Sierra Nevada Corp., Mary Esther, Florida, recebeu um contrato no valor de USD 172.500.000 por seis aviões Super Tucanos (A-29).
A contratada fornecerá seis aeronaves A-29 com suporte e equipamentos associados. Esse contrato também prevê peças de reposição, equipamentos de apoio, equipamentos de missão alternativo, de suporte do contratado e engenharia de serviços técnicos para a aeronave A-29.
O trabalho será realizado em Mary Esther, Flórida, e está previsto para ser concluído até 31 de julho de 2019. Este contrato se deu 100% através do FMS – Foreign Military Sales para a República do Líbano.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:US Department of Defense
Senhores,
A Embraer foi privatizada em 1994, por 154 milhões de Reais (CIA Banco Bozano).
A composição acionária atual, conforme estatuto da empresa, inclusive em decisões da Assembleia Geral, prevê(!?) 60% de participação de brasileiros. O GF detém uma ação especial (Golden Share) possibilitando vetos apenas a determinadas questões estratégicas da empresa, não administrativas.
Antes da pulverização das ações em 2006, 60% das Ordinárias pertenciam à PREVI, SISTEL e CIA Bozano (este último, vendeu suas ações Embraer a um grupo estrangeiro em 1999). CIA Bozano foi comprado pelo Santander.
Atualmente, seus principais acionistas são Oppenheimer Funds (EEUU – ??%), PREVI, Thornburg Investiment, Blackrock Inc, BNDESPAR e OUTROS BM&FBovespa.
Quem conseguir saber da Embraer e informar seus acionistas e suas porcentagens merece um prêmio.
Bolsa – Ações Negociadas
Bovespa – 48/50 %
NYSE – 50/52 %
Os projetos da Embraer tem participação do BNDES.
Senhores,
A Embraer foi privatizada em 1994, por 154 milhões de Reais (CIA Banco Bozano).
A composição acionária atual, conforme estatuto da empresa, inclusive em decisões da Assembleia Geral, prevê(!?) 60% de participação de brasileiros. O GF detém uma ação especial (Golden Share) possibilitando vetos apenas a determinadas questões estratégicas da empresa, não administrativas.
Antes da pulverização das ações em 2006, 60% das Ordinárias pertenciam à PREVI, SISTEL e CIA Bozano (este último, vendeu suas ações Embraer a um grupo estrangeiro em 1999). CIA Bozano foi comprado pelo Santander.
Atualmente, seus principais acionistas são Oppenheimer Funds (EEUU – ??%), PREVI, Thornburg Investiment, Blackrock Inc, BNDESPAR e OUTROS BM&FBovespa.
Quem conseguir saber da Embraer e informar seus acionistas e suas porcentagens merece um prêmio.
Bolsa – Ações Negociadas
Bovespa – 48/50 %
NYSE – 50/52 %
Os projetos da Embraer tem participação do BNDES.
Falaram que a Boing e montadora como a Embraer mas olha quanto componente é Americano em seus aviões e quantos componentes é Brasileiro nos avios da Embraer.
Falaram que a Boing e montadora como a Embraer mas olha quanto componente é Americano em seus aviões e quantos componentes é Brasileiro nos avios da Embraer.
quem apoia essa venda e anti-brasileiro
Eu apoio e não sou antibrasileiro….. muito pelo contrário… E virão outras vendas como esta, se tudo der certo.
Neste caso é uma produção conjunta Sierra-Nevada / Embraer. Cada uma faz uma parte e ambas lucram… Gilberto… Nadica de nada! tem certeza? acho que não sabe muito bem o que está dizendo.
Sabe sim , ta tentando eh tumultuar e colocar medinho nos menos favorecidos !
Pessoal reclama, vocês tem que reclamar com os políticos para que o Brasil crie condições de atrair investimentos aqui.
Os americanos não estão fazendo nada de errado, vão pagar os royaties sobre os ST e algumas peças ainda serão produzidos aqui. Aquele ditado,”Melhor um passarinho na mão do que dois voando” se pessoal quer os dois passarinhos, reclamem para os políticos diminuirem o custo Brasil para que o país fique mais competitivo. Nimguém ganha nada no grito, ganha-se no trabalho.
Sds
quem apoia essa venda e anti-brasileiro
Eu apoio e não sou antibrasileiro….. muito pelo contrário… E virão outras vendas como esta, se tudo der certo.
Neste caso é uma produção conjunta Sierra-Nevada / Embraer. Cada uma faz uma parte e ambas lucram… Gilberto… Nadica de nada! tem certeza? acho que não sabe muito bem o que está dizendo.
Sabe sim , ta tentando eh tumultuar e colocar medinho nos menos favorecidos !
tudo bem ? me explica uma coisa.. quanto o brasil ganha nessa produção americana ?
ganha uma porcentagem ? ganha algo ? porque se o aviao é brasileiro com tecnologia americana, meu amigo nunca foi brasileiro.
Agora, há vantagem do super tucano nesse território, menos custo de manutenção, maior força de ataque em baixa altitude, e interceptação aérea.
Com salva-guarda americana israel não atacará sem seu aval de seu mestre “sim Mr. “
A Embraer NADICA DE NADA, o Governo Brasileiro ganha os Royalties pelo projeto de cada aeronave produzida pois é dono do projeto.
PODE SER que o acordo entre as empresas Embraer e Sierra Nevada garantam uma compensação financeira para Embraer ALÉM dos Royalties de projeto para o Comando da Aeronáutica/governo brasileiro.
Afinal não seria interessante para Embraer que a Sierra Nevada viesse a transformar-se num concorrente pleno, apenas que ela possa vender a clientes fora de alcance comercial da Embraer (seja economicamente ou politicamente).
ALIÁS a venda de 6 Super Tucanos para o Líbano via FMS foi feita inteiramente FORA do programa LAS ??? Ou não ?
Se a venda ao Líbano foi formalmente fora do programa LAS, as vendas puramente FMS podem tornar os Super Tucanos by Sierra Nevada brevemente num concorrente predatório às vendas internacionais do Super Tucano by Embraer.
Meu receio é esse Gilberto Rezende,que a Sierra Nevada se transforme em uma concorrente da Embraer, que no futuro a Sierra Nevada seja conhecida como a fábrica do Tucano no mundo !
Quanta besteira , a Sierra nevada nao pode sair por ai vendndo ST sem correr o risco de ser acionada na justi;a por pirataria , os EUA nao sao uma china que copiao na tora tecnologias alheias , e espero qque o brasil caso isso aconte;a nao haja como a russia que faz car de paisagens enquaanto veh seus produtos clonados debaixo de suas fu;as , para vender estes ST o proprietario intelectuaal ( FAB EMBRAER0 tem que estar na concordancia , o RESTO eh MIMIMI de qquem no fundo gostaria de ver a eembraer quebrando por ter se livrado dos tentaculos parasitas do estado !
