Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

Japão pode começar a testar avião de combate invisível já em 2016

Luiz Padilha por Luiz Padilha
13/12/2015 - 19:34
em Geopolítica
88
0
compartilhamentos
580
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

japan-stealth-3

Por Brendan Byrne

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, deixou bem claro que o Japão precisa reforçar o papel das suas forças armadas e vai tentar tornar-se o quarto país a pilotar um caça invisível (stealth).

Reformulando o papel das forças armadas do Japão

Na sequência da sua derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão foi destituído de seu poderio militar, quando assinou sua rendição para os Estados Unidos e seus aliados. Na década que se seguiu, os militares do Japão foram forçados a mudar para uma postura que era apenas uma força de autodefesa e incapaz de agir de forma agressiva. Na verdade, a Constituição japonesa proíbe a nação insular de manter qualquer coisa, mas uma postura defensiva.

No entanto, desde a eleição do primeiro-ministro Abe em 2006, e novamente em 2012, militares do Japão tem vindo a sofrer quase que uma mudança radical. No início de 2015, com a insistência do Sr. Abe e para grande desgosto da China e outros, os legisladores do Japão aprovaram uma lei que poderia permitir ao Japão participar em conflitos internacionais, mesmo sem nenhuma ameaça direta a muitas ilhas do Japão. Antes da nova lei, Abe anunciou que o Japão estava considerando a construção de mais drones, agora parece que a nação quer mais do que drones no ar. A nação quer ser o quarto país a possuir um caça invisível.

A abundância de outros caças invisíveis na vizinhança

Os Estados Unidos foram o primeiro país a possuir um caça invisível. O Lockheed F-117 Nighthawk foi o primeiro avião de caça furtivo e voou pela primeira vez em 1981. Ele foi introduzido para os militares em 1983, mas permaneceu envolto em mistério por mais de uma meia-década. Foi usado “publicamente” pela primeira vez na Guerra do Golfo de 1991. Os atuais caças invisíveis da América incluem os caças F-22 e F-35 após a aposentadoria do F-117 em 2008.

A Rússia saltou para a arena dos caças invisíveis em 2010 com o primeiro vôo do Sukhoi PAK FA. O caça invisível de assento único ainda não foi entregue à Força Aérea russa, mas eles vão começar a aceitar a entrega em qualquer um dos últimos meses do próximo ano ou no início de 2017.

A China foi o próximo país a pilotar um caça invisível. O Chengdu J-20 teve seu vôo inaugural como o primeiro caça desse tipo da Força Aérea chinesa em janeiro de 2011. É esperado para entrar em serviço em 2018 e tem o potencial para ser uma formidável aeronave de ataque de longo alcance nos céus da Ásia .

O Shenyang J-31 muitas vezes chamado de F-60 “Coruja nevado” é outro caça invisível que irá juntar-se a força aérea chinesa antes do fim da década. O avião, que é menor do que o J-20, fez seu primeiro vôo no final de 2012 a ser introduzido no conjunto da Força Aérea no final de 2018 ou no início de 2019.

japan-stealth-11-e1449317667275

Caça invisível do Japão

Agora o Japão está considerando tornar-se o quarto país a testar o seu próprio caça stealth que certamente não vai ganhar nenhum amigo na região. O plano, chamado de Advanced Technology Demonstrator X e feito pela Mitsubishi, é esperado para fazer o seu primeiro voo no início de 2016 antes da sua entrega às forças de autodefesa do país que vai realizar os seus próprios testes.

“O ambiente de segurança ao redor do Japão está se tornando cada vez mais complexo e o Japão precisa manter as capacidades aéreas proporcionais às de outras forças aéreas da região”, disse Rukmani Gupta, um analista em Nova Delhi em IHS Jane. “Se o teste ATD-X for considerado bem sucedido, é muito provável que o Japão prosseguirá a produção de um lutador de próxima geração.”

Se o plano é considerado um sucesso, provavelmente vai entrar na fase de fabricação, com a esperança de substituir o caça F-2 do Japão. “Nós estamos construindo isso em preparação para o desenvolvimento de um novo avião de combate”, disse Hirofumi Doi, um gerente de programa do Ministério da Defesa, em uma entrevista recente. “Países vizinhos estão desenvolvendo jatos furtivos e assim esta pesquisa vai nos permitir compreender qual a tecnologia que é necessária para um projeto como este.”

Substituto para o envelhecimento F-2

Querendo ou não o caça invisível japonês se tornará o substituto do caça F-2 de três décadas de idade, construído a partir do F-16 norte-americano porém mais avançado e ainda está no ar. Se o caça stealth entrar em produção será pouco provável que chegue às forças de autodefesa até próximo do final de 2020 ou até no início dos anos 2030.

Essa espera, no entanto, será atenuada com a chegada de 42 Lockheed F-35s que o Japão ordenou em 2011. Enquanto o programa é tanto sobre-orçamento como prazo ultrapassado, o Japão será um das primeiras nações a receber sua remessa quando a iniciar a entrega da aeronave de quinta geração com capacidades furtivas.

Traduzido por dinamicaglobal

Fonte: ValueWalk

Tags: Caça stealth
Notícia Anterior

Incidente com navio turco: Na próxima vez a Rússia irá agir conforme as leis do mar

Próxima Notícia

5 fatores que poderiam influenciar uma guerra entre os EUA e a China

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

Lockheed Martin entregou 142 caças F-35 em 2021

04/01/2022 - 07:54
Sukhoi “CheckMate”
Aviação

MAKS 2021 – Rússia revela o caça Sukhoi “CheckMate” com a presença de Putin

20/07/2021 - 11:55
Geopolítica

China inventa ‘camada invisível’ ultrafina para navios e caças stealth

13/11/2015 - 15:23
Carregar mais
Próxima Notícia

5 fatores que poderiam influenciar uma guerra entre os EUA e a China

Comentários 88

  1. Celso dos Reis says:
    11 anos atrás

    42 F-35 até a chegada dos novos caças, e eu, até um tempinho atrás, sonhando com 10 JAS 39 C/D usados/alugados até a chegada dos novos E/F. Paciência…

    Responder
  2. Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
    11 anos atrás

    O Japão é um Dragão adormecido.
    A relação dos japoneses com os americanos é complexa e difícil.
    Eles odeiam os EUA, e raramente expressam claramente este ódio, uma vez que eles SABEM que os americanos jogaram duas bombas atômicas sobre duas cidades Japonesas porque temiam as forças japonesas e o custo de manter a guerra convencional até as ilhas japonesas.
    Imagine-se o que sente um japonês de uma cultura de honra e dever do guerreiro (bushido) que chega a incluir o Seppuku (suicídio de honra), quando vê e ouve as manifestações americanas ainda hoje classificando o ataque japonês a Pearl Harbour como dia da Infâmia.

    POR OUTRO LADO, os duríssimos termos da rendição IMPOSTA pelos americanos se de um lado emasculou (e este é o termo que os japoneses usam) as forças militares japonesas, por outro lado foi esta “liberação orçamentária” e a presença militar americana que involuntariamente propiciou a recuperação rápida e o imenso desenvolvimento pós-guerra do Japão, justamente com o comércio forçado com os EUA.
    Os gastos militares japoneses e os benefícios de ser um parceiro industrial preferencial dos EUA, com o passar das décadas, tem sido enfraquecidos por dois fatores:
    a) a contínua substituição do Japão pela China como parceiro comercial e a mudança do status do Japão em relação aos EUA de parceiro industrial para concorrente comercial-tecnológico conforme a indústria japonesa começou a pagar melhor seus trabalhadores e produzir produtos competitivos aos americanos (carros, Sony e ETC);
    b) a pressão interna japonesa e a pressão externa americana (cada vez menos capaz de prover a defesa das Ilhas japones) para que o Japão gaste mais com sua Defesa;

    O ShinShin furtivo e as novas leis menos pacifistas japoneses formam o INÍCIO da militarização japonesa, pois eles próprios(japoneses) já tem FUNDADAS RAZÕES baseados no crescimento expressivo e veloz do poderio Chinês, DESCONFIAR que quando a China sentir-se confiante em PODER de desafiar o poderio Americano no Pacífico, as chances dos EUA preferirem recuar a defender o Japão não será uma resposta inquestionável, face o enfraquecimento relativo Americano e para isto BASTA a DÚVIDA.

    Os Japoneses SABEM que mais cedo ou mais tarde não poderem contar PLENAMENTE com os Americanos para sua defesa e começam a se preparar para esta POSSÍVEL realidade FUTURA…

    Responder
    • Gabriel says:
      11 anos atrás

      Exatamente! o RR não sabe sequer quem são as lideranças politicas do Japão, não conhece nada do assunto.

      Responder
      • _RR_ says:
        11 anos atrás

        Não foi só eu que expressei argumentos lógicos em contrário a você…

        Será que todos aqui estão errados e só você está certo…?

        Menos… Bem menos…

        Responder
    • Dalton says:
      11 anos atrás

      Gilberto…

      como alguém que fez uma monografia sobre a recuperação econômica japonesa no pós
      guerra e portanto tive que fazer pesquisas inclusive entrevistas com japoneses que vieram mora no Brasil escrevo o seguinte:

      – o japonês não “odeia” os EUA…não na sua imensa maioria. Em Okinawa a situação é um
      pouco diferente, mas, Okinawa não representa o Japão.

      – os japoneses após a rendição foram surpreendidos pois não estavam a costumados a
      dar um tratamento tão bom aos vencidos.

      – quanto ás bombas atômicas…o que vc acha que teria acontecido nos três meses que
      antecederiam à invasão…agosto, setembro e outubro ? Não haveriam mais bombardeios
      convencionais como o bombardeio de Tóquio em março onde acredita-se que 100 mil
      japoneses pereceram ? E quanto ao rigoroso inverno e o bloqueio naval imposto, não teria custado mais vitimas também ?

      Responder
    • _RR_ says:
      11 anos atrás

      Os americanos estão longe de terem contribuído apenas involuntariamente na recuperação japonesa… O plano de recuperação econômica daquele país foi regiamente financiado pelos EUA ( coisa de 16 bilhões de dólares; uma fortuna muito maior na época do que seria hoje )…

      É verdade que os japoneses não são fãs dos americanos. Mas eles temem mais aos chineses, pois sabem que com eles não terão vez…

      Responder
  3. Arc says:
    11 anos atrás

    A situação do Japão é a mais triste entre os países aliados dos EUA, pois sabem que se estourar uma guerra entre quaisquer uma das grandes potências (Russia x EUA ou China x EUA) serão os primeiros a serem bombardeados, já que residem bases dos EUA e são apoiantes dos mesmos, então a via que o Japão tem hoje é se fortalecer e ser capaz de neutralizar ataques oriundos da Russia e China, e começar a evoluir com seus próprios pés, e dada a mudança na constituição deles, o crescimento bélico industrial recomeçou, e tenho certeza que expandirá a níveis que assustarão as outras potências, um caça stealth só é o começo.

    Responder
  4. Celso dos Reis says:
    7 anos atrás

    42 F-35 até a chegada dos novos caças, e eu, até um tempinho atrás, sonhando com 10 JAS 39 C/D usados/alugados até a chegada dos novos E/F. Paciência…

    Responder
  5. Ubirajara says:
    11 anos atrás

    No meu ponto de vista, a China esconde o seu melhor brinquedo. Uma nação que já peita de frente com os americanos, é porquê tem bala na agulha e sabe o que faz. Porquê os americanos não vão logo no vamos vê?

    Responder
  6. Gilberto Rezende - Rio Grande/ says:
    7 anos atrás

    O Japão é um Dragão adormecido.
    A relação dos japoneses com os americanos é complexa e difícil.
    Eles odeiam os EUA, e raramente expressam claramente este ódio, uma vez que eles SABEM que os americanos jogaram duas bombas atômicas sobre duas cidades Japonesas porque temiam as forças japonesas e o custo de manter a guerra convencional até as ilhas japonesas.
    Imagine-se o que sente um japonês de uma cultura de honra e dever do guerreiro (bushido) que chega a incluir o Seppuku (suicídio de honra), quando vê e ouve as manifestações americanas ainda hoje classificando o ataque japonês a Pearl Harbour como dia da Infâmia.

    POR OUTRO LADO, os duríssimos termos da rendição IMPOSTA pelos americanos se de um lado emasculou (e este é o termo que os japoneses usam) as forças militares japonesas, por outro lado foi esta “liberação orçamentária” e a presença militar americana que involuntariamente propiciou a recuperação rápida e o imenso desenvolvimento pós-guerra do Japão, justamente com o comércio forçado com os EUA.
    Os gastos militares japoneses e os benefícios de ser um parceiro industrial preferencial dos EUA, com o passar das décadas, tem sido enfraquecidos por dois fatores:
    a) a contínua substituição do Japão pela China como parceiro comercial e a mudança do status do Japão em relação aos EUA de parceiro industrial para concorrente comercial-tecnológico conforme a indústria japonesa começou a pagar melhor seus trabalhadores e produzir produtos competitivos aos americanos (carros, Sony e ETC);
    b) a pressão interna japonesa e a pressão externa americana (cada vez menos capaz de prover a defesa das Ilhas japones) para que o Japão gaste mais com sua Defesa;

    O ShinShin furtivo e as novas leis menos pacifistas japoneses formam o INÍCIO da militarização japonesa, pois eles próprios(japoneses) já tem FUNDADAS RAZÕES baseados no crescimento expressivo e veloz do poderio Chinês, DESCONFIAR que quando a China sentir-se confiante em PODER de desafiar o poderio Americano no Pacífico, as chances dos EUA preferirem recuar a defender o Japão não será uma resposta inquestionável, face o enfraquecimento relativo Americano e para isto BASTA a DÚVIDA.

    Os Japoneses SABEM que mais cedo ou mais tarde não poderem contar PLENAMENTE com os Americanos para sua defesa e começam a se preparar para esta POSSÍVEL realidade FUTURA…

    Responder
    • Gabriel says:
      7 anos atrás

      Exatamente! o RR não sabe sequer quem são as lideranças politicas do Japão, não conhece nada do assunto.

      Responder
      • _RR_ says:
        7 anos atrás

        Não foi só eu que expressei argumentos lógicos em contrário a você…

        Será que todos aqui estão errados e só você está certo…?

        Menos… Bem menos…

        Responder
    • Dalton says:
      7 anos atrás

      Gilberto…

      como alguém que fez uma monografia sobre a recuperação econômica japonesa no pós
      guerra e portanto tive que fazer pesquisas inclusive entrevistas com japoneses que vieram mora no Brasil escrevo o seguinte:

      – o japonês não “odeia” os EUA…não na sua imensa maioria. Em Okinawa a situação é um
      pouco diferente, mas, Okinawa não representa o Japão.

      – os japoneses após a rendição foram surpreendidos pois não estavam a costumados a
      dar um tratamento tão bom aos vencidos.

      – quanto ás bombas atômicas…o que vc acha que teria acontecido nos três meses que
      antecederiam à invasão…agosto, setembro e outubro ? Não haveriam mais bombardeios
      convencionais como o bombardeio de Tóquio em março onde acredita-se que 100 mil
      japoneses pereceram ? E quanto ao rigoroso inverno e o bloqueio naval imposto, não teria custado mais vitimas também ?

      Responder
    • _RR_ says:
      7 anos atrás

      Os americanos estão longe de terem contribuído apenas involuntariamente na recuperação japonesa… O plano de recuperação econômica daquele país foi regiamente financiado pelos EUA ( coisa de 16 bilhões de dólares; uma fortuna muito maior na época do que seria hoje )…

      É verdade que os japoneses não são fãs dos americanos. Mas eles temem mais aos chineses, pois sabem que com eles não terão vez…

      Responder
  7. Arc says:
    7 anos atrás

    A situação do Japão é a mais triste entre os países aliados dos EUA, pois sabem que se estourar uma guerra entre quaisquer uma das grandes potências (Russia x EUA ou China x EUA) serão os primeiros a serem bombardeados, já que residem bases dos EUA e são apoiantes dos mesmos, então a via que o Japão tem hoje é se fortalecer e ser capaz de neutralizar ataques oriundos da Russia e China, e começar a evoluir com seus próprios pés, e dada a mudança na constituição deles, o crescimento bélico industrial recomeçou, e tenho certeza que expandirá a níveis que assustarão as outras potências, um caça stealth só é o começo.

    Responder
  8. Ubirajara says:
    7 anos atrás

    No meu ponto de vista, a China esconde o seu melhor brinquedo. Uma nação que já peita de frente com os americanos, é porquê tem bala na agulha e sabe o que faz. Porquê os americanos não vão logo no vamos vê?

    Responder
  9. teropode says:
    11 anos atrás

    Proximo passo , armas atomicas , ai a china abaixa a bola e aceita conversar !

    Responder
    • Leo says:
      11 anos atrás

      Japoneses já aprovaram na camâra a lei que pode atacar em terras distantes, e então, o força de defesa japonesa já está abandonando somente a defesa, já estão pensando em ataque. Eles tem a tecnologia de manuseio de material radioativo e tem grana, só falta aprovarem a lei.
      Aí o Japão, vai diminuir bem a depêndencia americana, apesar dela ter uma força bélica muito boa.
      Sds

      Responder
  10. Nick Fury says:
    11 anos atrás

    Quando vejo uma notícia dessa chego a ficar triste pensando no nosso país. Acabo de sair do Kennedy Space Center, onde fiz questão de levar minha filha para visitar, e não há como não entusiasmar com o que é apresentado. Não falo aqui de ideologismos como alguns podem pensar porque admiro e muito a indústria aerospacial russa, a qual quase sempre esteve a frente da americana. Com muita tristeza disse para minha filha que a nossa última tentativa de lançamento havia explodido ainda no solo.
    Enquanto o Japão luta para o desenvolvimento de seu stealth nós aqui arrastando a mais de uma década o nosso FX2.

    Responder
    • luiz says:
      11 anos atrás

      Infelizmente o nosso país é um titã sempre a deriva dos medos de grandes potências, assim como seu isolamento absurdo nossas elites também permitem que o Brasil seja suprimido do seu destino, são poucos os países do tamanho do nosso, com toda essa força, que tem para se orgulhar apenas aventuras em uma outra missão de paz, isso quando algum navio não quebra em alto-mar. Acho que a muito que ser mudado no consciente do país, em especial sua determinação de ser pacifista, apenas para justificar sua inabilidade em construir uma força com espírito e força, e pelo medo de ter que arcar com responsabilidades com seus interesses ao redor do mundo.

      Responder
  11. Gabriel says:
    11 anos atrás

    No meu entender as chances dos japoneses se aventurarem num combate com os chineses é muito diminuta…o Estado Japonês não teria nada a ganhar nisso , mas sairia beneficiado se os americanos fossem derrotados pelos chineses , uma vez que isso obrigaria os EUA a saírem de Okinawa.
    As possibilidades dos EUA derrotarem os chineses daqui uns 10 anos será ZERO! A China já tem 1/3 dos engenheiro do mundo e estima-se que em 2030 ou 2040 a China tenha mais da metade dos engenheiros do mundo.

    Responder
    • teropode says:
      11 anos atrás

      Primeiro , o japao se prepara para responder a uma eventual agressao chinesa , nao o contrario , em segundo lugar , a permanencia americana em okinawa tem sido um fator de seguran;a paara o japao em rela;ao a china , garantindo ao japao um excelente cao de guarda , e finalizando ,qualquer exercicio de advinha;ao para um futuro superior a 20 anos corre o risco de passar longe da realidade , principalmente com a existencia do fator muslim na europa !

      Responder
      • Gabriel says:
        11 anos atrás

        Não é futurismo , mas sim matemática meu caro!
        1 bilhão e 300 milhões de habitantes , a maior reserva monetária do mundo, o maior investimento em infraestrutura do mundo, a aquisição de gigantes empresas e patentes ocidentais….se a China cair o mundo cai junto.
        O Fator muslim na Europa só acelera a decadência da mesma, a expansão da divida americana é um sério problema sem previsão de solução…o mundo não
        vai poder aceitar a emissão de moeda sem lastro por muito tempo.
        OBS: A politica de fazer dos EUA o cão de guarda do mundo sem receber nada em troca já está se desgastando no partido republicano e aborrecendo o eleitor americano( Prova disso é a popularidade de Donald Trump)

        Responder
        • _RR_ says:
          11 anos atrás

          O cálculo é mais complicado que isso… Existem outros fatores a serem considerados, tais como a Índia, que tem um potencial de consumo futuro tão aparente quanto o chinês, além de farta mão de obra, que logo se tornará tão ou mais barata que a chinesa… E não somente a Índia… A rigor, todo o sudeste e sul da Ásia e o Pacífico passam a oferecer novos mercados com mão de obra barata e grande potencial de consumo… De fato, um movimento para fora da China já está hoje em progresso, com empresas americanas e europeias deixando aquele país rumo a outros países ou mesmo retornando ao lar…

          Isso é resultado, entre outros pontos, do aumento do padrão de vida chinês, que logo aumenta significativamente o “custo China” ao ponto de compensar explorar outros locais… Só ali no entorno chinês, Vietnam e Índia vem se mostrando bastante promissores…

          Responder
          • Gabriel says:
            11 anos atrás

            A India e nenhum país do sudoeste asiático tem a capacidade de investimento ou um elenco empresarial igual ao da China, isso sem falar em infraestrutura! O País cresce de acordo com a infraestrutura e o capital industrial nacional….o potencial chinês não se resume as fronteiras da China, veja as grandes aquisições e investimentos feitos por eles no exterior…
            Eles tem capital próprio !

            Responder
          • _RR_ says:
            11 anos atrás

            Gabriel,

            Essa “capacidade de crescimento” não é exclusividade da China…

            Os indianos, hoje, já superam os chineses como ambiente mais propício para investimentos, estando entre os 20 países mais competitivos.

            Evidente que os chineses vão continuar a crescer e tem as condições para se tornarem formalmente a maior economia global, mas não há qualquer evidência de que irão superar quem quer que seja por larga margem… E assim o será porque outros já recuperam o tempo perdido…

            E mesmo assim, enquanto os chineses não se tornarem um polo de desenvolvimento tecnológico, não haverá superação real…

            Responder
        • teropode says:
          11 anos atrás

          Pura besteira rapaz , este assunto sai da ossada da ciencia exata , pra nao render assunto basta vc observar as condi;oes da russia , veja o percapita frente ao americano , veja a popula;ao , nem por isso eles deixam de ser adversarios formidaveis , e tem mais , o grande numero da popula;ao chinesa acaba sendo o calcanhar de aquiles da china , qualqquer dificuldade no fornecimento de alimentos e aquilo tudo implode !

          Responder
      • Gabriel says:
        11 anos atrás

        Napoleão Bonaparte previu a ascensão da China que estamos vendo hoje

        Responder
    • helio says:
      11 anos atrás

      O problema do Brasil é que ficamos muitos anos investindo na formação de advogados e nada na área técnica, somente após o governo Lula o Brasil passou a investir nessa área e na busca de atalhos, via transferência de tecnologia. Sem conhecimento tecnológico não iremos a lugar algum, mas, lamentavelmente, a dita elite continua sabotando esse projeto.

      Responder
      • Celso says:
        11 anos atrás

        Helio, maos uma bobagem ideologica, nao tem pe ou cabeca……putzz….de onde vc tirou isso……o Universo de Universidades e faculdades neste pais viraram um palamque de ignaros q sdao formados aos milhares por forca das tais quotas……leia e pesquise c atencao o q estes politicos ordinarios impuseram de cursos mediocres na dita formacao….verdadeiras industrias de diplomas em cursos q so servem para lavar a mente dos incautos e joga-los nas ruas cheios de ideias na base de direitos e sem obrigacoes……….advogados sempre houveram e seus cursos idem, afinal, nosso pais eh tao mediocre mesmo q so tem mais de 6 milhoes de leis q afogam ate mesmo aos doutos do STF q nunca conseguem uma unanimidade para deitar uma norma de tantos agravos…ali a coisa vira ate mais de 10 15 anos sem solucao…conseguiram dar ate um noh na constituicao q ate hoje tbm nao esta totalmente normatizada e o pouco q foi, foi tremendamente aviltada em sua interpretacao…triste o nosso pais de politicos coroneis , fajutos, pelegos e outros…..estamos descendo ao fundo do poco e este ainda nao tem o fundo previsivel. Engenheiros, medicos, pesquisadores, etc…os bons e espertos…….kkkkkk ja foram embora ou estao indo…durma c um barulho desses e aproveite. Elite…kkkkkkkkk esta vc nem sabe qual eh e onde estao……

        Responder
      • HMS_TIRELESS says:
        11 anos atrás

        Nada mais errado meu caro! O governo Lula criou a toque de caixa escolas técnicas mas deixou de lado o ensino fundamental, de modo que o programas como o PRONATEC colocam no mercado de trabalho profissionais que sequer consegue escrever uma oração sem erros grosseiros de português.

        Não se trata de sabotagem “dazelite” mas sim o óbvio…

        Responder
    • Leo says:
      11 anos atrás

      Gabriel,
      O inimigo number one da China se chama Japão, por conta do massacre que eles fizeram na WW2 com seu vizinho chinês.
      A China não fez nada ainda, porque os americanos tem 5 bases nas ilhas japonesas. A base de Okinawa é uma delas somente, por que odiar somente a de Okinawa?? E as outras em Tokyo?? etc
      Os Japoneses odeiam tanto os americanos, que o primeiro ministro japonês foi na casa branca este ano, reforçar amizade e aumentar a cooperação militar em caso de aventuras de vizinhos como a China e Coréia do Norte, e comprando muitos materiais americanos, como F-35, V-22, E-2D e vários drones voadores.
      A China tem tantos engenheiros, que este mês fizeram uma compra de Su-35 para fazerem a engenharia reversa, para que possam desenvolver um caça mais robusto que o J-10 para poder brigar contra F-15 japoneses. Por que se eles tem tanto inteligência eles não desenvolvem seus caças de ponta, sem precisarem comprar dos outros e fazer engenharia reversa como sempre fazem??
      Sds

      Responder
      • Gabriel says:
        11 anos atrás

        É apenas uma questão de tempo para que a imensa massa de engenheiros adquira experiencia , amadureça conceitos e comecem a produzir conhecimento.
        Como diz o ditado japonês: “Cedo ou tarde a disciplina vence a inteligência!”

        Responder
      • Leo says:
        11 anos atrás

        Você sabe que J-10 é copia autêntica do Su-27. E compraram Su-35 para desenvolver um caça pesado chinês.
        Vou pegar um exemplo, uma empresa chinesa que tem nome no mundo todo é a Lenovo, que tem excelentes notebooks, e excelentes smartphones, etc. Por que a Lenvo é uma das empresas chinesas mais bem sucedidas do mundo??
        Ela comprou a divisão de notebooks da IBM, por isso seus notebooks são muito bom. Ela comprou a Motorola, por isso que seu smartphones são muito bons, eles até compraram a brasileira CCE que estava fabricando com notebooks. Resumindo a opera, se eles não comprassem os projetos e empresas ocidentais eles não iriam conseguir desenvolver produtos de ponta.
        A China melhorou muito sua tecnologia e educação. Mas ainda não tem tradição de criar produtos de ponta como japoneses, sul koreanos e ocidentais conseguem.
        O made in China, ou o Xing Ling todo mundo já sabe a procedência.
        Sds

        Responder
        • Topol says:
          11 anos atrás

          O J-11 é a cópia chinesa do SU-27 e não o J-10… O J-10 é copiado do projeto israelense Lavi…

          Responder
    • _RR_ says:
      11 anos atrás

      Gabriel…

      Ao contrário, o benefício do Japão está no equilíbrio entre EUA e China naquele cenário. Foi justamente o equilíbrio de forças durante a Guerra Fria que tornou o Japão vital na geopolítica da região, em uma situação na qual colheu enormes benefícios… Se a balança pender para um lado, então o Japão cairá de importância na mesa estratégica e perderá seu poder de barganha…

      Enquanto a industria americana dominar o mercado, quer seja com seus produtos ou desenvolvendo tecnologias a frente do resto do mundo e que são aplicadas por todos, o dolar será o padrão pelo qual se farão as transações… Simples assim… Nem mais, nem menos…

      Responder
      • Gabriel says:
        11 anos atrás

        Exatamente esta é a questão!….até quando isso vai durar?Qual a sustentabilidade deste sistema? Existem muitos economistas americanos estão neste exato momento preocupados com a expansão de gastos baseados num capital sem lastro.

        Responder
    • ricardo says:
      11 anos atrás

      Meu caro, me desculpe mas as chances de qualquer país isoladamente derrotar os EUA num conflito armado convencional é que é de 0! A História mostra que números não bastam. Se fosse tão simples como apertar botões em um videogame…

      Responder
      • Gabriel says:
        11 anos atrás

        Meu caro , o mundo capitalista é regido por números e são eles que sustentam
        todo este aparato militar…basta a capacidade de pagamento ou a confiança ser abalada que a operação de quase tudo fica inviável.
        A Terceira guerra mundial será econômica! Os recursos não são infinitos….

        Responder
        • teropode says:
          11 anos atrás

          Mas a china eh capitalista , se nao fosse , nao estaria recebendo e fazendo investimentos , pau que dah no chico da no francisco , neste caso o francisco china se equilibra em uma linha tenue , a enorme movimenta;ao de suprimentos para alimentar o povao , basta tocar para romper estah linha , ai a china implode !

          Responder
    • Silva says:
      11 anos atrás

      é melhor ler isso do que ser cego não?

      Responder
  12. Gabriel says:
    11 anos atrás

    Não há NADA que os americanos façam que os japoneses não façam melhor e gastando muito menos. O projeto japonês vai mostrar ao mundo que o F-35 é um abacaxi voador!

    Responder
    • yuri says:
      11 anos atrás

      os melhores engenheiros da aviação russa estão quebrando a cabeça até hoje para conseguir resolver os problemas apresentados no PAK-FA, os chineses nem mesmo copiando dados dos aviões americanos conseguem botar o J-20 para voar,
      a gloriosa lockheed martin gastou bilhões só para consertar pequenos problemas no F-35
      …… bom, eu não sei como os japoneses que não possuem muita experiência na área furtiva vão conseguir pôr aviões stealht’s no céu tão rapido

      Responder
      • yuri says:
        11 anos atrás

        a menos que os americanos ajudem eles…. ;D

        Responder
      • Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
        11 anos atrás

        Tu trabalha na NSA ou na Inteligência Militar Americana para afirmar peremptoriamente que o programa T-50 está com problemas insolúveis de engenharia?
        Ou você está só correlacionando com o programa JSF dos americanos ???

        Engraçado os russos dizem que o T-50 entram em serviço ano que vem…
        Em quem acreditar…
        Dúvida CRUEL…

        Responder
        • ZorannGCC says:
          11 anos atrás

          O T-50 não está com problemas insolúveis, mas as primeiras versões terão mutos componentes comuns aos Su-35. Os motores mesmo, não estão prontos.

          Ou seja entregarão um T-50 ‘possível’ e não o planejado.

          Isso não é uma crítica. Os russos desenvolvem seus produtos de forma planificada, muito diferente dos EUA. Mas é obvio que existem problemas e dificuladdes no desenvolvimento. Oque é perfeitamente normal, tratando-se de tecnologias que ainda não existem e tem de ser desenvolvidas.

          Recentemente (a menos de 1 ano) a assinatura do contrato do primeiro lote de série não foi assinado devido à atrasos no programa de desenvolvimento.

          Responder
        • teropode says:
          11 anos atrás

          Mas a mesma pergunta vale pro exmilico quando este tese comentarios piegas a respeito do F35 , o cara tambem tem o direito de exercitar suas convic;oes ideologicas , exmilico nao possui monopolio do exercicio da advinha;ao !

          Responder
        • HMS_TIRELESS says:
          11 anos atrás

          O programa T-50, se não está com problemas insolúveis, está com problemas de difícil solução meu caro Giba senão vejamos:

          Ainda não tem motores definitivos

          O radar AESA, embora tenha tido excelente desempenho, ainda não conseguiu ser produzindo industrialmente, algo para o qual o caótico método de produção russo contribui bastante;

          O RCS está ainda alto para uma aeronave que se pretende furtiva.

          Diante disso, e pelo fato de que existem apenas 9 protótipos voando até hoje, é extremamente improvável que o T-50 entre em serviço em 2016.

          Responder
          • Topol says:
            11 anos atrás

            Tireless

            O radar definitivo do T-50 ainda não passou para a produção em série devido que ainda não foram concluídos todos os testes, que vem sendo cumpridos exaustivamente desde Agosto deste ano.

            Os novos motores já estão sendo testados em bancada…

            Pelas minhas contas são 6 protótipos do T-50 em operação:

            Foram construídos inicialmente 3 protótipos e enviados ao setor detestes, mais dois foram construídos elevando esse número para cinco em 2014… durante testes o protótipo n°5 pegou fogo e foi restaurado (T-50 5R)… foi construído mais um esse ano (T-50 6) que tinha data prevista de voo inaugural para 11 de Dezembro mas nada foi noticiado portanto deve ter tido sua estreia adiada.

            O T-50 7 já sairá da Sukhoi com o motor e o radar definitivos e a previsão é que em 2017 ele comece a mobiliar a aviação frontal da VKS.

            Mas o rítimo das entregas deverá ser reduzido a mais 12 unidades entregues até 2020 sendo três unidades por ano no máximo

            Responder
      • Topol says:
        11 anos atrás

        Yuri

        Acho que os russos estão mais quebrando a cabeça para construir um novo motor mais potente e economico e que imprima um voo de cruzeiro sustentado sem o uso pós combustores, como o do F-22, e de um novo radar AESA com maior capacidade e maior imunidade a interferencia, do que com a tecnologia furtiva de formas e materiais propriamente dita

        Também os maiores problemas enfrentados pela Lockheed com o seu JSF diz respeito mais a tecnologia em barcada como o DAS, o radar AESA LPI , o JHMDS, o sistema VSTOL na versão “B” e o sistema de fusão de dados etc… do que com a tecnologia stealth propriamente dita, coisa que eles já dominam….

        Engano seu achar que a China não consegue colocar o J-20 no ar… recentemente foi divulgado que os chineses já tem vários protótipos do J-20 prontos !!! não divulgam os testes por questões de sigilo

        Particularmente acredito que os japoneses vão colocar o Shinshin operacional bem antes do que muita gente pensa… essa foto aí de cima é da versão “X” que não possui as dimensões reais da aeronave e sim apenas para testes aerodinâmicos… em breve sairá o primeiro protótipo em tamanho real para início dos testes.

        Responder
      • Celso says:
        11 anos atrás

        Yuri……ao q me lembre, os japoneses vem a muitos anos fornecendo partes e componentes de avioes e cacas aos americanos da Boeing e Lockeed a muitos anos, nao esquecer q eles tbm e apesar da pouca divulgacao, tem uma industria aeronautica q nao perde em nada aos europeus , americanos e russos. So nao tem a mesma estrategia e marketing dos outros, mas isso pode mudar rapidinho……rsrsrsrrsr nao se engane. Sds

        Responder
    • Celso says:
      11 anos atrás

      Concordo nisso…..e por experiencia de convivio profissional aqui e la tbm. Sds

      Responder
  13. teropode says:
    7 anos atrás

    Proximo passo , armas atomicas , ai a china abaixa a bola e aceita conversar !

    Responder
    • Leo says:
      7 anos atrás

      Japoneses já aprovaram na camâra a lei que pode atacar em terras distantes, e então, o força de defesa japonesa já está abandonando somente a defesa, já estão pensando em ataque. Eles tem a tecnologia de manuseio de material radioativo e tem grana, só falta aprovarem a lei.
      Aí o Japão, vai diminuir bem a depêndencia americana, apesar dela ter uma força bélica muito boa.
      Sds

      Responder
  14. Nick Fury says:
    7 anos atrás

    Quando vejo uma notícia dessa chego a ficar triste pensando no nosso país. Acabo de sair do Kennedy Space Center, onde fiz questão de levar minha filha para visitar, e não há como não entusiasmar com o que é apresentado. Não falo aqui de ideologismos como alguns podem pensar porque admiro e muito a indústria aerospacial russa, a qual quase sempre esteve a frente da americana. Com muita tristeza disse para minha filha que a nossa última tentativa de lançamento havia explodido ainda no solo.
    Enquanto o Japão luta para o desenvolvimento de seu stealth nós aqui arrastando a mais de uma década o nosso FX2.

    Responder
    • luiz says:
      7 anos atrás

      Infelizmente o nosso país é um titã sempre a deriva dos medos de grandes potências, assim como seu isolamento absurdo nossas elites também permitem que o Brasil seja suprimido do seu destino, são poucos os países do tamanho do nosso, com toda essa força, que tem para se orgulhar apenas aventuras em uma outra missão de paz, isso quando algum navio não quebra em alto-mar. Acho que a muito que ser mudado no consciente do país, em especial sua determinação de ser pacifista, apenas para justificar sua inabilidade em construir uma força com espírito e força, e pelo medo de ter que arcar com responsabilidades com seus interesses ao redor do mundo.

      Responder
  15. Gabriel says:
    7 anos atrás

    No meu entender as chances dos japoneses se aventurarem num combate com os chineses é muito diminuta…o Estado Japonês não teria nada a ganhar nisso , mas sairia beneficiado se os americanos fossem derrotados pelos chineses , uma vez que isso obrigaria os EUA a saírem de Okinawa.
    As possibilidades dos EUA derrotarem os chineses daqui uns 10 anos será ZERO! A China já tem 1/3 dos engenheiro do mundo e estima-se que em 2030 ou 2040 a China tenha mais da metade dos engenheiros do mundo.

    Responder
    • teropode says:
      7 anos atrás

      Primeiro , o japao se prepara para responder a uma eventual agressao chinesa , nao o contrario , em segundo lugar , a permanencia americana em okinawa tem sido um fator de seguran;a paara o japao em rela;ao a china , garantindo ao japao um excelente cao de guarda , e finalizando ,qualquer exercicio de advinha;ao para um futuro superior a 20 anos corre o risco de passar longe da realidade , principalmente com a existencia do fator muslim na europa !

      Responder
      • Gabriel says:
        7 anos atrás

        Não é futurismo , mas sim matemática meu caro!
        1 bilhão e 300 milhões de habitantes , a maior reserva monetária do mundo, o maior investimento em infraestrutura do mundo, a aquisição de gigantes empresas e patentes ocidentais….se a China cair o mundo cai junto.
        O Fator muslim na Europa só acelera a decadência da mesma, a expansão da divida americana é um sério problema sem previsão de solução…o mundo não
        vai poder aceitar a emissão de moeda sem lastro por muito tempo.
        OBS: A politica de fazer dos EUA o cão de guarda do mundo sem receber nada em troca já está se desgastando no partido republicano e aborrecendo o eleitor americano( Prova disso é a popularidade de Donald Trump)

        Responder
        • _RR_ says:
          7 anos atrás

          O cálculo é mais complicado que isso… Existem outros fatores a serem considerados, tais como a Índia, que tem um potencial de consumo futuro tão aparente quanto o chinês, além de farta mão de obra, que logo se tornará tão ou mais barata que a chinesa… E não somente a Índia… A rigor, todo o sudeste e sul da Ásia e o Pacífico passam a oferecer novos mercados com mão de obra barata e grande potencial de consumo… De fato, um movimento para fora da China já está hoje em progresso, com empresas americanas e europeias deixando aquele país rumo a outros países ou mesmo retornando ao lar…

          Isso é resultado, entre outros pontos, do aumento do padrão de vida chinês, que logo aumenta significativamente o “custo China” ao ponto de compensar explorar outros locais… Só ali no entorno chinês, Vietnam e Índia vem se mostrando bastante promissores…

          Responder
          • Gabriel says:
            7 anos atrás

            A India e nenhum país do sudoeste asiático tem a capacidade de investimento ou um elenco empresarial igual ao da China, isso sem falar em infraestrutura! O País cresce de acordo com a infraestrutura e o capital industrial nacional….o potencial chinês não se resume as fronteiras da China, veja as grandes aquisições e investimentos feitos por eles no exterior…
            Eles tem capital próprio !

            Responder
          • _RR_ says:
            7 anos atrás

            Gabriel,

            Essa “capacidade de crescimento” não é exclusividade da China…

            Os indianos, hoje, já superam os chineses como ambiente mais propício para investimentos, estando entre os 20 países mais competitivos.

            Evidente que os chineses vão continuar a crescer e tem as condições para se tornarem formalmente a maior economia global, mas não há qualquer evidência de que irão superar quem quer que seja por larga margem… E assim o será porque outros já recuperam o tempo perdido…

            E mesmo assim, enquanto os chineses não se tornarem um polo de desenvolvimento tecnológico, não haverá superação real…

            Responder
        • teropode says:
          7 anos atrás

          Pura besteira rapaz , este assunto sai da ossada da ciencia exata , pra nao render assunto basta vc observar as condi;oes da russia , veja o percapita frente ao americano , veja a popula;ao , nem por isso eles deixam de ser adversarios formidaveis , e tem mais , o grande numero da popula;ao chinesa acaba sendo o calcanhar de aquiles da china , qualqquer dificuldade no fornecimento de alimentos e aquilo tudo implode !

          Responder
      • Gabriel says:
        7 anos atrás

        Napoleão Bonaparte previu a ascensão da China que estamos vendo hoje

        Responder
    • helio says:
      7 anos atrás

      O problema do Brasil é que ficamos muitos anos investindo na formação de advogados e nada na área técnica, somente após o governo Lula o Brasil passou a investir nessa área e na busca de atalhos, via transferência de tecnologia. Sem conhecimento tecnológico não iremos a lugar algum, mas, lamentavelmente, a dita elite continua sabotando esse projeto.

      Responder
      • Celso says:
        7 anos atrás

        Helio, maos uma bobagem ideologica, nao tem pe ou cabeca……putzz….de onde vc tirou isso……o Universo de Universidades e faculdades neste pais viraram um palamque de ignaros q sdao formados aos milhares por forca das tais quotas……leia e pesquise c atencao o q estes politicos ordinarios impuseram de cursos mediocres na dita formacao….verdadeiras industrias de diplomas em cursos q so servem para lavar a mente dos incautos e joga-los nas ruas cheios de ideias na base de direitos e sem obrigacoes……….advogados sempre houveram e seus cursos idem, afinal, nosso pais eh tao mediocre mesmo q so tem mais de 6 milhoes de leis q afogam ate mesmo aos doutos do STF q nunca conseguem uma unanimidade para deitar uma norma de tantos agravos…ali a coisa vira ate mais de 10 15 anos sem solucao…conseguiram dar ate um noh na constituicao q ate hoje tbm nao esta totalmente normatizada e o pouco q foi, foi tremendamente aviltada em sua interpretacao…triste o nosso pais de politicos coroneis , fajutos, pelegos e outros…..estamos descendo ao fundo do poco e este ainda nao tem o fundo previsivel. Engenheiros, medicos, pesquisadores, etc…os bons e espertos…….kkkkkk ja foram embora ou estao indo…durma c um barulho desses e aproveite. Elite…kkkkkkkkk esta vc nem sabe qual eh e onde estao……

        Responder
      • HMS_TIRELESS says:
        7 anos atrás

        Nada mais errado meu caro! O governo Lula criou a toque de caixa escolas técnicas mas deixou de lado o ensino fundamental, de modo que o programas como o PRONATEC colocam no mercado de trabalho profissionais que sequer consegue escrever uma oração sem erros grosseiros de português.

        Não se trata de sabotagem “dazelite” mas sim o óbvio…

        Responder
    • Leo says:
      7 anos atrás

      Gabriel,
      O inimigo number one da China se chama Japão, por conta do massacre que eles fizeram na WW2 com seu vizinho chinês.
      A China não fez nada ainda, porque os americanos tem 5 bases nas ilhas japonesas. A base de Okinawa é uma delas somente, por que odiar somente a de Okinawa?? E as outras em Tokyo?? etc
      Os Japoneses odeiam tanto os americanos, que o primeiro ministro japonês foi na casa branca este ano, reforçar amizade e aumentar a cooperação militar em caso de aventuras de vizinhos como a China e Coréia do Norte, e comprando muitos materiais americanos, como F-35, V-22, E-2D e vários drones voadores.
      A China tem tantos engenheiros, que este mês fizeram uma compra de Su-35 para fazerem a engenharia reversa, para que possam desenvolver um caça mais robusto que o J-10 para poder brigar contra F-15 japoneses. Por que se eles tem tanto inteligência eles não desenvolvem seus caças de ponta, sem precisarem comprar dos outros e fazer engenharia reversa como sempre fazem??
      Sds

      Responder
      • Gabriel says:
        7 anos atrás

        É apenas uma questão de tempo para que a imensa massa de engenheiros adquira experiencia , amadureça conceitos e comecem a produzir conhecimento.
        Como diz o ditado japonês: “Cedo ou tarde a disciplina vence a inteligência!”

        Responder
      • Leo says:
        7 anos atrás

        Você sabe que J-10 é copia autêntica do Su-27. E compraram Su-35 para desenvolver um caça pesado chinês.
        Vou pegar um exemplo, uma empresa chinesa que tem nome no mundo todo é a Lenovo, que tem excelentes notebooks, e excelentes smartphones, etc. Por que a Lenvo é uma das empresas chinesas mais bem sucedidas do mundo??
        Ela comprou a divisão de notebooks da IBM, por isso seus notebooks são muito bom. Ela comprou a Motorola, por isso que seu smartphones são muito bons, eles até compraram a brasileira CCE que estava fabricando com notebooks. Resumindo a opera, se eles não comprassem os projetos e empresas ocidentais eles não iriam conseguir desenvolver produtos de ponta.
        A China melhorou muito sua tecnologia e educação. Mas ainda não tem tradição de criar produtos de ponta como japoneses, sul koreanos e ocidentais conseguem.
        O made in China, ou o Xing Ling todo mundo já sabe a procedência.
        Sds

        Responder
        • Topol says:
          7 anos atrás

          O J-11 é a cópia chinesa do SU-27 e não o J-10… O J-10 é copiado do projeto israelense Lavi…

          Responder
    • _RR_ says:
      7 anos atrás

      Gabriel…

      Ao contrário, o benefício do Japão está no equilíbrio entre EUA e China naquele cenário. Foi justamente o equilíbrio de forças durante a Guerra Fria que tornou o Japão vital na geopolítica da região, em uma situação na qual colheu enormes benefícios… Se a balança pender para um lado, então o Japão cairá de importância na mesa estratégica e perderá seu poder de barganha…

      Enquanto a industria americana dominar o mercado, quer seja com seus produtos ou desenvolvendo tecnologias a frente do resto do mundo e que são aplicadas por todos, o dolar será o padrão pelo qual se farão as transações… Simples assim… Nem mais, nem menos…

      Responder
      • Gabriel says:
        7 anos atrás

        Exatamente esta é a questão!….até quando isso vai durar?Qual a sustentabilidade deste sistema? Existem muitos economistas americanos estão neste exato momento preocupados com a expansão de gastos baseados num capital sem lastro.

        Responder
    • ricardo says:
      7 anos atrás

      Meu caro, me desculpe mas as chances de qualquer país isoladamente derrotar os EUA num conflito armado convencional é que é de 0! A História mostra que números não bastam. Se fosse tão simples como apertar botões em um videogame…

      Responder
      • Gabriel says:
        7 anos atrás

        Meu caro , o mundo capitalista é regido por números e são eles que sustentam
        todo este aparato militar…basta a capacidade de pagamento ou a confiança ser abalada que a operação de quase tudo fica inviável.
        A Terceira guerra mundial será econômica! Os recursos não são infinitos….

        Responder
        • teropode says:
          7 anos atrás

          Mas a china eh capitalista , se nao fosse , nao estaria recebendo e fazendo investimentos , pau que dah no chico da no francisco , neste caso o francisco china se equilibra em uma linha tenue , a enorme movimenta;ao de suprimentos para alimentar o povao , basta tocar para romper estah linha , ai a china implode !

          Responder
    • Silva says:
      7 anos atrás

      é melhor ler isso do que ser cego não?

      Responder
  16. Gabriel says:
    7 anos atrás

    Não há NADA que os americanos façam que os japoneses não façam melhor e gastando muito menos. O projeto japonês vai mostrar ao mundo que o F-35 é um abacaxi voador!

    Responder
    • yuri says:
      7 anos atrás

      os melhores engenheiros da aviação russa estão quebrando a cabeça até hoje para conseguir resolver os problemas apresentados no PAK-FA, os chineses nem mesmo copiando dados dos aviões americanos conseguem botar o J-20 para voar,
      a gloriosa lockheed martin gastou bilhões só para consertar pequenos problemas no F-35
      …… bom, eu não sei como os japoneses que não possuem muita experiência na área furtiva vão conseguir pôr aviões stealht’s no céu tão rapido

      Responder
      • yuri says:
        7 anos atrás

        a menos que os americanos ajudem eles…. ;D

        Responder
      • Gilberto Rezende - Rio Grande/ says:
        7 anos atrás

        Tu trabalha na NSA ou na Inteligência Militar Americana para afirmar peremptoriamente que o programa T-50 está com problemas insolúveis de engenharia?
        Ou você está só correlacionando com o programa JSF dos americanos ???

        Engraçado os russos dizem que o T-50 entram em serviço ano que vem…
        Em quem acreditar…
        Dúvida CRUEL…

        Responder
        • HMS_TIRELESS says:
          7 anos atrás

          O programa T-50, se não está com problemas insolúveis, está com problemas de difícil solução meu caro Giba senão vejamos:

          Ainda não tem motores definitivos

          O radar AESA, embora tenha tido excelente desempenho, ainda não conseguiu ser produzindo industrialmente, algo para o qual o caótico método de produção russo contribui bastante;

          O RCS está ainda alto para uma aeronave que se pretende furtiva.

          Diante disso, e pelo fato de que existem apenas 9 protótipos voando até hoje, é extremamente improvável que o T-50 entre em serviço em 2016.

          Responder
          • Topol says:
            7 anos atrás

            Tireless

            O radar definitivo do T-50 ainda não passou para a produção em série devido que ainda não foram concluídos todos os testes, que vem sendo cumpridos exaustivamente desde Agosto deste ano.

            Os novos motores já estão sendo testados em bancada…

            Pelas minhas contas são 6 protótipos do T-50 em operação:

            Foram construídos inicialmente 3 protótipos e enviados ao setor detestes, mais dois foram construídos elevando esse número para cinco em 2014… durante testes o protótipo n°5 pegou fogo e foi restaurado (T-50 5R)… foi construído mais um esse ano (T-50 6) que tinha data prevista de voo inaugural para 11 de Dezembro mas nada foi noticiado portanto deve ter tido sua estreia adiada.

            O T-50 7 já sairá da Sukhoi com o motor e o radar definitivos e a previsão é que em 2017 ele comece a mobiliar a aviação frontal da VKS.

            Mas o rítimo das entregas deverá ser reduzido a mais 12 unidades entregues até 2020 sendo três unidades por ano no máximo

            Responder
        • ZorannGCC says:
          7 anos atrás

          O T-50 não está com problemas insolúveis, mas as primeiras versões terão mutos componentes comuns aos Su-35. Os motores mesmo, não estão prontos.

          Ou seja entregarão um T-50 ‘possível’ e não o planejado.

          Isso não é uma crítica. Os russos desenvolvem seus produtos de forma planificada, muito diferente dos EUA. Mas é obvio que existem problemas e dificuladdes no desenvolvimento. Oque é perfeitamente normal, tratando-se de tecnologias que ainda não existem e tem de ser desenvolvidas.

          Recentemente (a menos de 1 ano) a assinatura do contrato do primeiro lote de série não foi assinado devido à atrasos no programa de desenvolvimento.

          Responder
        • teropode says:
          7 anos atrás

          Mas a mesma pergunta vale pro exmilico quando este tese comentarios piegas a respeito do F35 , o cara tambem tem o direito de exercitar suas convic;oes ideologicas , exmilico nao possui monopolio do exercicio da advinha;ao !

          Responder
      • Topol says:
        7 anos atrás

        Yuri

        Acho que os russos estão mais quebrando a cabeça para construir um novo motor mais potente e economico e que imprima um voo de cruzeiro sustentado sem o uso pós combustores, como o do F-22, e de um novo radar AESA com maior capacidade e maior imunidade a interferencia, do que com a tecnologia furtiva de formas e materiais propriamente dita

        Também os maiores problemas enfrentados pela Lockheed com o seu JSF diz respeito mais a tecnologia em barcada como o DAS, o radar AESA LPI , o JHMDS, o sistema VSTOL na versão “B” e o sistema de fusão de dados etc… do que com a tecnologia stealth propriamente dita, coisa que eles já dominam….

        Engano seu achar que a China não consegue colocar o J-20 no ar… recentemente foi divulgado que os chineses já tem vários protótipos do J-20 prontos !!! não divulgam os testes por questões de sigilo

        Particularmente acredito que os japoneses vão colocar o Shinshin operacional bem antes do que muita gente pensa… essa foto aí de cima é da versão “X” que não possui as dimensões reais da aeronave e sim apenas para testes aerodinâmicos… em breve sairá o primeiro protótipo em tamanho real para início dos testes.

        Responder
      • Celso says:
        7 anos atrás

        Yuri……ao q me lembre, os japoneses vem a muitos anos fornecendo partes e componentes de avioes e cacas aos americanos da Boeing e Lockeed a muitos anos, nao esquecer q eles tbm e apesar da pouca divulgacao, tem uma industria aeronautica q nao perde em nada aos europeus , americanos e russos. So nao tem a mesma estrategia e marketing dos outros, mas isso pode mudar rapidinho……rsrsrsrrsr nao se engane. Sds

        Responder
    • Celso says:
      7 anos atrás

      Concordo nisso…..e por experiencia de convivio profissional aqui e la tbm. Sds

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

Mac Jee assina contrato internacional de aproximadamente USD 60 milhões para fornecimento de munições de tecnologia avançada

Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Saab Experience: Marcus Wandt revela como a AI vai ditar o futuro do Gripen E/F

Saab apresenta o primeiro Gripen F em Linköping

O Foco Estratégico da Saab na América Latina

Tecnologia em radares e sensores: A Saab Surveillance em Gotemburgo

Nova fábrica de espoletas: A expansão industrial da Saab Dynamics em Karlskoga

USS ‘Nimitz’ no Brasil: Um dia a bordo do “Old Salt”

SIATT entregará o primeiro lote de mísseis MAX ao Exército Brasileiro

  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval