Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

Força Aérea Francesa intercepta bombardeiros russos

Luiz Padilha por Luiz Padilha
09/02/2017 - 15:08
em Geopolítica
8
Intercepção de um russo Tu-160 Blackjack por um francês Mirage 2000-5 
Créditos: © da Força Aérea

Intercepção de um russo Tu-160 Blackjack por um francês Mirage 2000-5 Créditos: © da Força Aérea

0
compartilhamentos
2.5k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Intercepção de um russo Tu-160 Blackjack por um francês Mirage 2000-5 Créditos: © da Força Aérea

Quinta-feira, fevereiro 9, 2017, dois bombardeiros estratégicos russos Tu-160 Blackjack voaram sobre águas internacionais e se aproximaram de uma centena de quilômetros da costa francesa, sem nunca entrar no espaço aéreo francês. Eles foram interceptados e escoltados por caças da Força Aérea ao longo desta abordagem da costa francesa.

O alerta foi dado as 07h00 pelo centro de operações da NATO de Uedem (Alemanha), que entra em contato com o Centro Nacional de Operações Aéreas de Lyon Mont-Verdun. Seis aeronaves russas voavam perto da costa norueguesa e foram rapidamente abordados pelo serviço operacional (PO) norueguês. Quatro de seis aviões em seguida, voltaram para a Rússia, enquanto dois bombardeiros russos Tu-160 Blackjack continuaram seu vôo para o Reino Unido. Eles foram acompanhados pelos britânicos Eurofighter Typhoon. Contornando a Irlanda pelo oeste, os dois aviões russos então seguiram para a Bretanha.

Em paralelo, a partir de 7:30, uma alta autoridade da defesa aérea (HADA) decidiu enviar um E-3F para acompanhar o andamento dos aviões russos e também posiciona em torno de 11:00 horas, um avião tanque C-135 na área.

Por volta das 12:30, à frente dos bombardeiros russos, perto da costa francesa, o HADA enviou dois caças Mirage 2000-5 do PO Lorient para interceptar e escoltar. Um Rafale de PO Saint Dizier também se juntou aos M2000-5 para uma intercepção às 13h. Descendente em direção a Espanha, este dispositivo acompanhou os aviões russos até a chegada dos F-18 espanhóis, antes que os bombardeiros russos iniciassem a sua viagem de regresso.

Essas interceptações e escoltas foram conduzidas pelo Centro Nacional de Operações Aéreas de Lyon Mont-Verdun, em estreita cooperação com ambos os centros de operação da NATO do norte (Uedem) e Sul (Torrejón).

Durante esta missão de proteção do espaço aéreo, a Força Aérea utilizou de dois Rafales, dois Mirage 2000-5, um avião tanque C-135 e um E-3F AWACS para garantir a soberania do espaço aéreo nacional.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Armée de l’Air

Tags: Armée de l'AirMirage 2000-5RafaleTu-160 Blackjack
Notícia Anterior

Rússia diz que Romênia é "uma clara ameaça" e um posto avançado da Otan

Próxima Notícia

IACIT participa pela primeira vez da IDEX 2017

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Rafale BS 001 da IAF abatido dentro da Índia
Análise

Como a China ajudou o Paquistão a abater caças indianos

14/05/2025 - 10:24
Aviação

França entrega os primeiros caças Mirage 2000 à Ucrânia

07/02/2025 - 15:53
Aviação

Dassault apresenta o primeiro Rafale dos Emirados Árabes Unidos

31/01/2025 - 09:40
Carregar mais
Próxima Notícia

IACIT participa pela primeira vez da IDEX 2017

Comentários 8

  1. Leonardo Rodrigues says:
    8 anos atrás

    Tom and Jerry.

    Responder
  2. Fred says:
    8 anos atrás

    Tomcat,
    você tem razão, pesquisei mais um pouco e não vi nada parecido em outras imagens.

    Responder
  3. Tomcat3.7 says:
    8 anos atrás

    Fred ,
    é só o ângulo/efeito da foto mesmo , o que ele tem é a geometria variável das asas assim como o B-1 do titio Sam !!!
    Sds

    Responder
  4. Fred says:
    8 anos atrás

    Tomcat,
    a foto realmente está muito boa,
    não sei se é o angulo da *fotografia que causou alguma distorção, más dá a impressão
    da asa do TU-160 ter uma leve curvatura para cima,
    será que foi aí que os engenheiros da Embraer buscaram inspiração para projetar as asas dos “E-Jets E2” ?

    *Não notei esta curvatura em outras imagens do TU-160, então deve ser só uma distorção mesmo. Apesar de que, fotos com o angulo e aproximação da imagem que ilustra esta matéria, não encontrei nenhuma outra, permaneço na dúvida…

    Responder
  5. silva says:
    8 anos atrás

    No dia em que essas abordagens pararem de acontecer eu fujo para as colinas.

    Responder
  6. Renato says:
    8 anos atrás

    Para que esse avião tanque?
    Esses caças não tem autonomia?
    E os outros quatro aviões russos? Eram caças?

    Responder
  7. Tamandaré says:
    8 anos atrás

    O Mirage 2000 monoplace é realmente lindo!! *—*

    Responder
  8. Tomcat3.7 says:
    8 anos atrás

    Como esta foto ficou linda viu, dois belíssimos e mortíferos ( cada um na sua especialidade )aviões !!!

    Sds.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval