Por James Drew
Os problemas econômicos do Brasil parecem estar amortecendo as esperanças da Força Aérea Brasileira de recapitalizar toda a sua força de caça desatualizada, com um oficial dizendo que o número final de caças Saab Gripen NG pode estar mais perto de 40 do que a meta do programa F-X2 original, que é de 108 novos caças.
Maj Brig Waldeísio Ferreira Campos, vice-diretor do comando da educação e treinamento da FAB, tem suas dúvidas de que o governo brasileiro será capaz de obter o número total esperado de Gripens.
“Eu não sei. Talvez iremos para 40, mas não 100”, disse ele à Flightglobal durante Conferência dos Comandantes das Forças Aéreas em Dubai, no último dia 7 de Novembro.
Campos diz que a seleção Gripen NG foi um “bom negócio para o Brasil”, e quando o programa estiver totalmente implementado indústria do país estará produzindo cerca de 70% dos aviões. Ele confirma que a primeira aeronave devem chegar em 2019 e que os pilotos brasileiros já começaram seu programa de treinamento, na Suécia.
Ele espera que após receber um esquadrão inicial de 12 aeronaves no Brasil para o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), perto da capital, as entregas de aeronaves continuarão a uma taxa de dois por ano depois disso. A localização do segundo esquadrão não foi definida ainda, disse ele.
O Gripen NG foi escolhido em detrimento do Boeing F/A-18E/F Super Hornet e Rafale Dassault para favorecer a transferência de tecnologia, e o requisito mínimo foi de 36 caças, incluindo oito treinadores de dois lugares. Campos diz que a exigência de um novo caça durou em torno de 20 anos, e ele estava contente de ver o negócio com a Saab fechado. No entanto, em meio à crise nos gastos de defesa e a desvalorização do real brasileiro, a nação não pode se dar ao luxo de recapitalizar toda a sua força de caças, atualmente baseada nos Embraer/Alenia AMXs e Northrop F-5.
A Embraer é a parceira da Saab na produção, além do desenvolvimento de uma versão de dois lugares com potencial de exportação. Quase 50 empregados da Embraer e AEL Sistemas já estão em Linköping, Suécia, apoiando o programa Gripen NG.
Campos está otimista sobre a frota de aeronaves de ataque leve Embraer A-29 Super Tucano e, com a introdução do Embraer KC-390 previsto para 2018. Ele diz que o programa de transporte e reabastecedor são um dos mais importantes para o Brasil e estão progredindo, dentro da programação.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: FlightGlobal
Por se tratar de um projeto estratégico urgente de Estado e não de governo, acredito que todos serão comprados pois o pagamento ocorrerá após a crise atual (ceteris paribus). Motivação? Todos os vizinhos estão se modernizando até os dentes. Não compramos caças, compramos uma fabrica de supersônicos, daí o alto custo que normalmente é visto rateado por unidade. “Quem ganha um peixe se alimenta um dia, quem aprende a pescar se alimenta por toda vida.” Em 10 anos essa tecnologia estará ultrapassada, mas o Brasil já pesquisa turbinas e uma gama imensa de tecnologias de ponta. Confio na criatividade do brasileiro.
Por se tratar de um projeto estratégico urgente de Estado e não de governo, acredito que todos serão comprados pois o pagamento ocorrerá após a crise atual (ceteris paribus). Motivação? Todos os vizinhos estão se modernizando até os dentes. Não compramos caças, compramos uma fabrica de supersônicos, daí o alto custo que normalmente é visto rateado por unidade. “Quem ganha um peixe se alimenta um dia, quem aprende a pescar se alimenta por toda vida.” Em 10 anos essa tecnologia estará ultrapassada, mas o Brasil já pesquisa turbinas e uma gama imensa de tecnologias de ponta. Confio na criatividade do brasileiro.
Acredito as afirmações do Major Brigadeiro um tanto precipitadas, uma vez que a o pagamento dos caças vai ocorrer no decorrer de vários anos. Sem contar que deixou de ser considerado que o primeira transferencia de dinheiro só será realizada pelo governo brasileiro quando a entrega dos caças já tiverer começado, ou seja, depois de 2019. Até lá, muito provavelmente a situação econômica do pais já deverá estar estabilizada.
