Depois de congelar a compra de caças Kfir de Israel, a Força Aérea Argentina – FAA pediu “preço e disponibilidade”, para caças F-16 dos estados Unidos, como uma aeronave “definitiva” e cuja eventual aquisição deverá ser decidida pelo futuro presidente.
Altas fontes da FAA disseram ao Clarín defenderam a aquisição do Kfir a um custo de apenas US$ 320 milhões como um caça de transição, para depois passar para uma aeronave “definitiva”, como o F-16 americano ou o Gripen sueco, o que exigirá um investimento não inferior a dois bilhões de dólares a longo prazo.
Fontes próximas ao chefe da Força Aérea, brigadeiro-general Mario Callejo, o Kfir foi definido como um “caça para dez anos”, então após esse período, tentar comprar aviões de caça mais modernos como o F-16 ou o Gripen construído no Brasil com licença sueca.
“O Kfir permitirá que os pilotos não percam a sua formação”, acrescentaram. A ideia é que esta segunda etapa torne-se realidade em 2026. O contrato “chave na mão” do Kfir, inclui 12 monopostos e dois aviões de dois lugares para o treinamento.
As fontes confirmaram que o ex-Comandante de Operações e número três na hierarquia, brigadeiro Mario Roca, afastou-se por “objeções” ao negócio do Kfir e que agora se encontra de licença extraordinária seis meses antes da aposentadoria, como Clarin informou anteriormente.
O ministro da Defesa Agustín Rossi disse que o congelamento do contrato com a Israel Aerospace Industries (IAI) foi decidido porque uma compra dessa magnitude seria “é de responsabilidade do futuro presidente.” Pelo valor envolvido, o contrato deveria ter sido assinado pelo Chefe de Gabinete Aníbal Fernández. Callejo tinha acabado de assinar a parte técnica do contrato que integra o chamado “Plano Transversal Sistêmico (PTS)” de sigilo e que datam de 2011. Nesse plano todas as alternativas que vão desde o Mirage espanhol em desuso, os aviões chineses JF -17 M e os F-16, entre outros.
As fontes confirmaram que o contrato com a IAI “não incluia armas.” Então, os críticos do projeto disseram que “um avião foi comprado, mas não um sistema completo.” Por essa razão, ele estava negociando um contrato com a Rafael empresa israelense de mais de 60 milhões de dólares para comprar mísseis Python, entre outras armas. Eles também explicaram que o software permitirá que o Kfir use outros mísseis Sidewinder americanos usados com o Mirage da Força Aérea Argentina. Callejo participará em 27 de novembro da cerimônia de desativação do Mirage III, que tem 40 anos de serviço, com base em Tandil e assim a Força Aérea não vai ter mais aviões de caça supersônicos.
Além disso, as fontes relataram que “8 dos 12 caças Kfir” virão com o radar Elta 2032 de origem israelense. O resto quando chegar terá o mesmo tipo de radar através de um sistema de enlace de dados”. O orçamento não contempla a compra de “capacetes inteligentes”, e esta decisão estratégica foi também para o candidato que vence no domingo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Clarin
Em se tornando realidade a compra dos Kfir’s para depois eles terem F16 ou Gripen. Perderemos em planejamento para os Argies… Pois cadê os Gripens C e D que iríamos receber???
demoraria 18 meses até o primeiro serr entregue. Isto se daria de fato em 2018 com adaptação e doutrina. Apesar de serem parecidos com os mirages III muito do embarcado será diferente. então seriam apenas um ano.
Tenho medo de fazer negócios com nossos vizinhos! Na grande maioria das vezes saímos perdendo… Já foi uma refinaria para a Bolívia, dinheiro do BNDES sem saber se vamos receber para a Venezuela, a Argentina pinta e borda no Mercosul, doamos blindados Bulldog para o Uruguai, doamos Cascavel e Urutu para o Suriname de depois reformamos os bichos… Por mim, quanto menos armados nossos vizinhos, melhor!
E a novela caças para a Argentina continua.
Este ano já foram quantos os modelos mencionados para equipar a FAA?
SU-24,JF-17,Kfir,J-10,Mirage F1 agora o F-16 quem será o próximo?
Teve até Gripen NG, com solicitação assinada e tudo… pena que a SAAB disse:
“Não estamos sabendo de nada quanto a Gripen para a Argentina”
Essa novela de caças na argentina eu acho q a argentina deveria se escorar n russia para se reaparelhar. Estados unidos e inglaterra sao aliados e acho que vou estar vivo quando a argentina tenta tomar as flalklands malvinas. Com apoio russo seria melhor.
Os Kfir viriam com o mesmo radar dos Skyhawk da MB! Nada de radares AESA. Os ingleses venceram mais uma…
Os Kfir viriam com o mesmo radar dos Skyhawk da MB! Nada de radares AESA. Os ingleses venceram mais uma…
Estes argentinos não tem vergonha, pedir para comprar F-16 americano ???
Até parece que existe alguma chance disto ocorrer, nenhuma chance, os EUA e o Reino Unido são aliados muito próximos (como aprenderam os argentinos nas Falklands).
Mais um sonho em noite de verão dos hermanos…
Estes argentinos não tem vergonha, pedir para comprar F-16 americano ???
Até parece que existe alguma chance disto ocorrer, nenhuma chance, os EUA e o Reino Unido são aliados muito próximos (como aprenderam os argentinos nas Falklands).
Mais um sonho em noite de verão dos hermanos…
1 – Eles estão quebrados 2 – Qualquer equipamento ocidental vira “capado” para os argentinos por motivos já conhecidos.
1 – Eles estão quebrados 2 – Qualquer equipamento ocidental vira “capado” para os argentinos por motivos já conhecidos.
Nossos hermanos falam e falam, e o tempo passa, dá até dó dos caras, para quem já teve uma das forças aéreas mais fortes da América Latina estão no fundo do poço. Graças a Deus estamos no rumo certo,nossa FAB desponta na América Latina.
Dó nao dá nao….
………. que sucede com os argentinos? não sabem o que querem……comprar F- 16? vão dar sôco em ponta de faca dependendo dos EU………lamentável…
Ô novelazinha triste à FAA.
Nossos hermanos falam e falam, e o tempo passa, dá até dó dos caras, para quem já teve uma das forças aéreas mais fortes da América Latina estão no fundo do poço. Graças a Deus estamos no rumo certo,nossa FAB desponta na América Latina.
Dó nao dá nao….
Compra logo uns 24 F-16, chega dessa ladainha que não acaba mais !!!
24 seria um número ideal, daria para formar dois esquadrões.
F-16 ? Quem sabe do modelo A/B … B ”15” .. mesmo assim acho muito difícil …
Bruno
Se eles conseguissem uns 20 block 15 lá do AMARG (que tem bastante) via FMS, bem parceladinho, poderiam investir esse dinheiro que eles tem em mãos em uma modernização geral lá em Israel… A IAI faz coisas que até Deus duvida com o F-16… eles voltariam de lá zeradinhos.
Gripen? Se for sem o radar ES-05 e sem o motor da GE ok, mas duvido muito.
Varios outros sistemas internos sao de origem britanica, inclusive os assentos ejetaveis. Nao rola Gripen para a Argentina, melhor procurarem a Russia ou China mesmo….melhor no sentido de nao serem embargados, nao melhor equipamento….
………. que sucede com os argentinos? não sabem o que querem……comprar F- 16? vão dar sôco em ponta de faca dependendo dos EU………lamentável…
unica aviao argentino tera e Pampa3 melhorado unica opção e melhor para que tem orçamento limitado por causa de tanto embargo so tera mesmo Pama3
Ô novelazinha triste à FAA.
Pelo que mim. …disseram, os americanos recusaram à venda dos F-16 a os argentinos.
Tenho medo de fazer negócios com nossos vizinhos! Na grande maioria das vezes saímos perdendo… Já foi uma refinaria para a Bolívia, dinheiro do BNDES sem saber se vamos receber para a Venezuela, a Argentina pinta e borda no Mercosul, doamos blindados Bulldog para o Uruguai, doamos Cascavel e Urutu para o Suriname de depois reformamos os bichos… Por mim, quanto menos armados nossos vizinhos, melhor!
Eles estão sonhando alto. Argentina está quebrada não tem dinheiro para comprar F-16 que um caça excelente. E além de não ter dinheiro para mante-los. Somente, se a economia voltar a crescer, quem sabe. Para o Brasil seria interessante, chegar os Gripen o mais rápido e vender os F-5 para a Argentina e no futuro vender os Gripens brasileiros para eles. Aí iriamos ganhar alguma grana.
Sds
Leo,
Se tiverem um papo reto com os americanos, os caças vem a preço simbólico… Os argentinos apenas custeariam a reativação/revitalização das células ( caso optem por manter a configuração original ), o que poderia ser feito em parcelas módicas, em condições que só o tio Sam poderia oferecer…
E a novela caças para a Argentina continua.
Este ano já foram quantos os modelos mencionados para equipar a FAA?
SU-24,JF-17,Kfir,J-10,Mirage F1 agora o F-16 quem será o próximo?
Teve até Gripen NG, com solicitação assinada e tudo… pena que a SAAB disse:
“Não estamos sabendo de nada quanto a Gripen para a Argentina”
Essa novela de caças na argentina eu acho q a argentina deveria se escorar n russia para se reaparelhar. Estados unidos e inglaterra sao aliados e acho que vou estar vivo quando a argentina tenta tomar as flalklands malvinas. Com apoio russo seria melhor.
Em se tornando realidade a compra dos Kfir’s para depois eles terem F16 ou Gripen. Perderemos em planejamento para os Argies… Pois cadê os Gripens C e D que iríamos receber???
demoraria 18 meses até o primeiro serr entregue. Isto se daria de fato em 2018 com adaptação e doutrina. Apesar de serem parecidos com os mirages III muito do embarcado será diferente. então seriam apenas um ano.
Compra logo uns 24 F-16, chega dessa ladainha que não acaba mais !!!
24 seria um número ideal, daria para formar dois esquadrões.
Os F-16 tinham que ser para ontem ….domingo a Argentina vai ter um presidente de verdade!
Bem com os EUA os Argens com certeza terão mais sorte! Se conseguirem um lote de 12 uni na versão C/D será um ganho expressivo.
Um abraço.
F-16 ? Quem sabe do modelo A/B … B ”15” .. mesmo assim acho muito difícil …
Bruno
Se eles conseguissem uns 20 block 15 lá do AMARG (que tem bastante) via FMS, bem parceladinho, poderiam investir esse dinheiro que eles tem em mãos em uma modernização geral lá em Israel… A IAI faz coisas que até Deus duvida com o F-16… eles voltariam de lá zeradinhos.
Gripen? Se for sem o radar ES-05 e sem o motor da GE ok, mas duvido muito.
Varios outros sistemas internos sao de origem britanica, inclusive os assentos ejetaveis. Nao rola Gripen para a Argentina, melhor procurarem a Russia ou China mesmo….melhor no sentido de nao serem embargados, nao melhor equipamento….
unica aviao argentino tera e Pampa3 melhorado unica opção e melhor para que tem orçamento limitado por causa de tanto embargo so tera mesmo Pama3
Pelo que mim. …disseram, os americanos recusaram à venda dos F-16 a os argentinos.
Eles estão sonhando alto. Argentina está quebrada não tem dinheiro para comprar F-16 que um caça excelente. E além de não ter dinheiro para mante-los. Somente, se a economia voltar a crescer, quem sabe. Para o Brasil seria interessante, chegar os Gripen o mais rápido e vender os F-5 para a Argentina e no futuro vender os Gripens brasileiros para eles. Aí iriamos ganhar alguma grana.
Sds
Leo,
Se tiverem um papo reto com os americanos, os caças vem a preço simbólico… Os argentinos apenas custeariam a reativação/revitalização das células ( caso optem por manter a configuração original ), o que poderia ser feito em parcelas módicas, em condições que só o tio Sam poderia oferecer…
Os F-16 tinham que ser para ontem ….domingo a Argentina vai ter um presidente de verdade!
Bem com os EUA os Argens com certeza terão mais sorte! Se conseguirem um lote de 12 uni na versão C/D será um ganho expressivo.
Um abraço.