Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Projeto Challenge Coin do DAN
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Geopolítica

OTAN: Caças espanhois suspensos do policiamento aéreo após lançamento acidental de míssil próximo a fronteira com a Rússia

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
12/08/2018 - 08:39
em Geopolítica
6
0
compartilhamentos
635
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Fontes dizem que erro humano é a causa mais provável para o lançamento de um míssil ar-ar próximo da fronteira russa.

Caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea da Espanha no Báltico, foram retirados da missão de policiamento aéreo após um deles ter acidentalmente disparado um míssil na terça-feira, por volta das 15H44, em uma área localizado a cerca de 100 km da fronteira da Estônia com a Rússia.



As atividades das aeronaves espanholas foram suspensas até que as circunstâncias do incidente sejam esclarecidas.

As autoridades suspeitam que o míssil possa ter atingido o chão, apesar de ter sido dado o comando de auto-destruição, logo após o seu lançamento. Não foi detectada nenhuma explosão na região do incidente.

A OTAN determinou que os caças F-16 portugueses e Mirage 2000 franceses, vão assumir a missão de interceptar os voos não autorizadas, enquanto os espanhóis estão temporariamente fora dessa missão.

Uma investigação sobre a causa do incidente ainda está em curso, e segundo uma fonte militar, o erro humano é a causa mais provável, uma vez não ter sido identificado erros no sistema da aeronave. Se a investigação apontar para esse lado, seria um erro extremamente incomum, uma vez que o caça era tripulado por um piloto altamente experiente.

Não basta apenas pressionar um botão para o lançamento de um míssil, vários procedimento devem ser seguidos.



O piloto não havia determinado um alvo para o AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile), caso contrário, teria provavelmente acertado um dos três caças que participavam do exercício no momento.

O Primeiro-Ministro da Estônia expressou sua preocupação com o assunto em uma conversa com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. “Eu disse ao secretário-geral que foi um incidente sério. Graças a Deus que ninguém ficou ferido como resultado desse incidente”. Stoltenberg também lamentou o incidente e ofereceu total apoio da OTAN para a investigação, informou seu porta-voz.

A ministra da defesa espanhola, Margarita Robles, também falou na quarta-feira com o seu homólogo na Estônia.

Fontes aliadas disseram que a reclamação da Estônia está sendo considerada de “nível baixo”, pois “todo mundo está ciente de que um incidente, mesmo que improvável, não pode ser excluído de ocorrer” e que os membros da OTAN garantem às nações bálticas “defesa gratuita do espaço aéreo”.

A Espanha desdobrou aeronaves ao Báltico seis vezes desde 2004. Atualmente possui 135 pessoas e seis caças Eurofighter EF-2000, da base Militar de Morón de la Frontera (Sevilha), estacionados na base de Siauliai, ao norte da Lituânia.

A missão espanhola começou em 1º de maio e termina no dia 31 de agosto.

FONTE: El País
FOTO: Ilustrativa
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



Tags: BálticoEF-2000Ejército del AireEstôniaEurofighter TyphoonForça Aérea EspanholaOTAN/NATOPoliciamento Aéreo
Notícia Anterior

G-LYNX: Há 32 anos mantendo o recorde de velocidade para helicópteros

Próxima Notícia

PHM 'Atlântico: DAN entrevista o comandante do navio durante a primeira etapa da viagem ao Brasil

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Suécia compra mais mísseis BVRAAM MBDA Meteor para o Gripen

14/03/2025 - 14:17
Geopolítica

ReArm Europe: UE anuncia plano de € 800 bilhões em Defesa

04/03/2025 - 15:29
Geopolítica

Estônia adquire seis lançadores de foguetes HIMARS

31/01/2025 - 09:21
Carregar mais
Próxima Notícia

PHM 'Atlântico: DAN entrevista o comandante do navio durante a primeira etapa da viagem ao Brasil

Comentários 6

  1. Teropode says:
    7 anos atrás

    Mais um cooptado pela Rússia, a intenção era que o missel caísse em mãos russas, certamente um afetado pelo bolchevismo. anotem !

    Responder
    • Topol says:
      7 anos atrás

      ridículo! os russos são lideres mundiais em tecnologia de mísseis e suas contramedidas eletronicas JÁ SÃO capazes de desorientar o AMRAAM, não existe razão para uma conspiração deste nível para que Moscou consiga um exemplar todo destruído do míssil americano… não viaja Teropinho

      Responder
  2. Topol says:
    7 anos atrás

    Como dizem no interior, o piloto deve ter “caído no fumo” por esta falha grave

    Responder
  3. Emerson Cruz says:
    7 anos atrás

    Certamente uma investigação ira esclerecer como o incidente ocorreu. Pelo o que eu entendi este missil não chegou a cruzar a fronteira russa se não os protestos contra o OTAN seria mais contundente. Agora que este incidente poderia custar vidas inocentes é um pouco de exagero.

    Responder
    • Topol says:
      7 anos atrás

      não acho exagero do colega, já que era um artefato real, com ogiva explosiva despencando a mach 4 se cai em um lugar habitado? dentro de uma casa ou uma escola??

      Responder
  4. Marcos alves says:
    7 anos atrás

    A investigação tem que ir a fundo isso é muito sério para um piloto experiente..poderia ter custado vidas inocentes!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Destaque do DAN

BAE Systems demonstra o CV90120 para o Corpo de Fuzileiros Navais no Rio

Publicações DAN

    •  
    • Artigos

    EDGE Group: NIMR, a fábrica de veículos blindados

    EDGE Group: CARACAL acertando no alvo

    EDGE Group: AL TARIQ e suas soluções para munições guiadas de precisão

    ADSB: O estaleiro do EDGE Group

    Rodrigo Torres e a expansão do EDGE Group no Brasil

    Hamad Al Marar, um executivo visionário no comando do EDGE Group

    EDGE Group: DAN visita a gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos

    • Home
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval

    © 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

    Nenhum resultado encontrado
    Ver todos os resultados
    • Home
      • Quem Somos
      • Regras de Conduta
      • Tecnologia
      • Projeto Challenge Coin do DAN
      • Espaço
    • Artigos
    • DAN TV
    • Entrevistas
    • Exclusivo
      • Colunas
        • Coluna Mar & Guerra
        • Coluna Política Internacional
        • Espaço do Aviador
      • Vídeos
    • Aviação
    • Defesa
    • Exército
    • Geopolítica
    • Naval