Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

EUA teriam usado armas climáticas contra Sérvia?

Vinicius Castro por Vinicius Castro
04/02/2014 - 12:23
em Geopolítica
6
0
compartilhamentos
578
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

HAARP

O frio de rachar, as secas conducentes aos incêndios florestais, o granizo de tamanho de ovos de pombo, toda uma série de fenômenos do gênero – tufões, tsunami e outras calamidades naturais – eram sempre vistos como um castigo aplicado por deuses. Hoje em dia, o quadro mudou – qualquer que fosse a calamidade, tem surgido logo uma versão sobre desígnios malignos dos EUA!

Depois se seguem raciocínios acerca do projeto global HAARP que, como se supõe, tenha sido criado para estudar o clima do planeta, em particular, da aurora polar e que, na realidade, se presume ser uma arma climática e psicotrópica de elevada potência.

Há pouco veio a lume mais uma notícia sensacionalista “horrível” – os EUA tinham tentado alterar o clima na Sérvia, ao baixar a temperatura até o nível do Ártico. Felizmente, a intentona fracassou, tendo o frio passado ainda pelo território dos EUA. A informação tem sido comentada pela comunicação social da Sérvia ao ponto de não podermos ficar à margem do assunto e decidirmos consultar peritos russos.

Na ótica de Konstantin Sivkov, doutor em ciências militares, primeiro vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos e antigo oficial da Marinha de Guerra, o tempo meteorológico é capaz de estar susceptível à ação do homem:

“Em princípio, é coisa real. Numa determinada região, se pode causar chuvas mediante o uso de respectivas misturas e aerossóis. E, pelo contrário, na região de Moscou e na capital russa, durante as festas populares, podemos “fazer um bom tempo” sem quaisquer problemas. Por isso, em zonas de combates tais medidas também podem ser aplicadas”.

Mas, no plano estratégico, o HAARP não pode ser considerado uma arma, sendo problemáticas eventuais previsões de seus efeitos sobre o clima em geral. À essa luz, convém se interrogar de novo sobre uma hipotética tentativa de provocar baixas temperaturas na Sérvia e as suas repercussões negativas nos EUA. O perito sustenta:

“Tal medida é capaz de suscitar efeitos não previstos. Se algum dia for empreendida, poderá vir a afetar o tempo em grandes espaços, abrangendo um continente inteiro ou uma boa metade do continente em questão. Assim, os rumores de o HAARP ter sido apontado contra a Sérvia, são completamente absurdos. A Sérvia não pode ser atingida pelo HAARP. Tentar fazê-lo, equivaleria disparar de canhão contra pardais”.

Segundo os dados mais recentes, a realização do HAARP foi suspensa por terem sido bem vagas as consequências do seu emprego. A julgar por tudo, as mudanças climáticas na Europa e nos EUA têm tido outros motivos. Após uma catástrofe no Golfo do México, ocorrida há uns anos, se deram algumas alterações sérias na corrente do Golfo. Uma enorme quantidade de crude que se misturou com as águas oceânicas foi absorvida e conservada à profundidade de algumas centenas de metros, razão pela qual se formou uma espécie de tela ou tampão que veio perturbar a circulação das águas nessa região. Em resultado disso, a corrente do Golfo se dividiu em duas correntes. Uma que é quente a circular no sul dos EUA e na zona do Atlântico Central, e mais uma corrente fria que, se formando em cima faz circular a água fria. Claro, por esse motivo, vão surgindo temperaturas análogas às da Yakútia e das regiões centrais e setentrionais da Rússia”.

Outro perito, meteorologista Alexander Golubev, chefe do Departamento de Previsões a Curto Prazo e Calamidades, foi menos peremptório nas suas avaliações do problema:

“Teoricamente, seria possível examinar qualquer hipótese. Mas na prática, para que tal possa acontecer, precisaremos de uma avultada quantidade de energia. A Humanidade não tem condições para fazer experiências do gênero e alcançar êxitos. Seria bem arriscado brincar com a Natureza. Os fenômenos perigosos que temos observado, de caráter meteorológico, hidrológico e outros tantos, se devem à heterogeneidade atmosférica em movimento permanente. Por isso, o principal objetivo dos serviços meteorológicos mundiais consiste em fazer previsões de fenômenos, capazes de exercer influência sobre a vida das pessoas, o panorama econômico, a situação na agricultura, etc.”

Por que é que, na altura em que a OTAN estava bombardeando a Iugoslávia, no sudeste da Europa oriental se estabeleceu um bom tempo com o céu limpo? Peritos militares, entre os quais Konstantin Sivkov, acreditam terem havido algumas manipulações com o tempo. Isto é, foi possível causar chuvas artificiais num determinado território, por exemplo, durante a guerra no Vietnã, ou “assegurar” um céu limpo, o que facilitou a pontaria de pilotos na investida aérea contra a Iugoslávia… Alexander Golubev comenta:

“Sou meteorologista praticante e posso avançar previsões para um prazo de 3-5-9 dias ou até de um mês. Neste contexto, posso dizer o seguinte: quando se prevê um bom tempo, pode ser previsto para um período prolongado. Normalmente, tem-se em vista um anticiclone num espaço bastante grande. E não só no território da Sérvia. Às vezes, o anticiclone vem abrangendo toda a Europa do Oeste, do Leste e a Rússia. Por isso, falar de ações planejadas concretas seria, ao menos, ingênuo. Na etapa atual de desenvolvimento tecnológico e científico tal ação teria sido impossível de praticar”.

Fonte: Voz da Rússia

Tags: EUAGuerra ClimáticaHAARPSérvia
Notícia Anterior

EUA preparam ataques de tanques na Europa

Próxima Notícia

Que avião escolherá a Indonésia?

Vinicius Castro

Vinicius Castro

Notícias Relacionadas 

Análise

Análise – O Preço da Inércia

03/06/2026 - 10:09
Análise

Análise – A Estratégia Norte-Americana no Irã

02/06/2026 - 08:39
Naval

Fragata ‘Independência’ vai participar da “FLEETEX 250” e do “International Naval Review 250” nos EUA

18/05/2026 - 10:28
Carregar mais
Próxima Notícia

Que avião escolherá a Indonésia?

Comentários 6

  1. Paulo says:
    12 anos atrás

    Acredito que algum tipo de arma desse estilo tem grande capacidade de dar merda.

    Como os efeitos climáticos são de nível global tentando afetar uma servia o desastre poderia parar na frança.

    Não acredito nem um pouco que ocorra algo hoje em dia e que seja possível.

    Responder
  2. Marcelo says:
    12 anos atrás

    Ate agora ninguém explicou para que serve (realmente) o HAARP, existem muitas informações na internet sobre varias utilidades desta maquina.

    Só espero que o falecido presidente da Venezuela, o Sr. Hugo Chaves, esteja errado nas suas afirmações publicas sobre o uso do HAARP pelos americanos…

    Responder
  3. Elison says:
    12 anos atrás

    Já dizia Socrates: Só sei que nada sei!o
    Segundo o que é públicado oficialmente a respeito da HAARP, nada é comprovado sobre a sua capacidade de modificar o climar, causar terremotos e maremotos e nem de influenciar as mentes humanas. Porem, não duvido de que tudo isto por está acontecendo sob o mais profundo segredo! Há mais coisas entre o céu e a terra do imagina nossa van filosofia!!!!

    Responder
  4. ZorannGCC says:
    12 anos atrás

    Existe até um filme que trata deste asunto. É um filme de ficção que trata das consequências de tal ataque secreto quando o mesmo torna-se público. O ataque é descoberto por ambientalistas que descobrem a morte de milhares de baleias, devido a ondas de ultrassom e anomalias magnéticas.

    Eu não duvido de nada. Acredito na possibilidade de que isto realmente exista

    Responder
  5. Samuca says:
    12 anos atrás

    Pra mim, essa estória do HAARP, desde a primeira vez que li sempre me pareceu uma daquelas teorias pra ganhar o Prêmio Ig Nobel (http://www.improbable.com/ig/).
    E a razão é a mais óbvia: se os EUA (ou qualquer outro país) que tivesse dominado o “manuseio” do clima da forma como se atribui ao HAARP, então não era de se esperar que não mais houvesse dificuldades climáticas no próprio EUA como a gente toma conhecimento todos os anos nos noticiários como as tempestades de neve ou os furacões/tornados que assolam o território norte-americano???

    Responder
    • RL says:
      12 anos atrás

      Samuca.

      Concordo.

      Vai ver, este calorão no Brasil é culpa dos EUA.

      Se pudessem fazer mesmo o que dizem ai no HAARP, os problemas climáticos do mundo estariam resolvidos. Inclusive do nosso sertão, onde tanto precisam de um milagre. Esta ai a solução para o tal milagre. HAARP. A la EUA.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval