Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

EUA possuem laboratório militar secreto na Geórgia

Luiz Padilha por Luiz Padilha
06/10/2013 - 14:25
em Geopolítica
1
0
compartilhamentos
316
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Работа ФГУП "Антидопинговый центр"
FOTO: Ria Novosti

A existência na Geórgia de um laboratório biológico militar norte-americano continua a ser um obstáculo ao desenvolvimento de laços econômicos com a Rússia, declarou o chefe do Serviço de Proteção ao Consumidor da Rússia Gennadi Onischenko. Na sua opinião, as estruturas militares dos EUA situadas em território georgiano não estão sob controle das autoridades desse país e levam a cabo uma atividade proibida pelas convenções internacionais na área da biologia.

O Centro de Investigação Richard Lugar é considerado uma das organizações mais secretas da Geórgia. Construído no país em cinco anos com dinheiro dos EUA, ele deu origem às mais diversas lendas. Os habitantes locais tentam adivinhar: porque é que a América despendeu 270 milhões de dólares para abrir um laboratório noutro país? Muitos suspeitam que não foi por acaso que os EUA gastaram esse dinheiro. Uma das suposições mais difundidas é a que na Geórgia os norte-americanos podem fabricar armas biológicas e químicas. O grande interesse por parte dos EUA nessa instituição em território georgiano é comprovado pelo nível dos convidados que vieram à inauguração oficial desse centro. Assim, no evento esteve presente o vice-secretário da Defesa dos EUA para a defesa nuclear, química e biológica, Andrew Weber. Metade do pessoal desse centro de investigação é composta por especialistas militares. No geral, tanta atenção por parte dos EUA não pode deixar de preocupar a população georgiana, diz o antigo ministro da Segurança do Estado da Geórgia, Valeri Khaburdzaniya:

“Isso não incute confiança na população porque os americanos nunca se interessaram pela economia georgiana mas, de repente, ficaram interessados em estirpes biológicas e começaram a realizar operações secretas. Também é de desconfiar o fato de aí continuarem a trabalhar militares. Ainda não se percebeu porque é que numa instalação civil estão trabalhando militares.”

Tudo isso apenas provoca rumores entre a população local. A disseminação da gripe aviária em 2011, a epidemia de sarampo em finais de 2012 e a peste suína de 2013 são associadas pela população da Geórgia à existência desse laboratório. Em alguma mídia até surgiu a informação que os norte-americanos estavam testando a ação de certos vírus na população da Geórgia. Hoje, quase ninguém acredita na versão oficial que o centro de investigação não tem nenhuma relação com essas ocorrências e que os Estados Unidos construíram o centro na Geórgia só para monitorizar o estado epidemiológico do país, diz o politólogo georgiano Archil Chkoidze.

“O meu pai vive num povoado próximo. Posso dizer-vos com toda a responsabilidade que, anualmente, a população local assiste à morte de centenas de porcos. A causa dessas mortes é precisamente um vírus que, segundo diz o governo, não era registrado na Geórgia já há vários anos. Portanto, eu considero que se deve estudar a origem desse vírus. Seria desejável que o fizéssemos em conjunto com os especialistas russos. Tanto nós como eles temos de descobrir como apareceu esse vírus.”

Uma desconfiança ainda maior provocou a Archil Chkoidze a declaração do chefe do laboratório, Giya Kamkamidze, que a peste suína africana já não se registrava no país há seis anos:

“A peste suína africana não era registrada apenas na Geórgia. Houve mutações desse vírus. Em primeiro lugar, esse vírus atingiu os porcos do lado georgiano. Esse vírus não foi criado na Geórgia. Ele foi introduzido a partir de outros países, principalmente de África.”

O laboratório georgiano é apenas um elo numa única cadeia de instituições semelhantes construídas pelos norte-americanos numa série de países da Europa, na Tailândia, no Egito e no Quênia. Estando orientados tradicionalmente pelos seus próprios interesses, os EUA não se preocupam até que ponto os povos, georgiano e outros, precisam de laboratórios biológicos de finalidade duvidosa.

FONTE: VR

Tags: BiologiaEUAGeórgiaLaboratório secretoUSA
Notícia Anterior

Exercícios navais irritam Coreia do Norte

Próxima Notícia

Desfile Naval Comemorativo dos 100 anos da Marinha Australiana

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Análise

Análise – O Preço da Inércia

03/06/2026 - 10:09
Análise

Análise – A Estratégia Norte-Americana no Irã

02/06/2026 - 08:39
Naval

Fragata ‘Independência’ vai participar da “FLEETEX 250” e do “International Naval Review 250” nos EUA

18/05/2026 - 10:28
Carregar mais
Próxima Notícia

Desfile Naval Comemorativo dos 100 anos da Marinha Australiana

Comentários 1

  1. julio says:
    13 anos atrás

    So quem nao pode ter armas quimicas he o resto do mundo….Israel, egito, USA nao so podem, como pesqisam mais e mais… sao os MEGALOMANIACOS AMERICANO mostrando porque sao o IMPERIO DO MAL

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval