defesa.

    Responder
    • Edson says:
      10 anos atrás

      É por aí, e os chineses não aceitam financiar pelo HSBC, eles tem uma certa mágoa de Hong Kong . . . .

      Responder
  3. Edson says:
    10 anos atrás

    Alô alô hiperentendidos, tá vendo como razões politicas e geo, superam questões financeiras????? . . . . Volo a afirmar, dinheiro a China já tem, não é o que a move no momento, o que a China busca agora é como transformar este dinheiro em poder . . . . é primordial pra isso influirem na America Latina . . . . . tinha gente que duvidava até do 10, e veio o 17 . . . . .

    Responder
  4. marcio says:
    10 anos atrás

    A notícia que acabei de ver que a Argentina vai de J-10B e não JF-17, mais o preço dos J-10B gira em torno dos 50 a 55 milhões a unidade meio fora da realidade financeira argentina.

    Responder
  5. Larri Gonçalves says:
    10 anos atrás

    Bem, conheço bem São Paulo já fui estive aí durante algum tempo, e se existe atitude discriminatória com alguém é dos paulistas contra os nordestinos e isto existe a muito tempo, não estou levantando bandeira nenhuma o objetivo não é no momento este, é sim enfatizar a importância de união na América Latina, mesmo sendo isto um pouco complicado na atualidade, apesar do mercosul ser uma obra de ficção, mas te digo, prefiro os Argentinos como vizinhos do que Ingleses, bom quanto a recursos nas malvinas vou deixar para conversar com alguém que entenda do assunto.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      A realidade é que todos os estados que compõem este país , são importantes.

      Responder
      • alexandre says:
        10 anos atrás

        Perfeito o seu comentário Padilha, penso assim tb, o Brasil só é grande por ser o que é, nenhum estado faz favor ou drena recursos para os outros, existe uma troca que uns levam vantagem em algumas coisas e outros levam em outras coisas , simples assim, não existe essa que em tal estado o povo trabalha mais para outros receberem dormindo. abração.

        Responder
      • Edson says:
        10 anos atrás

        “O avião nao presta, a China não tem condições nem interesse em honrar compromissos. A Argentina não tem competencia para nada. O Mercosul acabou’ . . . etc, etc, etc . . . . Padilha, aí então eu pergunto, então porque isto tudo tido como “inutil” está fazendo esta matéria bater records de comentários???!!! . . e tem gente nervosa, outros perdem a compostura etc . . . impressionante . . . . Então eu digo que se segurem nas cadeiras porque isto é apenas o começo, vem muito mais por aí . . . . a presença da China na America Latina é pra valer, é tão forte que Obama está balançado . . . . .

        Responder
        • Felipe says:
          10 anos atrás

          O Obama está balançado?
          Então por que ele não libera o viper para o Brasil com a tal TOT que o brasil quer? Pq não libera o Apache sem querer estrangular financeiramente o exército? Pq não aumentar a participação da Boeing no mercado brasileiro? Pq não influenciar para que a Inglaterra fizesse algumas concessões à Argentina?
          Sinceramente, a aquisição de alguns gripens pela Argentina colocaria em risco os Tiphoons e F35 ingleses? Acho que não.
          A verdade é uma só. A política externa do Obama é uma draga. E está deixando a américa do sul e o oriente médio escorrer pelas mãos.
          Esse pseudo acordo com a Cuba não é suficiente.
          Espero que acordem e parem de tratar a América do Sul como uma colônia americana, se não vai perder totalmente a influência aqui.

          Responder
    • Fábio says:
      10 anos atrás

      Não é discriminação com os nordestinos.É discriminação com aqueles que se portam como animais.Fazem arruaça, roubo, estupro, etc. Se o indivíduo Vem aqui para trabalhar, construir moradia decente, criar os filhos de forma honesta, eles são muito bem tratados.Abraços!

      Responder
  6. Paulo Moraes says:
    10 anos atrás

    Só houve um objetivo na compra feita pela Cristina: jogada política em época de eleição, como ocorreu aqui no Brasil, no ano passado.
    Ela está saindo e deseja ser tutora de alguma imagem, criando simpatia junto ao militares, além de mexer diretamente com o orgulho ferido do povo argentino na questão das Malvinas. O resta é eloquência.
    O que resta à Argentina fazer são as campanhas internacionais e constantemente jogar o assunto na ONU. Não funcionou muito até agora, mas que incomoda, incomoda.
    Não há nenhum militar portenho normal crendo que seria possível ter de volta as Ilhas usando-se da pressão de 20 caças chineses, nem que fossem 20 SH. A Inglaterra está enfraquecida economicamente, mas tem muito mais disponibilidade financeira de envolver se num conflito aqui no Atlântico Sul. A Inglaterra venceria ficando com um caos na economia, mas a argentina se tornaria um novo e pior Paraguai para sempre.

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      opiniao pertinente e boa, so nao acho plausivel q a inglaterra esteja quebrada economicamente…….ai o assunto muda de patamar e nao pode ser interpretado acodadamente……….a realidade nao eh bem essa q vc comenta……….os fatos contestam sua opiniao. sds

      Responder
      • Paulo Moraes says:
        10 anos atrás

        Prezado Celso,
        Escrevi “enfraquecida economicamente” e não quebrada. Sendo o 7º PIB do mundo, parceira dos EUA e MCE, moeda forte, 5º ou 6º exército mais potente do mundo, desenvolvida tecnologicamente, etc, etc, não dá pra subestimar seu poder e sua recuperação.

        Responder
  7. Fábio says:
    10 anos atrás

    Kkkk!!Acabar com a Royal Navy?!Nem Hitler conseguiu isso…

    Responder
  8. Gabriel says:
    10 anos atrás

    Pau a Pau com o Gripen NG !
    Boa compra por um bom preço….a analise da compra tendo em vista apenas as Malvinas é muito simplória, amadora, mesquinha….os argentinos precisam de vetores capazes para policiar seu espaço aéreo! isso é uma prioridade irrenunciável ….

    Responder
    • _RR_ says:
      10 anos atrás

      Gabriel,

      O Gripen NG é um delta com canard, de estabilidade relaxada e fly by wire pleno… Conceitualmente, está uma geração a frente do caça sino-paquistanês… Haverá, evidentemente, uma aproximação de desempenho geral com as novas variantes do JF-17. Mas ainda assim, será uma aeronave menos avançada…

      Responder
    • Stenio says:
      10 anos atrás

      Não manja nada, mesmo se fosse o J-10B, não seria páreo. Outro fator, poucos pilotos são capacitados o suficiente, nas debilitadas forças Argentinas.

      Responder
  9. Oplita says:
    10 anos atrás

    Sr. EMS.
    O que vc argumenta é apenas a aparência, a superfície da questão. Mesmo depois da guerra das Malvinas, a Argentina teve um governo pró-EUA, que foi o Ménem. Mandou inclusive um navio na 1º guerra do Golfo, isto é, apoiou a coalizão contra o Iraque liderada pelos EUA. Mas toda essa subserviência nada adiantou no que diz respeito a aquisição de armas. Qualquer pessoa minimamente informada de relações estratégicas sabe que um adversário acuado, sem possibilidade de se render ou fugir, tendo que lutar até a morte, é o mais perigoso. Pois bem, ao inviabilizar a aquisição de armas “ocidentais”, tolhendo até o Brasil de fornecê-las, os EUA+RU empurraram a Argentina para o “oriente”. Agora, além de uma arma relativamente desconhecida, ainda abriram a porta para o dragão. Sinceramente, foi uma erro estratégico que com certeza terá consequências. Foi nesse sentido, mais profundo e estratégico, que atribuo responsabilidade das potências ocidentais pela aquisição dos caças chineses.

    Além disso, origens étnicas não podem ser parâmetros para alianças geopolíticas. Portanto, o fato do Brasil ser o único país de língua portuguesa nas Américas, não diz respeito a possíveis alianças estratégicas que porventura poderemos fazer!

    Responder
    • _RR_ says:
      10 anos atrás

      Oplita,

      Pelo contrário…

      Os anos 90 renderam aos argentinos uma firme parceria com os americanos, que lhes proporcionou uma considerável cooperação tecnológica na forma da Lockheed Martin Aircraft Argentina SA ( LMAASA ), que arrendou a Area Material Cordoba ( hoje FAdeA ). Disso, surgiu o A-4AR, que é uma variante radicalmente modificada do caça Skyhawk ( algo que ocorreu sob forte protesto inglês ). E antes disso, para o programa J-PATS da USN, a empre Vougth havia firmado parceria com a Area Material Cordoba para a participação na concorrência.

      Há um ponto de verdade quanto a ideia de que o próprio Ocidente tenha emprurrado os argentinos para o Oriente, mas, em uma analise mais acurada, pode se dizer que a posição do Ocidente foi apenas um fator agravante… No final, pode se dizer que foram sim as próprias políticas argentinas que levaram a esse caminho.

      Responder
      • _RR_ says:
        10 anos atrás

        Correção:

        no lugar de: “…empre Vougth…” leia-se: “…empresa Vougth…”
        no lugar de: “…tenha emprurrado os argentinos…” leia-se “… tenha empurrado os argentinos…”

        Peço desculpas.

        Responder
        • Oplita says:
          10 anos atrás

          Sr. EMS.
          De fato, talvez seja uma conjunção desses dois fatores. Como tudo na vida, nada se resume a uma simplicidade de 8 ou 80. As vezes é 47,9.
          Se não houver uma ação política do “ocidente”, a Argentina vai ter provimento exclusivo de armas da China, como aviões, tanques e navios. O Brasil ainda é peça importante nesse xadrez, podendo fazer o contraponto na influência regional.

          Saudações!

          Responder
  10. EMS says:
    10 anos atrás

    Caro Oplita não foram os EUA e o Reino Unido que levaram a Argentina comprar armamento da China mas sim o posicionamento argentino quanto às Malvinas / Falkland e a absoluta quebra econômica argentina, afinal a China está financiando esta compra devido a um acordo enorme de compra de produtos agrícolas argentinos pelos chineses.

    Concordo plenamente com o Daltonl.

    E quanto ao Bentomaia meu caro quem disse a você que os argentinos seriam solidários ao brasileiros? Jamais dividiriam as Falklands, mesmo porque somos o único país de origem portuguesa na América do Sul e os argentinos tem origem espanhola como a maioria dos países sulamericanos.

    Responder
  11. Emerson M. Sobreiro says:
    10 anos atrás

    Caro Bentomaia,

    Você tomou muito sol hoje? Primeiro que a Argentina jamais aceitaria dividir as Malvinas com o Brasil, somos o único país sulamericano de origem portuguesa e não espanhola.
    Segundo pra que iríamos entrar em uma guerra contra uma nação que é ainda uma das maiores potência do planeta? Sem contar que se isso ocorresse a curto prazo seríamos humilhados! Sem contar nas consequências políticas, diplomáticas e econômicas.

    E quanto ao comentário do Oplita, não foi o Reino Unido e EUA que levaram a Argentina a comprar armamento da China, mas sim o posicionamento argentino frente ao Reino Unido que é o maior aliado americano incondicionalmente. Sem contar a situação econômica argentina que simplesmente faz com que ela não tenha dinheiro para comprar os armamentos. Ou você acha que se ela tivesse dinheiro os israelenses não teriam vendido os Kfir para ela?

    Esses caças comprados não significam nenhuma ameaça imediata pois cadê os navios de desembarque, AEW, helicópteros para uma operação de invasão das Malvinas e depois disto irão defender a região com que equipamento?

    Responder
  12. Anderson says:
    10 anos atrás

    Vamos lá meus amigos, vamos cair na real.Incrível como alguns aqui pensão em guerra 🙁 Ao “provavel” compra do JF-17 por parte do governo Argentino nada mais é que a troca de materiais, sai o Miragem já passado o limite de vida util e entra um novo equipamento.O Thunder é uma saída honrosa pelos Argentinos cada vez mais sem opções e um recado tanto Chines quanto Argentino.Por um lado a China tentando concretizar cada vez mais sua hegemonia na região e por parte Argentina uma espécie de “revolta ou recado ” para mostrar aos Ingleses. Defendo que o conjunto de Ilha não deveria ser nem dos Argentinos nem Ingleses, mas que as pessoas que moram no conjunto de Ilha faça a suas escolha de uma maneira cidadã.Voltando aos caças o JF-17 não é essas coisas, acredito que os Argentinos irão quebrar muita cabeça com uma nova filosofia e um avião que ainda não amadureceu o suficiente em questões técnicas.Amarro os dentes e tento imaginar que a Argentina preferisse o J-10 (que acredito que seja bem melhor que o Thunder). Ate quando Pequim vai ficar segurando o J10?

    Responder
    • felipe says:
      10 anos atrás

      A população já escolheu recentemente e deu Inglaterra. Houve um referendo na ilha. Quanto ao J10 talvez seja um passo largo demais para a FAA. Já pensou…você está habituado a dirigir um fiat 147 1.0 com o cambio manual engarrachando e o freio falhando e do nada te colocam para dirigir um land rover automático 6 marchas com ignição por reconhecimento de voz? Não é melhor você dirigir antes um civic com cambio semi automático e ir se adequando ao século 21? Também seria contra o Brasil adquirir de pronta entrega um F35. Seria um choque para a FAB passar do F5 para o século 21 dirigindo de cara uma Ferrari conversível.

      Responder
  13. Bentomaia says:
    10 anos atrás

    Li todos os comentários acima, mas continuo solidário ao Povo argentino, principalmente dada a riqueza do quase continente malvinense, rico em pesca, outros… e, oxalá em petróleo, daí que Brasil precisa propor dividir as malvinas com os argentinos e topar os ingleses; uma guerrinha de vez em quando é bom pra atiçar a tropa. O que vocês acham, daria pra gente se preparar?

    Responder
    • felipe says:
      10 anos atrás

      Kkkkkkkkkkkkkkkkk Senhor, com todo o respeito, mas o mundo real não é um vídeo game. Também sou a favor de a Argentina controlar as Malvinas, mas no mundo real em que vivo, isto é inviável sob todos os pontos de vista. E como assim uma Guerrinha é boa de vez em quando? Não entendi…foi ironia, certo? Mas enfim, no dia que o Brasil se envolver nessa rebeldia sem causa da excelentíssima presidenta argentina, nossos gripes não saem mais do contrato/ fábrica/ hangar ou onde quer que eles estejam. Há componentes sensíveis de origem inglesa, de difícil ou impossível(inviável) substituição. Atiçariamos a tropa com o que? Com uma meia duzia de F5 e A1? Ou com o temível submarino nuclear que caçará sob escolta de nossos navios patrulhas??? Mais uma vez….vamos aterrizar.

      Responder
  14. daltonl says:
    10 anos atrás

    Os argentinos precisam de meios anfíbios para recuperar as
    Falklands…só aeronaves não resolvem.
    Mesmo que os argentinos tenham o necessário para uma invasão,
    Os britânicos podem resistir por semanas e até lá algum tipo
    de reforço seria enviado.
    Não haverá nenhuma Iwo Jima, que a propósito já mudou de
    nome, aqui no Atlântico Sul.
    Não seriam centenas de mortos e sim milhares.

    Responder
  15. EMS says:
    10 anos atrás

    Reconquistar as Falkrands? Varrer os britânicos do Atlântico Sul? Fala sério!
    JF-17 equivalente ao Gripen NG e este último equivalente ao Typhon? Devem estar de brincadeira! O JF-17 é baseado em um projeto soviético que entrou em produção em 1957, o Gripen NG é ainda um projeto e o Typhoon já uma realidade voando na configuração de Tranche 3!
    E comparar as P-18N derivadas das Type 056 chinesas com os Type 45 ingleses também é um devaneio!
    E será muito pior quando os Queen Elisabeth estiverem prontos, aí é desistir definitivamente pelo menos por meios militares, sobrará apenas os meios diplomáticos que sabemos não irão produzir muito resultado devido ao peso político do Reino Unido.

    Responder
  16. Oplita says:
    10 anos atrás

    Algumas observações:
    I) Quem empurrou a Argentina para China foram o Reino Unido e os EUA, deixaram o país sem saída para a compra de armas, isso foi um erro estratégico.
    II) Durante décadas o Mercosul foi o principal mercado para os produtos industrializados brasileiros. Portanto, ele existiu e foi um sucesso, principalmente para o Brasil.
    III) Para o interesse brasileiro sobre o Atlântico Sul, seria melhor as Malvinas com a Argentina do que com o Reino Unido. Os motivos são óbvios: interesses estratégicos, potência militar dos dois países, relações de simetria econômica, histórica geopolitica.
    IV) Os maiores responsáveis pela atual situação da Argentina foram os governos militares, que inclusive foram incompetentes na vergonhosa derrota militar pelo controle das Malvinas. De lá para cá nada deu mais certo para nossos hermanos, afundaram a nação, envergonharam a pátria!
    V) É bom os vizinhos se armarem. como temos o maior pressuposto de gasto militares, teremos que fazer o mesmo, mantendo a dianteira na América do Sul.

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      perfeito………eh bem por ai tbm………sds

      Responder
  17. Celso says:
    10 anos atrás

    correcao = U$ 10 bilhoes

    Responder
  18. Stenio says:
    10 anos atrás

    Se fizerem a idiotice de tentar reconquistar as falklands, não contem com o envolvimento dos brasileiros. Temos muitos problemas internos, para cuidar de filhos rebeldes retardados.

    Responder
  19. Jackson5 says:
    10 anos atrás

    coitada da argentina primeira a cair nas maos de potências estrangeiras qual sera o próximo ?

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      kkkkkkkkkkkkkk……taa na m……e ainda cai na mao dos ching ling…..isso ainda vai ficar pior e rezo para q o mesmo nao aconteca por aqui. vao pagar caro essa brincadeira c recursos do agranegocio q ainda eh forte por la a ponto de faltar ate em seu mercado…..alem do mais este acordo c certeza coloca estes precos no patamar das necessidades chinesas …ou seja…precos aviltantes a perder de vista…..lembrem-se….a petrossauro frez um acordo c os chinas e obteve $ 10 de doletas e ira pagar c petroleo q ainda nao tirou da m….do pre sal…ou sera q ja esta pagando…….eu bem q gostaria de ler o conteudo deste contrato….c certeza tem mais horrorres ainda ……aguardem….

      Responder
  20. Jackson5 says:
    10 anos atrás

    noticia manipuladora como alguns dizem não é não, pode ser sensacionalista por que a opinao sobre as malvinas no RU e muito alta la como aqui tem muito tabloide sensacionalista
    no mais tudo no mesmo como devia estas potências se aproveitando da nossa incompetência e falta de visão para nos fazer de colônia

    Responder
    • Fred says:
      10 anos atrás

      Pois é… o “sensacionalismo” é uma forma de manipulação..

      Responder
  21. Wellington Góes says:
    10 anos atrás

    Até então é especulação da imprensa britânica e por motivos óbvios. Mas não me espantaria que a FAA fique com o JF-17 e não o J-10 de imediato (apesar de eu achar que sendo o J-10, a FAB abriria o olho e pensaria na aquisição complementar aos Gripen, uma aeronave mais robusta e capaz do que será o caça suéco-brasileiro).

    Os pilotos da FAA precisam se aclimatar à nova arena de combate e não será pulando um degrau que isto aconteceria sem muitas perdas de aeronaves e pilotos. Fez a coisa certa, primeiro um aeronave intermediária, depois uma mais avançada (o que poderia ser o próprio J-10, ou outra mais avançada ainda, tipo o J-31 que será aeronave de 5ª geração para o mercado externo, conforme dito pelo governo de Pequim).

    Até mais!!!

    Responder
    • felipe says:
      10 anos atrás

      Concordo com você. Essa aquisição será boa pra todo mundo. Para a Argentina, para a China, para o Brasil caso este reaja à pressão regional, e principalmente para os ingleses, que terão um motivo para investir mais um pedacinho do seu PIB em defesa para a ilha. Quando à análise da eventual aquisição dos J10, não vejo, nessa quantidade, como uma ameaça aos gripens…principalmente caso realmentente venham os 108 planejados. Vejo sim que a Argentina vai ter que ralar e muito para aproveitar ao máximo esses caças chineses. É uma doutrina totalmente diferente. Sem falar nos transtornos de manutenção e disponibilidade que provavelmente terão. Mas diante do atual panorama é sim a melhor escolha da FAA (o J17 ou FC1). Gostaria muito de em um um futuro a médio prazo ver o Brasil operando gripens NG e outra aeronave stealth…. Seja o F35 ou de preferência algum outro produzido em parceria com a Suécia/Alemanha ou outro país “ocidental”. Não sou mesmo a favor de aeronaves orientais no Brasil. Gostaria ainda de ver a Argentina com seus J10 e Chile/ Colômbia com seus F16/F18/F15 ou de preferência com os Gripens NG fabricados no Brasil. Acho que em um futuro não tão distante a maior ameaça para o Brasil tem o olho puxado e fala uma lingua bem estranha.

      Responder
    • oséias m.g. says:
      10 anos atrás

      J-10 mais capaz que o gripen? um caça de tecnologia xing ling mais capaz que um caça que reune refinada tecnologia ocidental? Acho que não.

      Responder
    • _RR_ says:
      10 anos atrás

      Wellington,

      A FAB estará sim muito bem servida com o Gripen NG. Se realmente for efetivada a aquisição da quantidade prentendida, então a FAB poderá ser considerada o maior poderio aéreo da América do Sul, com uma aeronave que reune tecnologias no estado da arte.

      Responder
  22. Larri Gonçalves says:
    10 anos atrás

    Conheço bem os Argentinos sou vizinho deles aqui no sul, eles (argentinos) nunca engoliram a derrota nas malvinas, infelizmente para os Argentinos, após a guerra (1982), só houve presidentes que entregaram o pouco que a Argentina tinha para o capital estrangeiro, é o caso do safado do presidente menem e seus aceclas, com todos os problemas de ordem econômica na atualidade a presidente Cristina de Fernandes Kirchener, aos poucos e com pouco recurso está tentando recuperar a indústria bélica da Argentina nos últimos anos e sabe que tem recursos minerais extraordinários nas malvinas e que os imperialistas britânicos querem explorar.
    Os brasileiros do centro do país não entendem, como nós aqui do sul, entendemos essa angústia dos Argentinos. Alguém aí disse que é uma questão de tempo a reconquista das malvinas, bem isto é verdade, pode demorar 10 ou 50 anos, mas os Argentinos vão recuperar as malvinas, seria melhor por via diplomática , mas acho que os ingleses nunca entregaram território sem muita luta, então vamos lá. Poderíamos falar que falta muito em termos militar para isto e que JF 17 é muito pouco, isto eu sei, já fui militar, eu sei ,mas é um começo e os argentinos também sabem não são burros, mas a aliança comercial e militar com a china já é um começo.

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      Duvido……..e nem me preocupo c isso…..estou mais preocupado c o q acontece aqui dentro mesmo e penso q vc tbm deveria. cada um q cuide de seus problemas ou neuras…..imperialistas britanicos………kkkkkk tvz fosse melhor cataloga-los como colonianistas……. recursos minerais estrategicos…..quais……do jeito q vc descreve , essas ilhas serao a mina de ouro da argentina ……..nao entendo vc dito do Sul do Brasil…por acaso vcs ainda nao se desvencilharam da republica farroupilha….alias, vcs ainda tem aquela bandeira…. ….aprecio seu nacionalismo farroupilha se for o caso, mas primeiro paguem por tudo q receberam ok……………se souber como faze-lo sem guerra, melhor ainda e por favor nos informe, pqe aqui em SP nos paulistanos estamos loucos para sair desta sociedade q so drenam diariamente.

      Responder
      • Leonardo Rodrigues says:
        10 anos atrás

        Desculpem amigos
        Nunca vi tanta besteira. Falar do sul, ou qualquer região é xenofóbico, preconceituoso e não condiz com nossa brasilidade. Poderia citar, apesar de ser do sul também, os 12.5 milhões de nordestinos que ao serem expulsos de suas terras no agreste foram a partir de fazer o que São Paulo é hoje. Nenhuma região é sustentável sozinha. Nem os mais industrializados como o sul e sudeste nem os menos desprovidos como norte e nordeste. Somos Brasil porque crescemos desta forma. Agora diminuir desigualdades, explorar sustentavelmente nossas riquezas, mão amiga, e acima de tudo protege-las com braço forte.
        Brasil acima de tudo. O resto é burrice ou má intenção.

        Responder
        • Celso says:
          10 anos atrás

          devria ser assim, equanime…mas c absoluta certeza isso esta longe de acontecer…alias a meu ver tvz isso nunca aconteca….neste pais a minoria produz e a maioria se diverte……….em menos de 40-50 anos isso aqui vai estar um baril de polvora………a historia eh rica em fatos como esse……eh so ler e pesquisar e teremos um quadro provavel sobre isso em nosso pais………….esta insuportavel a tamanha e ma distribuicao dos impostos e se isso nao fizer parte de uma reforma constitucional honesta e q privilegie os mais competenntes nesta republica, jamais teremos a paz social……..se querem mais, trabalhem mais e produzam mais tbm……parem de viver as custas dos mais produtivos….so assim inumeros problemas sociais serao resolvidos a comecar pela tx de natalidade dita desses mais pobres………eh nitido o desbalanceamento dessas populacoes cada vez mais dependentes…….nao tem e nao tera dinheiro q sustente estas benesses q foram criadas, alem disso em nada contribuem para a formacao ou inclusao desse povo….este assunto eh complexo e nao cabe aqui……..me desculpem o arroubo…..o problema nao eh xenofobia, tem outro nome mesmo………e simmmm sou a favor de uma divisao geografica do brasil ……….se vai resolver ou nao sao outros quinhentos, mas no momento sou a favor…..ate mesmo da rep farroupilha…rsrsrsrsrsr

          Responder
      • alexandre says:
        10 anos atrás

        Colega, a melhor coisa que poderia acontecer com o Brasil seria a independência de São Paulo, veja que vcs são apenas 40 milhões de pessoas, (20% da população do BR), boa parte disso é de imigrantes de outras regiões, mas SP tem cerca de 1/3 do PIB brasileiro, então quem está drenando quem??? São Paulo deveria ter somente 20% do PIB brasileiro colega, está drenando 10% do estante do país, e não só isso, indústrias, empregos e tudo mais. Hoje na verdade , São Paulo só funciona com energia elétrica e fóssil recebidas de outros estados, nem água vcs tem para consumo e isso vai piorar. Portanto deixe seu discurso separatista consumo próprio, pois o resto do Brasil está cansado de comprar carros, geladeira, eletroeletrônicos e tantas outras coisas fabricados em São Paulo pelo dobro ou mesmo triplo do preço que pagaríamos no exterior. seria um sonho poder comprar um carro pagando o que argentinos, mexicanos e americanos pagam, abraços cordiais.

        Responder
        • Celso says:
          10 anos atrás

          entao prezado amigo, seu comentario c vies economico esta longe de qualquer analise simploria…kk nao consegui parar de rir…….com todo rspeito, vc nao tem enbazamento algum, citar eletrecidade e agua como parte de um problema muito mais amplo eh no minimo risivel………….pra comecar SP 1-3 avos do pib deste pais , algo como 340 bi………..disso recebe de volta aos trancos e barrancos algo como 80 bi….entao caro Sr aonde foi parar o resto………..tremenda bobagem a sua ao enfatizar q SP recebe 10% a mais do contribue…..vc esta c febre….pesquise e estude mais sobre isso nos sites especializados e governamentais ou consulte-se c um bom economista……sua opiniao eh tipica da miopia reinante e ideologica ora instalada q faz de tudo pra dividir este pais…ou melhor dividir o rebanho para abate-lo………esta populacao q aqui vem, geralmente paga muito pouco e espera muito mais, mas c certeza por aqui nao tem mais espaco (infraestrutura)….entao por favor nao venham……inclusive vc se ainda nao veio rrsrrsrsr…..te por favor pare c este papinho mequetrefe e ideologico sobre falta de agua, eletrecidade….vc nao sabe nada e nao tem embazamento para opinar sobre isso………opinioes se respeitam, nao se discutem,

          Responder
          • alexandre says:
            10 anos atrás

            Seu comentário é que me faz rir colega, a taxa de natalidade dos mais pobres está em torno de 2 filhos por casal até nas regiões mais pobres, e os paulistas não são os que mais trabalham, de onde vc tirou isso???, na realidade houve uma grande concentração industrial num só estado, por isso Sp tem 1/3do PIB brasileiro, apenas isso, essa distribuição industrial se percebe claramente na indústria automobilística, onde SP tem mais fabricas que todo o resto do Brasil junto. Isso não é correto, pois vcs são apenas 40 milhões de pessoas, FATO, se houvesse realmente essa separação vcs seriam um pais com um mercado consumidor do tamanho de uma argentina, então não pense que vcs sustentam o resto do país, é exatamente o contrário, nós é que sustentamos vcs com empregos e industrias, e isso não é uma análise simplista, é a realidade, lhe garanto que não vivo de nenhuma benesse dada por Sampa, muito pelo contrário, me revolto quando de 2 em 2 anos tenho que trocar o meu carro e o da minha esposa pagando 3 vezes o preço que pagaria se comprasse diretamente dos EUA, e isso para que??? para gerar empregos e impostos em SP e sustentar vcs. Realmente isso não me faz rir, me faz chorar, pagar mais caro em TVs, Geladeiras, carros, combustíveis para sustentar a potência São Paulo, como já falei antes, se querem ser independentes, que sejam, pois me darão a possibilidade de não mais comprar produtos fabricados em São Paulo , lhe garanto amigo, nós teremos grandes vantagens com essa separação, quanto a vcs, quero ver manterem os empregos e as industrias comum mercado consumidor de 40 milhões de pessoas, abração, kkkkkkkk

            Responder
            • Guilherme Wiltgen says:
              10 anos atrás

              Prezados Alexandre e Celso,
              Vamos voltar ao assunto em questão, este tipo de discussão não vai nos levar a nenhum lugar!
              Abs

              Responder
              • alexandre says:
                10 anos atrás

                Tranquilo Guilherme, pois nada tenho contra paulistas, muito pelo contrário, tenho parentes paulistas, mas esse contraponto é importante para fazer essas pessoas pensarem, abraços.

                Responder
                • Guilherme Wiltgen says:
                  10 anos atrás

                  Alexandre, ok!
                  Abs

                  Responder
  23. Dilson Queiroz says:
    10 anos atrás

    A Argentina fez bem comprando os aviões…antes tarde do que nunca..muita gente fala da Kirchner mas agora ela fez certo e faria mais certo se comprasse ao menos mais dois submarinos ..claro, evidente e lógico que a Argentina não irá se meter numa guerra nesse momento até porque, necessita recuperar-se economicamente com a ajuda da comadre China que ta botando uma grana gorda em investimento no nosso vizinho e que também (segundo dizem) aceita pagamento em comoditties…Se se analisar bem a China usa a Argentina como porta de entrada para tentar penetrar em lugares antes totalmente entregues a influencia dos Estados Unidos e na medida em que perdoa antigas dívidas de outros países sulamericanos consegue conquistar simpatias dos mesmos,conseguindo rapidamente seu apoio. Se daqui a algum tempo a Argentina entrar numa guerra não será como da primeira vez…o país deverá estar bem armado até pra sentar numa mesa de negociações e nisso a China pode apoia-la com armamento de primeira linha mesmo porque a Inglaterra não terá cacife financeiro pra bancar uma guerra a muito mais de 10.000 kms de sua costa por muito tempo de frente ao territorio argentino o quenão deixa de ser uma enoooorme vantagem pros “hermanos”…A idéia é de que a Inglaterra pensa que a Argentina e igual à Espanha que lhe deixa de mão beijada e servilmente um lugar tão estratégico como Gibraltar em suas mãos…..ora, os argentinos não rezam por essa cartilha …..eles tem razão, as ilhas lhes pertencem e terão que devolver seja pela negociação ou a ferro e fogo…se no Brasil alguem ocupasse Fernando de Noronha, pensaríamos do mesmo modo….. é esperar pra ver……

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      Da forma como vc descreve , tudo parecera muito facil. Mas veja q isso nao passa de um super trunfo de sua parte…..este cenario eh improvavel, existem inumeras vertentes logisticas e economicas pela qual os argentinos teriam q passar, e esta fatura eh muito alem do possivel para este pais q inevitavelmente quebraria mais ainda o pais…..em tempo…..esses kirchner conseguiram afundar o pais e se nos aqui nao abrirmos bem os olhos estaremos a caminho. Outrossim, nao passa pela cabeca q as falklnads possam ser de direito da argentina…..estes caras nunca ocuparam de alguma forma estas ilhas quer por tempo dito aceitavel e isso a mais de 200 anos atras……entao pqe agora ficam enchendo o saco……….nem os moradores querem isso……preferem ser cidadaos de segunda classe da rainha do de primeira da argentina……da pra entender…..eu entendo…..rsrsrsrrsrs.

      Responder
      • Fred says:
        10 anos atrás

        Quem quebrou a Argentina foi o Menen, um tipo que conseguiu ser ainda mais destrutivo do que FHC no Brasil….Na realidade, apesar da massiva propaganda desinformativa, foram os Kirchner’s que resgataram a Argentina do buraco econômico em que estava após o governo neoliberal de Menen…

        Responder
        • Celso says:
          10 anos atrás

          kkkkkkkk….posso ate concordar em parte c vc, mas a quebradeira deste pais comecou mesmo c Peron e depois afundou de vez c a dancarina esposa deste ditador…tvz vc nao seja desta epoca…rsrsrrs ….vai dai sua elocubracao a respeito dos kirchner eh enviezada e tosca….separe o joio do trigo e analise bem a situacao atual c base no passado pois o futuro eh incerto. O mesmo se aplica a FHC…..vc eh obtuso mais uma vez…….se nao fossem certas medidas tomadas neste periodo, jamais esta gentalha hoje no poder teria a oportunidade de estar onde esta e saqueando nosso pais. Alias Sr Fred…….estamos a caminho desta mesma situacao………….o pior cego eh o q nao quer ver………..leia mais, estude mais e quem sabe vc algum dia ira compreender a dinamica de alguma situacoes no presente , olhando para o futuro para eventual correcoes. Quem nao conhece o passado, nao tera um futuro…….sds

          Responder
  24. mauricio matos says:
    10 anos atrás

    Os argentinos acham que conseguem tomar as ilhas com míseros 20 caças se fosse 100 poderia ter uma chance seriam a melhor força aérea da américa do sul pelo menos em quantidade o Gripem é bem superior a essa caça a única vantagem é o preço no caso o dinheiro que pagamos por 36 daria para comprar mais de 100 desse caça chines com transferência incluída.

    Responder
    • Bráulio Silveira says:
      10 anos atrás

      O JF-17 equipara-se, bem ou mal, ao nosso F-5M (dependendo da aviônica embarcada). Já o J-10, creio que está para o F-35 ou Rafale.

      Responder
  25. Bráulio Silveira says:
    10 anos atrás

    Eu duvido que a Argentina, sozinha, consiga reaver as Malvinas por “manu militari”. Esta aproximação com a China vem provocando um gradativo distanciamento com o Brasil, este sim um parceiro ideal para o caso de uma incursão contra aquelas ilhas geladas.
    Com o passar dos anos, e vingando esta aliança com os chineses, forçará uma maior aproximação do Brasil com a Inglaterra, buscando um parceiro de peso quando vier a negociação de terras na Antártica.
    Quem viver, verá.

    Responder
  26. Fred says:
    10 anos atrás

    A matéria é manipuladora e artificialmente faz tudo girar em trono do conflito das Malvinas, más o fato concreto é que a FAA precisa destes caças, urgentemente, para manter uma capacidade minimamente crédivel de defesa do espaço aéreo argentino, não para “atacar as Malvinas”!

    E o texto ainda tem esta “pérola”:)

    “No entanto, agora a Argentina irá receber 20 dos aviões de combate mais avançados do mundo, o JF-17 (SIC).”

    Responder
  27. Aurélio says:
    10 anos atrás

    Mercosul não passou de uma ideia. Na prática , pouca coisa se viu. Não conseguiram eliminar impostos de importação para todos os produtos, nos países que compõe o dito Mercosul. Quanto a uma guerra de superpotências no Atlântico Sul , só no dia que a ” galinha criar dentes ” .

    Responder
  28. Edmilson F says:
    10 anos atrás

    Bom, em primeiro, quando chegarão?? Segundo, que tipo de configuração e armamentos virão ou com ele estará integrado?? Terceiro, o proximo governo irá continuar com a compra ?? o certo é aviao novo, fornecedor “novo” , doutrina nova e até isso tudo estar operacional os Quens Elizabeths (pelo menos um) já estara com no minimo um esquadrao de F 35 a bordo e quem sabe já estar no setor operativo e onde vcs acham que sera feita uma das primeiras patrulhas dele?? E 20 JF 17 comparavel ao gripem?? NG?? agora com essas novas corvetas travestidas em OPVS e esses 20 jatos deixarao os ingleses curiosos deixarao!!!

    Responder
    • daltonl says:
      10 anos atrás

      Acho difícil que os britânicos enviem para cá um NAe e seus
      escoltas, primeiro porque não há necessidade, seria caro demais
      e principalmente porque ele terá muito mais o que fazer no
      Oceano Índico por exemplo.
      Os britânicos tem enviado e continuarão enviando uma fragata
      ou destroyer conforme a disponibilidade no que eles chamam de
      “Atlantic Patrol Task (South)” que incorre também o oeste da África.
      Os argentinos não irão tentar nada militarmente enquanto os britânicos
      estiverem entrincheirados em grande número, bem armados e alertas
      algo que não havia em 1982 e os argentinos bem o sabiam.

      Responder
  29. Wellington Góes says:
    10 anos atrás

    Mais outra notícia de origem inglesa para implantar terror na própria opinião pública e assim garantir mais recursos para fortalecer o aparato militar na ilha. Mesmo assim, sendo o JF -17 o escolhido, não seria nada mais do que o normal frente as restrições orçamentárias que a FAA vem sofrendo a muitos anos. É um caça barato de adquirir e operar, o que facilitará o processo de aprendizado dos pilotos argentinos na arena de combate do séc. 21, pois ainda treinam como nos anos 1980. Daí, quando estiverem melhor treinados, o passo natural será o J-10 facilmente, ou mesmo o Su-35.

    Até mais!!! 😉

    Responder
  30. toninho peniche says:
    10 anos atrás

    Esses modelos ofertados possuem capacidade de reabastecimeto em voo?

    Responder
  31. _RR_ says:
    10 anos atrás

    “…caça mais avançado do mundo…” “…equivalente ao Gripen…”

    Na real, o JF-17, no máximo, pode ser considerado uma aeronave de terceira geração com alguns componentes de quarta geração… Poderia ser descrito, em nossa época, como uma aeronave de razoável eficiência e muito interessante se a ideia é fazer numeros para dissuadir. Contudo, estará longe de ser um rival para o futuro Gripen NG, e muito menos ainda para os novos Typhoon Tranche 3…

    Resumindo, poderá sim ser uma ameaça se adquirido em grande quantidade. Mas até então, não creio que seja motivo de grande alarme no continente… Em verdade, isso apenas equilibra mais a balança de poder regional, colocando os argentinos mais próximos da realidade das grandes forças aéreas.

    Responder
  32. Fernando says:
    10 anos atrás

    O JF 17 e uma boa aeronave , mas esta longe de ser um dos avioes de combate mais avancados do mundo
    E quanto a capacidade de atacar as ilhas ,e bem provavel que sejam capazes mas se terao sucesso ja e outra historia
    E ate onde eu sei essa nagociacao com os russos nao passa de boato.

    Responder
  33. Pantaneiro says:
    10 anos atrás

    Parabéns aos hermanos. Um caça dentro de sua realidade geopolítica e financeira.
    Ja li por aqui que eles irão operar esses caçãs antes dos nossos gripens emprestados chegarem, não duvido disso.

    Responder
    • Celso says:
      10 anos atrás

      e dai…..a FAB esta se borrando de medo destes provaveis ching ling…….e os pilotos entao nem vao dormir a partir de agora rsrrsrsrsrrs ainda dou leve vantagem ao F5EM……….e nem vou falar das qtdes……..a disposicao e na reserva……….pode parecer piada mas a FAB ainda tem aqui no PAMA SP em varios estagios de reparos (UP), pelo menos 7 F5 E II (ex jordania), eh so liberar verba.

      Responder
  34. Augusto says:
    10 anos atrás

    Isso deveria preocupar o brasil a china vai destruir o mercosul e ainda teremos uma guerra no atlântico sul o que vai contra os interesse brasileiros de independência das superpotências

    Responder
  35. Daniel Rideel says:
    10 anos atrás

    Tenhamos calma, pois a reportagem é fantasiosa.

    Responder
  36. felipe says:
    10 anos atrás

    Kkkkkkkkkkkkkkk resta rir.
    A Argentina deveria criar vergonha na cara e parar com essa fuleragem de ilhas falkland. A ilha é inglesa e ponto final. A população da ilha fala inglês e escolheu continuar sob a batuta inglesa. É isso ai e pronto. Princípio da autodeterminação dos povos. A Argentina iria querer fazer o que com 20 JF17? Passar vergonha? Bombardear a ilha e afundá-la no atlântico sul? Francamente ne….esses 20 não chegariam nem perto da ilha. Talvez até seja um bom caça…mas os meios de defesa da ilha são bem superiores. Sem falar no reforço que viria das terras da rainha. Acho que a Argentina tem que trabalhar forte para recuperar seus meios de defesa…mas para proteger a Argentina…e não querer um território que não lhe pertence mais e nem pertencerá num futuro próximo. Que venham os caças chineses….Que pressionem o Brasilzão de Deus a trazer logo seus 108 gripens e armados de meteor até o dente.

    Responder
    • Tamandaré says:
      10 anos atrás

      Perfeito!!!

      Responder
    • oséias m.g. says:
      10 anos atrás

      Apesar de concordar com voce sobre a incapacidade dos argentinos reconquistarem essa ilha na guerra, eu devo dizer que não há nenhuma auto determinação dos britanicos implantados nas Malvinas. Isso mesmo, esses habitantes foram implantados após a invasão britanica e como tal não são reconhecidos pela ONU como um povo autonomo.
      Imagina que eu invado o seu quintal na porrada, construo uma casa lá pros meus parentes, e depois quando voce for pedir sua terra de volta, eu digo que são os meus parentes que devem escolher se eles vão sair ou não da terra que eles ganharam de graça.
      Por um outro exemplo, seria como perguntar ao MST se eles tem desejo de abandonar uma fazenda que eles invadiram na marra.

      Responder
    • Carlos Crispim says:
      10 anos atrás

      Com 20 aviões não dá nem para pensar em tomar o Uruguai ou a Bolívia se os Argies quiserem brigar pelas Falflands tem que adquirir no mínimo uns 200 aviões mais modernos que o J17;

      Responder
  37. corbin07 says:
    10 anos atrás

    Quer dizer então que o JF-17 é equivalente ao Gripen NG? Pelo menos é isso que o texto fala… e ainda fala que o Typhoon é superior tanto ao Gripen quanto ao JF-17.
    Será que é só soberba britânica? Ou medo?

    Responder
    • BrunoFN says:
      10 anos atrás

      n chega nem perto … ta mais pra F-5 q NG .. quanto ao ”’medo” Britânico . mero teatro

      Responder
      • Celso says:
        10 anos atrás

        Bruno, eh exatamente isso….eventualmente podera se comparar ao F5E M….nem tem o q discutir, eh so comparar a ficha tecnica de cada um e ainda vamos por na conta o piloto q eh a principal arma por detras do cockpit……..os arroubos q leio acima de alguns qto a argentina e a russia me dao arrepios na coluna, eh muita desinformacao mesmo para nao escrver outra coisa……….posso respeitar certas opinioes e o direito de te-las….mas dai a ler tanta……ufaaaa.

        Responder
        • Tamandaré says:
          10 anos atrás

          Tanta caquinha Celso, pode falar, não tenha vergonha! kkkkkkk JF-17 = F-5EM, e com ressalvas!!! Acho que nossos pilotos com os F-5EM fazem mais estrago que os Argies com o Thunder….

          Responder
    • Aurélio says:
      10 anos atrás

      Do ponto de vista de : aviônicos , sistemas , sensores, radar , armamentos , tecnologia no estado da arte , baixa assinatura de radar e velocidade de super cruzeiro , o Gripen NG só perde para o F – 22 Raptor e para o F – 35 JSF .

      Responder
      • Carlos Crispim says:
        10 anos atrás

        Não sei de onde vc tirou isso, só se for da sua cabeça, o Gripen é melhor do que o Typhoon por acaso? F15I? F18? O Gripen é monomotor, com aviônicos americanos e design ultrapassado de asas em delta com canards na frente, nem stealth ele é, é ultraconvencional, nada de novo, para o Brasil está ótimo, mas se comparar com países realmente fortes, não dá nem para o começo.

        Responder
        • Afonso ribeiro says:
          10 anos atrás

          o gripen é melhor que o typhoon e basta ver que nem mesmo continuado o projeto foi pelos parceiros principais pois não se tornou o projeto polivalente esperado sendo mais um avião de ataque que de superioridade aérea. a depender do tipo de emprego, o F-18 pode perder para o gripen ou superar já que apesar de ser apresentado como um caça multifuncional ele é bem mais eficaz como plataforma de ataque do que como plataforma de defesa de frota e antinavio tendo operado mais assim do que como interceptador que no caso o gripen entre os caças de sua geração é o mais indicado por peso e condição de preparo para emprego mais rapido e com menor preparação ( já que o F-18 precisa mudar de configuração para atuar em diferentes missões)
          o F-15 não ganha só do gripen más de qualquer caça que existe incluindo o F-22 isto se considerar se que ele já ultrapassa por questoes de custo e beneficio o raptor que se chegou a conclusão que apesar de custar o dobro do eagle, não foi capaz sequer de superar os feitos das 350 unidades produzidas desde o fim dos anos 70 e parou nas unidades do primeiro contrato que foram 128 incluindo as primeiras de produção que apresentaram falhas nos sistemas eletronicos e a perda do N22X, o protótipo que custou muito.
          já o design ultrapassado fica por conta de quem vê e de quem testa, já que ao proposito do gripen ele serve e bem pois o objetivo e voar a mach superior a dois e aguentar a condição gravitacional e carregar na fuselagem os equipamentos e principalmente salvaguardar o piloto

          Responder
  38. Alexandre Cardoso says:
    10 anos atrás

    Mercosul indo para o saco??? O Mercosul ou Merdosul ( como costumo chamar e se preferirem ), se é o caso na realidade nunca existiu seriamente ( SERIAMENTE ), ótima idéia ( assim como a idéia daquele tal de Unasur que comentei aqui neste site em outro lugar, mas que como essa história do Merdosul, no fim se revelou mais uma jogatina politiqueira ), mas o que apareceu na realidade é um total descomprometimento em levar a idéia adiante com seriedade, especialmente por parte do Brasil ( que foi quem começou essa história ) e da Argentina. E ele, considerei como MORTO somente faltando enterrar quando ocorreu aquela história da expulsão ( ou saída forçada ) do Paraguai e entrada da Venezuela … Mais uma jogatina politiqueira sem nenhum comprometimento com resultados sérios no desenvolvimento econômico, educacional, social, de defesa, … dos países envolvidos.

    Responder
    • BrunoFN says:
      10 anos atrás

      Mercosul foi sim um tentativa de unir o continente em um .. tal qual era a UE ..a ideia era boa sim .. mas n deu certo ….. . ja passou o tempo dele .. h de rever sim …. hj mais atrapalha e da preju(por mais q ainda represente boa parte das nossa exportação ) ….. q outra coisa .. o populismo q infestou o continente .. minou o MERCOSUL

      Responder
      • Marcos F. says:
        10 anos atrás

        Temos que parar de nos preocupar com nossos vizinhos e nessa integração sulamericana, temos que olhar mais para nosso umbigo que ganhamos mais.

        Responder
        • BrunoFN says:
          10 anos atrás

          Concordo … so falta a coragem pra isso

          Responder
        • Adler Medrado says:
          10 anos atrás

          Principalmente esses vizinhos invejosos que são mais nossos inimigos do que amigos.

          Responder
  39. filipe says:
    10 anos atrás

    É inevitável a reconquistas das Malvinas por parte dos Argentinos, eles vão novamente se aventurar a expulsar os ingleses, e é bem provável que consigam, esses caças podem ser fabricados e modificados pela industria aeronáutica argentina de acordo com as suas reais necessidades, Antes um na mão , do que nada, Eles já compraram os OVPs chineses, depois serão submarinos chineses, navios de assalto anfíbio chineses, enfim eles vão varrer o Reino Unido do cone Sul.

    Responder
    • felipe says:
      10 anos atrás

      Kkkkkkkkkkkkkkkkk você só pode estar de ironia

      Responder
      • Tamandaré says:
        10 anos atrás

        Qualquer comentário sobre uma “vitória argentina” e “varrer a Inglaterra” só pode ser piada!!!!!

        Responder
    • USP says:
      10 anos atrás

      Prezado

      Não comungo com tua opinião – acho altamente improvável, a Argentina tentar sair do continente para tomar as Falklands. Eles não tem capacidade, não tem dinheiro e moral…
      Imaginemos a resistência dos Kelpers a uma ditadura bolivariana? O devaneio da Kirchner só serve para atrair a Otan para cá!

      Responder
  40. alexandre farias says:
    10 anos atrás

    Mais cedo ou mais tarde eles teriam que ir as compras e o uníco mercado que eles tinham sem ‘restrições’ era o Ivã ou a Rota de seda, como o Chineses estão investindo em outras áreas e setores da Argentina a balança pendeu para o lado Chines ..
    Agora os Ingleses .. Primeiro eles devem ter dado risada e Depois vão fazer alguns ajustes em seus destroier Type 45 e em seus Typhoons para combater os ‘ Migs’ portenhos ..

    Responder
  41. BrunoFN says:
    10 anos atrás

    Era de se esperar … risco seria um J-10B ao sul … ia complicar … solução q agrada gregos e Troianos ….JF-17”AR’ vai ser um bom caça .. q se encaixa perfeitamente pro q a Argentina quer …..algo novo .. ao mesmo tempo q a China .. n cria um atrito maior com o Brasil (ja basta o mercosul indo pro saco ) ou mesmo com Inglaterra .. e claro .. n deixa de ser uma ”ameaça” as Malvinas … mas poderia ser algo mt ”pior”

    Responder
  42. Bentomaia says:
    10 anos atrás

    Me solidarizo ao Povo Argentino com a aquisição dos caças, quanto as Malvinas é só questão de tempo; parabéns.

    Responder
    • sidney Camargo says:
      10 anos atrás

      Discordo, se a Argentina ao menos imaginar iniciar uma guerra contra a Inglaterra,absolutamente seriam exterminados,jamais um pais quebrado como a Argentina conseguiria fazer frente com uma pontencia mundial como a Inglaterra

      Responder
  43. marcio says:
    10 anos atrás

    Os JF-17 tem integrado na sua suíte de armamentos o míssil MAR-1 que pode oferecer um perigo aos sistema Rapier, mais antes disso os JF-17 tem que passar pelos Typhoons e pela Type 45 para chegarem a Port Stanley.

    Para os argentinos quererem fazer outra aventura nas Malvinas tem que ser mais do que 20 JF-17 para isso. Tem que ter caças para escolta,os J10B poderiam ser essa escolta por exemplo,plataformas AEW para alertar contra os Typhoons ,mísseis anti-navios em quantidade suficiente ai entra o Brahmos, Club ou similares chineses contra a Type 45

    Responder
  44. Ricardo says:
    10 anos atrás

    Por que tem um Gripen no jornal?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      10 anos atrás

      Porque o Gripen foi citado com opção de compra argentina, mas os ingleses vetaram. está escrito no texto, basta ler.

      Responder
      • Ricardo says:
        10 anos atrás

        Eu só fui ler tudo agora, pois estava no trabalho então passei o olho correndo, mas obrigado por esclarecer.

        Responder
  45. stenio says:
    10 anos atrás

    O caça mais avançado do mundo.

    Responder
  46. stenio says:
    10 anos atrás

    Piada, Argenzuela pode até comprar, mas nada está fechado e vão hipotecar o país por causa das compras.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    DAN visitou a MBDA UK, e conheceu os novos mísseis da FAB e da Marinha

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval