Envio de militares à região de Ilhéus foi pedido pelo governo estadual após aumento da tensão entre agricultores e índios/Soldados, que já foram deslocados, irão fazer patrulhamento da área e poderão realizar prisões em flagrante
Tropas do Exército passarão a atuar com poder de polícia na região sul da Bahia nos próximos dias. A medida foi tomada após o acirramento do conflito entre indígenas e produtores rurais pela posse de terras na área que envolve parte dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema.
A ação foi referendada pela assinatura do decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) que autoriza o uso do instrumento constitucional GLO (Garantia de Lei e Ordem), que prevê poder de polícia para o Exército em situações excepcionais.
O decreto, que tem duração de 30 dias, foi assinado ontem e seria publicado ainda à noite, segundo o Ministério da Defesa.
Um contingente de 524 militares da 6ª Região Militar de Salvador, Feira de Santana, Barreiras e Aracaju (SE) atuará na região com o apoio de 90 veículos, um avião e um helicóptero.
Os soldados farão patrulhamento de toda a região e terão poder para prender criminosos em flagrante. As tropas, comandadas pelo General Rancine Bezerra Lima Filho, começaram a chegar em Ilhéus na última quarta-feira. Desde então, os soldados realizaram operações de treinamento, reconhecimento da região e interação com a comunidade.
Os soldados estão instalados em tendas no estádio municipal Mário Pessoa, cedido pela prefeitura.
A Força Nacional de Segurança Pública –cujo número de homens envolvidos não é divulgado pelo Ministério da Justiça seguirá na área de conflito e vai atuar conjuntamente com o Exército.
CONFLITO
A atuação do Exército com poder de polícia na área de conflito foi pedida oficialmente pelo governador Jaques Wagner (PT) ao governo federal na última terça-feira.
A solicitação foi motivada pelo acirramento dos conflitos após o a assassinato do produtor rural e líder do assentamento Ipiranga, Juraci José Santana. O crime aconteceu no município de Una, na madrugada de terça. A casa e o carro da vítima foram incendiados. Produtores rurais da região acusam índios tupinambás, que têm um histórico de conflito com os agricultores, de terem cometido o crime.
No dia seguinte ao assassinato, houve protestos da população, que resultaram em atos de vandalismo e confronto com a Polícia Militar. O assassinato está sendo investigado pela Polícia Federal e Polícia Civil da Bahia. Até a noite de ontem, ninguém havia sido preso.
FONTE: Folha de São Paulo
Quanto aos índios, são todos brasileiros e deveriam estar sujeitos às mesmas leis aplicadas ao restante da população.
Eles fazem oque querem. Fecham estradas, invadem fazendas, destroem propriedades, sequestram pessoas e nada acontece.
Isto tem que mudar
Oque eu temo é oque pode ocorrer na Copa do mundo. Basta ocorrer uma morte, para termos um problema enorme. Veja aí o caso do cinegrafista da TV Bandeirantes. O uso de força desproporcional, pode sensibilizar ainda mais a classe média a ir para a rua.
Quem acompanha de perto a cobertura das manifestações, notou uma mudança muito grande em como é tratato pela imprensa os atos de violência nas manifestações. Isto começou de forma orquestrada lá na Copa das Confederações. Nada me tira da cabeça que houve um envolvimento do governo nisto. Os antes chamados “manifestantes” passaram a ser chamados de “bandidos”, “vândalos” e “baderneiros”, numa tentativa de colocar a população contra os manifestantes. Percebam que sempre a imprensa usa os mesmos termos, como se fosse uma tentativa de esfriar o movimento e evitar oque poderia ter se tornado um grande conflito social.
Eu acompanho de perto desde o inicio e portanto discordo do amigo .. nossa ultima manisfestação popular (povão na rua de fato ) ocorreu no dia 21/06/2013… quando so no RJ quase 1 mi de pessoas foram pra rua … (3 mi no Brasil todo) … esse sim foi o Ultimo … na época a Imprensa abafava todas as ”bandeiras” do protesto …corrupção uma das principais o protesto n era de direita ,n era esquerda .. mt menos facista como e hj … era uma revolta contra toda nossa classe política .. isso ate motivou uma certa revolta com a imprensa no geral ..por ficar taxando tudo e assim justificando uma ”revolta” por causa de aumento em 20 centavos no preço das passagens .e so sendo assim fazendo parecer q essa era a ”causa” do povão estar na rua ….. deram ”voz” ao movimento ”errado” (de propósito na minha opinião ) .. a do ”movimento passe livre” ( q foi sim a ”faisca’ pra tudo pegar fogo .. ou quase) ….de la pra ka surgiu então então os ‘black blocks’…. e iniciaram uma verdadeira guerra Urbana … esses ”movimentos” q são sim ligados a ”’partidos” (PSTU ..PT..CUT. etc ) surgiram de inicio com um único propósito …cria tumulto … caos .. para q assim a pessoa de bem evitasse ir pra rua protestar .(medicos .. professores …policias .. estudantes … onde havia protesto pacifico … sempre surgiam os mesmos 100/200.. ”elementos” pra se criar tumulto e assim … abafar a ”causa” verdadeira do protesto …caindo em desgraça e repercutindo na propria imprensa .. q ao invés de noticiar a causa a bandeira do ”movimento”’ … apenas retratava o caos e o tumulto criando por esses bandidos ….. resultado … o tempo foi passando … o ”povão” deixou de ir pra rua …..todo vandalismo .. saques .depredações .ficou estxado e ”legitimado” na própria imprensa.como ”protesto do povo insatisfeito” . hj em dia vivemos em estado quase q de ”guerra urbana” (maior exemplo disso e q 77 ônibus foram queimados . so nesse ano e pra imprensa isso e a coisa mais normal do mundo …entre outros exemplos de ”caos” q o pais vive hj .)… 1000 pessoas vestidas de ”preto” sem causa .. sem ”bandeira” … so estão ali pra criar tumulto ….ja passou da h de ”’… na mesma ””onda” junto com os ”’black blocks” .. estão .. o MST (q pra mim ta virando um grande problema pro pais …)..indígenas inflamados por ”ONGs” tb criando problemas .. revindicando coisas impossíveis .etc etc etc …. e uma grande boa de neve … q rola rola e so cresce .. de forma negativa …. nego vai pra rua .. faz o q quer e n e punido com a ”desculpa” de ”protesto democrático ” .a a imprensa ””justificava”’ .. e complicado …se hj o tratamento da propria imprensa ta mudando ou vai mudar depois da morte do cinegrafista .. ótimo … ja passou da hora de dar um basta nessa situação …. volto a repetir … nosso ultimo protesto realmente popular aconteceu no dia 21/06/13.. o q veio depois disso e mero vandalismo … movimentos partidários .. com um único e claro objetivo ….intimidar e criar medo na pop … pra q n va pra Rua …. pelos menos ate q se passe as eleições …