Por Vadim Matvéiev
Pela primeira vez na história da aviação russa, um escritório de design privado criou uma aeronave que pode superar os seus homólogos concebido pelo Estado. O jato de treinamento SR-10 avião tem produção em série prevista para 2017.
O jato leve de treinamento SR-10 causou boa impressão ao subir, pela primeira vez, aos céus da Rússia, em dezembro passado. Foi também a primeira vez que um escritório de projeção privado criou um modelo de avião – a partir do zero e sem apoio financeiro público – que pode concorrer com gigantes do mercado.
Totalmente montado com componentes nacionais, o SR-10 é um jato de treinamento intermediário entre o levíssimo Yak-152, projetado para testar o voo básico de pilotos militares, e o modelo Yak-130, que também é usado para o ataque.
“A Força Aérea russa precisa de um jato de treinamento simples e barato para substituir a frota L-39, e os militares russos estão mostrando interesse no projeto do SR-10”, disse Maksim Mironov, diretor do Modern Aviation Technologies Design Bureau, em entrevista ao site AviaPort.
“O MiG-AT, um avião mais simples e barato em comparação com o Yak-130, não foi entregue, e agora há uma lacuna entre o avião de treinamento básico Yak-152 e o jato de treinamento e ataque Yak-130”, acrescentou Mironov.
Embora concebido em Moscou, o SR-10 está sendo fabricado em uma fábrica em Makhatchkalá, no Cáucaso do Norte, e por isso foi apelidado de “daguestanês”.
O jato monomotor apresenta um design aerodinâmico tanto incomum que, além de conferir à aeronave uma aparência futurista, permite boa manobrabilidade. A máquina “até perdoa alguns erros do piloto em treinamento”, segundo os desenvolvedores.
Além disso, assim como os caças de quarta geração Su-27, Su-35, MiG-29, o SR-10 é capaz de realizar acrobacias ilimitadas no ar.
Revolução privada
“Trata-se de um avanço na construção privada de aviões. Criar um jato significa um alto nível de tecnologia para qualquer país”, disse à Gazeta Russa o piloto e editor do site da Aviator.guru, Viktor Galenko.
“O SR-10 tem um baixo custo operacional em comparação com outros modelos. É muito simples de fabricar, bom para os cadetes em treinamento e na formação dos pilotos no Exército”, continuou Galenko.
A aeronave está sendo atualmente testada no Centro de Pesquisa de Voo Gromov, em Moscou, com a expectativa de construir os primeiros 16 modelos até o final do ano. A produção em série deve ser iniciada apenas em 2017.
O Ministério da Defesa já sinalizou que, caso novos testes sejam bem sucedidos, o órgão irá comprar quatro aviões SR-10 de imediato. A Modern Aviation Technologies Design Bureau estima, porém, que o órgão federal necessitará de 100 modelos ao longo dos próximos quatro anos.
Esta seria a primeira vez na história que o governo russo adota um avião desenvolvido por um gabinete privado, sem qualquer envolvimento de recursos públicos.
O SR-10 também atraiu o interesse de outros países, segundo os desenvolvedores, que avaliam o potencial de exportação da aeronave em 200 unidades.
FONTE: Gazeta Russa
Os filhos da mãe são tão bons que fazem no quintal de casa rs.
Muito interessante a iniciativa de um empresa privada com este projeto, o SR-10 é uma aeronave bem interessante partindo do aspecto visual mesmo com os comentários da notícia anterior sobre a pintura “mau feita”.
O SR-10 mesmo sendo uma aeronave visualmente inovadora demonstra internamente uma grande simplicidade em seus instrumentos, e que pode ser bem melhorada graças aos mais diversos fornecedores caso optem por ter uma aviônica digital.
Tomara que dê certo e contratos apareçam futuramente.
Essa aeronave ainda tem muito que provar, a começar pelo seu painel analógico, na hora de se vender o peixe se escuta tudo que é melhor nisso e naquilo , mas de cara já se vê o uso de aviônicos ultrapassados e quase em desuso !
Como eu disse na primeira matéria aqui exposta sobre o Sr-10,essa aeronave pode até vir a ser um sucesso,mas ainda tem que labutar muito !