CONSIDERANDO que um ST custa entre 10 e 12 milhões de dólares conforme a configuração…
Os aviões não chegam a representar nem metade do valor total do contrato…
Sobre os 100 milhões de dólares EXCEDENTES ao valor das aeronaves cobrados pelo FMS…
Ou os libaneses vão comprar um arsenal enorme (Sidewinder incluídos ?) e vão ter toda manutenção e treinamento encomendados e pagos num MEGA-PACOTE OU vão mesmo pagar um SOBREPREÇO danado nestas 6 aeronaves Super Tucano…
Explicar os 100 milhões de dólares cobrados ALÉM dos 72 milhões que custariam 6 Super Tucanos de configuração TOP de 12 milhões de dólares por unidade é algo que GOSTARIA de algum yankee-coxinha, amante de conta de padaria, TENTAR justificar…
Pobres Libaneses….
Estes ST estão destinados a mais cedo ou mais tarde serem derrubados pela aviação israelense…
Ou destruídos no solo…..
Isso apenas acontecerá se o Hezbollah colocar as mãos neles Giba!
Caramba Gilberto, às vezes você até tem uns argumentos plausíveis, mas se perde totalmente nessa sua ideologia fraca. Francamente, nada acrescenta ao debate, apenas desqualifica teus comentários.
Felipe pode esclarecer ao que te referes?
Que ideologia fraca meu ?
O financiamento inclui toda a infraestrutura(Não sabemos se eles tem base aérea apropriada e isso explicaria a parte de engenharia citada no contrato), peças sobressalentes, equipe de manutenção, armamentos em quantidade decente para fazer estoque( só ai é uma grana boa….não deve ser compra de meia duzia) e suporte técnico.
Oh Mortadela! Quanto é que vai sair o sub nuclear mesmo?
Não força Gabriel, uma das maiores vantagens do ST é justamente NÃO PRECISAR de pista preparada. Qualquer campo de pouso libanês serve…
100 milhões de dólares é 140% a mais que o custo das aeronaves, tem de ser um artista criativo para montar este pacote de venda…
Minha opiniao de sempre Embraer só uma montadora como GM Brasil e etc. Com dinheiro publico, Brasil a comedia mundial infelizmente um Pais continental regido por ladrões de todas as especie, esta venda teria que ser feita por nós e não pelos EUA .
A Embraer é tão montadora como a Boeing, Airbus e Bombardier. Uma coisa eu te garanto a maioria dos países adorariam ter uma montadora com a EMBRAER em seu países. Tanto a EMBRAER como essas outras que citei fazem algo muito mais importante do que simplesmente montar aviões como você disse, elas PROJETAM aeronaves e isso meu amigo são poucas empresas que sabem fazer, são poucas que tem massa crítica para isso no mundo, da para contar nos dedos das mãos empresas que tenham a capacidade que a EMBRAER e essas empresas que citei tem. Porque você acha que o governo de Quebec foi correndo socorrer a sua montadora a Bombardier com 1 bilhão e agora esta pedindo que o Governo central em Ottawa faça o mesmo contribuindo com mais 1 bilhão ?
Por favor… volte para a escola e nos poupe de comentários tão simplistas e sem noção.
Poxa pessoal é assim mesmo uai, o Gripen será montado/fabricado aqui também e muitas aeronaves made in Usa são montadas/fabricadas em outros países também.
Não é bem assim Eduardo Pereira, no caso do Gripen o BRASIL esta pagando pela tecnologia e desenvolvimento do caça, é diferente, os suecos não mandarão um projeto consolidado a décadas para nós, todo pronto .testado para que fabriquemos aqui e pronto, é muito diferente !
O Gripen NG está sendo financiado pelo dinheiro do contribuinte sueco , nós só vamos começar a pagar em parcelas a perder de vista daqui uns 12 ou 15 anos….isso para vc é imoral ? O GRIPEN É SIM UM PROJETO CONSOLIDADO A DÉCADAS e as tecnologias dele levaram décadas de suor e bilhões em investimentos…mas negócios são negócios , as regras são colocadas a mesa e aceita quem quiser ….provavelmente as peças de reposição serão fabricadas no Brasil , veremos o A-29 nas forças armadas mais tops do mundo e a FAB vai ganhar dinheiro para financiar projetos importantes.
Nossa quanta raiva Gabriel, o Gripen NG que compramos não é um projeto consolidado , ou você não sabe que NG quer dizer New Generation ou nova geração em português , consolidado é o Jas 39 Gripen , na verdade nós estamos comprando uma evolução de um projeto, mas o NG é uma versão nova ainda não consolidada !
Abraço !
Não é raiva, apenas vi que precisava ser enérgico ao mostrar a realidade quando li os comentários anteriores.
O Gripen NG é a modernização do primeiro , baseado num projeto consolidado, o Gripen NG não é a reinvenção da roda.
Pessoal reclama, vocês tem que reclamar com os políticos para que o Brasil crie condições de atrair investimentos aqui.
Os americanos não estão fazendo nada de errado, vão pagar os royaties sobre os ST e algumas peças ainda serão produzidos aqui. Aquele ditado,”Melhor um passarinho na mão do que dois voando” se pessoal quer os dois passarinhos, reclamem para os políticos diminuirem o custo Brasil para que o país fique mais competitivo. Nimguém ganha nada no grito, ganha-se no trabalho.
Sds
Eu acho hilário essa gente dizendo que não vê vantagem nessa venda porque é construido lá, hora bolas o que vocês queriam, que os Estados Unidos pagassem a conta é que o avião fosse construido todo aqui? Se o Líbano tivesse procurado o Brasil como Gana e Mali, o avião seria todo construido aqui como serão com esses dois países, afinal essas vendas serão financiadas pelo BNDES (bolso do contribuinte brasileiro). Ainda vamos levar vantagem nessa venda, partes do avião serão construidos aqui e exportados gerando riqueza e mantendo empregos aqui, mas pagos pelo bolso do contribuinte americano.
Sinceramente hilário é deixar que outro país produza um produto,que você vende a décadas,que você criou e sempre produziu dentro de seu país gerando receita,o país esta perdendo uma de suas galinhas de ovos de ouro ! Ninguém disse que a aeronave deveria ser produzida aqui com o dinheiro do contribuinte dos EUA, isso nunca ocorreu aqui em décadas de produção do A-29, oque muitos reclamam é que se deixam de criar empregos aqui por isso,
ou seja o brasileiro financiou todo o projeto e a produção da aeronave e agora ela se vai,daqui a pouco os EUA ate mudam o nome da aeronave, antigamente o contribuinte brasileiro gerava riqueza aqui e emprego nos EUA, já que compramos muitos componentes deles,mas agora com a produção toda lá,o brasileiro tende a perder muito já que haverá desemprego aqui é isso não é hilário é óbvio !
César… aprenda uma coisa… produção nunca foi toda lá.
Engraçado é que a Ford vem aqui, monta seus carros, vende para o mercado brasileiro, exporta para outros países e os americanos são foda!!! Espertos!!! Vem aqui, produzem com mão-de-obra mais barata, exportam e depois remetam os lucros para a matriz. Mas quando é o contrário somos antipatriotas, exportamos empregos e coisa e tal… é uma mesma história, mas sempre se enxerga um jeito de falar mal.
Não Luiz Fernando, não é a mesma coisa não, você não quer comparar um país moderno como os EUA,com o BRASIL, aqui vivemos uma realidade diferente, e não se pode comparar uma fábrica de avião com uma montadora de automóveis são coisas bem diferentes !
Abraço !
Discordo , se estah forma de pensar estivesse correta , ninguem venderia ToTs , pois a ideia eh justamente utiliza-la para criar produtos que competem com os originais , se formos adentrar no meio automobilistico o abismo do brasil seria galatico !
tudo bem ? me explica uma coisa.. quanto o brasil ganha nessa produção americana ?
ganha uma porcentagem ? ganha algo ? porque se o aviao é brasileiro com tecnologia americana, meu amigo nunca foi brasileiro.
Agora, há vantagem do super tucano nesse território, menos custo de manutenção, maior força de ataque em baixa altitude, e interceptação aérea.
Com salva-guarda americana israel não atacará sem seu aval de seu mestre “sim Mr. “
A Embraer NADICA DE NADA, o Governo Brasileiro ganha os Royalties pelo projeto de cada aeronave produzida pois é dono do projeto.
PODE SER que o acordo entre as empresas Embraer e Sierra Nevada garantam uma compensação financeira para Embraer ALÉM dos Royalties de projeto para o Comando da Aeronáutica/governo brasileiro.
Afinal não seria interessante para Embraer que a Sierra Nevada viesse a transformar-se num concorrente pleno, apenas que ela possa vender a clientes fora de alcance comercial da Embraer (seja economicamente ou politicamente).
ALIÁS a venda de 6 Super Tucanos para o Líbano via FMS foi feita inteiramente FORA do programa LAS ??? Ou não ?
Se a venda ao Líbano foi formalmente fora do programa LAS, as vendas puramente FMS podem tornar os Super Tucanos by Sierra Nevada brevemente num concorrente predatório às vendas internacionais do Super Tucano by Embraer.
Meu receio é esse Gilberto Rezende,que a Sierra Nevada se transforme em uma concorrente da Embraer, que no futuro a Sierra Nevada seja conhecida como a fábrica do Tucano no mundo !
Quanta besteira , a Sierra nevada nao pode sair por ai vendndo ST sem correr o risco de ser acionada na justi;a por pirataria , os EUA nao sao uma china que copiao na tora tecnologias alheias , e espero qque o brasil caso isso aconte;a nao haja como a russia que faz car de paisagens enquaanto veh seus produtos clonados debaixo de suas fu;as , para vender estes ST o proprietario intelectuaal ( FAB EMBRAER0 tem que estar na concordancia , o RESTO eh MIMIMI de qquem no fundo gostaria de ver a eembraer quebrando por ter se livrado dos tentaculos parasitas do estado !
CONSIDERANDO que um ST custa entre 10 e 12 milhões de dólares conforme a configuração…
Os aviões não chegam a representar nem metade do valor total do contrato…
Sobre os 100 milhões de dólares EXCEDENTES ao valor das aeronaves cobrados pelo FMS…
Ou os libaneses vão comprar um arsenal enorme (Sidewinder incluídos ?) e vão ter toda manutenção e treinamento encomendados e pagos num MEGA-PACOTE OU vão mesmo pagar um SOBREPREÇO danado nestas 6 aeronaves Super Tucano…
Explicar os 100 milhões de dólares cobrados ALÉM dos 72 milhões que custariam 6 Super Tucanos de configuração TOP de 12 milhões de dólares por unidade é algo que GOSTARIA de algum yankee-coxinha, amante de conta de padaria, TENTAR justificar…
Pobres Libaneses….
Estes ST estão destinados a mais cedo ou mais tarde serem derrubados pela aviação israelense…
Ou destruídos no solo…..
Isso apenas acontecerá se o Hezbollah colocar as mãos neles Giba!
Caramba Gilberto, às vezes você até tem uns argumentos plausíveis, mas se perde totalmente nessa sua ideologia fraca. Francamente, nada acrescenta ao debate, apenas desqualifica teus comentários.
Felipe pode esclarecer ao que te referes?
Que ideologia fraca meu ?
O financiamento inclui toda a infraestrutura(Não sabemos se eles tem base aérea apropriada e isso explicaria a parte de engenharia citada no contrato), peças sobressalentes, equipe de manutenção, armamentos em quantidade decente para fazer estoque( só ai é uma grana boa….não deve ser compra de meia duzia) e suporte técnico.
Oh Mortadela! Quanto é que vai sair o sub nuclear mesmo?
Não força Gabriel, uma das maiores vantagens do ST é justamente NÃO PRECISAR de pista preparada. Qualquer campo de pouso libanês serve…
100 milhões de dólares é 140% a mais que o custo das aeronaves, tem de ser um artista criativo para montar este pacote de venda…
Minha opiniao de sempre Embraer só uma montadora como GM Brasil e etc. Com dinheiro publico, Brasil a comedia mundial infelizmente um Pais continental regido por ladrões de todas as especie, esta venda teria que ser feita por nós e não pelos EUA .
A Embraer é tão montadora como a Boeing, Airbus e Bombardier. Uma coisa eu te garanto a maioria dos países adorariam ter uma montadora com a EMBRAER em seu países. Tanto a EMBRAER como essas outras que citei fazem algo muito mais importante do que simplesmente montar aviões como você disse, elas PROJETAM aeronaves e isso meu amigo são poucas empresas que sabem fazer, são poucas que tem massa crítica para isso no mundo, da para contar nos dedos das mãos empresas que tenham a capacidade que a EMBRAER e essas empresas que citei tem. Porque você acha que o governo de Quebec foi correndo socorrer a sua montadora a Bombardier com 1 bilhão e agora esta pedindo que o Governo central em Ottawa faça o mesmo contribuindo com mais 1 bilhão ?
Por favor… volte para a escola e nos poupe de comentários tão simplistas e sem noção.
Poxa pessoal é assim mesmo uai, o Gripen será montado/fabricado aqui também e muitas aeronaves made in Usa são montadas/fabricadas em outros países também.
Não é bem assim Eduardo Pereira, no caso do Gripen o BRASIL esta pagando pela tecnologia e desenvolvimento do caça, é diferente, os suecos não mandarão um projeto consolidado a décadas para nós, todo pronto .testado para que fabriquemos aqui e pronto, é muito diferente !
O Gripen NG está sendo financiado pelo dinheiro do contribuinte sueco , nós só vamos começar a pagar em parcelas a perder de vista daqui uns 12 ou 15 anos….isso para vc é imoral ? O GRIPEN É SIM UM PROJETO CONSOLIDADO A DÉCADAS e as tecnologias dele levaram décadas de suor e bilhões em investimentos…mas negócios são negócios , as regras são colocadas a mesa e aceita quem quiser ….provavelmente as peças de reposição serão fabricadas no Brasil , veremos o A-29 nas forças armadas mais tops do mundo e a FAB vai ganhar dinheiro para financiar projetos importantes.
Nossa quanta raiva Gabriel, o Gripen NG que compramos não é um projeto consolidado , ou você não sabe que NG quer dizer New Generation ou nova geração em português , consolidado é o Jas 39 Gripen , na verdade nós estamos comprando uma evolução de um projeto, mas o NG é uma versão nova ainda não consolidada !
Abraço !
Não é raiva, apenas vi que precisava ser enérgico ao mostrar a realidade quando li os comentários anteriores.
O Gripen NG é a modernização do primeiro , baseado num projeto consolidado, o Gripen NG não é a reinvenção da roda.
Eu acho hilário essa gente dizendo que não vê vantagem nessa venda porque é construido lá, hora bolas o que vocês queriam, que os Estados Unidos pagassem a conta é que o avião fosse construido todo aqui? Se o Líbano tivesse procurado o Brasil como Gana e Mali, o avião seria todo construido aqui como serão com esses dois países, afinal essas vendas serão financiadas pelo BNDES (bolso do contribuinte brasileiro). Ainda vamos levar vantagem nessa venda, partes do avião serão construidos aqui e exportados gerando riqueza e mantendo empregos aqui, mas pagos pelo bolso do contribuinte americano.
Sinceramente hilário é deixar que outro país produza um produto,que você vende a décadas,que você criou e sempre produziu dentro de seu país gerando receita,o país esta perdendo uma de suas galinhas de ovos de ouro ! Ninguém disse que a aeronave deveria ser produzida aqui com o dinheiro do contribuinte dos EUA, isso nunca ocorreu aqui em décadas de produção do A-29, oque muitos reclamam é que se deixam de criar empregos aqui por isso,
ou seja o brasileiro financiou todo o projeto e a produção da aeronave e agora ela se vai,daqui a pouco os EUA ate mudam o nome da aeronave, antigamente o contribuinte brasileiro gerava riqueza aqui e emprego nos EUA, já que compramos muitos componentes deles,mas agora com a produção toda lá,o brasileiro tende a perder muito já que haverá desemprego aqui é isso não é hilário é óbvio !
César… aprenda uma coisa… produção nunca foi toda lá.
Engraçado é que a Ford vem aqui, monta seus carros, vende para o mercado brasileiro, exporta para outros países e os americanos são foda!!! Espertos!!! Vem aqui, produzem com mão-de-obra mais barata, exportam e depois remetam os lucros para a matriz. Mas quando é o contrário somos antipatriotas, exportamos empregos e coisa e tal… é uma mesma história, mas sempre se enxerga um jeito de falar mal.
Não Luiz Fernando, não é a mesma coisa não, você não quer comparar um país moderno como os EUA,com o BRASIL, aqui vivemos uma realidade diferente, e não se pode comparar uma fábrica de avião com uma montadora de automóveis são coisas bem diferentes !
Abraço !
Discordo , se estah forma de pensar estivesse correta , ninguem venderia ToTs , pois a ideia eh justamente utiliza-la para criar produtos que competem com os originais , se formos adentrar no meio automobilistico o abismo do brasil seria galatico !
É muito barato, se comparado ao preço de um apache ou um tiger.
Lamentável e ser fabricado na florida, até quando vamos aplaudir a inércia desse governo brasileiro tradicionalmente subordinado. Quero ver sendo fabricado aqui, embaer cada vez mas americanizada, ou e assim ou nada infelizmente.
Em termo financeiros, basicamente é uma venda que beneficia muito mais o EUA do que o Brasil.
O projeto é brasileiro, más o A-29 é quase todo feito com componentes “made in USA”, sendo agora montado lá também, para mim, como brasileiro, não vejo vantagem alguma…Porque eu quero mesmo, é ver o dinheiro circulando dentro do país em que vivo.
Você já explicou tudo Fred, o dinheiro que deveria estar aqui, mudou-se para os EUA, nós estamos mais pobres e com menos empregos !
Fred…
O dinheiro vem para cá sim… toda a estrutura da aeronave é feita aqui… o projeto dos opcionais que eles escolherem será feito aqui… a gestão continua sendo feita daqui. Terá apenas sua montagem final executada lá… Ou seja, em termos financeiros não tem muita diferença eles serem montados lá ou aqui. Uma pergunta… vc sabe quantos do valor da aeronave corresponde ao que está feito lá na Flórida??? Bem se soubesse não se preocuparia tanto.
Luiz Fernando:
“Terá apenas sua montagem final executada por lá…”
—
Isto não é verdade…E eu é quem te pergunto:
Você sabe qual o percentual do valor do A-29 é produzido no Brasil?
E você já ouviu falar do “Buy American Act”?
Parte da legislação nos Estados Unidos, o “Buy American Act”, em vigor desde 1933, tem o propósito de estimular a geração de empregos para os trabalhadores americanos. Os órgãos públicos são obrigados a comprar localmente,nos Estados Unidos, tudo o que necessitam, desde lápis e borracha até aviões e serviços de engenharia.
O “Buy American Act” exige que em qualquer compra do poder público, o conteúdo local em serviços e materiais, seja superior a 50%…
Pois é: Os Estados Unidos, o país mais liberal do mundo – ou dito liberal…Implementa há mais 80 anos uma lei para proteger seus empregos!
As forças armadas do EUA, que são órgãos estatais, estão enquadradas nesta lei.
E no caso dos Super Tucano,
que venceram a concorrência LAS (Light Air Support) da USAF,
um dos fatores primordiais para a vitória do A-29 foi justamente que o conteúdo local “made in USA”, que o Super Tucano possui, ultrapassava com folga as exigências da lei protecionista estadunidense:
Segundo a própria Embraer,
cerca de 86% do valor em dólar do Super Tucano vem de componentes qualificados sob a lei “Buy American Act”…
E não é só o Super Tucano,
De forma mais ou menos geral…Em toda a linha Embraer, cerca de 70% do custo em dólar dos componentes de suas aeronaves, são “made in USA”:
“Como a secretária de Estado Hillary Clinton observou em discurso perante o ‘Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais’ em Março de 2011″:
” A fabricante de jatos Embraer é uma das maiores exportadoras brasileiras. Os Estados Unidos respondem por cerca de 65 por cento de suas vendas, más cerca de 70 por cento das peças e componentes que a empresa utiliza em seus aviões, são produzidos nos Estados Unidos…”
Mas isso vale para o Super Tucano tanto montado aqui como lá… então o fato de ser montado lá não impacta em nada, já que é uma porção muito pequena do custo da aeronave.
Sim, a grande maioria dos componentes são feitos nos EUA. Mas vai a pergunta?? e deveria ser diferente? Quem produz motores aeronáuticos aqui? E componentes dos sistemas hidráulicos, elétricos e etc??? E mais… e as chapas de alumínio aeronáutico… quem as produz por aqui? Nem itens mais simples como parafusos e porcas nossa indústria aeroespacial produzimos. Temos muito poucos fabricantes locais de componentes de sistemas aeronáuticos, com destaque para a ELEB, que produz, trens de pouso e alguns atuadores e válvulas… o resto tem que ser comprado do exterior simplesmente porque ninguém os produz por aqui. Ou seja… a discussão deste tópico gira em torno a montagem da aeronave.
Gerando empregos e riquezas nos EUA…
Realmente,daqui a pouco a Embraer se muda definitivamente para o exterior,e oque foi criado com os impostos dos contribuintes brasileiros irá,beneficiar outras nações,muitos dirão que a Embraer é uma empresa privada e coisa e tal,por isso faz oque bem quer,se esquecendo completamente que o contribuinte ainda doa muito a essa empresa como é o caso da compra da tecnologia da SAAB que sera repassada a ela,por isso acredito que o BRASIL deva ter uma empresa aeronáutica estatal voltada exclusivamente para o setor de defesa !
Se a carga tributária, burocrática e a falta de mão de obra de qualidade não jogassem contra o desenvolvimento da empresa no Brasil ela não estaria produzindo fora do país…
Naao fale besteira , a grana que fffoi aplicada na cria;ao da Embraer ja foi recuperada , as exporta;oes da Embraer a anos faz uma bela contribui;ao a balan;a comercial deste pais , alem dos empregos diretos e indiretos criados . Quanto as tecnologias que a Embraer ira adquirir , na realidade a ToT serah absorvida pelos institutos de pesquisas nacionais , a Embraer com seu ccorpo tecnico ira certamente auxiliar na compreen;ao e assimula;ao desta tecnologia , nada qque os parceiros de verdade da embraer (yaankes)ja nao dominam !
Não amigo, pare de DETURPAR as coisas. Essa venda é via FMS pagos pelo contribuinte americano, portanto nada mais justo que se crie empregos e riquezas lá e não aqui.Seria a mesma coisa que o BNDES financiasse uma venda de exportação de uma empresa americana instalada aqui, já que o dinheiro do financiamento seria do bolso do contribuinte brasileiro nada mais justo que essa empresa americana gerasse empregos e riqueza aqui com essa venda.No mais essa venda mesmo sendo financiado com o bolso do contribuinte americano gera sim empregos e riqueza aqui já que uma parte desses super tucanos são feitas aqui e exportadas para a Flórida para serem montados lá.
Não estou deturbando as coisas meu amigo Jr, mesmo que o contribuinte dos EUA, estejam financiando essas vendas, o BRASIL perde e muito, pois a propriedade intelectual do A-29 é nossa, financiada pelo contribuinte brasileiro, e há anos fabricamos e exportamos essas aeronaves, com fabricação local, o Líbano poderia adquiri-las conosco mesmo gerando empregos aqui, e os EUA ainda ganhariam, já que fornecem grande parte da eletrônica embarcada no A-29 !
A coisa é tão grave que daqui a pouco quem quiser adquirir o A-29 não mais ira vir ao BRASIL, mas sim aos EUA, não se espantem se daqui alguns anos os Venezuelanos comprem dos EUA essa aeronave, a qual eles nos impediram de vender a Caracas !
César o DETURPANDO não foi para você, o fato do avião esta sendo montado nos Estados Unidos não faz com que o Brasil deixe de ter a propriedade intelectual do mesmo, ou seja esse dinheiro que a Embraer receber dessa venda vai ter que tirar um pedaço dele para pagar os royalties para a FAB. Os aviões continuaram sendo fabricados aqui, vide vendas nesse ano para Gana e Mali e se ganharmos a concorrência nas Filipinas, cujo resultado esta para ser divulgado muito em breve, os aviões também serão fabricados aqui. O que você não tá entendendo é que o Líbano procurou os EUA e não a nós, por isso o avião vai ser montado lá, os créditos para essa venda sairão do FMS e não do BNDES. Absurdo seria se o Líbano nos procurasse, o BNDES liberasse crédito para essa compra e os aviões fossem montados na Flórida, ai sim eu daria razão para você. No mais a vantagem disso tudo é que nós praticamente matamos um concorrente do super tucano, afinal se o super tucano não estivesse sendo montado lá provavelmente o Afeganistão e o Líbano estariam comprando o T-6 wolverine , ou seja vendemos aviões para Líbano e Afeganistão com dinheiro do FMS e com partes destes mesmo aviões construidas aqui, matamos um concorrente que provavelmente ganharia essas duas vendas e os aviões continuarão a ser montados aqui para quem nos procurar. Quanto a Venezuela esquece os Estados Unidos não venderão nada para eles enquanto o Maduro e sua turma estiverem no poder.
César,
A propriedade intelectual pertence ao Comaer, que recebe da Embraer o royalites. E será o mesmo com relação aos exemplares produzidos nos EUA…
Salvo engano, aeroestruturas para os ST “americanos” também são fabricadas no Brasil. A Sierra Nevada, nos EUA, é responsável pela montagem, integração e testes.
Em suma, ninguém vai tomar emprego brasileiro; ainda mais considerando que a linha brasileira está ativa e continuará por muitos anos ainda… Em verdade, a produção licenciada nos EUA abre novas perspectivas de vendas da aeronave em todo o globo, desafogando a linha brasileira e ampliando a disseminação da aeronave e os lucros brasileiros como um todo…
Mostra que o super tucano. … é bem requisitado. não é toa que maior potência do planeta si…rendeu ao A-29.
Parabens para a Embraer pelo A-29, isso mostra a força do nosso Brasil em desenvolver aeronaves de combate para o mundo, sem sombra de duvidas isso e apenas um começo, gostaria tambem que o Brasil projetasse helecopteros de combate.
Engano seu Adriano os EUA adiaram o LAS e depois limitaram o LAS ao Afeganistão (e agora a Líbia via FMS) e impuseram o AT-6 da Beachcraft ao Iraque.
Ainda não se renderam e até o momento os Super Tucanos não foram adquiridos para uso de forças americanas, apenas a aliados pobres.
É muito barato, se comparado ao preço de um apache ou um tiger.
Acho lindo Super Tucano, mas acho que a Embraer tem que desde já começar a pensar nas atualizações ou um Super Tucano II pro futuro, creio que esteja! Para garantir a continuação desse sucesso.
Também concordo,mas infelizmente a Embraer vai explorar o A-29 até o osso,claro que a aeronave sofreu modernizações, mas uma empresa como a Embraer poderia ser mais ativa,apresentando conceitos e projetos novos, e um portifólio com mais aeronaves militares ! Mas seria necessário uma mudança de cultura para que isso possa acontecer !
Se for analisar as diferenças entre o Super Tucano americano e o da FAB, concluiremos que esse é o Super Tucano II…
Se não me engano, na época em que a licitação do FX-2 estava em aberto a SAAB chegou a oferecer a possibilidade da Embraer instalar o cockpit e a integração dos aviônicos do Gripen no A-29 e já que ela venceu quem sabe a Embraer aceite a oferta…
TOPOL ,,,queria lhe perguntar , se os A 29 Brasileiros usam (ou podem usar ) algum tipo de míssil , pois os A 29 Americanos e mesmo estes que serão exportados para o Líbano , vem com mais sensores e podem disparar mísseis HELLFIRE e foguetes guiados a laser ,,,,,PRIMO POBRE ,,,PRIMO RICO ? KKKKK
ALGUM COLEGA PODE ME ESCLARECER ESSA DUVIDA ? ? Obrigado ! !
Spectre
Tudo que li é que os A-29 podem disparar os mísseis ar-ar MAA-1B da Mectron, a integração desta arma foi bastante polêmica pois dizia-se que o objeto de interceptação dos super tucanos da FAB são monomotores de baixo desempenho com moto a pistão, onde muitas vezes o preço do míssil é maior que o preço do avião a ser abatido mas a FAB por sua vez defende-se dizendo que a homologação desse míssil serviria ao combate contra helicópteros de guerra hostis…
De qualquer forma só este míssil está integrado ao A-29… para ataque ao solo o tucano pode ser equipado com casulos de 19 foguetes Skyfire de 70mm, bombas de queda livre mk81, mk 82 e M117 e bombas guiadas com kits Lizard e duas metralhadoras .50 além de torretas eletro optica (FLIR) tanques extras ou PODs de missões.
Saudações.
Agradeço a sua atenção TopoL , e também pela Boa e Pronta Resposta … Obrigado ! !
Topol só que o F-X2 terminou e foi a SAAB que teve que trocar o Cockpit do Gripen pelos aviônicos da AEL….
Lembrando que a AEL é parte Israelense e parte da própria Embraer…
Quanto ao Super Tucano ele pode ser adaptado para operar com o Sidewinder na ponta das asas sem problema é só querer 9me parece que os ST by Sierra Nevada para o Afeganistão terão esta opção disponível (até para o Tio Sam vender seus badulaques)…
Carlos, acredito que o próximo treinador da Embraer sera a jato, apesar da concorrencia externa, com a retirada de serviço dos Xavantes, abriu-se uma lacuna, a qual o Super Tucano não esta apto a cumprir as missões, a FAB terá que que tomar uma decisão a esse respeito a curto prazo …
Abraço.
Maurício, sim para um treinador avançado hoje em dia tem que ser a jato, mas mesmo assim eu acho que um avião como o Super Tucano tem muito futuro pela frente pelas características dele, como vigilância com velocidade reduzida para aeronaves pequenas . .
Abraço!
Acho que a Embraer ta mais preocupada no momento com os Gripens e o KC-390 do que com a atualização do super tucano
O problema não é da Embraer é do Comando da Aeronáutica, a Embraer não é dona do Super Tucano, ele é uma encomenda do Governo e a Embraer PAGA ROYALTIES quando vende uma aeronave ST.
O Comando da Aeronáutica é que DEVE em algum ponto do futuro PRÓXIMO, assim que for economicamente POSSÍVEL, DETERMINAR que a Embraer produza uma nova versão do ST e um programa de MLU da frota atual com a compra de mais 20 aeronaves em um novo lote.
Tanto para recuperar as células perdidas em acidentes como as desviadas para o serviço no novo EDA (Esquadrilha da Fumaça) e recompor a frota original.
O programa MLU deveria incluir no todo ou em parte os desenvolvimentos da aeronave feitos pela Embraer e pelos programas com a Forças aéreas Colombiana e americana para atender a estes clientes.
Os avanços que eu mais gostaria de ver nos ST da FAB é o radar de duas frequências em desenvolvimento para a Colômbia para “enxergar” sobre a floresta, a blindagem extra desenvolvida para o programa LAS, encomendar um programa com a Pratt & Witney para dar mais potência/economia ao atual propulsor através de FADEC ativo e reconfigurável em voo e disponibilizar um acessório de ponta de asa para permitir o REVO (tanto para operações na Amazônia com apoio futuro do KC-390 como de apoio em translado do EDA para shows internacionais caso seja cumprida a intensão de dotar a esquadrilha de um companheiro KC-390 de apoio e promoção comercial nos seus Shows Aéreos (principalmente internacionais).
Se a Embraer se fresquear muito ainda haverá a possibilidade ao DONO do projeto (governo brasileiro/FAB) de encomendar o serviço desejado a Sierra Nevada…
Quero um pra mim, só unsinho . . . .
Lamentável e ser fabricado na florida, até quando vamos aplaudir a inércia desse governo brasileiro tradicionalmente subordinado. Quero ver sendo fabricado aqui, embaer cada vez mas americanizada, ou e assim ou nada infelizmente.
Em termo financeiros, basicamente é uma venda que beneficia muito mais o EUA do que o Brasil.
O projeto é brasileiro, más o A-29 é quase todo feito com componentes “made in USA”, sendo agora montado lá também, para mim, como brasileiro, não vejo vantagem alguma…Porque eu quero mesmo, é ver o dinheiro circulando dentro do país em que vivo.
Você já explicou tudo Fred, o dinheiro que deveria estar aqui, mudou-se para os EUA, nós estamos mais pobres e com menos empregos !
Fred…
O dinheiro vem para cá sim… toda a estrutura da aeronave é feita aqui… o projeto dos opcionais que eles escolherem será feito aqui… a gestão continua sendo feita daqui. Terá apenas sua montagem final executada lá… Ou seja, em termos financeiros não tem muita diferença eles serem montados lá ou aqui. Uma pergunta… vc sabe quantos do valor da aeronave corresponde ao que está feito lá na Flórida??? Bem se soubesse não se preocuparia tanto.
Luiz Fernando:
“Terá apenas sua montagem final executada por lá…”
—
Isto não é verdade…E eu é quem te pergunto:
Você sabe qual o percentual do valor do A-29 é produzido no Brasil?
E você já ouviu falar do “Buy American Act”?
Parte da legislação nos Estados Unidos, o “Buy American Act”, em vigor desde 1933, tem o propósito de estimular a geração de empregos para os trabalhadores americanos. Os órgãos públicos são obrigados a comprar localmente,nos Estados Unidos, tudo o que necessitam, desde lápis e borracha até aviões e serviços de engenharia.
O “Buy American Act” exige que em qualquer compra do poder público, o conteúdo local em serviços e materiais, seja superior a 50%…
Pois é: Os Estados Unidos, o país mais liberal do mundo – ou dito liberal…Implementa há mais 80 anos uma lei para proteger seus empregos!
As forças armadas do EUA, que são órgãos estatais, estão enquadradas nesta lei.
E no caso dos Super Tucano,
que venceram a concorrência LAS (Light Air Support) da USAF,
um dos fatores primordiais para a vitória do A-29 foi justamente que o conteúdo local “made in USA”, que o Super Tucano possui, ultrapassava com folga as exigências da lei protecionista estadunidense:
Segundo a própria Embraer,
cerca de 86% do valor em dólar do Super Tucano vem de componentes qualificados sob a lei “Buy American Act”…
E não é só o Super Tucano,
De forma mais ou menos geral…Em toda a linha Embraer, cerca de 70% do custo em dólar dos componentes de suas aeronaves, são “made in USA”:
“Como a secretária de Estado Hillary Clinton observou em discurso perante o ‘Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais’ em Março de 2011″:
” A fabricante de jatos Embraer é uma das maiores exportadoras brasileiras. Os Estados Unidos respondem por cerca de 65 por cento de suas vendas, más cerca de 70 por cento das peças e componentes que a empresa utiliza em seus aviões, são produzidos nos Estados Unidos…”
Mas isso vale para o Super Tucano tanto montado aqui como lá… então o fato de ser montado lá não impacta em nada, já que é uma porção muito pequena do custo da aeronave.
Sim, a grande maioria dos componentes são feitos nos EUA. Mas vai a pergunta?? e deveria ser diferente? Quem produz motores aeronáuticos aqui? E componentes dos sistemas hidráulicos, elétricos e etc??? E mais… e as chapas de alumínio aeronáutico… quem as produz por aqui? Nem itens mais simples como parafusos e porcas nossa indústria aeroespacial produzimos. Temos muito poucos fabricantes locais de componentes de sistemas aeronáuticos, com destaque para a ELEB, que produz, trens de pouso e alguns atuadores e válvulas… o resto tem que ser comprado do exterior simplesmente porque ninguém os produz por aqui. Ou seja… a discussão deste tópico gira em torno a montagem da aeronave.
Gerando empregos e riquezas nos EUA…
Realmente,daqui a pouco a Embraer se muda definitivamente para o exterior,e oque foi criado com os impostos dos contribuintes brasileiros irá,beneficiar outras nações,muitos dirão que a Embraer é uma empresa privada e coisa e tal,por isso faz oque bem quer,se esquecendo completamente que o contribuinte ainda doa muito a essa empresa como é o caso da compra da tecnologia da SAAB que sera repassada a ela,por isso acredito que o BRASIL deva ter uma empresa aeronáutica estatal voltada exclusivamente para o setor de defesa !
Se a carga tributária, burocrática e a falta de mão de obra de qualidade não jogassem contra o desenvolvimento da empresa no Brasil ela não estaria produzindo fora do país…
Naao fale besteira , a grana que fffoi aplicada na cria;ao da Embraer ja foi recuperada , as exporta;oes da Embraer a anos faz uma bela contribui;ao a balan;a comercial deste pais , alem dos empregos diretos e indiretos criados . Quanto as tecnologias que a Embraer ira adquirir , na realidade a ToT serah absorvida pelos institutos de pesquisas nacionais , a Embraer com seu ccorpo tecnico ira certamente auxiliar na compreen;ao e assimula;ao desta tecnologia , nada qque os parceiros de verdade da embraer (yaankes)ja nao dominam !
Não amigo, pare de DETURPAR as coisas. Essa venda é via FMS pagos pelo contribuinte americano, portanto nada mais justo que se crie empregos e riquezas lá e não aqui.Seria a mesma coisa que o BNDES financiasse uma venda de exportação de uma empresa americana instalada aqui, já que o dinheiro do financiamento seria do bolso do contribuinte brasileiro nada mais justo que essa empresa americana gerasse empregos e riqueza aqui com essa venda.No mais essa venda mesmo sendo financiado com o bolso do contribuinte americano gera sim empregos e riqueza aqui já que uma parte desses super tucanos são feitas aqui e exportadas para a Flórida para serem montados lá.
Não estou deturbando as coisas meu amigo Jr, mesmo que o contribuinte dos EUA, estejam financiando essas vendas, o BRASIL perde e muito, pois a propriedade intelectual do A-29 é nossa, financiada pelo contribuinte brasileiro, e há anos fabricamos e exportamos essas aeronaves, com fabricação local, o Líbano poderia adquiri-las conosco mesmo gerando empregos aqui, e os EUA ainda ganhariam, já que fornecem grande parte da eletrônica embarcada no A-29 !
A coisa é tão grave que daqui a pouco quem quiser adquirir o A-29 não mais ira vir ao BRASIL, mas sim aos EUA, não se espantem se daqui alguns anos os Venezuelanos comprem dos EUA essa aeronave, a qual eles nos impediram de vender a Caracas !
César o DETURPANDO não foi para você, o fato do avião esta sendo montado nos Estados Unidos não faz com que o Brasil deixe de ter a propriedade intelectual do mesmo, ou seja esse dinheiro que a Embraer receber dessa venda vai ter que tirar um pedaço dele para pagar os royalties para a FAB. Os aviões continuaram sendo fabricados aqui, vide vendas nesse ano para Gana e Mali e se ganharmos a concorrência nas Filipinas, cujo resultado esta para ser divulgado muito em breve, os aviões também serão fabricados aqui. O que você não tá entendendo é que o Líbano procurou os EUA e não a nós, por isso o avião vai ser montado lá, os créditos para essa venda sairão do FMS e não do BNDES. Absurdo seria se o Líbano nos procurasse, o BNDES liberasse crédito para essa compra e os aviões fossem montados na Flórida, ai sim eu daria razão para você. No mais a vantagem disso tudo é que nós praticamente matamos um concorrente do super tucano, afinal se o super tucano não estivesse sendo montado lá provavelmente o Afeganistão e o Líbano estariam comprando o T-6 wolverine , ou seja vendemos aviões para Líbano e Afeganistão com dinheiro do FMS e com partes destes mesmo aviões construidas aqui, matamos um concorrente que provavelmente ganharia essas duas vendas e os aviões continuarão a ser montados aqui para quem nos procurar. Quanto a Venezuela esquece os Estados Unidos não venderão nada para eles enquanto o Maduro e sua turma estiverem no poder.
César,
A propriedade intelectual pertence ao Comaer, que recebe da Embraer o royalites. E será o mesmo com relação aos exemplares produzidos nos EUA…
Salvo engano, aeroestruturas para os ST “americanos” também são fabricadas no Brasil. A Sierra Nevada, nos EUA, é responsável pela montagem, integração e testes.
Em suma, ninguém vai tomar emprego brasileiro; ainda mais considerando que a linha brasileira está ativa e continuará por muitos anos ainda… Em verdade, a produção licenciada nos EUA abre novas perspectivas de vendas da aeronave em todo o globo, desafogando a linha brasileira e ampliando a disseminação da aeronave e os lucros brasileiros como um todo…
Mostra que o super tucano. … é bem requisitado. não é toa que maior potência do planeta si…rendeu ao A-29.
Parabens para a Embraer pelo A-29, isso mostra a força do nosso Brasil em desenvolver aeronaves de combate para o mundo, sem sombra de duvidas isso e apenas um começo, gostaria tambem que o Brasil projetasse helecopteros de combate.
Engano seu Adriano os EUA adiaram o LAS e depois limitaram o LAS ao Afeganistão (e agora a Líbia via FMS) e impuseram o AT-6 da Beachcraft ao Iraque.
Ainda não se renderam e até o momento os Super Tucanos não foram adquiridos para uso de forças americanas, apenas a aliados pobres.
Acho lindo Super Tucano, mas acho que a Embraer tem que desde já começar a pensar nas atualizações ou um Super Tucano II pro futuro, creio que esteja! Para garantir a continuação desse sucesso.
Também concordo,mas infelizmente a Embraer vai explorar o A-29 até o osso,claro que a aeronave sofreu modernizações, mas uma empresa como a Embraer poderia ser mais ativa,apresentando conceitos e projetos novos, e um portifólio com mais aeronaves militares ! Mas seria necessário uma mudança de cultura para que isso possa acontecer !
Se for analisar as diferenças entre o Super Tucano americano e o da FAB, concluiremos que esse é o Super Tucano II…
Se não me engano, na época em que a licitação do FX-2 estava em aberto a SAAB chegou a oferecer a possibilidade da Embraer instalar o cockpit e a integração dos aviônicos do Gripen no A-29 e já que ela venceu quem sabe a Embraer aceite a oferta…
TOPOL ,,,queria lhe perguntar , se os A 29 Brasileiros usam (ou podem usar ) algum tipo de míssil , pois os A 29 Americanos e mesmo estes que serão exportados para o Líbano , vem com mais sensores e podem disparar mísseis HELLFIRE e foguetes guiados a laser ,,,,,PRIMO POBRE ,,,PRIMO RICO ? KKKKK
ALGUM COLEGA PODE ME ESCLARECER ESSA DUVIDA ? ? Obrigado ! !
Spectre
Tudo que li é que os A-29 podem disparar os mísseis ar-ar MAA-1B da Mectron, a integração desta arma foi bastante polêmica pois dizia-se que o objeto de interceptação dos super tucanos da FAB são monomotores de baixo desempenho com moto a pistão, onde muitas vezes o preço do míssil é maior que o preço do avião a ser abatido mas a FAB por sua vez defende-se dizendo que a homologação desse míssil serviria ao combate contra helicópteros de guerra hostis…
De qualquer forma só este míssil está integrado ao A-29… para ataque ao solo o tucano pode ser equipado com casulos de 19 foguetes Skyfire de 70mm, bombas de queda livre mk81, mk 82 e M117 e bombas guiadas com kits Lizard e duas metralhadoras .50 além de torretas eletro optica (FLIR) tanques extras ou PODs de missões.
Saudações.
Agradeço a sua atenção TopoL , e também pela Boa e Pronta Resposta … Obrigado ! !
Topol só que o F-X2 terminou e foi a SAAB que teve que trocar o Cockpit do Gripen pelos aviônicos da AEL….
Lembrando que a AEL é parte Israelense e parte da própria Embraer…
Quanto ao Super Tucano ele pode ser adaptado para operar com o Sidewinder na ponta das asas sem problema é só querer 9me parece que os ST by Sierra Nevada para o Afeganistão terão esta opção disponível (até para o Tio Sam vender seus badulaques)…
Carlos, acredito que o próximo treinador da Embraer sera a jato, apesar da concorrencia externa, com a retirada de serviço dos Xavantes, abriu-se uma lacuna, a qual o Super Tucano não esta apto a cumprir as missões, a FAB terá que que tomar uma decisão a esse respeito a curto prazo …
Abraço.
Maurício, sim para um treinador avançado hoje em dia tem que ser a jato, mas mesmo assim eu acho que um avião como o Super Tucano tem muito futuro pela frente pelas características dele, como vigilância com velocidade reduzida para aeronaves pequenas . .
Abraço!
Acho que a Embraer ta mais preocupada no momento com os Gripens e o KC-390 do que com a atualização do super tucano
O problema não é da Embraer é do Comando da Aeronáutica, a Embraer não é dona do Super Tucano, ele é uma encomenda do Governo e a Embraer PAGA ROYALTIES quando vende uma aeronave ST.
O Comando da Aeronáutica é que DEVE em algum ponto do futuro PRÓXIMO, assim que for economicamente POSSÍVEL, DETERMINAR que a Embraer produza uma nova versão do ST e um programa de MLU da frota atual com a compra de mais 20 aeronaves em um novo lote.
Tanto para recuperar as células perdidas em acidentes como as desviadas para o serviço no novo EDA (Esquadrilha da Fumaça) e recompor a frota original.
O programa MLU deveria incluir no todo ou em parte os desenvolvimentos da aeronave feitos pela Embraer e pelos programas com a Forças aéreas Colombiana e americana para atender a estes clientes.
Os avanços que eu mais gostaria de ver nos ST da FAB é o radar de duas frequências em desenvolvimento para a Colômbia para “enxergar” sobre a floresta, a blindagem extra desenvolvida para o programa LAS, encomendar um programa com a Pratt & Witney para dar mais potência/economia ao atual propulsor através de FADEC ativo e reconfigurável em voo e disponibilizar um acessório de ponta de asa para permitir o REVO (tanto para operações na Amazônia com apoio futuro do KC-390 como de apoio em translado do EDA para shows internacionais caso seja cumprida a intensão de dotar a esquadrilha de um companheiro KC-390 de apoio e promoção comercial nos seus Shows Aéreos (principalmente internacionais).
Se a Embraer se fresquear muito ainda haverá a possibilidade ao DONO do projeto (governo brasileiro/FAB) de encomendar o serviço desejado a Sierra Nevada…
Quero um pra mim, só unsinho . . . .