Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

COTECMAR e a nova lancha de Patrulha Fluvial LPR 40 MKIII

Luiz Padilha por Luiz Padilha
09/02/2016 - 13:58
em Geopolítica
5
0
compartilhamentos
333
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

LPR40 MKIII

Por Erich Saumeth

O excelente desempenho operacional, tanto na Colômbia quanto no Brasil, e o interesse da Marinha colombiana em aumentar sua frota e os países da região em adquiri-los, foi o que motivou o estaleiro colombiano Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval, Marítima y Fluvial Colombiana (COTECMAR), em desenvolver uma nova versão de suas lanchas de patrulha fluviais, mais conhecidas como o LPR40 e suas versões anteriores Bender, MKII e MKIIB.

O novo design é conhecido como LPR40 MKIII e marca a evolução desta plataforma, que é o produto da experiência e do serviço que têm prestado e novos conceitos em tecnologia de fabricação.

LPR40 MKIII-1

Neste ponto surge uma aliança estratégica entre COTECMAR e a também colombiana Dynacomp Colômbia (parte do grupo de Thor Defesa), que tem como principal objetivo, aumentar os volumes de produção a custos mais baixos, aumentando as propriedades mecânicas das lanchas e sua homogeneidade estrutural, aumentando a rastreabilidade da produção e a introdução de composto dinâmico na fabricação da nova blindagem para a MKIII, que será no estado da arte para o país.

O projeto MKIII foi concluído no segundo semestre de 2015, sua fabricação, em meados deste 2016, será na cidade de Sabaneta (Departamento de Antioquia), desenvolvendo uma nova carteira que irá incluir três novas versões, concebidas nos tipos de missões a cumprir e de acordo com as necessidades de seus clientes potenciais em demandas do mercado regional.

LPR40 MKIII-2

 

As novas versões serão então a LPR40 MKIII de cobertura, a LPR40 MKIII de vigilância e a LPR40 MKIII de transporte, intercambiando entre elas alguns de seus sistemas de observação e armas através da introdução de novos meios de vigilância e combate, aumentando a velocidades máxima de 29 para 39 nós, e assim, aumentar as capacidades operacionais da mesma.

VERSÕES:

LPR40 MKIII-3LPR40 MKIII de Cobertura

Concebido para fins de cobertura durante as manobras de pouso, bem como para apoio de fogo pesado para o pessoal de terra. A LPR é caracterizada por contar com duas estações de sistemas de armas automáticas (RWS) T12 Thor Dinâmico (Mjolnir), que pode implantar metralhadoras Browning M2HQC BQC 12.7×108 mm e o lançador de granadas Milkor MK-19 de 40 mm (de acordo com o perfil da missão).

Estes sistemas são assistidos por dois diretores de tiro localizados na proa e na popa, assegurando um campo visual de 360 graus, facilitando assim o emprego do RWS.

LPR40 MKIII de Vigilância

Projetada para uso em reconhecimento, inteligência e vigilância (ISR), graças ao seu sistema de UAV/ARP(aeronave remotamente pilotada) israelense Sky Sapience Hover Mast Exo (âncora), que através de um fio estacionário ligado ao controlador a ré na plataforma, uma estação conversora para a operação deste UAV/ARP, especialmente desenvolvido para teatros aquáticos e pode operar até 100 metros de altura. Esta MKIII está armada com um RWS Thor dinâmica T12 (Mjolnir).

LPR40 MKIII de Transporte

Concebido como o próprio nome sugere, para o transporte de pessoal com capacidade para 12 homens e equipamentos. A LPR tem duas saídas laterais com portas tipo Gaivota uma a bombordo e outra a estibordo para que o pessoal através delas o pessoal no desembarque estejam escoltado por duas estações de armas, na proa equipada com uma metralhadora Browning M2HQC 12.7×108 BQC mm e à ré, equipado com um RWS Thor dinâmica T12 (Mjolnir) e assistido por seu diretor de tiro.

Blindagem

Todas as versões de MKIII, contarão com uma blindagem nível NIJIII, utilizando-se como material principal, um composto Dyneema UHMWPR revestido com elastômero e poliuretano, que lhes permitem resistir a impactos de munições calibres 5.56×45 mm e 7.62×51 mm.

As lanchas MKIII são fabricadas em fibra de vidro tipo E, com tecidos de infusão especial através do método infusão-definição, processo através do qual o vácuo suga um laminado de resina de fibra seca num molde, em apenas um lado, com a colocação uma membrana de película flexível na parte superior a ser selado em torno da periferia do molde.

Eles são também utilizados como compostos kevlar 29, núcleos de fibra de carbono, de espuma de PVC, e colmeia de Gel Coast, entre uma ampla gama de materiais e produtos do projeto CAD com a caracterização de materiais e rastreabilidade dos cálculos estruturais (FEA/CFD).

O sistema empregado de blindagem foi desenvolvida pela COTECMAR de forma modular para fácil manutenção e substituição, que consiste em 37 módulos e 64 unidades, graças a um novo sistema de fixação, também criado pela Thor, que permite sejam construídos para a superestrutura do navio (casco), conseguindo com isto total cobertura protetora, uma vez que não há buracos balísticos por estar sobreposta, minimizando os riscos, precisamente balísticos e aumentando capacidades de resistência do navio e sobrevivência da tripulação.

Armas

Os sistemas de armas multifunção desses navios também evoluíram com a introdução de três variantes para a arma remota (RWS) Thor dinâmica T12 (Mjolnir), que como mencionado mais anteriormente, permitirá que o LPR tenha até duas estações de RWS (frente e ré) armados com metralhadoras Browning M2HQC BQC 12.7×108 mm e até mesmo um lançador de granadas MK-19 Milkor de 40 mm.

Também acopladas aos montantes laterais, pode-se usar as metralhadoras FN Herstal M240/249 5.56×45 mm (usada pela Colômbia) e para as US Ordnance M60E4 de 7.62×51 mm (usada pelo Brasil). Neste ponto deve notar-se que as MKIII foram reforçadas na sua proa para receber um tipo de metralhadora Dillon Aero M134D 7.62×51 mm (Minigun), para fornecer uma capacidade muito superior de cobertura de fogo, se o utilizador assim o exigir.

LPR40

Sistemas Optrônicos e de navegação

Entre os vários sistemas optrônicos e de navegação que as LPR MKIII podem usar estão os equipamentos CView, TView, FLIR, Shapo e também mira laser, com o radar Raytheon R70, navegadores Raymarine  GPS300, transdutor, ecosonda, bússola magnética HF79 Lave MountBlack, visor noturno ITT Night Marine de 3ª Geração  (seis por barco), Rádios HF, VHF,
UHF e telefone via satélite.

Espera-se que, além de os contratos já assinados entre COTECMAR e a Marinha da Colômbia (nove unidades), sejam adquiridos no mercado regional 20 novos LPR40 MKIII nos próximos dois a três anos.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: infodefensa.com

Tags: CotecmarLPR40 MKIII
Notícia Anterior

Rússia será principal fornecedor para os Mistral do Egito

Próxima Notícia

Aumenta tensão entre Coreias depois de lançamento de foguete

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Geopolítica

Colômbia enviará seu OPV ’20 de Julio’ para a Exponaval 2018

06/11/2018 - 13:52
Geopolítica

COTECMAR entrega OPV ARC ‘Victoria’ à Marinha Colombiana

03/04/2017 - 14:36
Naval

Saab Kockums e BMT se unem para serem parceiros tecnológicos para a Plataforma Estratégica de Superficie da Armada colombiana

09/03/2017 - 20:27
Carregar mais
Próxima Notícia

Aumenta tensão entre Coreias depois de lançamento de foguete

Comentários 5

  1. Gilberto Rezende says:
    5 anos atrás

    Recentemente (8dez2015) foi assinado em Bogotá um acordo entre três governos
    (Colômbia, Brasil e Peru) e entre as Empresas Cotemar, SIMA e a Emgepron para adaptar e construir uma nova embarcação para as necessidades Amazônicas que se chamará “Patrullero Amazónico” sob a liderança da Cotecmar e apoio técnico da Emgepron e SIMA.
    Estes patrulheiros colombianos pesados da classe PAF III serão certamente base para o novo projeto TRInacional.

    Responder
  2. mauricio matos says:
    5 anos atrás

    Compramos somente 4 numa região que a demanda é para uma 50 dessas os russos desenvolveram uma lancha baseada na CB-90. Será que não temos competência para desenvolver uma lancha dessa ou tentar a produção sob licença da CB-90 como se queria a alguns anos atras no estaleiro e base naval Val dos Cães.

    Responder
  3. Cleber says:
    5 anos atrás

    Um grande mercado sem dúvidas para a Marinha e o EB , ainda mais com ” drone” de vigilância.

    Responder
  4. Marcos Henrique says:
    5 anos atrás

    Ta aí a CONTECMAR fazendo muito bem o seu dever de casa…não entendo muito bem desse assunto, mas este equipamento não poderia ser usado como um NPO a um custo bem inferior?

    Responder
  5. Tomcat3.7 says:
    5 anos atrás

    Uma boa aquisição para o EB e suas tropas ribeirinhas .

    Responder

Deixe uma resposta para mauricio matos Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Mattos em A US Navy programa dar baixa em 48 navios entre 2022 e 2026
  • gerson em A US Navy programa dar baixa em 48 navios entre 2022 e 2026
  • Diogo Lima em Grécia assina contrato de 2.500 milhões para comprar 18 aviões Rafale à França
  • Hélio em A US Navy programa dar baixa em 48 navios entre 2022 e 2026
  • Márcio Diniz em A US Navy programa dar baixa em 48 navios entre 2022 e 2026
  • Fernando Turatti em Grécia assina contrato de 2.500 milhões para comprar 18 aviões Rafale à França
  • mauricio matos em A US Navy programa dar baixa em 48 navios entre 2022 e 2026




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

NPaOc ‘Amazonas’ realizou exercício PASSEX com o USCGC ‘Stone’ da Guarda-Costeira dos EUA

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval