Por David Cenciotti
Em 5 de fevereiro, um F-35A aterrissou na Estação Aérea Naval de Patuxent River, Mariland, marcando o término bem-sucedido de primeiro vôo transatlântico do JSF.
Foi uma conquista da Aeronautica Militare (Força Aérea Italiana). A aeronave era o primeiro F-35 da ItAF, o primeiro JSF construído fora os EUA, pilotado por um dos dois pilotos de teste da ItAF, pertencente ao Reparto Sperimentale Volo (Test wing) de Pratica di Mare, que concluiu com êxito a formação em Luke AFB em novembro do ano passado e, apoiado por uma formação feita por 2x KC-767, 2x C-130J e 2x Typhoons , todos pertencentes à Força Aérea italiana.
11 horas de vôo, uma escala (em Lajes, Portugal) e 7 reabastecimentos aéreos fizeram a travessia possível.
Neste post você pode encontrar algumas fotografias da viagem que acabaram de ser lançadas pelo Ministério da Defesa italiano.
Notável, a imagem abaixo (o único no chão) mostra o piloto da realização dos controlos externos sobre o F-35: você pode ver claramente o emblema em baixa visibilidade do 13º Gruppo (Esquadrão) aplicado à entrada de ar esquerda.
FONTE: The Aviationist
a sacada será mais pra frente no desenvolvimento de sobrevivência para misseis desenvolvidos com march 4.
Não vale o custo, muito caro, tem vários problemas.. está sendo uma dor de cabeça pelo preço empregado o famoso custo X beneficio.
e lê esses dias que em um ataque simulado teve uma serie de desvantagem dos antigos f-15 e f-16
Quem pode pode viu!!! Mesmo tendo os aparentes problemas que estão dando dor de cabeça aos projetistas do F-35, ele é uma evolução e tanto, além de bonito pra chuchu e mortalmente recheado de tecnologia, coisa de parão ou de país que leva defesa a sério!!!!
Desculpe colagas devo reiterar noticia. Italia recebeu 4 F 35. AL-1 será quinto avisa em Luka. E um erro de pensamento e digitação.
Avião designado como AL-1 começou seu voo no dia 2 de fevereiro na base aérea Cameri. E importante colocar que e primeiro F 35 construído fora dos Estados Unidos. Como maioria das pessoas lembram os americanos planejaram primeiro voo de travessia de Atlântico em 2014 mas por causa de defeito do motor voo foi suspenso e logo depois ouvi proibição de voo para todas aeronaves.
Durante voo F 35 Italiano foi obrigado pousar nos Azorres e interromper travessia por motivos meteorológicos. No dia 5 de fevereiro continuo voo. Durante travessia abastece 7 vezes. Três vezes ate Azorres e quatro vezes entre as ilhas e Estados Unidos. Agora vai permanecer no Estados Unidos por três meses passando por testes E3 (Electromagnetic enviromental effects). Apos da certificação vai ficar em Luka na Itália junto com outros três aviões deste tipo da Forca Aérea Italiana.