Acredito as afirmações do Major Brigadeiro um tanto precipitadas, uma vez que a o pagamento dos caças vai ocorrer no decorrer de vários anos. Sem contar que deixou de ser considerado que o primeira transferencia de dinheiro só será realizada pelo governo brasileiro quando a entrega dos caças já tiverer começado, ou seja, depois de 2019. Até lá, muito provavelmente a situação econômica do pais já deverá estar estabilizada.
Até agora não entendi essa declaração . Acho que o brigadeiro está tentando vestir o pijama mais cedo.
Até agora não entendi essa declaração . Acho que o brigadeiro está tentando vestir o pijama mais cedo.
……..compadres…um provérbio chinês diz ” por vezes a bôca é a porta da calamidade”….o Maj. Brig. não soube segurar o silêncio e caiu na lábia da Flightglobal que não é mais que um site de armamentos dos EU, que se lembrarmos bem é um país que quer ver nossas FFAAs de borduna e arco e flecha….resultado,quem lê as declarações do dito cujo, pensa que não teremos como pagar os caças, que estamos ferrados , em suma que nosso país é e sempre será um fracasso…..lamentável………..mas ao contrário da opinião desse cidadão pagaremos e teremos todos os caças……………….faço fé……
flightglobal é um site e uma publicação inglesa…
Não dá para fazer projeções nenhuma agora, tudo vai depender do desenvolvimento desse primeiro contrato, como a indústria nacional e a força aérea irão se beneficiar, se os prazos serão cumpridos, se o produto realmente atenderá as expectativas , etc…
Se tudo correr bem é claro que haverá novos pedidos, ainda mais depois que a linha estiver toda instalada aqui no país.
Dá para fazer projeções pq um país cresce de acordo com a infraestrutura que cria…e acredite nós somos atualmente um dos piores neste quesito! se tivessemos iniciado as concessões em infra uns 5 anos atrás talvez o Brasil tivesse data para sair da crise
Na verdade o Brasil tem gargalos de infraestrutura que precisam ser sanados para que o desenvolvimento atinja determinadas regiões.
Na verdade não é só a infraestrutura que alavanca o desenvolvimento, tem o aspecto economico, que no caso que estamos atravessando agora torna a nossa infraestrutura atual até subutilizada, ou seja, com o que temos hoje instalado podemos crescer muito ainda, ou pelo menos recuperarnos da retração prevista para os próximos anos… por outro lado o investimento em infra também gera muitos empregos e ajuda na recuperação econômica , mas definitivamente não é tudo.
Um ponto que eu concordo que acompanha diretamente o crescimento do país é a capacidade de geração de energia, esse sim é vital e tem de ser pensado e expandido constantemente pois literalmente limita o crescimento de um país.
Infraestrutura física como estradas, portos, aeroportos, hidrovias, malha ferroviária, etc..;.limitada ou ruim apesar de restringir o crescimento não o impede totalmente, até que se atinja o seu ponto de saturação.
Fico arrepiado qdo leio aqui e em outros meios de comunicacao umj militar se metendo a falar e comentar sobre economia e a tracar o futuro da nacao sem q sequer tenha ferramentas para consubstanciar isso. Eh cada coisa q estes caras se metem a opinar………so to vendo eh a mudanca de comandos nas forcas q tendem cada vez mais para aqueles q tem muita simpatia e sao condencendentes c aquela ideologia mais a esquerda……isso ainda vai repercutir em muita coisa futuramente…..abram os olhos…..Sds
Ele está certo , o país cresce de acordo com a infraestrutura que constrói ….resumindo não temos infraestrutura para crescer 5% e se crescermos os gastos obrigatórios criados pela esquerda vão sufocar o orçamento do mesmo jeito … Basta ler valor econômico para entender que oq ele está dizendo tem fundamento.
Este Brigadeiro perdeu uma ÓTIMA OPORTUNIDADE de ficar com a boca calada, aliás sua cabeça deve estar a rolar em breve.
Seu raciocínio é de uma falta de inteligência de DOER, uma vez que na melhor das hipóteses no comprimento estrito e sem atraso algum do F-X2 a entrega da 36ª e última aeronave será no ano de 2023 ou 24, ou seja a decisão sobre a aquisição de um segundo lote será feita pelo sucessor do sucessor da atual Presidenta. Não há a menor condição de se prever qual a situação do país daqui a 3 mandatos presidenciais. O plano de 108 aeronaves se estende para os próximos 20/30 anos…
Sob a análise racional a afirmativa do Major Brigadeiro Waldevísio é um “non sense” (sem noção em bom português jovem) e o fato dele ser Vice-Diretor de Ensino e Treinamento absolutamente não o qualifica a dar este tipo de opinião, totalmente fora de sua área de Chefia….
Realmente, mas será verdade que ele deu essa declaração? Não faz o menor sentido.
Concordo, mas a minha aposta é 72 , sendo o ultimo lote para depois de 2026 e com preço bem mais camarada , já dentro do orçamento normal da fab.
Tem razão. Ele é só um oficial General da FAB que parece não ter o menor conhecimento de como funciona o governo, o mercado de defesa, a economia brasileira e mundial, os detalhes técnicos do contrato , prazos, juros, cotação do dólar, etc…
Talvez ele devesse te consultar antes de tecer um comentário tão equivocado e descabido. Ainda bem que temos pessoas esclarecidas como você para nos manter entendidos do assunto.
Eu também queria Brasil com 110 caças Gripen NG protegendo todas as fronteiras terrestres e marítimas. Mas não adianta sonhar com uma frota gigante se o país não tem dinheiro para manter e deixa-los enferrugando. Caso o Brasil volte a crescer a partir de 2017, ele deverá crescer no mínimo uns 5% durante uns 10 anos para recuperar os anos perdidos. Mas para crescer 1% já é díficil magina 5% em 10 anos? Não somos pessimistas, temos que ser realistas, há muita diferença entre estas palavras.
Sds
……..compadres…um provérbio chinês diz ” por vezes a bôca é a porta da calamidade”….o Maj. Brig. não soube segurar o silêncio e caiu na lábia da Flightglobal que não é mais que um site de armamentos dos EU, que se lembrarmos bem é um país que quer ver nossas FFAAs de borduna e arco e flecha….resultado,quem lê as declarações do dito cujo, pensa que não teremos como pagar os caças, que estamos ferrados , em suma que nosso país é e sempre será um fracasso…..lamentável………..mas ao contrário da opinião desse cidadão pagaremos e teremos todos os caças……………….faço fé……
flightglobal é um site e uma publicação inglesa…
Não sejamos ingênuos. Típica cortina de fumaça. Por que o brigadeiro iria entregar o ouro que essa informação estratégica representa?
Primeiro que a meta até 2024 sempre foi de apenas 36 caças. Portanto, os restantes das aeronaves viriam após esse prazo. Em um lote de 3 x 36, ou seja o primeiro lote até 2024. Então não faz sentido algum essa declaração. Sinceramente.
BINGO !!! Abraço.
É a herança econômica do governo vermelho !
Dinheiro público para gastar em Cuba , Venezuela , Bolívia e Angola sempre tem…. para comprar voto tbm! ….defesa e segurança dos brasileiros? Nunca foi prioridade para a turma do petrolão!
Fica tranquilo, o Aécio, o Serra vêm aí, e vamos ter a melhor força armada do mundo, igual aquela que tinha no tempo do FHC, era imbatível, pois não havia corrupção, eles até botaram assas na Vale do Rio Doce e a fizeram voar, fica tranquilo, eles vão arrasar com a corrupção no Brasil, Aécio disse que isto é ponto de honra, e que já tem know how a partir de aeroportos construidos em Minas, um inclusive em terras de parentes, o que ajuda em muito a segurança, porque o tio dele sempre está lá cuidando, dos pousos e das decolagens . . . então fica tranquilo.
Ninguém quer Aécio,Serra e FHC de maneira alguma, nem Dilmanta, nem um desses, queremos um governo de verdade não de mentirinha, Entendido.
Não dá para fazer projeções nenhuma agora, tudo vai depender do desenvolvimento desse primeiro contrato, como a indústria nacional e a força aérea irão se beneficiar, se os prazos serão cumpridos, se o produto realmente atenderá as expectativas , etc…
Se tudo correr bem é claro que haverá novos pedidos, ainda mais depois que a linha estiver toda instalada aqui no país.
Dá para fazer projeções pq um país cresce de acordo com a infraestrutura que cria…e acredite nós somos atualmente um dos piores neste quesito! se tivessemos iniciado as concessões em infra uns 5 anos atrás talvez o Brasil tivesse data para sair da crise
Na verdade o Brasil tem gargalos de infraestrutura que precisam ser sanados para que o desenvolvimento atinja determinadas regiões.
Na verdade não é só a infraestrutura que alavanca o desenvolvimento, tem o aspecto economico, que no caso que estamos atravessando agora torna a nossa infraestrutura atual até subutilizada, ou seja, com o que temos hoje instalado podemos crescer muito ainda, ou pelo menos recuperarnos da retração prevista para os próximos anos… por outro lado o investimento em infra também gera muitos empregos e ajuda na recuperação econômica , mas definitivamente não é tudo.
Um ponto que eu concordo que acompanha diretamente o crescimento do país é a capacidade de geração de energia, esse sim é vital e tem de ser pensado e expandido constantemente pois literalmente limita o crescimento de um país.
Infraestrutura física como estradas, portos, aeroportos, hidrovias, malha ferroviária, etc..;.limitada ou ruim apesar de restringir o crescimento não o impede totalmente, até que se atinja o seu ponto de saturação.
No minimo infeliz tal declaração … parece mais um ”amador” , pessimista falando sobe o programa .. talvez no fundo so seja mais um torcendo contra … ja q n deu F-18 .. revoltante .. belo ”’profissional” e q ”exemplo” de se pensar pra seus comandados ….. agora se realmente a FAB pensa em 40 Gripens apenas .. melhor fechar logo as portas … isso n pode ser serio
Alguém quer apostar comigo que nem os 36 caças vão vir?Acorda pessoal isso aqui é Brasil.
Fico arrepiado qdo leio aqui e em outros meios de comunicacao umj militar se metendo a falar e comentar sobre economia e a tracar o futuro da nacao sem q sequer tenha ferramentas para consubstanciar isso. Eh cada coisa q estes caras se metem a opinar………so to vendo eh a mudanca de comandos nas forcas q tendem cada vez mais para aqueles q tem muita simpatia e sao condencendentes c aquela ideologia mais a esquerda……isso ainda vai repercutir em muita coisa futuramente…..abram os olhos…..Sds
Ele está certo , o país cresce de acordo com a infraestrutura que constrói ….resumindo não temos infraestrutura para crescer 5% e se crescermos os gastos obrigatórios criados pela esquerda vão sufocar o orçamento do mesmo jeito … Basta ler valor econômico para entender que oq ele está dizendo tem fundamento.
Isso porque são os Gripens.
Para quantas unidades iriam caso fossem baseadas as aeronaves perdedoras, F-18 ou Rafale mais caras.
Uns 12? Um esquadrão?
Jogo de cena na minha opinião, isso tira os holofotes de cima do Brasil, nenhuma potencia mundial quer ver um país como o Brasil com uma defesa a altura de sua importãncia geopolítica. A situação econômica atual não é e nem poderá ser permanente, quem pode prever o futuro?
O Maj Brig Waldeísio fala em crise nos gastos de defesa e a desvalorização do real brasileiro, mas estas são somente as circunstancia atuais.
É muito precipitado fazer previsões econômicas com 9 anos de antecedência, por sua própria natureza a economia se move em ondas, flutuando para cima e para baixo…
E dado que os fundamentos econômicos do Brasil são bons, quando a condição econômica refluir para uma maré crescente, seria uma estupidez, economicamente falando, limitar o número de Gripens à 40…Pois é muito mais vantajoso manter uma demanda industrial de longo prazo pelo caça (que afinal será em boa parte produzido no Brasil), condição indispensável para gerar empregos e desenvolvimento tecnológico sustentado.
A questão não é a Força Aérea não saber levar o programa, e sim o governo Federal NÃO HONRAR seus compromissos. Dentro do que havia sido estudado, programado, a proposta da SAAB era a melhor para o país.
off-topic ,,,,O KC -390 fez seu terceiro voo TESTE semana passada,,,,,,,,,,Mas quanto a diminuir a quantidade de CAÇAS isso é um **ABSURDO** ,,uma *PALHAÇADA*…e esse MAJ, BRIGADEIRO não deveria nem sequer balbuciar essas palavras ,,,existe varias maneiras de se LUTAR e a INDiGNAÇÃO e PROTESTO são algumas delas….esse comentário partir de um político até entenderia,,,,,, saudações
Eu acredito que essa declaração do brigadeiro seja no momento atual que está passando o pais daqui uns 5 anos o pais deve melhor se for para ficar somente nesses 36 caças não justifica pagarmos caro pelos caças com tal transferência de tecnologia para serem produzidos somente 15 aqui. Com esse dinheiro dava para comprar de prateleira no mínimo uns 70 SUB35 ou até os F16 a desculpa do pessoal da FAB o pacote sueco era o melhor na tal transferência de tecnologia ficar somente nesses 36 e jogar dinheiro fora pagando 100 milhoes por caça.
Este Brigadeiro perdeu uma ÓTIMA OPORTUNIDADE de ficar com a boca calada, aliás sua cabeça deve estar a rolar em breve.
Seu raciocínio é de uma falta de inteligência de DOER, uma vez que na melhor das hipóteses no comprimento estrito e sem atraso algum do F-X2 a entrega da 36ª e última aeronave será no ano de 2023 ou 24, ou seja a decisão sobre a aquisição de um segundo lote será feita pelo sucessor do sucessor da atual Presidenta. Não há a menor condição de se prever qual a situação do país daqui a 3 mandatos presidenciais. O plano de 108 aeronaves se estende para os próximos 20/30 anos…
Sob a análise racional a afirmativa do Major Brigadeiro Waldevísio é um “non sense” (sem noção em bom português jovem) e o fato dele ser Vice-Diretor de Ensino e Treinamento absolutamente não o qualifica a dar este tipo de opinião, totalmente fora de sua área de Chefia….
Realmente, mas será verdade que ele deu essa declaração? Não faz o menor sentido.
Concordo, mas a minha aposta é 72 , sendo o ultimo lote para depois de 2026 e com preço bem mais camarada , já dentro do orçamento normal da fab.
Tem razão. Ele é só um oficial General da FAB que parece não ter o menor conhecimento de como funciona o governo, o mercado de defesa, a economia brasileira e mundial, os detalhes técnicos do contrato , prazos, juros, cotação do dólar, etc…
Talvez ele devesse te consultar antes de tecer um comentário tão equivocado e descabido. Ainda bem que temos pessoas esclarecidas como você para nos manter entendidos do assunto.
Eu também queria Brasil com 110 caças Gripen NG protegendo todas as fronteiras terrestres e marítimas. Mas não adianta sonhar com uma frota gigante se o país não tem dinheiro para manter e deixa-los enferrugando. Caso o Brasil volte a crescer a partir de 2017, ele deverá crescer no mínimo uns 5% durante uns 10 anos para recuperar os anos perdidos. Mas para crescer 1% já é díficil magina 5% em 10 anos? Não somos pessimistas, temos que ser realistas, há muita diferença entre estas palavras.
Sds
Não sejamos ingênuos. Típica cortina de fumaça. Por que o brigadeiro iria entregar o ouro que essa informação estratégica representa?
Primeiro que a meta até 2024 sempre foi de apenas 36 caças. Portanto, os restantes das aeronaves viriam após esse prazo. Em um lote de 3 x 36, ou seja o primeiro lote até 2024. Então não faz sentido algum essa declaração. Sinceramente.
BINGO !!! Abraço.
É a herança econômica do governo vermelho !
Dinheiro público para gastar em Cuba , Venezuela , Bolívia e Angola sempre tem…. para comprar voto tbm! ….defesa e segurança dos brasileiros? Nunca foi prioridade para a turma do petrolão!
Fica tranquilo, o Aécio, o Serra vêm aí, e vamos ter a melhor força armada do mundo, igual aquela que tinha no tempo do FHC, era imbatível, pois não havia corrupção, eles até botaram assas na Vale do Rio Doce e a fizeram voar, fica tranquilo, eles vão arrasar com a corrupção no Brasil, Aécio disse que isto é ponto de honra, e que já tem know how a partir de aeroportos construidos em Minas, um inclusive em terras de parentes, o que ajuda em muito a segurança, porque o tio dele sempre está lá cuidando, dos pousos e das decolagens . . . então fica tranquilo.
Ninguém quer Aécio,Serra e FHC de maneira alguma, nem Dilmanta, nem um desses, queremos um governo de verdade não de mentirinha, Entendido.
No minimo infeliz tal declaração … parece mais um ”amador” , pessimista falando sobe o programa .. talvez no fundo so seja mais um torcendo contra … ja q n deu F-18 .. revoltante .. belo ”’profissional” e q ”exemplo” de se pensar pra seus comandados ….. agora se realmente a FAB pensa em 40 Gripens apenas .. melhor fechar logo as portas … isso n pode ser serio
Alguém quer apostar comigo que nem os 36 caças vão vir?Acorda pessoal isso aqui é Brasil.
Isso porque são os Gripens.
Para quantas unidades iriam caso fossem baseadas as aeronaves perdedoras, F-18 ou Rafale mais caras.
Uns 12? Um esquadrão?
Jogo de cena na minha opinião, isso tira os holofotes de cima do Brasil, nenhuma potencia mundial quer ver um país como o Brasil com uma defesa a altura de sua importãncia geopolítica. A situação econômica atual não é e nem poderá ser permanente, quem pode prever o futuro?
O Maj Brig Waldeísio fala em crise nos gastos de defesa e a desvalorização do real brasileiro, mas estas são somente as circunstancia atuais.
É muito precipitado fazer previsões econômicas com 9 anos de antecedência, por sua própria natureza a economia se move em ondas, flutuando para cima e para baixo…
E dado que os fundamentos econômicos do Brasil são bons, quando a condição econômica refluir para uma maré crescente, seria uma estupidez, economicamente falando, limitar o número de Gripens à 40…Pois é muito mais vantajoso manter uma demanda industrial de longo prazo pelo caça (que afinal será em boa parte produzido no Brasil), condição indispensável para gerar empregos e desenvolvimento tecnológico sustentado.
A questão não é a Força Aérea não saber levar o programa, e sim o governo Federal NÃO HONRAR seus compromissos. Dentro do que havia sido estudado, programado, a proposta da SAAB era a melhor para o país.
off-topic ,,,,O KC -390 fez seu terceiro voo TESTE semana passada,,,,,,,,,,Mas quanto a diminuir a quantidade de CAÇAS isso é um **ABSURDO** ,,uma *PALHAÇADA*…e esse MAJ, BRIGADEIRO não deveria nem sequer balbuciar essas palavras ,,,existe varias maneiras de se LUTAR e a INDiGNAÇÃO e PROTESTO são algumas delas….esse comentário partir de um político até entenderia,,,,,, saudações
Eu acredito que essa declaração do brigadeiro seja no momento atual que está passando o pais daqui uns 5 anos o pais deve melhor se for para ficar somente nesses 36 caças não justifica pagarmos caro pelos caças com tal transferência de tecnologia para serem produzidos somente 15 aqui. Com esse dinheiro dava para comprar de prateleira no mínimo uns 70 SUB35 ou até os F16 a desculpa do pessoal da FAB o pacote sueco era o melhor na tal transferência de tecnologia ficar somente nesses 36 e jogar dinheiro fora pagando 100 milhoes por caça.