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Home Geopolítica

Marinha do Brasil pretende continuar o programa de modernização da frota

Luiz Padilha por Luiz Padilha
23/04/2016 - 08:59
em Geopolítica
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Tamandaré
Ilustração de Gino Marcomini da futura Corveta Tamandaré

Apesar dos problemas com o financiamento do setor da defesa, o Comando da Marinha ainda pretende implementar programa de aquisição de 11 navios de superfície como parte do programa de modernização da frota.

O projeto «Construção do Núcleo do Poder Naval», prevê a compra de cinco fragatas de 6.000 ton, cinco navios de patrulha de 1.800 ton e um navio de apoio logístico de 24.000 ton.

Os estaleiros «Navantia», «BAe Systems», «Fincantieri», «ThyssenKrupp Marine Systems», «DCNS», «Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering» e «Damen Schelde Naval Shipbuilding» já apresentaram suas propostas de projeto. Sistemas avulsos de estaleiros chineses e americanos também participariam da competição.

FGS FRANKFURT AM MAIN A1412
FGS Frankfurt Am Main (A 1412) na Base Naval de Mayport-EUA

No entanto, dadas as restrições financeiras, a decisão sobre a aplicação prática do programa PROSUPER em 2016 está descartada. Ao mesmo tempo, o Comando da Marinha está pronto para considerar propostas independentes e conjuntas para o fornecimento de cada lote.

Encabeçado pela Diretoria de Gestão de Projetos Estratégicos da Marinha (DGePEM), o projeto PROSUPER também inclui o programa de desenvolvimento da nova classe de corvetas «Tamandaré», o desenvolvimento de submarinos pelo PROSUB, de navios anfíbios pelo PRONANF, de navio aeródromo pelo PRONAE, além de navios de patrulha e da criação da Brigada Naval do Rio de Janeiro pelo PROBANF.

Scorpene Riachuelo - Oxigino
Submarino Riachuelo – Ilustração de Gino Marcomini

Devido à redução do financiamento, o Comando Naval canalizou recursos para os projetos mais importantes, incluindo suporte ao desenvolvimento e construção de quatro novas corvetas, a construção de submarinos diesel-elétricos da classe «Riachuelo», o desenvolvimento de um reator para submarinos nucleares, o projeto de vigilância marítima SisGAAz, além da manutenção de equipamentos e da infraestrutura existente.

O Brasil desenvolveu um plano de modernização da frota ambicioso, com objetivos estratégicos apropriados ao seu tamanho, mas os problemas econômicos provavelmente não lhe permitirão realizá-los no curto prazo.

Atualmente, apesar de contar com meios novos, a frota de superfície inteira da Marinha do Brasil consiste principalmente de plataformas de geração anterior que não cumprem mais os requisitos modernos.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker

FONTE: www.armstrade.org

Tags: PROANFPROBANFPRONAEPROSUBProsuper
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Comentários 16

  1. Mateus Felipe Dias Barbosa says:
    9 anos atrás

    Bardini, Com as embarcações foram adquiridos a licença de construção para que a MB possa ter outros navios dessa mesma classe!

    Responder
  2. Bardini says:
    9 anos atrás

    Essa história de que “comprou-se a o projeto dos Amazonas”…

    Comprou-se realmente o projeto ou a MB apenas adquiriu a licença para fabricar aqui um número “x” de unidades?

    Responder
  3. Mateus Felipe Dias Barbosa says:
    9 anos atrás

    Topol acho que tu confundiu o preço da Type 054 com a C-28A que é 250 milhões de dólares porem é um navio de 3000t.

    Sou favor do desmembramento do PROSUPER pelo menos no quesito NApLog e NPaOc pois o Centro de Projetos de Navios da Marinha tem plano de projetos desses dois tipos de navios que poderiam serem fabricados aqui mesmo, só faltam os investimentos necessarios para se concretisarem e se tornarem reais. Agora para as Fragatas adotariamos o mesmo conceito já estabelecido e contratariamos uma empresa estrangeira para nos fornecer uma classe de Escoltas de 6000t e também nos fornecer o TOT para podermos produzir localmente no futuro!

    Responder
    • Topol says:
      9 anos atrás

      Me baseei o preço da Type 054 em comentários em sites de defesa, depois pesquisando melhor aqui achei uma referencia de uma oferta a marinha da Tailândia de três unidades da versão modernizada Type 054A por 1 Bilhão de dólares, ou seja, 333 Mi cada.

      Obrigado.

      Responder
  4. Mateus Felipe Dias Barbosa says:
    9 anos atrás

    Vcs esqueceram o principal que a MB quer do PROSUPER:
    A TOT que a China náo é acostumada oferecer a ninguém!

    Responder
  5. Ribeiro says:
    9 anos atrás

    Concordo com o Topol…
    Pelo menos nas escoltas e o “NAPLOG”… fabricados na China, que a entrega é rápida…
    E para ficar mais interessante, faz um segundo acordo comercial com os china… um pacote de revitalização e gestão chinesa (tipo contrato de cedência) por tempo determinado do AMRJ, com contrato de financiamento para construção das Tamandarés, e mais unidades das Amazonas, aproveitando o projeto que foi adquirido…
    Abraços

    Responder
  6. Augusto says:
    9 anos atrás

    A que ponto a Marinha está chegando!

    Responder
  7. Topol says:
    9 anos atrás

    Sem contar que eles são os únicos que tem capacidade de prover o financiamento e ainda entregar rapidamente a encomenda… se fosse eu não pensava duas vezes.

    Responder
  8. Topol says:
    9 anos atrás

    Corveta Tamandaré sub armada está prevista para custar 450 milhões de dólares, assim não dá… mais caro que um Destroyer Type 052 super equipado que é só abrir a boca que os chineses vendem para o Brasil

    Responder
  9. Topol says:
    9 anos atrás

    Para de frescura e compra logo com os chineses, 5 type 054 (247 milhões de dólares cada), 5 OPV P18N (48 milhões de dólares cada) e um navio de apoio logístico type 903 (em torno de 210 milhões de dólares). pronto.

    1,5 Bi paga tudo e ainda sobra… será que não conseguem financiar 1,5 Bi com os chineses??? duvido… a FAB financiou 5,4 Bi, por que a Marinha não consegue???

    Responder
    • _RR_ says:
      9 anos atrás

      Topol,

      Não creio que uma Type 54 vá custar só isso… Nem se se considerar a mão de obra barata dos chineses acho que dá pra ser tão barato… Pode por aí uns 350 milhões ou mais… Esses 247 milhões deve ser só o casco, motores e sistemas básicos de navegação… Se for somar todos os sistemas de combate que o navio comporta, sua integração, suporte, treinamento, etc., a conta certamente sobe… Ademais, a Type 54 está abaixo dos requisitos da MB…

      Entre o P-18N e o OPV-80 da Fassmer, sou mais este último… Com todo o respeito ao navio chinês, o alemão é mais negócio… É mais barato e vai mais longe…

      Já o Type 903, nada contra… Bota motores e sistemas ocidentais e boa…

      Responder
  10. mauricio matos says:
    9 anos atrás

    Do jeito que a coisa está a decisão do PROSUPER não sai antes de 2020 se não temos condições de comprar 5 fragatas optamos por 3 somente reduzindo o pacote. Se a MB quiser mesmo o PROSUPER só com financiamento externo nos moldes do FX2 é aguardar e rezar.

    Responder
  11. Cleber says:
    9 anos atrás

    Vamos lá então : Como já dito antes por mim e vale lembrar , esse PEC de 2% para a defesa deveria ” voar” no congresso e senado, tenque se pensar num novo MD , pois acredito que este governo já foi , comenta-se em Nelson Jobim para o cargo de Ministro , e levar mais ,mas muito a sério a Defesa do país , já estamos ameaçados por Terroristas e isso não é brincadeira, uma hora a coisa ferra de vez , a Marinha se não se modernizar, para logo ali .Abraços a todos

    Responder
  12. Bardini says:
    9 anos atrás

    Sinceramente…

    A MB é uma brincadeira de mau gosto.

    Responder
  13. _RR_ says:
    9 anos atrás

    Sinceramente…

    Antes de mais nada, começa pelo básico: passar para a reserva os meios em pior estado e por o que restar pra operar ‘full’…

    Antes de novas escoltas, torna-se imperativo um novo NaApLog para cobrir a baixa iminente dos tanqueiros atuais.

    A seguir, uma nova classe de um autêntico NaPaOc. A classe Amazonas não é suficiente… E termina que hoje, tem-se corvetas e fragatas fazendo esse trabalho. Não dá…

    Após o NaPaOc, deveria vir uma nova força de varredura. A atual classe Aratu já dá sinais de desgaste.

    Então, somente após isso, se pensa em novas escoltas…

    Enfim, pra mim, o PROSUPER deveria ser desmembrado, para permitir melhor flexibilidade na aquisição de meios. Ao menos o NaPaOc não é nada de outro mundo e é possível fazer aqui, seguindo de maneira totalmente independente dos outros meios.

    Responder
  14. Ricardo_yk says:
    9 anos atrás

    Meu Deus que meios novos? Tres NPaOc novos?

    Responder

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